o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, julho 29

A BANCA MAIS ANTIGA DE MACAU

Vultos da história de Macau, que para muitos são desconhecidos mas que fazem parte da história de Macau, é o caso do senhor Wong.
Quem viveu em Macau ou quem ainda vive em Macau, por certo, conheceu ou conhece este senhor, que tem uma banca de venda de cigarros, na Avenida Almeida Ribeiro, mesmo defronte do Edifício dos Correios, ou seja ao lado do antigo Cinema Apolo.


O senhor Wong, que conheci quando cheguei a Macau nos de 1964, é o senhor que ao longo de 61 anos, mantêm a sua banca de venda de cigarros e outros artigos, ainda a funcionar.
Pessoa simpática, imensamente conhecida e popular entre os portugueses de então.
A sua banca, era famosa, para além de cigarros vendia igualmente refrigerantes e outros produtos, que as pessoas compravam, para se deliciarem, ao verem os filmes, no Cinema Apolo, local este onde se encontrava a dita banca, e que ainda, nos dias de hoje lá permanece.
Falando com o Senhor Wong, ele me informou que ali está estabelecido, desde o ano de 1949, tinha cerca de 17 anos de idade, quando seu pai ali abriu a banca e o colocou a tomar conta do negócio.
Hoje, já com a avançada idade de 78 anos ali continua, sempre com o mesmo espirito comerciante, afável e bom conservador.
Muitos Governadores de Macau, o foram visitar e ali emtabular conversa com este simpático senhor Wong, muito amigo dos portugueses.
Conhece a maioria dos antigos portugueses residentes em Macau e por eles tem muita estima.

Nenhum comentário: