o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, julho 24

CHEGADA A MACAU - 1964

CHEGADA, notícia publicada no Jornal Notícias de Macau, no dia 22 de Setembro de 1964, porém com uma informação incompleta e incorrecta.
É verdade que o contingente de tropas do nosso exército, veio de Portugal Continental, num barco nacional, Navio esse com o nome de ÍNDIA, que após 45 dias de viagem atracou a um cais em Kwoloon, Hong-Kong.
Naquela vizinha cidade embarcou, o contigente de tropas, que era constituído por duas Companhias de Caçadores, a saber a 690, ao qual pretencia o articulista, e a 691 bem como um pelotão da Polícia Militar e mais alguns militares, poucos, que vinham em render, em comissão individual os seus camaradas no Q.G.
Essa viagem foi efectuada no navio Takshing, que atracou à Ponte 12 do Porto Interior, não às 6.30 horas da manhã, como refere o artigo, mas sim, por volta das 18.30 horas.



Esta foto o que o articulista acabou de escrever, pode ver-se o articulista, o primeiro à direita, aguardando com seus colegas a chegada das viaturas que os levaria para os seus respectivos quarteis, Ilha Verde e Mong-Há.
O articulista comandando uma Secção (10 militares) não ficou em Macau, bem como um pelotão da companhia 691, que seguiram para a Ponte 8, onde embarcaram numa Lancha de Desembarque dos Serviços de Marinha e os levou, respectivamente para a Ilha da Taipa, onde desembarcou o articulista e a sua secção e o pelotão seguindo para a Ilha de Coloane.
Os militares que seguiram para Coloane depois se sub-dividiram, ficando o grosso do pelotão no Quartel de Coloane e duas secções foram deslocadas, respectivamente para os postos de Ká Hó e Hac Sá.


Carimbos da Companhia de Caçadores 690, postados em documentos oficiais.

Nenhum comentário: