o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, setembro 9

COLOANE E SUAS COLINAS












Coloane é uma ilha na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) na República Popular da China que cobre uma área de 7,6 km². Administrativamente, corresponde à freguesia de São Francisco Xavier.

Coloane servia como produtor de sal para a China até a chegada dos portugueses em 1864. Os portugueses incorporaram-na depois na colónia de Macau e, hoje, continua a ser uma parte integrante da RAEM. Quando eles chegaram à ilha de Coloane, os piratas chineses controlavam grande parte desta ilha pouco povoada. Os colonos portugueses passaram a ocupar e controlar definitivamente a ilha em 1910, quando os soldados portugueses conseguiram derrotar e expulsar os piratas chineses.

Hoje, esta ilha, apesar de estar conectada à ilha de Taipa pela "Estrada do Istmo" (construída sobre o istmo de Cotai), continua a estar pouco povoada e não experimentou um grande desenvolvimento. É uma zona "rural" coberta com muita vegetação. Tem um número considerável de trilhos, parques, sítios de "barbecue", praias e piscinas, proporcionando um lugar recreativo e "verde" para os habitantes de Macau, que vivem rodeados de edifícios altos e automóveis.






Coloane
Coloane é uma das ilhas ao largo de Macau. A ilha tem intensa vegetação e pequenos montes; a sua paisagem proporciona belos passeios através dos seus bosques onde os caminhantes podem deslumbrar as praias e ilhas vizinhas. Coloane faz o destino ideal de veraneio, um refúgio para os que vivem na cidade e procuram um escape do bulido e ruído da vida citadina. Perto, a ilha da Taipa tem sofrido nos últimos anos um rápido desenvolvimento com muitos hotéis de qualidade e infra-estruturas importantes. A vila da Taipa conseguiu manter a sua atmosfera única e as suas amplas ruas e ar fresco faz também dela um destino de veraneio de popular procura.











Um pouco por todo o mundo, o conceito de "vida verde", começou a ganhar bastante protagonismo. Macau, por sua vez, é uma cidade de pequenas dimensões geográficas, com elevada densidade populacional, onde a Administração tem concentrado bastantes esforços, no que toca à arborização e ao embelezamento nas zonas urbanas. A área de cobertura de vegetação per capita passou em 1998, de 12,7 m2 para 13 m2, em 2001.


Embora a área de cobertura de vegetação, na península de Macau ocupe apenas 10%, nas ilhas da Taipa e de Coloane, a última conhecida como o "pulmão verde", existem ainda zonas de vegetação abundante, facto que leva muitos cidadãos, sobretudo a nova geração, a residir na ilha da Taipa. De facto os residentes da Taipa podem desfrutar de muitos espaços verdes, zonas de lazer, respirar ar puro nos parques naturais. Os principais espaços verdes, na península de Macau, situam-se no Jardim Luís de Camões, Jardim da Flora, Parque Municipal do Dr. Sun Yat Sien, Jardim Lou Lim Ieoc, Jardim do Comendador Ho Yin, Fortaleza do Monte, Parque Municipal da Colina de Mong Há, entre muitos outros.


Só em 1999, foram construídos pela Administração de Macau, 7 novos jardins e espaços de lazer. Assistiu-se portanto, a um aumento de zonas verdes, nomeadamente nas rotundas, nas faixas de separação de novas estradas urbanas, nas zonas debaixo das pontes, o que contribuiu para uma melhoria significativa em termos de emblezamento do Território.


É muito bom que uma cidade pequena como Macau, tenha uma área total de espaços verdes superior a cinco milhões de metros quadrados, é pena ser densamente povoado. Por isso, espera-se que a Administração continue a envidar esforços, no sentido de fornecer aos habitantes, lugares aprazíveis onde podem usufruir cada vez mais dos prazeres benéficos do contacto com a natureza, permitindo aos idosos ter uma vida longa e aos jovens crescer num ambiente saudável.


FONTE - Governo de Macau








Na ilha de Coloane existem imensas montanhas cheias de arvoredo, arvoredo esse que consiste no segundo pulmão do território de Macau.
Algumas fotos tiradas pelo articulista, esta manhã, dia 9 de Setembro, são uma prova disso, pena foi, não dispor de meio de transporte próprio, para poder percorrer toda a ilha e tirar fotos mais elucidativas.





Nenhum comentário: