O Parque Municipal Dr. Sun Iat Seng, situa-se na Avenida Comendador Ho Yin
A área onde está instalado este Parque era utilizada, até 1983, para deposição dos lixos da cidade - a Lixeira do Canal dos Patos - sendo hoje difícil imaginar a quem o visita perante os amplos relvados existentes.
O articulista conheceu a enorme e pestilenta lixeira, já que quando chegou a Macau a companhia 690 ficou instalada na Ilha verde, não muito longe do local.
Ocupando uma área de 7 hectares, onde são conjugados elementos dos parques ocidentais com elementos de jardins orientais, podemos encontrar logo é entrada a estátua do Dr. Sun Yat Sen, fundador da República da China e que residiu parte da sua vida em Macau, e cujo nome foi atribuído a este Parque.
Atrás depara-se com a Piscina Municipal, atravessando de seguida a ponte das nove curvas entra-se numa zona de caminhos e recantos, onde se encontra integrado um Circuito de Manutenção que envolve todo o Parque, e onde se pode observar outros elementos interessantes como as "janelas de lua", as 3 Gaiolas cónicas para pássaros, e a Estufa circular, de características muito próprias, onde actualmente se instalou um viveiro de Lótus, planta tradicionalmente cultivada em Macau e por todo o continente chinês, pela sua beleza e significado. Na zona envolvente da Estufa pode ainda fazer-se algum exercício de massagens aos pés no "caminho de pedras", que é extremamente utilizado pelos utentes do Parque.
Ontem, o articulista e sua esposa fizeram uma visita demorada a todo o local, tendo palmilhado o enorme e belo recinto, tendo visto pessoas de todas as idades praticando ginástica.
Monumento representativo da amizade luso-chinesa
Praticando Tai chi
Esta senhora de idade, igualmente praticando Tai chi
Placas informativas
A China fica ali mesmo ao lado
Quem não tiver viatura e desejar passar um dia maravilhoso, cheio de ar puro, dar umas banhocas nas várias piscinas que ocupam este belo parque, ou darem algumas voltas ao circuto e depois descansarem no parque de merenda, nada melhor que usar os transportes públicos e são três as carreiras de autocarros que passam junto ao local.
Um comentário:
Quando estive em Macau nada disso existia ainda, e creio até que havia uns binóculos para se bisbilhotar o que se passava para lá do Canal dos Patos.
Postar um comentário