o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, outubro 26

DIA DA CRUZ VERMELHA

 


Dia 26 de outubro é o Dia da Cruz Vermelha, foi fundado em 1893 em Genebra na Suíça, para proteger as vidas e a dignidade de coflitos internacionais e internos, ela existe em praticamente todos os países do mundo, atualmente ela é formada por quase 97 milhões de pessoas.

É a data da Conferência Internacional de Genebra, em 1863, que deu origem à entidade.


         O local conhecido como Meia Laranja deu lugar ao Miradouro de Henry Dunant

 


A iniciativa foi de Henry Dunant, um negociante suíço preocupado com o abandono dos feridos nos campos de batalha de Solferino, no norte da Itália. Naquela época, não existiam organizações destinadas a atender os soldados ou a população atingidos em conflitos, e quem acabava fazendo esse tipo de serviço eram os próprios sobreviventes. Dunant insistiu que era fundamental que os voluntários para essa atividade se mantivessem neutros e atendessem os feridos de todos os lados envolvidos na batalha. Estas idéias levaram à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, que mais tarde se transformou no Comitê Internacional da Cruz Vermelha.



O Movimento da Cruz Vermelha começou em Macau nos anos 1920s. Em 1922, o movimento foi integrado como um ramo da Cruz Vermelha Portuguesa. A organização foi formalmente renomeada a Cruz Vermelha de Macau (Filial da Cruz Vermelha) em 1987. Depois da soberania de  Macau ter passado para a República Popular da China  em 20 de dezembro de 1999, a Cruz Vermelha de Macau transitou em um ramo altamente autónoma da Sociedade da Cruz Vermelha da China.

Durante seus estágios iniciais, a Cruz Vermelha de Macau desenvolvido com o trabalho e esforço de um grupo de voluntários. dedicado fornecendo apoio financeiro e localização, a equipe inicial permitiu a organização a funcionar mesmo sem equipamentos, tais como premises. escritório próprio entanto, durante o Guerra do Pacífico (Segunda Guerra Mundial) de 1940, a Cruz Vermelha de Macau desempenhou um papel crucial em lidar com o afluxo de refugiados na cidade. Realização do seu objectivo primordial de assistência humanitária, a organização ofereceu medicamentos, alimentos, roupas e abrigo para o necessitados.

A estrutura organizacional da Cruz Vermelha de Macau é definida pela organização do estatuto jurídico publicado em 13 de dezembro de 1999, no Boletim Oficial de Macau de acordo com o estatuto legal, a Assembléia Geral, que detém uma reunião por ano, é a mais alta autoridade da Cruz Vermelha de Macau entre reuniões consecutivas, o membro-selecionado Conselho Central realiza os deveres nominais da Assembleia de entre os membros, um Conselho Fiscal também é selecionado para fiscalizar a exactidão das contas da organização e da legalidade das operações Além disso, uma Directiva do Conselho é eleito pelo Conselho Central para administrar operações diárias da Cruz Vermelha de Macau.

Contando com pessoal especializado e profissional, a Cruz Vermelha de Macau  é responsável pela realização do dia-a-dia das operações, tais como os aspectos administrativos e financeiros. Há outros departamentos funcionais responsáveis ​​por serviços de associação médica, serviço de transfer, treinamento de primeiros socorros e atendimento de jovens, promoção e voluntáriado, preparação em caso de acidentes, desastres e socorro, serviço de rastreamento, a difusão do Direito Internacional Humanitário e do conhecimento do Movimento Internacional da Cruz Vermelha.




Em 5 de novembro de 1990, uma organização de caridade de Macau foi ofertada o aluguer a preço símbolico à Cruz Vermelha, uma casa sita na  Avenida da República No.58-60, onde foi usado como sua sede.
 
No ano de 2003, a moradia foi completamente renovada passando a ser usada como um centro. Em maio de 2000 a Cruz Vermelha de Macau montou um escritório na Alameda Dr. Carlos D'Assumpção, n º s 235-287, China Civil Plaza, Piso 3 , a fim de atender às grandes demandas e à expansão contínua de seus serviços.


 

4 comentários:

Graça Sampaio disse...

Não conhecia este Dia de. Aprende-se bastante neste seu blog, amigo Cambeta.

Beijinhos e bom fim de semana.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Aprende-e sempre qualquer coisa em cada dia que passa.
Até eu fiquei admirado com a mudança do nome do local.
Abraço amigo, votos de óptimo fim de semana.

Catarina disse...

Tb nao conhecia.
Aqui aprende-se muito, Gracinha! : )
Abraco aos dois.
Hoje sem acentos.

Henrique António Pedro disse...

Tiro o meu chapéu à mais humana da organizações humanas.
Abraço