o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, julho 4

RUA DE FERNÃO MENDES PINTO

UMA DAS PLACAS DA RUA DE FERNÃO MENDES PINTO, NA CIDADE DE MACAU.

Segundo descreve o P. Manuel Teixeira, no volume II Toponímia de Macau, na parte "Figuras da História e da Literatura", na página 252, descreve que a Rua Fernão Mendes Pinto, começa na Estrada de Coelho do Amaral, entre os prédios nos. 74 e 76 e em frente da Rua Tomé Pires, e termina na Rua do Almirante Costa Cabral, ao lado do prédio no. 54.
-------------------------------------------------------------------------------------
Existe ainda um Pátio e um Beco com o mesmo nome, que ficam situados junto à Rua com o seu nome.
Em Macau o nome das artérias é bilingue, como se pode ver na placa acima inserida, e nem sempre o nome da via em português, corresponde ao nome posto em chinês, neste caso concreto da Rua Fernão Mendes Pinto, em chinês é FEI NANG PIN TOU KAI, tradução fonética de Fernão Pinto, KAI significa rua.
O Beco Fernão Mendes Pinto, em chinês é FEI NANG PIN TOU LEI, tradução fonética de Fernão Pinto, LEI significa Beco.
O Pátio Fernão Mendes Pinto, em chinês é FEI NANG PIN TOU VAI, tradução fonética de Fernão Pinto, VAI significa Pátio.
===============================================================
Segundo descreve o Monsehor Manuel Teixeira, Mendes Pinto nasceu aí por 1510-14 em Montemor-o-Velho e morreu a 3-VII-1583 no Pargal, perto de Almada. É o maior aventureiro português de todos os tempos: durante 21 anos, foi "treze vezes cativo e dezassete vendido, nas partes da Índia, Etiópia, Arábia, China, Tartária, Macáçar, Samatra e outras muitas províncias daquele oriental império dos confis da Ásia".
Da China diz ele na sua célebre Peregrinação: "Destas grandezas que se acham em cidades particulares deste império da China se poderá bem coligir qual será a grandeza dele todo junto... E a este modo são todas as mais cousas de que a natureza a dotou, assim na salubridade e temperamento dos ares como na polícia, na riqueza, no estado, nos aparatos, e nas grandezas das suas cousas, e, para dar lustro a tudo isto, há também nela uma tamanha obervância da justiça, e um governo tão igual e excelente, que a todas as outras terras pode fazer inveja: e a terra a que faltar esta parte, todas as outras que tiver, por mais alevantadas e grandiosas que sejam, ficam escuras e sem lustro." (cap.99)
PLACA DA RUA DE FERNÃO MENDES PINTO, NA ILHA DA TAIPA.

A Toponímia do território de Macau é bem complicado de ser compreendida, visto que existem na ilha da Taipa, igualmente artérias como mesmo nome, a Rua de Fernão Mendes Pinto é uma delas, tal como é a Avenida Dr. Sun Yat-Sen.
É tempo de se reverem os nomes das artérias do território e se publique um livro, actualizado, com os nomes de todas as artérias do Território, Macau e ilhas da Taipa e Coloane.

Nenhum comentário: