o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, abril 19

TUK-TUK NA TAILÂNDIA


Um Tuk-tuk original usado na cidade de Bangkok e que são movidos a gás.




Um Tuk-tuk - táxi, circulando pelas ruas de Bangkok





Um luxuoso Tuk-tuk na cidade Nakhon Sawan




Um Tuk-tuk usado numa zona rural, como se pode ver não é mais que uma moto adaptada, e neste caso com os assentos à frente.




O articulista sentado num Tuk-tuk na cidade de Roi-Et - Tailândia






O Tuk-tuk que o articulista usou quando esteve na cidade de Udon Thani, Tailândia.






Aqui o articulista bem sentado neste especial Tuk-tuk que nos levou a conhecer toda a cidade de Udon Thani e ainda foram umas largas horas que esteve ao nosso serviço
Os Tuk- Tuks (ตุ๊กตุ๊ก) exercem a mesma funções que os táxis, aliás eles ostentam mesmo o nome de táxi em suas capotas, e é um meio de transporte muito usual em alguns da Ásia, existinto de todos os tipos e feitios.

O nome de Tuk-tuk vem do som produzido pelos seus motores. Este meio de transporte é mais eficiente e mais rápido quando usado nos grandes centros urbanos tal como Bangkok que possuem sempre um tráfego super congestionado.


Sem possuidor qualquers lugares tem espaço para acomodar três pessoas, que fazem a viagem não lá muito confortados, mas por vezes tenho visto 6 e até pessoas amontoadas no seu único assento.
O preço das viagens depende dos trajectos e tem sempre que ser negociado, mas é sai sempre mais barato que utilizar um táxi convencional, cuja bandeirada começa com 35 baths, porém os Tuk-tuks fazem viagens curtas e a preços bem acessíveis.

No por acaso utilizar este meio de transporte e não tiver indagado o preço do serviço, quando chegar ao destino terá uma enorme surpresa, e um alto custo a pagar pela viagem.

A maioria dos seus condutores tal como os táxistas normais, são pessoas geralmente oriundos de zonas rurais do nordeste da Tailândia, condutores estes sem treino especifico para a condução destes veículos e muitos deles nem são possuidores de carta de condução. Muitas das vezes eles se recusam a efectuar os serviços devido aos desconhecimento dos locais que o que passegeiro deseja ir.

Os tuk-tuks sáo abertos e expôem os passageiros à alta poluição que as ruas de Bangkok contém, também não existe qualquer tipo de proteção em caso de acidente.

Este meio de transporte é muito usado por turistas no centro da cidade de Bangkok e igualmente por locais que os usam não são para suas viagens como também para transportarem todo o tipo de mercadorias.

Por toda a Tailãndia existe este tipo de transporte porém com característcas bem diferentes, pois os Tuk-tuks sáo originais os outros apenas motos que são acopuladas.

O articulista já andou em vários deste tipo de transportes é um meio de transporte barato e muito prático, que dá até, na cidade de Bangkok para ficármos com os cabelos em pé!...

Nenhum comentário: