o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, março 19

PASSEIO A RATCHABURI - IGREJA DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE


 
No ano de AD 1835 o Bispo Courvesy foi nomeado pelo Santo Padre em Roma como o primeiro bispo do Sião, região asiática, incluindo Tailândia, China, Laos, Camboja, Malásia e Singapura. Ele convidou Padre. Albrand que dominava o idioma chinês, a partir de Cingapura para ajudar com o trabalho pastoral no Calvário ou Igreja do Rosário em Talad Noi, em Banguecoque, Tailândia.
 
Numa viagem missionária o padre. Albrand passou pelo Vale do Rio Maeklong. Ao chegar a um vilarejo sito no canal de Simuen, encontrou oito famílias chineses  católicas que  tinham saído  da igreja do Calvário e se estabeleceram nesta plantação de terra fértil.
 
Quando o Padre. Albrand foi ordenado bispo da China, o Padre. Dupond sucedeu-lhe de acordo com a delegação do Bispo Paluegua.

No ano de 1847 havia cerca de 200 católicos e eles construíram uma igreja de madeira com telhado de palha em terras do Sr. Francisco Ngai, dando'lhe o nome de Igreja Sala Daeng  (salão vermelho) ou Igreja de Raung Yao  (Branch Canal Long), porque a igreja estava situada perto da canal de irrigação.
 
Em 1850, Padre. Marin adquiriu um pedaço de terra  perto do canal Saduak Damnern que ligava os rios Tajeen e Maeklong. Ele dedicou esta boa terra em honra de  Nossa Senhora da Natividade.
 
Agora, passamos a ver como a igreja de hoje foi construído. No ano de 1890, o Padre Paulo Salmon, cuja estátua está na frente da residência paroquial, orou e iniciou o trabalho da colocação do cimento. Ele comprometeu-se supervisionar a construção, bem como a captação de recursos a partir de lugares tão distantes como Bangkok, Paris e Roma.



Depois de seis anos com a  providência de Deus, ele foi capaz de celebrar a inauguração no dia 11 de fevereiro de 1896. Todo o material velho tinha sido removido para construir uma sala polivalente que se tornou a Capela  Maria Helpy .


 
Que visão maravilhosa esta igreja possui, construída século atrás, em um belo estilo gótico. As paredes foram construidas com tijolos de barro  altamente aquecidos e revestidos com melaço de cana misturado no cal.







A cor das paredes exteriores foi criada pela mistura de pó de carvão. Os vitrais feitos pelo Co. Hector de França, revelam passagens biblicas  e a vida de Nossa Senhora.
 
Durante a Segunda Guerra Mundial algumas partes da igreja e os vitrais ficaram arruinados. Após a guerra o  pároco iníciou sua reparação e melhorando o aspecto, trabalho este que durou até ao ano de 1993.
 
Em 1994, a Diocese de Ratchaburi, supervisionou a renovação  da igreja durante quase cinco anos, preparando a mesma para a festevidade de seu  centenário.

Esta Catedral em uma das mais belas igrejas em estilo gótico na Tailândia.

É um dom de Deus para o povo católico para lembrar e ajudá-los a viver em paz entre si e os outros.























 
             

Depois de visitada esta maravilhosa igreja, podendo assistir à missa de domingo, seguimos para a Igreja de Santo António, localizada no distrito de Damnoen Saduak

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Os vestígios do Catolicismo na Ásia são de um beleza ímpar, Amigo Cambeta.
E comovem.
Aquele abraço!!

Unknown disse...

Parabéns por estas fotos e pela história do catolicismo na Ásia.
Maravilhosas construções materiais e humanas.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
É impressionante a fé dos tailandeses, num país onde 90% da população é budista.
Existem imensas igrejas católicas na Tailândia e o nímero de fiéis continua a subir.
Eu fico sempte imperssionado quando visito igrejas católicas aqui no reino, vendo a fé desses fiéis, e junto às igrejas existem escolas, que são muito frequentadas por alunos tailandeses.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Romancista Luís Coelho,
Nada tem que agradecer estimado amigo, da minha parte tenho sempre o empenho de dar a conhecer algo que vós ai por Portugal desconhecem.
A igreja visitada é linda, mas mais lindo é a fé dos tailandeses que sempre me admira imenso.
Foi depois visitar a Igreja de Santo António, e é impressionate que num local daqueles existam tantos fiéis.

Abraço amigo