o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 11

VIAGEM A SAMUT SHAKHON - 1a. parte - PHANTHAI SHIRE


Eram 07.45 horas da manhã de sábado do sia 9 de março, quando de casa saõmos com destino a Samut Sakhon, o contaquilometros da viatura marcava 308 30 quilometros.










Samut Sakhon, chamada pelos moradores como "Maha Chai" é uma província pequena situada perto da foz do rio Chin Tha, apenas a 2 km do mar e 36 km de Bangkok. É uma cidade histórica dos tempos do reino de Ayutthaya. Isso foi durante o período em que Phrachao swea percorrida pelo cortejo barca real criando a história do Norasing Phanthai leal.


Esta província foi originalmente chamada de "Chin Tha", porque era um grande bairro, no Golfo da Tailândia, onde havia muitos estrangeiros, especialmente chineses, mas igualmente portugueses, com o tal ela era conhecida, verbalmente, como Tambon "Chin Tha".

Em 1548, durante o reinado de Phra Maha Chakkraphat, muitas novas cidades foram estabelecidas com os objetivos reais para reunir força para lutar com o exército birmanês. Ban Tha Chin, este nome  foi atualizado para Mueang "Sakhon Buri" para ser um posto avançado da cidade impedindo a invasão de inimigos que chegavam por mar. Durante o reinado do rei Rama IV, o nome da cidade foi mudado para Mueang Samut Sakhon.


Durante o reinado do rei Rama V, realizou a reforma da governança por meio da organização do sistema regional de Burocrático na forma de um círculo chamado de "monthon Thesaphiban" e anunciou a criação de primeiro distrito da Tailândia sanitária em Tambon Tha Chalom no ano de 1906


No ano de 1913, o rei Rama VI anunciou por decreto real  para que  o governo para mudar  a palavra "Mueang" (cidade) para "Changwat" (província).

Mueang Samut Sakhon foi mudado para "Changwat Samut Sakhon", como ainda é conhecido no momento presente. A palavra "Maha Chai" é o termo geralmente usado pelos residentes, é o nome de um sinuoso e longo canal,  Khok Khlong Kham  que é o símbolo da lealdade de Norasing Phanthai.


    A primeira paragem foi a visita a PHANTHAI SHIRE e ao Mosteiro, Wat Phanthai Norasing 


No próximo post será então descrito o Phanthai Shire, cujo história é muito intressante,  descrevendo em post seguinte a visita ao Mosteiro, Wat Phanthai, que se localiza no mesmo local.








                                              O articulista junto de Phanthai Shire




2 comentários:

Catarina disse...

Estou a acompanhar o passeio! : )

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
No post seguinte irá ficar admirada e ficará, talvez, a saber algo mais sobre os Galos.
Abraço amigo