o mar do poeta

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sexta-feira, dezembro 3

ATRASOS AÉREOS














Todos aqueles que fazem suas viagens aéreas, por vezes ficam aborrecidos pelos atrasos dos aviões, mas jamais imaginaram, qual o volume de tráfego aéreo, diário, em todo o mundo.

Muitas companhias aéreas primam pela pontualidade, porém, outras, até se dão luxo de não informarem os passageiros, e várias dessas experiências passou o articulista, em quase todos os vôos, que realizou através da TAP, mas é assim já.






Uma dessas experiências, se passou no aeroporto do Funchal, num vôo para Lisboa, onde o articulista e sua esposa ficou retido, bem como muitos outros passageiros, no aeroporto, e sem serem informados o que se estava passando.
Volvidas mais de 3 horas, e por insistência, por parte de muitos dos passageiros, uma funcionária da Tap, teve a amabilidade de informar, que devido ao mau tempo, o vôo da Tap, só se realizaria, quando as condições atmosféricas o permitissem, porém, o movimento aéreo, no aeroporto do Funchal, continuava a registar-se normalmente.
Por fim, volvidas quase 4 horas, lá aterrou o 737 da Tap, com as cores da Expo 98.







Outra experiência do género se passou em Newark. O articulista e sua esposa tinham começo a viagem em Portland com destino a Lisboa, tendo efectuado o primeiro vôo entre Portland e S. Francisco e daqui para Newark, na compnahia aéra United Airlines. Chegados a Newark, e após feito o devido chek-in, o articulista e sua esposa lá se dirigiram para a sala de embarque, onde já se encontrava atracado à manga o Airbus A-310 da Tap.

Nenhum funcionário da Tap estava presente, e as horas se foram passando, nessa sala não havia telefone, casas de banho, nem apoio algum aos passageiros, havia sim um pequeno quiosque que vendia jornais, e alguns bancos por ali expalhados.
O local estava repleto de passageiros, e não havia ninguém que nos pudesse informar o que se estava a passar.
Igualmente não podemos sair dessa sala de embarque, e os passageiros começaram a barafustar, eu e minha esposa após dois longos vôos estavamos cansadissimos e aborrecidos por não podermos contactar com os familiares, via telefónica.

Eram para ai 19 horas, após mais de 3 horas ali encurralados, quando, por fim apareceu uma funcionária da Tap, que informou ter o avião uma peça avariada e estavam aguardando uma outra para ser feita a devida substituição, e mais não disse.

Cerca das 21 horas, essa mesma funcionária da Tap, chamou os passageiros para se dirigirem para bordo do avião, afim de ali tomarem a refeição do jantar. Muitos dos passageiros eram portugueses e trabalhavam em Newark ou em zonas periféricas, como era dia de S. António, pediram à funcinária da Tap, que permitisse que eles saissem, e fossem jantar com seus familiares, já que não se saberia a hora que se iniciaria a viagem, pedido este que foi negado.

Lá fomos nós para borodo do Airbus 310, onde nos foi servida uma comida, a que jamaram jantar, depois, nos obrigaram a sair do avião e ir de novo para a sala de embarque.

Passava da meia noite quando fomos então avisados para embarcar, resultado, chegamos a Lisboa com mais de 8 horas de atraso.

No aeroporto da Portela, a irmã e cunhado do articulista, tentaram informa-se sobre o que se passava mas, como sempre, nenhum funcionário da Tap informou sobre o sucedido.

É de realçar que a irmã e o cunhado do articulista tinha vindo de Évora para nos receber, e levar para Évora.




De uma outra vez, num vôo entre Lisboa e Frankfurt, e encontrando-se os passageiros na sala de embarque, na sua maioria com destino a Hong Kong, ali tivemos que aguardar mais de 3 horas, sem essa sala ter o minimo de condições, nem bancos tinha, muitos passageiros acompanhados de seus filhos, alguns crianças ainda, deitaram no chão, outros, tal como o articulista improvisou a sua mala como assento e ali aguardou mais de duas horas, até poder embarcar, a Tap só informou os passageiros, devido às muitas reclamações apresentadas, a resposta foi que o tráfego aéreo está congestionado.

Quando o boeing 737 da Tap aterrou em Frankfurt, logo algumas hospedeiras da Lufthansa, nos foram receber e encaminhar, a passo de corrida, para o avião um boeing 747-400, que nos levaria até Hong-Kong, o qual saiu com um atarso de mais de 4 horas, visto que, fomos obrigados a ir reconhecer as nossas bagagens.






Infelizmente este casos não se passam somente com a Tap, o articulista já teve essa experiência em outras companhias aéras, mas o tratamento recebido foi totalmente diferente para melhor.

Porém, e infelizmente os atrasos não se passam só na Tap, porém o tratamento dado pelas outras companhias, e estou a referir-me naquelas que já viajei, que foram 32, e onde o tratamento e a informação é totalmente mais eficiente.

Foi caso do vôo da Qantas entre Hong Kong e Bangkok, onde os passageiros foram devidamente avisados do atraso, e lhes foi entregue um talão para poderem jantar num dos muitos restaurantes do antigo aeroporto de Kai Tak

E o mais recente se passou na cidade de Khon Kaen -   Bangkok, Thai International Airways.





E mais, AIR ASIA,  ASIAN, BANGKOK AIRWAYS, EMIRATES, JAPAN AIRLINES, NOK AIR, ONE TWO GO, PB AIR, THAI ORIENT






D. JOSÉ I E AS PAULADAS



 El-Rei D. José I- Pela Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc.



José Francisco António Inácio Norberto Agostinho de Bragança6 de Junho de 1714 - 24 de Fevereiro de 1777), cognominado O Reformador devido às reformas que empreendeu durante o seu reinado, foi Rei de Portugal da Dinastia de Bragança desde 1750 até à sua morte. Casou em 1729 com Mariana Vitória de Bourbon, foi o 26. Rei português.

Reinado

O reinado de José I é sobretudo marcado pelas políticas do seu primeiro-ministro, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesas, transformando Portugal num país moderno.

A 1 de Novembro de 1755, José I e a sua família sobrevivem à destruição do Paço Real no Terremoto de Lisboa por se encontrarem na altura a passear em Belém. Depois desta data, José I ganhou uma fobia de recintos fechados e viveu o resto da sua vida num complexo luxuoso de tendas no Alto da Ajuda em Lisboa.

Outro ponto alto do seu reinado foi a tentativa de regicídio que sofreu a 3 de Setembro de 1758 e o subsequente processo dos Távoras.

Os Marqueses de Távora, o Duque de Aveiro e familiares próximos, acusados da sua organização, foram executados ou colocados na prisão, enquanto que a Companhia de Jesus foi declarada ilegal e os jesuítas expulsos de Portugal e das colónias.

Quando subiu ao trono, D. José I tinha à sua disposição os mesmos meios de acção governativa que os seus antecessores do século XVII, apesar do progresso económico realizado no país, na primeira metade do século XVIII.

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Bem, isto é apenas um pequeno enxerto do vasto historial da vida de D. José I, mas o mais estranho de tudo é que seja pouco divulgado, visto não ser fácil imaginar a cena um pouco anedótica até, mas tanto quanto parece D. José I terá sido agredido por um demente com duas pauladas (ainda por cima!!) quando se encontrava em Vila Viçosa.

O incidente deu-se a 3 de Dezembro de 1769.

Fonte - Terêncio

======================================================================O agressor, por certo, terá sido  algum alentejano da família dos Távoras!...



O articulista quando estudou a história de Portugal, o professor não se referiu a este facto, seria giro que o nosso dignissimo historiador, José Hermano Saraiva, nos confirma-se ou desmenti-se este episódio.

Reinado atribulado este se pensarmos que anos antes, em 1758, o monarca foi vítima de uma tentativa de regicídio que esteve na origem do processo dos Távoras.













DIA MUNDIAL DO DEFICIENTE FISÍCO




O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Na antiguidade qualquer individuo que apresentasse uma deficiência era considerado ou como fonte de repulsa, objecto de maldição, depositário do mal, ou como detentor de poderes fora do comum. Na sociedade actual, os deficientes não querem uma vida de pura existência, querem sim participar na vida social.

Ser deficiente não é ser diferente das pessoas “ditas normais”. Muitas vezes, na opinião do senso comum, deficiente é ser coitadinho, incapaz, inválido, aleijado, impotente, e tantas outras palavras que ferem e revoltam quem é tratado dessa forma.

Ser diferente não é ser incapaz. O que é ser diferente? A diferença tem apenas o valor que cada um lhe dá. A diferença está em cada um de nós. Todos nós somos diferentes, deficientes ou “ normais”, pois não existe um padrão para a normalidade.

Cada um de nós já sentiu na pele alguma forma de discriminação por ser diferente. Não fomos todos nós já confrontados com alguma forma de estigmatização, no decorrer do nosso percurso vital? Raros são os que podem dizer que não!

pensem nisto...

façam alguma coisa pelos outros, podem não ter nascido assim, mas nada vos garante que morrerão assim como são.

Fonte - Portugal Paranormal


Dia Internacional do Deficiente Físico


Trabalho, educação, reabilitação e diversão estão garantidos na Constituição

No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, criou um programa que visa atender as necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.

Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico, para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo.

Podemos considerar como deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.

Com o passar dos anos, a deficiência passou a ser vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos diferenciados e especiais para viver com dignidade. Sabemos que isso não acontece, pois o mundo não é adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em seu dia a dia.

Construir rampinhas nas ruas é uma forma de mascarar o verdadeiro tratamento que os mesmos deveriam receber. Além destas, em nosso meio social deveria existir leitura em braile para atender os deficientes visuais; acesso aos ônibus e lugares públicos aos cadeirantes; que a população aprendesse a conversar na linguagem de libras, para atender os surdos/mudos; além de planos governamentais voltados para a saúde e reabilitação dessas pessoas, visando amenizar suas dificuldades bem como capacitá-las para a vida social, para o exercício da cidadania.

As escolas deveriam ter profissionais preparados para lidar com as limitações, assumindo maior compromisso com a formação dos professores, coordenadores e diretores, que muitas vezes não sabem como lidar com as necessidades especiais. É dever da escola promover conhecimento a fim de garantir o aprendizado de uma profissão, dando-lhes garantia e dignidade para o futuro.

Não adianta afirmar que a sociedade não está preparada. Passou da hora de arregaçarmos as mangas e tratar os portadores de necessidades especiais como pessoas normais, pois são normais embora tenham algumas limitações. Todas as pessoas são diferentes, assim como a cor dos olhos, dos cabelos, a raça, enfim, existem aquelas que apresentam as diferenças físicas, mas que são pessoas como outra qualquer.

Tratá-las com indiferença ou com desrespeito são formas de preconceito, previsto na Constituição do Brasil, assim como é direito desses estar incluídos na sociedade, pois são produtivos e capazes.

Podemos nos certificar das capacidades dos portadores de necessidades especiais nos jogos paraolímpicos, onde os mesmos atingem recordes e conquistam várias medalhas. Participam de várias modalidades esportivas, como atletismo, futebol, natação, basquete, dentre outras.

A sociedade já mudou muito nos últimos anos em relação às necessidades especiais, mas ainda temos muito que melhorar. Hoje em dia podemos ver essas pessoas trabalhando em empresas, como supermercados, lanchonetes, restaurantes, farmácias, escolas, pois a lei obriga que um percentual dos funcionários sejam portadores de necessidades especiais, como forma de garantir-lhes oportunidades no mercado de trabalho.

Dessa forma têm assegurado a integração social além de conviverem com valores de igualdade de oportunidades. Mas será que isso realmente acontece? Pensem nisso!

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola





Comunicado Outubro 2010


ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES

COMUNICADO

Foi publicado no dia 28 deste mês a Portaria que define os montantes do abono de família para crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º escalões de rendimentos. Todas as prestações sofreram reduções consideráveis e com a publicação em 22 de Outubro do Decreto-Lei que extinguiu os 4.º e 5.º escalões, milhares de famílias vão ter reduções substanciais nos seus rendimentos mensais. O aumento da inflação, agravado com a subida do IVA para 23% vai tornar a situação ainda mais insustentável.

Este corte no montante dos abonos de família, sendo de uma gravidade imensa porque atinge agregados com baixos rendimentos, assume contornos de imoralidade ao não considerar nem o número de filhos, nem se algum deles tem uma deficiência. Foi um corte cego, decidido da forma mais fácil e revela a completa insensibilidade do actual Governo para com as dificuldades das famílias.

No dia 19 de Outubro, o Estudo de Avaliação do Impacto dos Custos Financeiros e Sociais da Deficiência demonstrou que ter uma deficiência significa despesas acrescidas que variam entre 4.103 e os 25.307 euros por ano. Este facto nunca pesou nas decisões do Governo, que desde 2006 tem sistematicamente legislado no sentido do agravamento da situação social das pessoas com deficiência.

A mesma facilidade com que foram decididos os cortes nos abonos de família presidiu também à decisão de congelar todas as pensões independentemente do seu valor. Congelar pensões de invalidez de 189,52 € do regime não contributivo ou de 246,36€ do regime contributivo, é diferente de congelar pensões acima dos 5.000,00 €.

A Associação Portuguesa de Deficientes relembra, uma vez mais, que 2010 é o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social e espera que os deputados da Nação, na discussão do Orçamento de Estado na especialidade, tenham em atenção que o valor da pensão social de invalidez coloca as pessoas que dela dependem muito abaixo do limiar da pobreza (360,00 €9 e, que com o previsível aumento do custo de vida, será humanamente impossível sobreviver com este valor.

Lisboa, 30 de Outubro de 2010

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O.E. 2011-Propostas da APD

Consulte o documento entregue dia 8 de Novembro, pela Associação Portuguesa de Deficientes à Comissão de Orçamento e Finanças da AR. OE 2011-Propostas da APD

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2010 Custos Acrescidos da Deficiência





ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES



COMUNICADO

A Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação afirmou ontem, dia 19 de Outubro, na apresentação do estudo que o CES realizou sobre os custos acrescidos da deficiência e que conclui que estes custos variam entre 6.000 e 27.000 euros anuais, que “a situação actual, de grande contenção” não permite “avançar com soluções imediatas” para os problemas detectados (Público, 20 OUT 2010).

A APD e outras organizações, chamaram a atenção para a iniquidade da decisão do anterior Governo, que a Sra. Secretária de Estado integrava, quando este decidiu, no Orçamento de Estado para 2007, reduzir os benefícios fiscais, precisamente porque os benefícios fiscais foram criados para compensar os custos acrescidos da deficiência, muitos dos quais resultam das barreiras físicas, culturais e sociais que as pessoas com deficiência enfrentam e pelas quais não são responsáveis. Naquela altura a crise financeira internacional, à qual o Governo atribui a actual situação do País, ainda não tinha acontecido.


A Associação Portuguesa de Deficientes entende que as palavras que ontem proferiu a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, demonstram uma de duas situações: ou não está atenta à área pela qual é responsável, o que é grave ou põe em causa as avaliações das organizações representativas das pessoas com deficiência, o que não é menos grave.

A decisão de reduzir os benefícios fiscais prejudicou gravemente muitas pessoas com deficiência e os seus agregados familiares e alguém deve ser responsabilizado por estes prejuízos.

Lisboa, 20 de Outubro de 2010



Em Portugal bem como em muitos países do mundo, existem leis que protegem os deficientes fisícos, porém, muita coisa ainda está por fazer, e seria bom, que as autoridades competentes olhassem de forma diferente para os problemas que os afecta e faça cumprir as leis, visto existirem ainda imensas barreiras arquitéctónicas, falta de ajuda na compra de medicamentos e outras regalias.

A todos os deficientes do Mundo vos desejo o melhor possível, com votos de uma recuparação total.



quinta-feira, dezembro 2

É BOM SABER-MOS

King Camp Gillete (Wisconsin, 5 de janeiro 1855 — Los Angeles, 9 de junho de 1932) é um inventor norte-americano.




Inventou a lâmina de barbear.

Gillete trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas. A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos.



No dia 2 de Dezembro de 1901 patenteou a lâmina de barbear Gillette

Em 1903 fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno.



Pensa o articulista que muitos dos leitores deste blogue se recordarão das lâminas Gilletes, alguns a usaram, ou então seus familiares mais velhos.


O articulista quando acentou praça no exército, no remoto ano de 1963, embora fosse ainda  inberme, foi-lhe ofertado por pessoas amigas um estojo de barba da marca Gillete que usavam as lâminas acima representadas, sabão de barba e um pincel.

Volvidos que são tantos anos, o articulista continua fiel à marca, passando a usar espuma de barba e  as mais modernas lâminas.



AS OBRAS NO PRÉDIO







As obras que se estão realizando, na entrada e no salão de entrada do rés do chão, no edificio onde o articulista mora, iniciadas à cerca de 15 dias, ainda se irão prolongar até, na melhor das hipóteses,  aos finais do corrente mês.

Eram obras necessárias, desde a substituíção da velha porta de ferro, por uma em aço inoxidável, mudança do pavimento, dos azulezos das parades, à mudança das caixas electricas e a devida colocação dos fios, tantos electricos, telefónicos e de televisão, em tubagens, era necessário, para dar um melhor aspecto ao local.

A construção de uma rampa de acesso a pessoas em cadeiras de rodas, era outra obra que já devia ter sido feita à mais tempo, acabando assim com as barreiras às pessoas com deficiências fisicas.

A colocação de um tecto falso era uma obra prioritária, deixando de ficarem à vista aquele amaranhado de fios, a substituição das caixas de correio era outra prioridade, porém, todos estes trabalhos, causam imensos incovenientes a seus moradores que tiveram que ficar sem ligação à rede telefónica e à energenia electrica por algumas horas do dia, felizmente que este problema já foi ultrapassado, encontrando-se as obras a decorrer a bom ritmo.

Outras das obras efectuadas, foi a substituição de todo o sistema de segurança anti-fogo, desde as mangueiras, tubagens e tudo o mais.

O prédio onde o articulista reside, encontra-se localizado numa zona nobre da cidade, e estas obras irão valorizar ainda mais os condomínios.

Cada condomínio teve que entrar com 20 mil patacas para a realização das obras.


Já o ano passado, a fachada do prédio foi sujeita a obras, tendo ficado com uma apresentação magnifica.



Embora o edifício tenha já alguns anos, as suas fundações são óptimas, o prédio possui 16 andares, e em cada andar existem somente dois condomínios, bem espaçosos e com uma vista maravilhosa, sem obstrução alguma.

O prédio tem o nome de Edifício Fortuna, e é nele que vive o Teso do articulista.



CHEIRO NATALÍCIO EM MACAU










Pelas ruas da cidade de Macau e na Taipa, o cheiro da quadra natalícia já se faz sentir.
Muitas são as artérias já efeitadas, durante a noite as luzes alegórias a esta quadra, iluminam a cidade.

Na Praça Jorge Alvares, uma vez, este ano, o presépio está presente.

BOEING 747-100 - 2 DE DEZEMBRO DE 1969


O primeiro voo do maior avião comercial fabricado em série no mundo ocidental até 2007, ocorreu a 2 de Dezembro de 1969


O Boeing 747-100 foi o primeiro modelo fabricado da série dos Boeings 747. A primeira versão deste Boeing entrou pela primeira vez em serviço no ano de 1970.
Inicialmente estavam apenas disponíveis motores Pratt & Whitney, embora a partir de 1975 tenham passado a estar disponíveis motores da General Electric e da Rolls Royce.
Cerca de 250 unidades do Boeing 747-100 foram produzidas até 1986, altura em que a última unidade saiu da fábrica. Com base no Boeing 747-100 foi produzido o Boeing 747SP (Special Performance), uma versão do avião com uma fuselagem encurtada, maior capacidade para transporte de combustível e menor número de passageiros.
O projeto do Boeing 747 saiu de uma conversa casual entre o presidente da Boeing e o presidente da companhia de aviação PanAm, sobre a possibilidade de se construir uma aeronave de grande porte para transporte intercontinental de passageiros que eram quase monopólio da empresa norte-americana PanAm.

Na realidade, a origem do projeto encontra-se numa série de estudos e projetos para um grande avião de transporte estratégico, destinado a permitir o transporte de grande número de homens e material dos Estados Unidos para a Europa em caso de necessidade e guerra entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia.

Os Estados Unidos operam o Boeing 747 como aeronave de transporte VIP, como aeronave de comando aéreo e presentemente está em estudo o Laser aerotransportado, uma aeronave Boeing 747 equipada com um Laser de alta potência, destinado a destruir com um raio de energia, mísseis na fase inicial do voo.

O Boeing 747-400 perdeu o título de maior avião comercial do mundo para o avião europeu Airbus A380. A Boeing ainda considerou a possibilidade de modificar o Boeing 747 para prolongar o segundo andar da aeronave ao longo de toda a fuselagem, mas os projetos foram cancelados.


RÁDIO GLOBO - 2 DE DEZEMBRO DE 1944




A Rádio Globo é uma rede de emissoras de rádio, com sede na cidade do Rio de Janeiro.



História

A Rádio Globo, inaugurada por Roberto Marinho, é a primeira emissora do Sistema Globo de Rádio criada em 2 de dezembro de 1944.



Roberto Marinho, filho de Irineu Marinho que fundou em 1925 o Jornal Globo, em 1944 inaugura a Rádio Globo e em 1965 inauguraria a TV.


A emissora cobriu com seu "O Globo no Ar " a queda do presidente Getúlio Vargas em 1945.

Na década de 1950 a emissora trazia em seu auditório grandes nomes da música brasileira.

O Repórter Esso passou a ser exibido nas ondas da Globo na década de 1960 até 1968. Nessa década também o rádio em AM passou a ganhar suas características atuais, deixando de lado os programas de auditório e dando lugar a locutores comunicativos e populares. Um deles era Haroldo de Andrade. Até o ano da criação da CBN, a Rádio Globo era basicamente jornalística. A partir daí começa a ganhar seu lado eclético/popular.

Esportes

A emissora comandou a transmissão da Copa do Mundo de 1950 com Luis Mendes (que trabalha até hoje na emissora). A Rádio Globo foi a única a transmitir a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Outros nomes que trabalharam na parte de esportes da rádio eram Waldir Amaral e Jorge Cury.

A parte de esportes da Rádio Globo atualmente é comandada, no Rio de Janeiro por José Carlos Araújo, Minas Gerais com Marcos Guiotti e em São Paulo por Oscar Ulisses. A gerência nacional de esportes é atualmente de Álvaro Oliveira Filho, que é também comentarista esportivo do projeto vitorioso do Futebol da CBN.

Expansão

As primeiras transmissões de São Paulo iniciaram em maio de 1959, inicialmente sob o nome de Rádio Nacional, das Organizações Victor Costa, passando-se a chamar Rádio Globo após a segunda metade da década de 1970.

Identidade visual

Desde a década de 1970 a Rádio Globo tem seu logotipo com as letras no formato da Rede Globo de Televisão. Em 2009 a Rádio Globo muda sua identidade visual com um logotipo nas cores azul e amarelo.

Globo FM

Desde 2010, a Rádio Globo começou seu projeto de transmissão simultânea em AM e FM, a partir das emissoras próprias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A transmissão AM/FM vai ampliar a audiência da emissora através de celulares e receptores apenas de rádio FM.



Fonte - Enciclopédia livre

A esta maravilhosa estação de televisão, mundialmente conhecida, pela passagem do seu 66 aniversário desejo as maiores felicidades, com votos de continua de sucesso.

Embora o articulista viva em Macau - China, diariamente se vai informando do que se passa no mundo, através do super informativo Jornal Globo. 

FAZ HOJE 65 ANOS O AEROPORTO DE PEDRAS RUBRAS



Inauguração do aeroporto do Porto


Um avião bimotor, um Douglas Dakota, parte de Lisboa para aterrar no novo Aeródromo do Porto, no dia 21 de Abril de 1945: é o primeiro voo oficial a estrear a nova estrutura aeroportuária do país. Apesar deste voo, o aeroporto apenas é inaugurado oficialmente meses mais tarde, no dia 2 de Dezembro de 1945. Faz hoje 65 anos.

Até então, a cidade do Porto era apenas servida, no transporte aéreo, pelo Aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

No início de 1938 arrancaram os estudos de engenharia com vista à construção de um aeródromo perto da cidade do Porto. A obra foi aprovada em 1940. Dos cofres do Estado, saíram, na altura, cerca de 1.150 contos para pagar os estudos, os projectos e a compra dos terrenos necessários para a construção.

As obras para construir o aeródromo começaram no início de 1942, com duas pistas relvadas. Três anos mais tarde, em 1945, teve início a construção da aerogare e, nesse ano, ficou concluída a plataforma de estacionamento de aeronaves, em frente à aerogare – uma plataforma já pavimentada com betão, um investimento de 700 contos. Apenas em 1947 foram concluídas as obras da aerogare e, nos dois anos seguintes, foram alcatroadas as duas pistas.

O primeiro voo doméstico teve lugar em Abril de 1945, o primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e, quatro anos mais tarde, foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

O aeroporto do Porto nasceu como Aeródromo do Porto, passou mais tarde a ser designado por Aeroporto de Pedras Rubras. Em 1990, com a inauguração da nova aerogare, recebe o nome de Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro – homenagem ao Primeiro-ministro falecido a 4 de Dezembro de 1980, num acidente de avião, num voo que partiu de Lisboa com destino, justamente, para Pedras Rubras.

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro é, actualmente, o segundo maior do país em movimentos aéreos, a seguir ao de Lisboa. Foi considerado, em 2010, o terceiro melhor aeroporto do continente Europeu, pela Airports Concil Internacional (ACI), a seguir ao de Keflavik, na Islândia, e ao de Zurique, na Suíça.

Cristina Branco

Fonte - Renascença







Aeroporto Francisco Sá Carneiro


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (código IATA: OPO; código ICAO: LPPR) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde em Portugal, com entrada no subúrbio portuense de Pedras Rubras na Maia. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência (catchment area).

Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa) sendo que a nível de passageiros, é o terceiro aeroporto do país (atrás do Aeroporto de Lisboa e ao Aeroporto de Faro).

Este moderno aeroporto tem testemunhado um grande aumento de passageiros e vôos, estando também os seus destinos a aumentar cada vez mais, principalmente a nível europeu graças às várias companhias low cost, nomeadamente a Ryanair (que poderá vir a ultrapassar a TAP Air Portugal brevemente em número de passageiros).

A Ryanair anunciou, a 4 de julho de 2009, a abertura da sua 33ª base, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento de mais de 140M$, fazendo história como a primeira companhia estrangeira a "fixar-se" nesta infra-estrutura com dois aviões permanentes.

 A Ryanair ligou, pela primeira vez, de forma regular e directa, Porto a Faro, a 26 de Outubro de 2009. Dia 14 de Junho de 2010 a Ryanair anunciou a compra  da terceira aeronave para a Base do Porto assim como a criação de sete novas rotas: Barcelona El Prat, Bologna, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valencia.

O aeroporto é constituído por uma pista com as cabeceiras 17/35 com 3.480 m de comprimento e 55m de largura asfaltada, sendo o limite das linhas de pista 45m.

O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, respondendo ao aumentar do número de passageiros, o aeroporto verá a sua capacidade aumentada de 5 para 10 milhões de passageiros/ano e de 10 para 15 milhões de passageiros/ano no futuro. A expansão proceder-se-á para locais contíguos ao actual aeroporto. Actualmente a zona de carga está em remodelações.

Recentemente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

Fonte – Enciclopédia livre



Aeroporto Francisco Sá Carneiro


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, é o segundo mais importante de Portugal, embora a nível de movimento esteja abaixo dos de Lisboa e Faro.

O aeroporto portuense tem uma pista principal com 3480 metros de extensão e 45 de largura, fica situado a cerca de onze quilómetros do centro do Porto e é uma das principais estruturas do género no noroeste da Península Ibérica.

Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.

O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com Londres, em Inglaterra.

Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga.

Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

A 15 de Outubro de 2005 foi parcialmente inaugurado um novo terminal, após cinco anos de obras. O aeroporto passou assim a estar apto a acolher cerca de seis milhões de passageiros por ano. Dotado de sete mangas, o terminal permitiu acabar com o transporte dos passageiros por autocarro entre as salas de embarque e os aparelhos. No ano seguinte, 2006, todo o terminal ficou operacional.

Em Março de 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos o terceiro melhor aeroporto da Europa e o terceiro melhor do mundo entre os que acolhem menos de cinco milhões de passageiros por ano.


Como referenciar este artigo:

Aeroporto Francisco Sá Carneiro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-12-02].

Disponível na www: .



quarta-feira, dezembro 1

MUDANÇA DE SEXO




Reino Unido


De Sam a Samantha e de volta a Sam. Milionário muda de sexo duas vezes

por Joana Viana, Publicado em 09 de Novembro de 2010 .

Um milionário britânico quis ser mulher, mas arrependeu-se da decisão por causa das hormonas e do sexo com homens, que era uma "decepção"

The Daily Mail

Sam Hashimi era sinónimo de um homem de negócios britânico, divorciado e com dois filhos. Mas alguma coisa falou mais alto dentro do milionário, que em 1997 decidiu que queria mudar de sexo: de Sam passou a Samantha, de Hashimi passou a Kane.

Gastou 100 mil libras na altura (cerca de 116 mil euros) para uma série de operações que foram tão bem sucedidas que o seu novo eu, feminino, chegou a ter um relacionamento sério com outro ricaço. De homem de negócios passou a designer de interiores, passou a frequentar o jet set do principado do Mónaco e viveu sete anos feliz.

Ou não tão feliz, poderá ser questionado, considerando que chegada a 2004, Samantha quis voltar a ser um homem: falou num "terrível engano", sobretudo pelo afastamento dos filhos, disse estar farta das hormonas femininas, que o tornaram emocionalmente instável, e de ir às compras e, veio a confessar, o sexo com homens era uma "decepção".

Por isso, voltou a largar uns milhares (desta vez 25 mil libras, cerca de 29 mil euros) para reaver a sua masculinidade. As três operações na clínica de alteração de sexo do hospital Charing Cross, em Londres, serviram para remover os implants de seios, e os órgãos genitais foram reconstituídos com enxertos de pele da sua barriga. E de Samantha passou a Charles.

O único problema, divulga agora o The Daily Mail, é que os vestígios da sua aparência feminina não desapareceram: o seu corpo deixou de produzir testosterona naturalmente e, admitem os médicos, os traços femininos nunca mais deverão largá-lo.






VIH/sida. Profissionais de saúde acusados de discriminação



Dia Mundial da Sida


VIH/sida. Profissionais de saúde acusados de discriminação

por Marta F. Reis , Publicado em 01 de Dezembro de 2010
Actualizado há 10 horas

.Centro Anti-discriminação recebeu 30 denúncias este ano. Metade diz respeito a contextos hospitalares. Jovens e mulheres infectadas são quem mais recorre a apoio jurídico




Fernando Fonseca, 59 anos, foi diagnosticado no Canadá, em 1994. Viveu a discriminação numa grande cidade e continua a vivê-la numa vila ao pé da Lourinhã. Há muito que deixou de ter medo da doença

Dentistas que se recusam a tratar doentes infectados, testes ginecológicos adiados ou intervenções abusivas e ilegais dos médicos de trabalho. Estas são algumas das situações de discriminação denunciadas aos especialistas do Centro Anti-discriminação, que desde Fevereiro presta apoio jurídico na área do VIH/sida.

Em dez meses a iniciativa promovida pela Ser+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida) e GAT (Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/sida) recebeu 30 queixas. "Metade são em contexto hospitalar", revela ao i Pedro Silvério Marques, director do projecto. As restantes também estão quase sempre ligadas à saúde, sobretudo à medicina laboral ou aos serviços de seguros.

"Onde vemos mais discriminação é onde nos choca mais: seja qual for a situação que nos é relatada está quase sempre ligada aos serviços de saúde, com origem numa atitude que antes de mais é deontologicamente incorrecta", condena Pedro Silvério Marques. O coordenador nacional para a Infecção VIH/Sida, Henrique Barros, reage aos números com um incentivo nacional à denúncia de casos de discriminação, para que possam ser resolvidos.

"Sabemos que existem pela prática diária, mas nunca houve números", diz ao i, lembrando que a coordenação nacional tem estado a apoiar a acção do Centro Anti-discriminação, sobretudo através de protocolos com universidades - que começarão a dar frutos em 2011, com os primeiros indicadores sobre a forma como são respeitados os direitos dos doentes seropositivos.

"Os serviços de saúde são o lugar onde se esperaria que houvesse mais informação, mas sabemos que existem diferentes níveis na cadeia de atendimento, dos auxiliares aos administrativos e médicos", sublinha Henrique Barros. "Muitas vezes são situações que não têm directamente a ver com a sida, mas com falta de educação, profissionalismo e civismo. Quando temos as queixas, podemos agir nos serviços."

realidade silenciosa A actividade do centro ainda não permite uma análise estatística, sublinha Pedro Silvério Marques. Mas nota-se já que quem mais tem recorrido ao apoio jurídico - que passa por esclarecer e ajudar os queixosos em processos de mediação ou denúncias formais - são os mais jovens e as mulheres. Talvez por utilizarem os serviços para exames mais rotineiros em especialidades, como a ginecologia, justifica o responsável.

Depois do pedido de ajuda, e por receio ou por estarem a digerir o diagnóstico e as relação familiares, muitas pessoas ainda não dão seguimento aos procedimentos formais. Alguns casos, contudo, podem chegar aos tribunais se as queixas forem formalizadas.

Pedro Silvério Marques lembra um dos relatos que mais o impressionaram este ano: um cidadão brasileiro, de 22 anos e imigrante legal no país, foi despedido ainda durante o período experimental numa associação ligada à área da saúde, depois de um médico de família lhe ter feito o teste do VIH sem consentimento prévio.

"O diagnóstico e o despedimento foram-lhe comunicados numa sala cheia de gente, diante da administração e outros funcionários", recorda Silvério Marques. No contexto hospitalar, os relatos vão desde a recusa de atendimento à separação da loiça ou entrega de talheres descartáveis.

No site do Centro Anti-discriminação é possível ler algumas das perguntas e respostas mais frequentes na linha de apoio jurídico (707 240 240). Dúvidas sobre os direitos da entidade empregadora em aceder a informações sobre o estado de saúde do funcionário ou sobre o acesso de seropositivos a lares ou creches são as mais comuns.

No próximo ano, a Ser+ e o GAT esperam fazer uma maior divulgação desta valência de apoio jurídico. Estão também planeados programas de formação de quadros executivos para empresas, iniciados este ano na Águas de Portugal.

"Onde vemos mais discriminação é onde nos choca mais", diz Pedro Silvério Marques, director do centro

"Muitas vezes são situações que não têm directamente a ver com sida, mas com falta de civismo", sublinha

Fonte – Jornal i




DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA





O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.






Mensagens para Orkut


Relatório da ONU


Número de infectados com SIDA aumentou

Em Portugal, 100 por cento dos doentes com tuberculose infectados com o vírus da sida têm acesso a antirretrovirais, mas apenas cerca de 10 por cento dos infectados pela injecção de drogas acedem ao tratamento. Estima-se ainda que, em 2009, cerca de 42 mil pessoas vivessem com o vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal, número que, em 2001, era de 31 mil pessoas.

As contas são da agência das Nações Unidas para a sida (ONUSIDA), que esta terça-feira divulga o "Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia da sida", que inclui dados sobre 182 países de todo o Mundo.

A taxa de sobrevivência de doentes infectados com VIH sujeitos a tratamento antirretroviral é, em Portugal, da ordem dos 80 por cento, refere também o relatório.

Fonte - Correio da Manhã
 
 
Manuel Pizarro assinala Dia Mundial da Sida com visita ao Hospital Joaquim Urbano e inauguração de graffiti em Matosinhos.


Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, visita, amanhã, dia 1 de Dezembro, o Centro de Terapêutica Combinada do Hospital Joaquim Urbano, no Porto, uma unidade de apoio aos toxicodependentes portadores do vírus VIH/sida.

Após esta visita, o Secretário de Estado inaugura, em Matosinhos, o projecto “Encosta a SIDA à parede”, um graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH, que será replicado, em 2011, em várias cidades do país, pretendendo-se levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com esta infecção.

Lisboa, 30 de Novembro de 2010

 Fonte - Portal da saude

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