o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, setembro 24

FILOSOFIA ORIENTAL



A filosofia oriental é filosofia que foi desenvolvida de uma forma geral nos países da Ásia oriental, Oriente Médio e regiões. Ou seja, Índia, Irã (Pérsia), China, Japão, e Coreia. Muitos filósofos (logicamente os filósofos ocidentais) preferem chamar de "Pensamento Oriental", já que o termo "filosofia" surgiu na Grécia e se restringiria ao pensamento filosófico que se desdobrou dali (no Ocidente).


Argumentos contra a designação de "filosofia oriental"


Muitos tem argumentado contra a distinção entre filosofia oriental e ocidental pois tal distinção seria arbitrária e puramente geográfica e até mesmo eurocêntrica. Ela abrange três tradições filosóficas quais sejam a indiana, a chinesa e a persa que são distintas entre si assim como entre a chamada filosofia ocidental.

Outro argumento é que esta distinção dicotômica seja simplista ao ponto de estar inacurada. Além do que não leva em conta a enorme quantidade de interações ocorridas no interior da tradição filosófica euroasiática.

Percepção de Deus e dos Deuses


Por conta da influência do monoteísmo das religiões Abrahamicas a filosofia oriental tem sido mostrada essecialmente com a questão da natureza do Deus e sua relação com o Universo.

Um comentário:

Irene Fernandes Abreu disse...

Olá amigo Cambeta! Seja bem aparecido...
Mais uma vez gostei muito deste seu post. Continuação de boas férias e continuo à espera de o ver pelo seu blog com postagens novas e interssante.
Receba um abraço amigo aqui de Macau.