o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, fevereiro 25

IGREJA DO ROSÁRIO - BANGKOK






Esta igreja católica foi fundada pelos católicos  portugueses vindos de Ayutthaya. Este importante local na área de Kudi Chin, foi a primeira a ser usada por um grupo maioritário, após terem rejeitado o clérigo francês e deste se separado. 

No ano de 1786, o Rei Rama EI dei-lhes uma plantaforma de terra  para construir a primeira igreja chamada Kalawario este o nome da montanha, onde Jesus Cristo foi crucificado.  Anos mais tarde o nome foi mudado passando a chamar-se  Kalawar.

A presente igreja,  é a terceira concluída durante o reinado do  Rei Rama V. Suia arquitectura é estilo gótico  com uma torre  frontal e uma cruz cimeira, com as portas transversais  em arco e janelas.
 
Esta igreja, muito frequentada por fiéis, na sua maioria de origem chinesa, e muitos turistas, localiza-se em Soi Wanit 2, Charoen Krung Road, na China Town em Bangkok.
 
 
  Igreja Santo Rosário a coroa de rosas no Chao Phraya.


Os  portugueses construíram a igreja  Santo Rosário em 1786 com uma doação de terras do rei Rama I, quatro anos depois de Bangkok ter sido estabelecida como o capital do reino..

Como a Igreja de Santa Cruz, é pelo rio Chao Phraya banhada, desta vez no banco de Bangkok. Tal como a Igreja de Santa Cruz, foram os descendentes de portugueses dos primeiros comerciantes em Ayutthaya que fundaram esta igreja.

Originalmente baseada na Igreja de Santa Cruz, em Kudi Jeen Thonburi, os portugueses sentiram a necessidade de uma igreja separada após a entrada do clero francês.

O resultado dessa ruptura foi o início da construção da Igreja Santo Rosário em Samphanthawong na margem do rio do Chao Phraya, Bangkok a sul de Yaowarat, Chinatown.

O nome tailandês para esta igreja católica, originalmente chama-se Kalawario, uma transliteração Thai do Calvário,  monte onde  Jesus Cristo foi crucificado. O nome foi mudado mais tarde para Kalawar.

Rosário, o nome em Inglês é derivado de "Rosarium", latim para jardim de rosas. Daí "Kularb" ou rosa em tailandês nos nomes das escolas filiadas à igreja.

A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Nossa Senhora revelou a várias pessoas que cada vez que eles rezassem uma Ave Maria  Lhe estavam ofertando  uma linda rosa e que cada Rosário completo faz dele uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, e assim o Rosário é a rosa de todas as devoções e, portanto, é o mais importante.

O Santo Rosário.

Tendo passado por dois programas de reconstrução de sua história, a actual igreja é o resultado da reconstrução terceiro 1891-1898.

A estrutura de cor creme presente tem uma fachada alta coberto com uma torre gigantesca, uma estátua da Virgem Maria está acima dos arcos elevados que emolduram a entrada principal, levando a altas portas em arco.





                       O interior da igreja está lindamente decorado com imensos vitrais.

O articulista encontrava-se na cidade de Bangsaen, onde foi passar uns dias com a família, tendo regressado esta manhã a Bangkok, visto ser o Dia de Nagha Puja,sendo feriado nacional.

Desejando a esposa do articulista ir a um mosteiro budista venerar o Lord Buda, o fomos fazer num mosteiro sito na China Town, mas antes fomos visitar esta lindissima igreja do Santo Rosário.

Em virtude de nossa residência se situar na parte norte da cidade, e ser imensamente complicado conduzir na zona da China Town e desconhecendo as vias de acesso a este igreja, resolvemos deixar a viatura em casa e seguimos de táxi.





 
Mesmo para um táxista não foi fácil dar com o local.
A porta de acesso à igreja estava fechada, pelo que tivemos de entrar pela portão de acesso à escola









As pias com água benta de ambos os lados da entrada na igreja


O articulista no interior da igreja



Interior da igreja


O articulista junto ao altar mor


O articulista colocando duas velas num pequeno altar, e ali orando pelas almas de seus familiares já falecidos.



Imagem de Santo António


Imagem de Santa Teresinha, o articulista sempre ora junto desta imagem, sua irmão Emilia, que faleceu com a idade de 17 anos, foi para a cova vestida com o hábito de Santa Teresinha.


O articulista junto à imagem de Nossa Senhora




Muitos e belos eram os vitrais, 19 destes género, pena é que o articulista não consiga postar mais imagens, mas aqui fica uma pequena ideia do que é esta bela igreja, pelos portugueses erguida.



6 comentários:

Jose Gomes Martins disse...

Caro amigo Cambeta,
A igreja é muito bonita só é pena que não tenha um único vestígio português. O Vaticano apoderou-se de tudo e destruiu um bairro de casas, tipo de Macau. Felizmente consegui fotografar tudo que conservo em meus arquivos. Passe pelo http://portugalnatailandia.blogspot.com que tem lá a história, nomes e parte dessas fotografias captadas por mim.
Abração amigo
José Martins

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro amigo António Cambeta!
Agradeço sua atenção em nos apresentar a Igreja do Rosário!
Caloroso abraço! Saudações sacras!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

Graça Sampaio disse...

Lindas as imagens! Especialmente a da Senhora com o menino ao colo. Que bom seguir o seu blog para ficar a conhecer sítios tão bonitos e tão longínquos- Obrigada.

Beijos

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Historiador José Martins, jás tinha lido, mas voltei a reler a sua bela escrita sobre o assunto e como sempre adorei.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Prof. Joâo Paulo,
Esta bela igreja a visitei pela primeira vez, tal como a de Santa Cruz, igualmente em Bangkok, os acessos são dificies por terra.
Os portugueses andaram por todo o lado e o Vaticano, tal como confirma o meu amigo Jos~e Martins muita coisa destrui e que era algo de belo.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Eu nunca paro e ando semp+re visitando locais onde a presença portuguesa se fez sentir, na Tailândia existem imensas igrejas católicas, e muitas delas igualmente lindissimas, construídas pelos franceses que rivalizavam com os portuiguese.
Obrigado por suas gentins palavras.
Abraço amigo