o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, julho 10

1966 MOTINS EM HONG-KONG


MOTINS EM Hong Kong 1966


Os motins em Hong Kong de 1966 foram uma série de disturbios que tiveram lugar durante três noites nas ruas de Kowloon e Hong-Kong em Abril de 1966.


As manifestações começaram pacificamente onde os demontrantes, protestavam contra o governo Colonial Inglês, por ter autorizado o aumento dos preços das tarifas, em 25 centimos, dos Star Ferry, barcos este que fazem a travesia entre Hong-Kong e Kowloon. .


Um dos manifestantes foi morto e dezenas de outros manifestatntes ficaram feridos, tendo sido detidos pelas forças policiais, mais de 1 800 manifestantes.


CAUSAS DIRECTAS





Formulário de petição criado por Elsie Elliot, contra o aumento das tarifas do Star Ferry

Os barcos da companhia Star Ferry eram o principal meio de ligação entre a Peninsula de Kowloon e a Ilha de Hong-Kong, antes de ter sido construído em 1972, o Túnel no Porto, túnel este subaquático. Em Outubro de 1965, um funcionário do governo de Hong-Kong informou, que a companhia de navegação Star Ferry, tinha solicitado autorização para aumentar as tarifas das viagens, entre 50% e 100%, pedido este até então mantido em segredo, os governantes expressaram consternação, por o mesmo ter sido revelado ao público. Foi igualmente revelado que a a companhia Start Ferry havia solicitado o parecer da companhia Hongkong & Yaumati Ferry, sobre o aumento solicitado.


Tudo isto veio despertar, nos cidadãos de Hong-Kong, um enorme receio, visto que, se o Governo autoriza-se o aumento, das tarifas, destas companhias marítimas, os outros meios de transporte públicos lhe seguiriam o exemplo.


O Comité Consultivo de Transportes, do qual Elliot era membra, no mês de Março de 1966, aprovou o pedido de aumento das tarifas que a Star Ferry tinha solicitado. Elsie Elliot, Conselheira urbana e membro dissidente, criou uma petição contra o aumento das tarifas, petição essa que angariou 20 000 assinaturas dos cidadãos. O protesto pacífico e racional foi conduzido por dois participantes. No entanto foi severamente suprimido pelo Governo britânico de Hong-kong. O público ficou indignado.


CAUSA BÁSICA


A década de 1960 foi um periodo de crescente insatisfação contra o domínio colonial britânico.As condições de vida e de trabalho, da população em geral, eram terríveis, onde a corrupção pervalecia Os cidadãos estavam descontentes com a desigualdade como eram tratados e pela corrupção presente nos meios policiais. O descontentamento social tinha atigindo o seu ponto de ebulição, tendo sido habilmente explorado por agitadores, apoiados pelo governo Maoista da China.


Os Protestos


Demonstrações




4 de Abril de 1966




A camisa de So's com slongs anti-governamentais

Na manhã do dia 4 de Abril, So Sau Chung (蘇守忠), um jovem de 27 anos de idade que tinha a profissão de tradutor, passou a ser um manifestante acerrimo, tendo iniciado uma greve de fome no terminal da Star Ferry no Distrito Central em Hong-Kong. Usando uma jaqueta preta, tinha inscritas, nas costas da mesma, as palavras "Hail Elsie", por eles escritas à mão, apelando para ela se juntar à sua greve de fome, para impedir o aumento das tarifas. Esta acção despertou o público que por ali passava, e rapidamente se formara uma multidão de apoiantes.


5 de Abril de 1966


Um outro jovem, Lo Kei (盧麒), juntou-se a So na sua greve de fome. Pelas 16.10 horas agentes da polícia prederam So Sau Chung acusando-o de obstrução da via de acesso. Um grupo de jovens simpatizantes deslocaram-se até à residência governamental, entregrando uma petição ao Governador, David Trench.


Nessa mesma tarde, mais de 1 000 pessoas juntaram-se em Tsim Sha Tsui, desmonstrando-se contra a prisão de So's e contra o governo por ter acedido ao pedido de aumento das tarifas, por parte da compnahia Star Ferry.. Os demonstrantes marcaharam até Mong Kok, tendo regressado, de novo, para Tsim Sha Tsui.


Escalada



6 de Abril de 1966

So foi levado à presenaça do juíz no Western Magistrate' Court, e ali condenado a dois anos de prisão.


Uma enorme multidão se foi juntando perto do tribunal e por volta das 20 horas, os manisfestantes em Kowloon, duas horas depois, desencandearam a violência. Numa das ruas mais movimentadas Nathan Road, os manifestantes começaram a lançar pedras sobre as viaturas que passavam e incendiando algumas delas. O posto de polícia de Yau Ma Tei, foi atacado por cerca de 300 manifestantes enfurecidos. A polícia de choque respondeu com gás lacrimogénio, mas os manifestantes se juntaram de novo em Nathan Road, duplicando o número de manifestantes aos quais se juntaram ainda mais após as casas de cinema terem encerrados as suas portas cerca da meia noite.


Os manifestantes ocuparam lojas, partiam e lançavam fogo sobre todas as facilidades publicas, incluindo bocas de incêndio e postes de transformção electrica. A polícia anti-montins continuo a lançar gás lacrimógenio sobre os manifestantes e disparando com suas carabinas contra eles. Durante essa noite foram lançadas 772 granadas de gás lacrimogenio e dispradas 62 balas de madeira e 62 balas reais.


Os militares forma chamados para ajudar. Os soldados armados e com as baionetas colocadas em suas armas, passaram a patrulhar as ruas de Kowloon e impomdo o recolher obrigatório, por volta das 01.30 horas.




7 de Abril de 1966

No dia seguinte o governo anunciava que o recolher obrigatório tinha começado às 07.00 horas, e avisava que seriam baleados todos aqueles que não acatassem as ordens. Mas, nessa noite os manifestantes se juntaram em Nathan Road, perto de Mong Kok. De novo incendiaram viaturas e partiam as montras das lojas. Centenas de manifestantes tentaram, mas sem sucesso, incendiar as esquadras da polícia de Yau Ma Tei e Mong Kok. Nessa tarde a polícia se viu obrigada a lançar 280 granadas lacrimogenias e abrindo fogo com balas reais 218 vezes. Um dos manifestantes foi morto e quatro ficaram feridos, tendo sido detidos 215 manifestantes.


8 April 1966


No dia seguinte o governo anunciou que o recolher obrigatório começaria às 19.00 horas, e avisou que uma vez mais, que os manifestantes que não acatassem as ordens, corriam o rreisco de ser baleados. O governo providenciou mais carreiras de autocarros, para que os trabalhadorer pudessem regressar as suas casas mais cedo. por esse motivo a cidade paracia uma cidade fastasma, uma hora antes de ser implantado o recolher obrigatório. Cerca de 3 500 policias passaram a patrulhar as ruas. Houve vários incidentes, com lançamento de pedras, por parte dos manifestantes nas residencias Chungking e na Rua Nam Cheong em Sham Shui Po. Os raids policiais culminaram na prisão de 669 agitadores..


RESULTADO


Cerca de 300 pessoas foram presentes a julgamento, e 258 foram condenados a dois anos de prisão. O recolher obrigatório foi suspenso no dia 10 de Abril.


O aumento das tarifas foi aprovado a 26 de Abril.


Os danos causados foram estimados em cerca de 20 milhões de dolares de Hong Kong.


Após os motins, as autoridades criaram uma comissão de inquérito, mas a mesma foi apelidada por Elliot, como sendo uma farsa.


Lo Kei foi preso, alegando as autoridades ser ele um ladrão . No mês de Janeiro de 1967, foi encontrado enforcado em seu apartamento em Ngau Tau Kok. O caso foi considerado pelas autoridades como sendo um suícidio, mas tanto a senhora Elliot bem como o senhor So, dão outra versão do acontecido. So e outros manifestantes que estiveram envolvidos nos motins em Mong Kok até Abril, quando So foi preso, foram enviados para o Hospital Psiquiatrico em Castle Peak, por 14 dias.

Nenhum comentário: