o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, março 27

JOVEM TAILANDÊS COM ESPÍRITO LUSO


 Art José Rattana Jiumpanyarach, um jovem tailandês com espírito luso, jovem este ex-colega de escola na Satriwittaya 2,  de uma das filhas do articulista, o qual tive o prazer de com ele falar em português variadas vezes.

Este jovem este em Portugal durante um ano e adorou, agora, aqui na Tailândia sempre que haja um evento português lá está ele. Adora falar português e aprecia imenso a comida portuguesa.

Presentemente frequenta a Chulalongkorn University, a mais reputada universidade da Tailândia. 








Vejamos o que este jovem tailandes transmitiu ao seus colegas de escola,  sobre a sua experi|encia em Portugal.

"Olá! Eu sou Art, Rattana Jiumpanyarach da turma M.6/2 do curso chinês, 35a. geração.
Fui estudante de intercâmbio do programa AFS, 49o. geração em Portugal, no ano de 2010-2011 e decidi repetir um ano na turma 64, o mesmo curso mas na 36a. geração. Quando se fala sobre Portugal, os tailandeses costumam pensar nos fios de ovos e no Cristiano Ronaldo, o famoso jogador de futebol. Que sorte eu tive por tido a oportunidade de provar muitos tipos de fios de ovos originais!

E vi o verdadeiro Ronaldo no estádio de futebol, embora não pensasse que iria vê-lo. Portugal é um pequeno país na Europa Ocidental, faz fronteira com a Espanha e eu também já fui a Espanha. Apesar de ter só 11 milhões de habitantes, a língua portuguesa é muita usada no mundo, mais que a língua espanhola, pois o Brasil, que tem mais de cem milhôes de habitantes, e muitos antigos países colonizados por Portugal usam a língua portuguesa. A língua portuguesa também é muito similar à língua espanhola, podem perceber facilmente uns e outros, tal como acontece com a língua tailandesa e a língua laociana, mas os que sabem português costumam conseguir perceber o espanhol e os que sabem espanhol precebem português.

Eu morava na Amadora, uma cidade pequena perto de Lisboa que é a capital, por isso podia viajar até Lisboa muitas vezes. Como o meu pai de acolhimento, ou host dad, era portuense, eu ia mensalmente ao Porto, que é uma grande cidade no norte.

O meu pai de acolhimento gosta de viajar e já foi passear à Tailàndia por 14 vezes. Portanto entende e conhece bem os tailandeses e por isso não tinhamos problemas em viver juntos.

A escola em que eu andei é como a escola da cidade. Normalmente estudavamos só metade do dia. O que eu gostava nos estudos lá, e penso que na Tailândia também deviam fazer, é que, quando os professores acabam de corrigir os testes, decolvem-nos sempre aos alunos e assim pode-se ver o que está errado.

As pessoas são amigáveis, engraçadas como os tailandeses, e também muito generosas. Todos, amigos e professores, me acolheram e ajudaram muito em tudo. O clima é fresco. É uma boa ideia fugir do calor da Tailândia e ir a Portugal. Lá também há neve, mas temos de a ir ver nas montanhas.

Os portugueses comem arroz como os tailandeses, mas não em todas as refeições. Em algumas refeições, em de arroz, comem massa, batata cozida e batatas fritas a acompanhar o peixe ou a carne.

Também há muitos restaurantes tailandeses lá.

Os sítios que são mais importantes para visitar são as praias, as igrejas e os castelos. Apesar de ser um país pequeno, ainda não visitei todos os sítios importantes! Tive a oportunidade de visitar o monumento e o túmulo de Vasco da Gama, o famaoso navegador, e o Infante D. Henrique, o Navegador que apoiou a navegação de Portugal. e que já estudámos!

Além destes aspectos, Portugal é o país que tem o ponto mais ocidental do Continente Europeu, chama-se Cabo da Roca!

Eu tive a oportunidade de contribuir para que a Tailândia fosse mais conhecida. Levantei as mãos Wai para cumprimentar e agradecer, fiz Kratong com outros alunos tailandeses, dei os livrinhos de apresentação da Tailândia à escola e às pessoas que conheci, e o mais importante foi dizer com orgulho que a Tailândia nunca foi colonizada como os outros países do Sudoeste Asiático!

Fazendo intercâmbio apredemos muitas coisas - o que é bom e mal - que não podem ser encontradas nos compêndios. Podemos ter algo que nunca tivemos, por ezemplo eu cá, na Tailândia sou filho único, lá eu tive irmãos. Se alguém tiver a oportunidade de fazer intercâmbio em qualquer país, eu acho que deve ir. Uma experiência assim não pode ser contada num só dia e, apesar de cada um de nós ter sempre a oportunidade de ir para o exterior por si mesmo, antes ou depois de se graduar do secundário, não é o mesmo."



6 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro amigo António Cambeta!
A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse-me que este jovem tailandês bem que poderia ser seu genro...
Caloroso abraço! Saudações casamenteiras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. Joâo Paulo,
É bem verdade, essa Lambisgoia mete o bedelho em todo o lado, mas não sabe que o jovem tem uma forte paixão pelos homens, embora conviva com as mulheres, por certo se a Lambiagoia o encontra-se lá se daria um romance Thai-brasileiro rsrsrs.
Abração amigo, votos de óptima Pascoa.

Catarina disse...

Uma experiência muito enriquecedora.

Carlos Gomes disse...

Permita-me que acrescente um pormenor. Tailândia e Portugal possuem uma aliança com 500 anos. Foi há relativamente pouco tempo assinalada em Lisboa com a inauguração de uma sala Tahi, em Belém.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Só é pena que nem todos possam disfrutar de intercâmbios destes.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Caro Amigo Carlos Gomes,
Grato pelo comentário, sei perfeitamente dos acontecimentos por cá visto que por cá vivo, mas são sempre bem recebidos todos os comentários e as ajudas.
Abraço amigo