o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, fevereiro 6

MUKDAHAN - INDOCHIN MARKET -TAILÂNDIA


Mukdahan é uma província do Nordeste da Tailândia, cuja capital é a pequena cidade de Mukdhan, fazendo esta cidade fronteira com o Laos.


Após ter visitado uma igreja católica, o articulista seguiu para a cidade de Mukdahan, onde se encontra o famoso mercado, estava nesse momento a 20 kms. da cidade.




O articulista junto à segunda ponte que liga a Tailândia ao Laos.

Como a maioria das cidades tailandesas ao longo do Rio Mekong, a cidade de Mukdahan tem um mercado denominado Indochina, que se localiza ao longo do extenso passeio, defronte do cais.

Ao contrário dos mercados de outras cidades, aqui, a variedade de produtos é imenso e bem divertificado, a maioria desses produtos são produtos locais, feitos de seda e trabalhados manualmente, mas existem uma imensa variedade de produtos oriundos do Laos, Vietname , Cambodja e China. Aqui se pode comprar desde electrodomésticos, roupas, ervas medicinais, comida e toda a espécie de bogigangas chinesas, a preços bem atraentes.

O mercado está aberto todos os dias, para o articulista habituado a outros costumes e modo de vida, este mercado lhe deu a sensação daquelas feiras, rafeiras, que antigamente se faziam em Portugal.
Uma coisa bem singular que admirou o articulista é que nenhum dos muitos comerciantes chamava ou pressionava os potênciais compradores a fazerem compras, ao contrário que acontece nos grandes centros comerciais de Bangkok.
O articulista comprou dois frascos de Nescafé Gold, pelo preço de 220 baths cada, quando nos supermercados de Bangkok custam 499 baths, uma bolsa vietnamita e algumas camisolas bem giras.
Uma das vezes em que o articulista esteve na cidade de Mae Sai, que é a parte para a Norte da Tailãndia e que faz fronteira com o Myanmar, igualmente lá viu um imenso mercado, muito mais bem recheado que este em Makdahan, onde igualmente comprou alguns frasco de Nescafé.


Um dos meios de transportes públicos da cidade, os Tuk-Tuks, mas este bem diferentes dos que circulam em bangkok.

O forte cheiro das ervas medicinais podiam ser sentido por todo o local, e eram vendidas nestas tendinhas.



Aquela hora da tarde em que o articulista esteve no mercado, e embora algumas das lojecas se preparem-se para encerrar, o mercado estava bem concorrido.




Um dos meios de transportes públicos da cidade, os Tuk-Tuks, mas este bem diferentes dos que circulam em bangkok.







Uma loja de café bem típica, mas quem o articulista não usufriu dela, visto ter já bebido um café bem geladinho.

Através desta foto, poderá ficar-se com uma pequena ideia das lojas que fazem parte do referido mercado, mas a zona mais interessante é a que lhe fica defronte, junto à margem do Rio mekong.



Da outra margem do Rio Mekong, em território laoteano fica a cidade de Savannakhet, porém esta cidade não possue um mercado em condições e são muitos os laoteanos que se deslocam até à cidade de Mukdahan, afim de efectuarem compras.

O articulista além de ter percorrido todo o mercado e ruas adjacentes, e visto um mosteiro, pouco mais viu desta pequena mas interessante cidade.



Mercado matinal em Mukdahan





Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma aula de cultura Asiatica. Pois é meu amigo, se a ASAE fosse a esse mercado, acho que o pessoal ia ter problemas!Mas como ai, deixam as pessoas trabalhar e ganhar o pão de cada dia, a ASAE está proibida de entrar... ahahahhahahhah.
Um abraço

Arménio Cruz