o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, fevereiro 4

PROVÍNCIA DE SI SAKET - TAILÂNDIA

Sisaket (Thai: ศรีสะเกษ), é uma das províncias (changwat) que se situa na zona Nordeste da Tailândia, cuja capital é a cidade com o mesmo nome, fazendo fronteira com as províncias de Surin, Roi Et, Yasothon e Ubon Ratchathani. A Sul faz fronteira com Oddar Meancheay e Preah Vihear no Cambodia.
Dista de Bangkok 551 quilometros.

Geografia
A província encontra-se localizada no vale do Rio Mun, um afluente do Rio Mekong, a parte Sul da província é formada por Dângrêk, uma cadeia de montanhas que fazem fronteira com o Cambodia.
Ocupa uma aérea de Total 8,840.0 km2.
Possue o parque Nacional Khao Phra Wihan que cobre uma área de 130 km² e localiza-se no Sudoeste da provincia, nas montanhas de Dângrêk.
Foi estabelecido a 20 de Março de 1998. O seu nome lhe foi dado depois do Templo Khmer Prasat Preah Vihear (Romanizado em tailandes como Prasat Khao Phra Wihan), localizado no Cambodia, e que tem sido motivo de discórdia e disputa entre os dois países, até aos dias de hoje.




A fronteira com o Cambodia foi delimitada pelos franceses, através do tratado de 1907, porém até aos dias de hoje a disputa continua nessa zona.

Um pequeno resumo da históra da província.

Muitas ruínas de mosteiros dos tempos do Império Khmer no século XVII, podem ser vistos.
De acordo com as tradições locais toda aquela zona era conhecida por Sri Nakorn Lamduanm naquela remota época,depois passou a ser conhecida por Khukhan. Khukhan foi o fundador da cidade durante o reinado do Rei Boromaratcha III. A área Nordeste era controlada por Khukhan Lao, que no ano de 1786 fez a separação da dependencia de Khuklan.
No ano de 1904 a cidade de Sisaket voltou a chamar-se Khukhan, tendo a velha cidade tomado o nome de Huai Nua. Em 1912 depois da criação da região administrativa (Monthon) de Udon Thani, toda aquela região ficou dependende de Ubon Thani. Quando em 1933 foi abolido o sistema administrativo de Monthon, a província de Khukhan passou a ser directamente administrada por Bangkok.
No ano de 1938 a cidade e a provincial passou a ser chamada de Sisaket, e o distrito de Huai Nua voltou a ter o nome de antigamente, Khukhan.

O símbolo provincial apresenta o velho Templo Khmer, com mais de 1000 anos, Prasat Hin Ban Samo, o qual fica localizado no distrito de Prang Ku.
A flor e a árvore representativa da provincia é o Cheesewood branca,(Melodorum fruticosum). As seis folhas da flor representam os seis originais distritos da província Khukhan, Kantharalak, Uthumphon Phisai, Kanthararom, Rasi Salai e Khun Han.
Esta provincia tem imenos locais turistico de interesse a serem visitados, imenos templos de origem Khmer até ao moderno templo feito de garrafas.
Foi esta província que o articulista visitou na sua estada no Nordeste tailandês.



O festival da fruta Durien que se realiza anualmente na cidade de Si Saket é um espctáculo a não perder.



A música tradicional da região é linda, os instrumentos esses bem exóticos.
Para além das festividades, dos mosteiros, a comida super exótica é outra das atrações locais.
Bem, destas comidas não cheguei a provar em Si Saket, mas já provei,numa das vezes que visitei a cidade da Nakon Pahton, e até gostei,

Nenhum comentário: