o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, outubro 21

VINOLIVE NA 17a. FEIRA INTERNACIONAL DE MACAU



A 17a. Feira Internacional de Macau, realizada nos dias 18 a 21 de outubro, este ano estava bem representada de produtos e comerciais portugueses, o que é um bom estimulos para todos aqueles que trabalham e residem nesta parte do mundo, onde uma grande maioria de óptimos produtos portugueses é raro se encontrarem nos supermercados locais.
 
De entre os vários pavilhões portugueses um deles chamou à atenção do signatário, o VINOLIVE, o qual apresentava um tipo de azeite, único em Portugal, azeite com placas de ouro.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Produtos tradicionais do Fundão, maravilhosos em seu paladar e quem dentro em breve poderão ser adquiridos nos supermercados de Macau.
 
 
 
 
 
O primeiro azeite com partículas de ouro está a ser produzido na região. O Lagar Oleícola do Cruzamento de Alcaria (LOCA), Fundão, iniciou a experiência este ano e as primeiras garrafas, de meio litro, começam a ser comercializadas esta semana.

Os pedaços reluzentes, que se agitam quando se pega na garrafa, são ouro comestível de 24 quilates, que “ajudam a embelezar os pratos e trazem benefícios à saúde”, sublinha António Canatário, o proprietário do lagar.
 
Há muito que o precioso metal é usado na gastronomia. No Fundão, durante o último Festival da Tibórnia, alguns restaurantes confeccionaram pratos onde o ouro se destacou. No caso do azeite, é uma inovação. Segundo António Canatário, o azeite O Português com ouro é não só o primeiro do género a ser produzido no País como no mundo.
 
A ideia surgiu há alguns meses, motivada pela vontade de apresentar novos produtos de forma a chegar a novos mercados e disseminar a marca Vinolive, que já exporta para vários países o azeite e também os vinhos Alma da Beira.
 
As propriedades do sumo da azeitona, como lhe chama o proprietário, mantêm-se inalteradas. São os benefícios para a saúde e o embelezamento dos pratos as vantagens de utilizar o novo azeite da empresa. O uso medicinal do ouro remonta a Alexadria, há cinco mil anos, quando os egípcios ingeriam o precioso metal. Nos Estados Unidos desde o século XIX que é utilizado para melhorar a circulação sanguínea e desde 1927 que é usado no tratamento de artrite.
 
António Canatário acrescenta outras propriedades terapêuticas. Nomeadamente na cura de úlceras, de queimaduras e inflamações e na diminuição da fadiga e ansiedade. “É científico. Está estudado por universidades e médicos”, garante.
 
Numa primeira fase foram produzidas cinco mil garrafas, “para ver a aceitação do mercado”. O azeite com fragmentos de ouro foi apresentado na última sexta-feira, durante a Bienal do Azeite, em Castelo Branco, e as encomendas são já muitas. Tanto em Portugal como no estrangeiro. Cada garrafa custa seis euros, “um preço acessível, cerca de um euro e meio a mais que o azeite tradicional”. As lojas gourmet são um tipo de clientes, mas não os preferenciais. Até porque o objectivo é levar o inovador produto à mesa do maior número possível de portugueses. Assim, a distribuição vai ser feita pelo circuito habitual, que inclui hipermercados e o pequeno comércio.
 
Apesar de tanto se falar na crise, a empresa acredita no sucesso do azeite com partículas de ouro. “As pessoas gostam de experimentar coisas novas, notamos que estão receptivas”.
Ana Ribeiro Rodrigues
 
Fonte - Notícias da Covilhã
 
 

 
 
 
 
 
 
 
                                               Maravilhosos Doces ALMA DA BEIRA
 
 
Este tinto ALMA DA BEIRA - Reserva, premiado em 2011 com a medalha de prata, é uma pomada que se bebe e grita por mais, vinho maravilhoso.
 
 
A MIF foi o palco do lançamento dos primeiro produtos Bastiana, azeites portugueses com uma ligação especial a Macau. O nome escolhido para o projecto é de uma canção tradicional macaense cantada em patuá, dialecto que esta presente nos rótulos dos produtos.
 
Fonte - foto e artigo Jornal Tribuna de Macau
BASTIANA
Quin quêrê amôr, Bastiana,
Prêcisa considérá
Amôr nunca sam brinco, Bastiana,
Pêgá torná largá
 
Quin quêrê pâ iôo, Bastiana,
Tánto ancusa lôgo dá
Apa, mútchi, côco, Bastiana
Pipis, cátuapá
 
Iôo quêrê pâ vôs, Bastiana,
Vôs quêrê pâ ôtro;
Dêus lôgo cástigá, Bastiana,
Fazê vosso ôlo tôrto.
 
Arvrê di papaia, Bastiana,
Pê já nàcê rabo,
Vêlo, velo olá rapariga, Bastiana
Boca còrê babo
 
 

Um comentário:

Catarina disse...

Ai aquele pão com presunto!!!!
Abraço e cuidado com essas compotas. : )