o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, fevereiro 8

NAKHON PHANOM



O selo provincial apresenta o Wat Phra That Phanom de That Phanom O original sagrado templo foi construido por volta do ano 535 BC em um estilo in Khmer, tempo no ano de 1675 sido destruído e reconstruindo o presente mosteiro, em estilo Laoteano.
A árvore e a flor representativa da província é a Fagraea fragrans.






Nakhon Phanom (Thai: นครพนม) é uma das províncias tailandeses que se situa na zona Nordeste do país, fazneo fronteira a sul com as províncias de Mukdahan, Sakon Nakhon e Nong Khai e na parte nordeste com Khammouan no Laos.




Esta província fica localizada no vale do Rio Mekong, tendo uma imensa planície coberta de floresta e de plantas raras. É banhada por vários rios entre eles o menor da região é o Oun, seguindo-se o Songkhram. Na parte Sul da província corre o caudoso rio Kum.


A capital da província é a cidade de Nakhon Phanom, que fica localizada nas margens do rio Mekong.



Possue o Parque NacionalPhu Lang Ka que cobre uma área de covers 50 km² de florestas e montanhas, nele se encontram as cascatas de Tat Kham e as Tat Pho, que são uma atracção turistica muito em voga. Neste enorme parque natural existe uma orquidea selvagem, raríssima, chamada de Lady Slipper Orchid.






O nome de Nakhon Phanom, significa "cidade das montanhas", nome este dado à cidade pelo Rei Rama I. Mas, é de notar, que nos dias de hoje, não existem montanhas nesta cidade; as montanhas de limestone encontram-se na cidade de Thakhek no Laos, na outra margem do rio Mekong.


A cidade de Nakhon Phanom teoricamente é a cidade de onde se avistam as montanhas.
Toda esta região era habitada pelo povo Lao e era pertença do reino de Lan Xang. Igualmente mesmo depois do controle, de toda aquela região, pelo Reino de Ayutthaya a sua população continua sendo predominantemente Lao. Inicicialmente o seu nome era Si Kotrabun,mas, durante o tempo do reinado do Rei Rama I, era chamada de Maruka Nakhon.


A província de Nakhon Phanom foi palco de ferozes combates entre as tropas norte vietnamitas e as tropas nortes americanas, duramte a guerra do Vietname. Durante o início dos anos 60's até 1973, os 131 distritos que compôem a provincia foram alvo de infiltração dos comunistas provenientes do Laos e do Vietname.


Toda a provincia era o centro da insurreição comunista, e em face disso as forças armadas tailandesas conjutamente com as tropas americanas ali construiram várias bases militares e dali conduzizeram operações aéreas contra a cidade de Ho Chi Min e as trilhas dos rebeldes. Durante o anos de 1967 a 1971 a grande parte dos comunitas que actuavam nesta área foram derrotados.


Na pequena aldeia de Ban Nachok que se localiza entre a antiga base aérea norte americana e a cidade de Nakhon Phanom, foi construído um moderno museu onde se pode ficar a saber o historial dessa sangreta guerra.

Nenhum comentário: