o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, março 26

QUASE A 100% CÁ ESTOU DE NOVO

O articulista está de volta, esta manhã na sua consulta de rotina ao ortopedista do hospital Vejthani, foi-lhe retirado o aparelho e engessado o dedo mínimo.

O dedo indicador da mão direita  continua ainda com probelmas, sem o poder dobrar na totalidade, o dedo polegar, embora o possa movimentar, por vezes apresenta dores, mas, e segundo o fisioterapista terá o articulista de continuar a fazer fisioterapia, para o efeito foi-lhe fornecida uma bola para exercitar os dedos e alguns sais, para juntamente com água, mergulhar a mão diáriamente durante 15 minutos.

Na mão esquerda, junto ao dedo polegar os nervos ficaram duros, embora não impossibilite de o usar normalmente, mas igualmente necessário é continuar a fazer fisioterapia.

Falando mais aprofundadamente com os dois médicos, os quais tinham já diagnosticado como um problema de Contratura Dupuytren, ficou o articulista a saber que nem os próprios médicos, após lhes ter explicado como surgiu o problema das mãos, se é ou não uma Contratura Dupuytren.

A contratura de Dupuytren ou moléstia de Dupuytren é uma contratura fixa da mão em flexão caracterizada pelo espessamento da fáscia palmar (tecido encontrado abaixo da pele da mão).

Essa condição pode variar desde pequenos nódulos até faixas muito espessas, as quais podem tracionar dos dedos em direção à palma da mão. Deve o seu nome a Guillaume Dupuytren, o cirurgião que descreveu uma cirurgia para corrigir a deformação causada por esta doença.


Acredita-se que exista um componente familiar associado à contratura de Dupuytren já que a incidênicia é maior se existem familiares afetados.

Pode, ainda, estar associada com com tabagismo, doenças vasculares, epilepsia e diabetes.


Em geral não é necessário tratamento específico, exceto nos casos em que a contratura interfere na atividade motora. Nestes casos, pode ser realizado tratamento cirúrgico, objetivando liberar o(s) dedos(s) em flexão.

Mesmo com a remoção cirúrgica bem sucedida dos tecidos afetados, a contratura pode recidivar no mesmo ou em outros dedos, é o que está acontecendo com o articulista.


                       
                                        A operação foi efectuada tal como podem verificar

Até então não tinha problemas com o dedo anular, mas depois da operação ficquei impossibilidade de o dobrar na totalidade, e volvidos que são 4 anos o dedo mínimo da mão direita apresenta de novo uma curvatura, porém não tão acentuada como antes da operação.

Pensa o articulista que tudo começou, faz alguns anos, quando caiu do comboio para a gare na cidade de Hat Yai, ficando com ambas as mãos muitas inchadas. Aquela hora da manhã não se deslocou a nenhum hospital em virtude de ter que seguir viagem para a cidade de Penang na Malásia, só no regresso, e após três dias foi ao hospital de Hat Yai, onde foram radiografadas ambas as mãos, não apresentando facturas, porém  continuavam inchadas e doridas, foi medicado, mas os medicamentos não fizeram efeito algum.

Já em Bangkok, o articulista foi ao Lat Prao Hospital onde igualmente foi medicado, não havendo melhoras, foi consultar outro ortopedista no Paolo Hospital, mas o resultado foi o mesmo.

Em Macau e durante dois meses fez fisioteparia e a coisa ficou resolvida, mais tarde o problema retomou com o encurvamento dos dedos.

De momento não tenho problemas em movimentar as mãos e como tal teclar será uma forma de fisioterapia!... e cá estou de novo, e com esta brincadeira lá se foram 40 000 Baths.


*******************************************************************************

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O dinheiro é o menos importante, Amigo Cambeta.
O mais importante é deixar isso ao fininho.
Aquele abraço e votos de rápida recuperação total!!

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro amigo António Cambeta!
Desejo-lhe pronto restabelecimento!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP