o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, abril 19

TRICICLOS - SAM LAM CHÉ


O ARTICULISTA E UM AMIGO SENTADOS NUM TRICICLO, JUNTO À PRAIA GRANDE EM MACAU, NOS ADE 1964.




O ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE DISPONÍVEL, NA ALTURA, NA CIDADE DE PTITSANULOK, QUE TEVE QUE RECORRER O SIGNATÁRIO PARA IR AO HOSPITAL MAIS PRÓXIMO.





TRICICLOS ESTACIONADOS EM MACAU, LÁ TEM O NOME DE SAM LAM CHÉ, O QUE LETERALMENTE SE PODERÁ TRADUZIR POR SAM = 3 LAM = RODAS = CHÉ = VEÍCULO, COMO TAL UM TRICICLO.



MAIS UM TRICICLO EM MACAU

UM TRICICLO EM CHIANG MAI

SAM LAM CHÉ





Um Sam lam ché em Parit Jawa, Muar, Johor, no Muzium Negara, Kuala Lumpur


Um condutor de sam lam ché em Phnom Penh, Camboja


Um Sam lam ché em Beijing




O sam lam ché, também conhecido como ecotáxi, pedicab, riquixá, rickshaw (este termo reputa-se a outro tipo de transporte onde o condutor move o veículo segurando em dois varias e faz o percurso a pé) ou riquexó, é um meio de transporte em baixa escala. É um veículo de tracção humana, muitas vezes utilizado por aluguel, equipado com um banco para carregar passageiros,dois no máximo, além do condutor.



Configurações

O veículo é movido por um condutor como se fosse uma bicicleta, apesar de algumas configurações cada vez mais populares serem equipadas com um motor eléctrico para auxiliar o condutor. O veículo é normalmente um triciclo, apesar de existirem alguns modelos quadriciclos e de algumas bicicletas com reboques serem configuradas como sam lam chés.
A disposição dos assentos para condutor e passageiros variam conforme o modelo, mas os assentos de passageiros são localizados normalmente sobre o eixo maior. Na maioria dos modelos do sul da Ásia, por exemplo, o assento do passageiro é localizado atrás do condutor em um triciclo delta, enquanto na Indonésia e no Vietnam o condutor senta atrás do assento do passageiro em um triciclo girino. Nas Filipinas, o assento do passageiro é normalmente localizado ao lado do condutor.

Na cidade de Pitsanulok - Tailândia é muito usual verem-se turistas em grupos, utilizando este meio de transporte ricamente enganados e com muita luz, percorrendo as suas da cidade.

Os triciclos utilizados na cidade de Lampang tem um assento bem pequeno onde duas pessoas mal se podem sentar, já passei por essa experiência, e não pensem que este meio de transporte é barato, em Macau custa por hora ou por determinado trajecto à volta de 150 patacas ( 15 euros) só os turista utilizam este meio de transporte em Macau. Antigamente a amioria dos seus condutores eram drogados, hoje em dia com o número bastante reduzido em circulação, e com novos condutores falando alguns deles inglês é já um negócio rentável.
Os triciclos são muito usados na Ásia e existem imensos tipos, mas segundo reza a história foi a China o primeiro país do mundo a utilizar este meio de transporte.

Nenhum comentário: