o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, outubro 28

CARITAS DE MACAU




História

No início de 1950, a maioria dos cidadãos de Macau eram pobres. Além disso, a sociedade tinha que se confrontar com os imigrantes recém-chegados e os refugiados. Em 1951, o padre. Luis Ruiz Suarez, SJ chegou a Macau. Com o espírito de cristão para servir o irmão, Pe.. Luis solicitou, emprestada alguns alojamentos da  Casa Ricci  para iniciar o "Centro Social Mateus Ricci". Inicialmente, o serviço era apenas destinado a ajudar os refugiados.

O centro servia de prestação de serviços, fornecimento de alimentos, procurar lugar para alojar os refugiados, procurar emprego, e ajudar no processamento de documentos. O principal objetivo do centro era ajudar os refugiados a construir a sua auto-confiança em um novo ambiente. Para a educação dos filhos dos refugiados, o centro  ajudava-os  através do Colégio Mateus Ricci  e da Escola de Santa Teresa do Menino Jesus.

 Na década de 1960, os refugiados que se encontravam  em Macau foram transferidos para outros países, por essa altura o padre Luis concentrou-se no serviço de ajuda aos idosos, pobres e aos sem abrigo.



Ele estabeleceu a "Casa Betania" para os idosos do sexo masculino e do "Asilo Santa Maria" para os idosos do sexo feminino.

Na zona norte e da Taipa, o padre Luis começou seu trabalho de fornecer fundos, arroz e caso de suporte para as pessoas pobres. Por causa do problema de pobreza, muitas famílias obrigavam seus filhos a trabalharem (Trabalho infantil). A fim de eliminar o problema do trabalho infantil, o padre. Luis passou a  fornecer arroz para as famílias mais pobres e convencer os pais dessas  famílias a deixarem seus filhos irem para a escola.


 Em 1971, o "Centro Social Mateus Ricci" tornou-se formalmente uma organização subordinada da Diocese de Macau, e um membro da Caritas Internacional, mudando seu nome para "Caritas de Macau." Para responder à sociedade em rápida mudança, a Caritas de Macau sofreu uma série de mudanças, não só em sua organização, mas também em seus serviços, de acordo com o princípio da melhoria e consolidação no sentido de um desenvolvimento diversificado. Durante este período, a Caritas de Macau estabeleceu o Casework Família e Serviço de Assistência, o Lar de idosos Nossa Senhora do Carmo, a Casa    São Luis Gonzaga  para deficientes e Instituto do Trabalho Social de Macau, que foi a primeira instituição civil do Território a dar formação aos trabalhadores sociais em Macau. 

Na década de 80, após a rápida urbanização e desenvolvimento social de Macau, cidadão enfrentou não apenas problemas básicas de vida, mas também o ajustamento psicológico de um novo tipo de vida da cidade: Ao mesmo tempo, com a assistente social graduando do Instituto de Acção Social, a Cáritas de Macau modificou o padrão de seus serviços. No serviço de idosos: Caritas de Macau: assumir a administração do Centro S. Francisco Xavier  para os idosos das Irmãs Canossianas, e abriu  mais três centros de dia para os idosos, no Largo de S. Agostinho, Ilha Verde e Ilha da Taipa, respectivamente.
 
Em seu serviço às pessoas com deficiências mentais e fisicas, além de assumir a administração do Centro de  Santa Lúcia  e o Centro Santa  Margarida,  sublinhou o valor que todas as pessoas são iguais (e, como tal, todos devem gozar dos mesmos direitos), iniciando a "Escola Caritas", uma escola especial para crianças com deficiência mental.

Muitos serviços iniciados a partir da década de 70 continuou a trabalhar na década de 80, como o: Centro de Mulheres da Caritas, Escola São João de Brito. Os novos serviços de condução curso para portadores de deficiência física e Vida Esperança linha quente começou a operar neste período. Os utentes de manutenção dos serviços acima são as pessoas mais carentes  da sociedade de Macau.

Na década de 90, houve uma grande reforma na estrutura administrativa da Caritas de Macau, assim, incluindo a Assembleia Geral, o Conselho de Supervisores, o Comitê Executivo eo Secretário-Geral. Sob a direção de Mr. Paul Pun, MSW como Secretário Geral, a Caritas adotaram métodos modernos de gestão de forma mais eficiente realizar a sua missão de serviço aos mais necessitados, e continuar a desenvolver os seus serviços de acordo com as necessidades da sociedade.

 
 
Caritas desenvolvido pelos serviços de: sem abrigo, ex-reclusos, jovens, idosos conjunto habitacional, um centro de cuidados de dia especial idosos, um jardim de infância, uma creche e ônibus reabilitação. Através sistemáticos e diversificada de serviços sociais, a Caritas de Macau tentar perceber "desenvolvimento humano", com o objetivo de que todas as pessoas têm a oportunidade de desenvolver, para desfrutar de autonomia e de ser independente.

Hoje, a Caritas de Macau continuar a servir as pessoas carentes da sociedade. Nós tentamos o nosso melhor para lidar com a mudança da sociedade. Esperamos que isso vai afetar a nossa sociedade a tornar-se um paraíso, o amor a todos e ajudar uns aos outros.









Morre aos 97 anos o padre Luis Ruiz, S. J., fundador da Cáritas Macau toda a vida dedicada aos mais necessitados


Luis Ruiz Suarez, SJ, foi um padre jesuita nascido em Espanha,  e missionário macaense morreu, faleceu com a idade de  97. Padre Suarez, foi o  fundador  da Caritas de Macau, e concentrou grande parte de seu trabalho em Macau e sul da China. Seu trabalho lhe rendeu vários apelidos  ". Anjo de Macau" "Luk Ngai" em cantonês, "Pai dos Pobres" e Anjo de Macau.

 
(21 de setembro de 1913 - 26 de julho de 2011)

 


 
Luis Ruiz Suarez nasceu em Gijón, Astúrias, Espanha, em 21 de setembro de 1913.  Ruiz entrou para a Companhia de Jesus, também conhecido como os jesuítas, em 1930.  Os jesuítas o enviaram da Espanha para a China em 1941 como missionário, chegou a Pequim, onde estudou mandarim, e foi então enviado para Xangai, onde estudou filosofia.  
 
Foi forçado a deixar o seu trabalho devido à escalada da Segunda Guerra Mundial e do ocupação japonesa da China.  Padre Suarez retomou seu trabalho em 1945.  Seus superiores o colocaram  em Xian, na província de Hebei, ali  foi preso e seguidamente  expulso da República Popular  da China recém formada, em 1949.   Enquanto estava na prisão, Suarez contraíu febre tifóide antes de sua expulsão da China. Padre Suarez saiu da China para Hong Kong, antes de se estabelecer em Macau em 1951. 


Em 1951, o padre jesuíta Ruiz foi  enviado para Macau, uma colônia de Português ao longo da costa sul da China, para se recuperar de sua tifóide.  Ele residiu em Macau para o resto de sua vida. Suarez logo começou a trabalhar com os refugiados que fugiam da República Popular da China, depois de apenas alguns meses em Macau fixou-se na residência jesuita Casa Ricci, usando-a igualmente como abrigo temporário para os refugiados chineses.  Esta ajuda humanitária  levou ao primeiro estabelecimento de caridade, por parte do padre Ruiz, sendo conhecido como Centro de Serviço Social Ricci. Os refugiados tinham neste centro apoio de residência, oportunidades de educação, cuidados com crianças, documentação e emprego. 

 
Padre Ruiz logo começou a trabalhar com outros grupos em Macau, na altura em que os refugiados conseguiam emigrar para outros países. Ele fundou a primeira habitação em Macau criada especificamente para abrigar os idosos.  O Centro de Serviços Sociais Ricci mais tarde evoluiu para a organização de caridade Caritas Macau durante os anos 1970.  De acordo com a Caritas, o padre Ruiz abriu cinco centros em Macau
que prestou serviços para deficientes mentais. 

 
Durante os anos 1980, Ruiz começou a trabalhar com leprosos na província de Guangdong, com a ajuda de uma ordem de freiras católicas, as Irmãs da Caridade de Santa Ana . Padre Ruiz foi convidado por um sacerdote chinês e ex-prisioneiro, o Padre Lino Wong , para visitar uma ilha na China, onde 200 leprosos tinham sido exilados em 1986.  A visita começou ministério Ruiz para leprosos no país. Estima-se que o padre Ruiz trabalhou com mais de 8.000 pacientes com hanseníase que vivem em 140 colônias de leprosos localizados em toda a China.  Seu trabalho com os leprosos se mostrou tão demorado que ele voluntariamente entregou o controle da Caritas de Macau para a Diocese Católica Romana de Macau em
1994.

 

Em 1995, o governo de Hunan convidou o Padre Ruiz de estabelecer um centro de HIV e aids na província chinesa.  Ele teria encontrado outros centros para doentes de AIDS na China continental.

 

 
Padre Luis Ruiz Suarez morreu em Macau em 26 de julho de 2011, com a idade de 97.  O seu funeral foi assistido por dignitários, incluindo o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U.  Ele foi enterrado no cemitério de San Miguel 3 de agosto de 2011.


O articulista teve o prazer de conhecer e conviver com o Padre Luis e tem o prazer de ser compadre do actual presidente da Caritas de Macau, Paul Pun. 




Realiza-se nos próximos dias 3 e 4 de novembro, no Lago Nam Van o 43o. Bazar da Caritas de Macau.


Este evento já com 43 anos começou no Campo dos Operários, onde hoje se encontrava o Grand Lisboa, e desde sempre teve o apoio da generosa população de Macau.
 
 

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Amigo Cambeta,
Se há uma personalidade que admiro em Macu é Paul, Pun Chi Meng.
Que Deus o abençoe pelo trabalho que tem feito ao longo destes anos.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Igualmente eu admiro imenso a obra a que está dando continuidade, faltam pessoas como o senhor Paul em Macau.
Abraço amigo

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado amigo António Cambeta!
Grato por nos apresentar um outro viés da cidade de Macau!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP