o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, julho 13

MACAU DE ONTEM E DE HOJE





Aqui cheguei na noite do dia 22 de Setembro de 1964, mas, só passados três meses passei a conhecer Macau, visto ter ficado esses três meses na Ilha da Taipa, nessa altura uma pequena vila, sendo o resto de ilha um imenso arrozal e matal, onde havia somente uma estrada de betão.
Hoje em dia a Taipa é uma moderna cidade, onde se encontra o aeroporto internacional, duas universidades, dois hospitais e os maiores casinos do mundo, campo de golfe, e servida com três modernas pontes que a ligam a Macau e uma outra a de Lotus que a liga à China.
Macau era uma pequena cidade, suja, sem divertimentos, para além dos cinemas, nesse campo havia muitos, os seus habitantes, de maioria chineses, ainda usavam peruca e se vestiam à moda chinesa.
Quando por eles passava um europeu, tapavam o nariz e cuspis para o chão.
A socialidade com a população chinesa era boa, os comerciantes falavam português e gostavam dos portugueses.
A malta militar fazia das suas, e eles, sempre tolerantes nada diziam, enfim outros tempos.
Por essa altura, a China estava ainda quase herméticamente fechada, as carreiras de navios para Hong-Kong eram lentos, levando na viagem cerca de 4 horas, o único escape que havia na altura eram as ilhas, mas a Taipa pouco ou nadac tinha para oferecer, Coloane sim, tinha duas belas praias, o transporte para lá se havia através de lanchas que saiam da ponte 3 do porto interior, mas, por vezes, por falta de marés cancelava as viagens.
Em Coloane não havia autocarros ou outro meio de transporte para as praias de Choc Van ou de Hac-Sá, a estrada que ligava a vila até lá era de terra batida.



Hoje Macau é uma cidade multiracial, super desenvolvida, onde nada falta. Um mundo de culturas bem diferentes, onde se vive em harmonia e paz.
O seu passado histórico e cultura continua bem patente, Macau é um misto do Ocidente com o Oriente, única no mundo.
Desde a entrega de Macau à República Popular da China, em Dezembro de 1999, a vida mudou quase radicalmente, o desenvolvimento e progresso são bem visíveis.


Nenhum comentário: