o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, fevereiro 27

CONVITE DE CASAMENTO TAILANDÊS


O articulista recebeu um convinte de casamento de uma moça amiga, ex-colega de universidade de sua filha mais velha, embora tenha assistido já a vários casamentos de familiares, este convite tem algo de especial.


- TRADUÇÃO -

Casamento a ser realizado nos dias 23 e 24 de Março de 2013

Tai Ka Man e Nong Luk  (pais da noiva)

Hithe Thite e Bun Si (pais do noivo)

Convidam V. Exas. para assistirem ao casamento de seus filhos

Miss Chirawan Ka Man

Agente Policial Pradit Hwan Pon

Pelas 18.00 horas, de Sábado, dia 23 de Março de 2013 será realizado um jantar à moda chinesa, na Escola Tong Hen Withaya, sita na localidade de In Buri - Sing Buri.

Dia 24, domingo, em sua casa, sita na 21 Moon Song - Tabon (sub-distrito) Tong Hen, Amphoe (distrito) In Buri - Sing Buri, pelas 07.19 horas será realizada a cerimónia da benção aos noivos por um monje budista.

Pelas 09.19 horas será realizada a benção aos noivos pelos convidados.

Às 11.00 horas será realizado um almoço em cvasa dos pais da noiva.







Juntamente com o convite vinha este cartão onde indica a residência da noiva (cor rosada) a escola onde será servido  o jantar no dia 23 e a indicação a verde de um hote, no topo, lado direito as iniciais, JP, dos noivos.

Numa carta anexa, a noiva nos oferece a estadia no hotel da cidade.

É de salientar que a cidade Sing Buri dista de Bangkok cerca de 142 kms.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/casamento-tailandes.html





O articulista derramando água sobre as mãos do noivo, acto este que reperesenta o dar as benções. A noiva era uma prima de minha esposa.



terça-feira, fevereiro 26

DIA DE ORAÇÃO -WAT LEI NEI YI


Após termos visitado a igrela do Rosário, e por ser dia de Nagha Puja, nos deslocamos neste Tuk Tuk, quatro pessoas, que por 50 baths, nos levou até ao Wat Mangkon Kamawat (Wat Lei Nei Yi) que se situa em Yaowart,  Charoenkrung Road, Soi 19 a 21, na China Town, onde a esposa do articulista e este foram orar.



Este mosteiro possui um labirinto de passagens que  ligam a vários altares a Buda, assim como divindades taoístas


Homenagear os santuários sagrados chineses dentro do templo


Localizado em Bangkok Chinatown, este é provavelmente o mais famoso templo chinês local onde os monjes  Mahayana habitam e oram.

 Construído em 1871 em estilo arquitectônico chinês,  levou oito anos a ser construído e mais tarde recebeu  pelo Rei Chulalongkorn, Rama V, o nome de Wat Mangkorn Kamalawat,

O templo é muito concorrido em ocasiões especiais e festivais budistas chineses, como o Ano Novo Chinês e durante o festival de comida chinesa vegetariana e não só.




Segundo os monjes budistas e os cartumantes, no presente ano em que é regido pela serpente, as pessoas nascidas nos anos do Tigre, Cavalo, Macaco e Porco não se comtatizam com a Serpente.

O articulista nasceu no ano do Macaco e sua esposa no ano do Porco, vejamos o que nos dizem os monjes, tal como afixado neste enorme quadro, a cor vermelha.

                                                                            MACACO 

Não muito compatível.
Não se podem compreender ou comunicar entre si.
Muitos conflitos se houver falta de confiança ou de boa vontade.
Os ganhos têm de ser muito grandes para que cooperem.

                                                                               PORCO


Não se podem relacionar ou comprender.
Conflitos profundos e douradoros.
Não conseguem comunicar ou estabelecer as suas diferenças amigavelmente.


 
Para apaziguar a Serpente, os fiéis necessitam de escrever, no envelope vermelho, sua idade e data de nascimento bem como a hora, e levar um papel dourado e queimar 3 pivetes, papeis esses os quais serão entregues, no caso do articulista e de sua esposa, ao Deus Chai Seng Iak, tal como o articulista fez bem como sua esposa. Para a aquisição do envelope e do papel dourado foi necessário pagar, por pessoa, a quantia de 100 baths.
 
Eram milhares os fiéis que se encontravam no mosteiros, e conforme seu signo assim ia junto ao altar do respectivo Deus, o nosso ficava no altar número 6.
 
 
                           O Deus Chai Seng Iak é o que está representado no lado direito
 
Poderão os leitores chamar a este ritual chinezeses, mas para quem vive na Ãsia se vai habituando a estes rituais.
 
 
                        Como se pode ver pela imagem o mosteiro estava muito concorrido
 
 
                                Muitos eram os altares com as imagens de variados Deuses
 
                                        Como se pode ver, eram muitos os fiéis
 
 
Um pequeno altar onde estão expostas as imagens de vários Budas e deuses bubistas e taoistsa
 
 
                          Fiéis orando, queimando pivetes e fazendo ofertas aos deuses
 
 
 
 
            A esposa do articulista, à direita, indo saber o local onde deveriamos ir orar
 
 
A esposa do articulista após ter adquirido, por 400 baths, uma imagem do Deus Chai Seng Iak
 
 
 
 
Depois de cumprido nosso dever, dali saimos para irmos almoçar a um centro comercial em Rama IX
 
 
 
Este foi o táxi no qual nos sentamos, mas depois o táxistya se recusou a nos levar até â Rama IX, embora as leis tailândeses punam estes actos.
 
 
Tivemos que aguardar a chegada de um outro táxi que nos serviu, tendo passado pela estação central de caminhos de ferros, Hua Lamphong
 
 
 
 
 
Utilizamos a via rápida superior, nesta foto pode ver o mais alto edifício da Tailândia o hotel Baiyoke Sky, onde o articulista por vãrias vezes almoçou num dos restaurantes no topo do mesmo.
 
http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2011/10/baiyoke-sky-hotel.html
 
 
Volvidos alguns minutos chegavamos ao centro comercial Central Rama IX onde almoçamos

ALMOÇO NO SUKISH


O almoço do dia de ontem, foi tomado no Restaurante Coreano-japonês, Sukishi, no Centro Comercial Central em Rama IX.





Antes de ir-mos para o restaurante, sito no sexto andar, deu ainda tempo para tirar esta duas fotos, à entrada do Centro Comercial.


                                               Um belo e apetitoso prato de sashimi


Estes pratos de comida japonesa foi o almoço do articulista no dia de ontem, e sem bebidas alcoólicas porque era proibiu vender ou beber, visto ser feriado, como tal a água foi o acompanhamento.













                          Ovas de salmão com clara de ovos e alguns condimentos



Depois do refastelado almoço, uma bica e um bolo de chocolate branco, tomado no café ao lado do restaurante, SECRET RECIPE






A esposa e as três filhas preferiam um grelhado à moda coreana, e os pratos escolhidos foram o que acima ficam expostos




                                        Os molhos esses, como sempre bem picantes

segunda-feira, fevereiro 25

IGREJA DO ROSÁRIO - BANGKOK






Esta igreja católica foi fundada pelos católicos  portugueses vindos de Ayutthaya. Este importante local na área de Kudi Chin, foi a primeira a ser usada por um grupo maioritário, após terem rejeitado o clérigo francês e deste se separado. 

No ano de 1786, o Rei Rama EI dei-lhes uma plantaforma de terra  para construir a primeira igreja chamada Kalawario este o nome da montanha, onde Jesus Cristo foi crucificado.  Anos mais tarde o nome foi mudado passando a chamar-se  Kalawar.

A presente igreja,  é a terceira concluída durante o reinado do  Rei Rama V. Suia arquitectura é estilo gótico  com uma torre  frontal e uma cruz cimeira, com as portas transversais  em arco e janelas.
 
Esta igreja, muito frequentada por fiéis, na sua maioria de origem chinesa, e muitos turistas, localiza-se em Soi Wanit 2, Charoen Krung Road, na China Town em Bangkok.
 
 
  Igreja Santo Rosário a coroa de rosas no Chao Phraya.


Os  portugueses construíram a igreja  Santo Rosário em 1786 com uma doação de terras do rei Rama I, quatro anos depois de Bangkok ter sido estabelecida como o capital do reino..

Como a Igreja de Santa Cruz, é pelo rio Chao Phraya banhada, desta vez no banco de Bangkok. Tal como a Igreja de Santa Cruz, foram os descendentes de portugueses dos primeiros comerciantes em Ayutthaya que fundaram esta igreja.

Originalmente baseada na Igreja de Santa Cruz, em Kudi Jeen Thonburi, os portugueses sentiram a necessidade de uma igreja separada após a entrada do clero francês.

O resultado dessa ruptura foi o início da construção da Igreja Santo Rosário em Samphanthawong na margem do rio do Chao Phraya, Bangkok a sul de Yaowarat, Chinatown.

O nome tailandês para esta igreja católica, originalmente chama-se Kalawario, uma transliteração Thai do Calvário,  monte onde  Jesus Cristo foi crucificado. O nome foi mudado mais tarde para Kalawar.

Rosário, o nome em Inglês é derivado de "Rosarium", latim para jardim de rosas. Daí "Kularb" ou rosa em tailandês nos nomes das escolas filiadas à igreja.

A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Nossa Senhora revelou a várias pessoas que cada vez que eles rezassem uma Ave Maria  Lhe estavam ofertando  uma linda rosa e que cada Rosário completo faz dele uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, e assim o Rosário é a rosa de todas as devoções e, portanto, é o mais importante.

O Santo Rosário.

Tendo passado por dois programas de reconstrução de sua história, a actual igreja é o resultado da reconstrução terceiro 1891-1898.

A estrutura de cor creme presente tem uma fachada alta coberto com uma torre gigantesca, uma estátua da Virgem Maria está acima dos arcos elevados que emolduram a entrada principal, levando a altas portas em arco.





                       O interior da igreja está lindamente decorado com imensos vitrais.

O articulista encontrava-se na cidade de Bangsaen, onde foi passar uns dias com a família, tendo regressado esta manhã a Bangkok, visto ser o Dia de Nagha Puja,sendo feriado nacional.

Desejando a esposa do articulista ir a um mosteiro budista venerar o Lord Buda, o fomos fazer num mosteiro sito na China Town, mas antes fomos visitar esta lindissima igreja do Santo Rosário.

Em virtude de nossa residência se situar na parte norte da cidade, e ser imensamente complicado conduzir na zona da China Town e desconhecendo as vias de acesso a este igreja, resolvemos deixar a viatura em casa e seguimos de táxi.





 
Mesmo para um táxista não foi fácil dar com o local.
A porta de acesso à igreja estava fechada, pelo que tivemos de entrar pela portão de acesso à escola









As pias com água benta de ambos os lados da entrada na igreja


O articulista no interior da igreja



Interior da igreja


O articulista junto ao altar mor


O articulista colocando duas velas num pequeno altar, e ali orando pelas almas de seus familiares já falecidos.



Imagem de Santo António


Imagem de Santa Teresinha, o articulista sempre ora junto desta imagem, sua irmão Emilia, que faleceu com a idade de 17 anos, foi para a cova vestida com o hábito de Santa Teresinha.


O articulista junto à imagem de Nossa Senhora




Muitos e belos eram os vitrais, 19 destes género, pena é que o articulista não consiga postar mais imagens, mas aqui fica uma pequena ideia do que é esta bela igreja, pelos portugueses erguida.