o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 3

WAT (MOSTEIRO) NONG BUA - UDON RATCHATHANI

Buddhagaya ou Bodhgaya como é do conhecimento geral é um lugar antigo e sagrado na terra. Sendo a sede da Iluminação do Buda é o mais santo dos santos para os budistas do mundo. Situado nas margens do rio Niranjana, Buddhagaya era originalmente uma parte da aldeia Uruvela (actualmente Urail). Sua localização geográfica é de 24o 41 '45''Latitude e 85o 2' 22''E. Longitude e está localizado em Bihar, que é um lugar antigo e histórico, não só devido à Buddhagaya Bihar, mas porque é igualmente importante para os jainistas, hindus e sikhs.

Embora Buddhagaya não atraiu tanta atenção como o mundialmente famoso Agra ou Ajanta, mas ultimamente tornou-se um lugar importante e interessante, devido ao facto de o seu mais longo e mais completo da história do que quase qualquer outro lugar no sub-continente. Sua história completada por fontes geográfica, arqueológica e literária da China, Tibete, Birmânia e Sri Lanka. A história da Buddhagaya também é feito mais interessante com a participação de algumas das maiores personalidades da Ásia do Rei Asoka para Hiuen Tsang e Edwin Arnold para Anagarika Dharmapala.

A história da Buddhagaya não é apenas um esboço dos acontecimentos, ou uma lista de datas duvidosas, mas ocupa o alto grau de importância de um ponto de vsita artístico e arquitectônico. O templo - onde Buda conheceu a luz divina, sendo um lugar de orgulho para Buddhagaya, que passou a ser conhecida mundialmente.

Teve e continua a ter uma enorme influência internacional, através de modelos e planos e réplicas do mosteiro que foram realizadas em toda a Ásia por peregrinos. O grande número de estátuas e stupas dá um exemplo de arte budista, mas também torna um dos mais ricos repositórios da escultura do período de Pala.



A fama de Buddhagaya como o local sagrado, onde o Buda alcançou Sambodhi, remonta a tempos muito antigos dando-lhe um significado religioso. Para os milhões de budistas, é o umbigo da Terra - no centro geográfico de sua fé. Pois foi aqui que o príncipe Sidarta atingiu a Iluminação do Lord Buda, quando se encontrava sentado sob a árvore Bodhi, e é a partir daí o fenômeno agora chamado Budismo iniciou o seu progresso suave e se foi expalhando a todos os cantos do mundo.
De acordo com a ênfase do budismo, Buddhagaya nunca foi evocado com tanto fervor nem intensidade como Meca, Benaras, Jerusalém ou em Amritsar, representa para os milhões de fiéis. No entanto, inúmeros peregrinos, ao longo dos séculos, para poder pisar este lugar sagrado, passam por privações e perigos, mas isso não os desanima de irem visitar este local.
A experiência do Lord Buda no Uruvela não só resultou na localização mudando seu nome para Bodhgaya ou Buddhagaya, mas também significa que este local, outrora uma vila obscura, passou a ser o foco de atenção de milhões de peregrinos.
É o mais importante local de peregrinação budista. O local exacto onde está o Buda sentado, quando foi referido, foi chamado Vajrasana significado "Diamond Throne. Acredita-se que quando o universo for finalmente destruído, este poderia ser o último lugar a desaparecer e que será o primeiro lugar a ser formado quando o universo re-evoluir novamente.
O Vajrasana foi também, por vezes, chamado de Vitória do Trono (todos do Buda Sabbabuddhanam Jayapallankam) ou o umbigo da Terra (Pathavinabhi). Vajrasana que também foi chamado Sambodhi pelo rei Asoka, mas o mais utilizado e também o mais duradouro de nomes Buddhagaya é Mahabodhi que significa "grande iluminação".






Buddhagaya hoje é um local de atracção para os fiéis budistas de todo o mundo, imensos grupos de peregrinos e visitantes vêm visitá-lo durante todo o ano. Buddhagaya continuou a ser o centro de atracção do mundo budista até o século XIII, posteriormente, devido às lutas políticas que tiveram lugar dentro e fora da Índia, as actividades na Buddhagaya foram interrompidas.


O local estava deserto e tornou-se desolado e permaneceu negligenciada e esquecido durante vários séculos. Mas, como que por milagre, Buddhagaya, outrora uma aldeia insignificante, está nos dias de hoje cheia de vida e se tornou de novo no centro budista do mundo.






O Wat Nong Bua, está localizado, num calmo e tranquilo local, nos subúrbios da cidade de Ubon Ratchathani, ao se visitar este lindo e belo mosteiro, nota-se logo a sua diferença dos outros templos tailandeses, devido a sua arquitectura.
Este templo foi construído no ano de 1956,em comemoração da passagem dos 2 500 anos da morte do Lord Buda. a sua arquitectura foi inspirada no templo Mahabodhi da Índia, onde o Lord Buda foi iluminado.






Uma lindissima imagem do Lord Buda, no centro do mosteiro Nong Bua.



Dentro da stupa central, podem ver-se várias imagens do Lord Buda. Este stupa apresenta características locais da arte Isan.
Nos quatro cantos da base do mosteiro encontram-se esculturas de garudas abaixo de um de sete cabeças Naga.





Na sua grande maioria dos mosteiro budistas, existe uma torre, tal como esta, na qual se encontram os sinos e os tambores.








Há também figuras Mara oito figuras abaixo monge. Estes motivos são repetidos em todos os quatro lados. Acima desse nível encontram-se esculturas de imagens do Lord Buda em diferentes atitudes correspondentes ao padrão Kanok.
O Templo é construído com um estilo de três lados com uma empena lindamente decorado tecto em forma de arco e abriga uma imagem Reclining Buda.










O interior do mosnteiro, podendo ver-se no altar as sagradas inagens do lord Buda.








O mosteiro em si.












Foi este lindo mosteiro que o articulista visitou no dia 30 de Janeiro de 2010, mas a visita aos mosteiros da região continuou ainda por mais alguns dias, podendo o articulista apreciar tão belos locais e parar um pouco para meditar e orar, neste locais sagrados..










Um comentário:

Anônimo disse...

Que maravilha de mosteiros, cada um mais bonito que o outro. E um dom ter o previlégio de conhecer coisas tão lindas e ricas que existem no mundo.
Um abraço muito apertado
Linita