o mar do poeta
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sexta-feira, dezembro 3
quinta-feira, dezembro 2
É BOM SABER-MOS
King Camp Gillete (Wisconsin, 5 de janeiro 1855 — Los Angeles, 9 de junho de 1932) é um inventor norte-americano.
Inventou a lâmina de barbear.
Gillete trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas. A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos.
No dia 2 de Dezembro de 1901 patenteou a lâmina de barbear Gillette
Em 1903 fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno.
Pensa o articulista que muitos dos leitores deste blogue se recordarão das lâminas Gilletes, alguns a usaram, ou então seus familiares mais velhos.
O articulista quando acentou praça no exército, no remoto ano de 1963, embora fosse ainda inberme, foi-lhe ofertado por pessoas amigas um estojo de barba da marca Gillete que usavam as lâminas acima representadas, sabão de barba e um pincel.
Volvidos que são tantos anos, o articulista continua fiel à marca, passando a usar espuma de barba e as mais modernas lâminas.
Inventou a lâmina de barbear.
Gillete trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas. A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos.
No dia 2 de Dezembro de 1901 patenteou a lâmina de barbear Gillette
Em 1903 fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno.
Pensa o articulista que muitos dos leitores deste blogue se recordarão das lâminas Gilletes, alguns a usaram, ou então seus familiares mais velhos.
O articulista quando acentou praça no exército, no remoto ano de 1963, embora fosse ainda inberme, foi-lhe ofertado por pessoas amigas um estojo de barba da marca Gillete que usavam as lâminas acima representadas, sabão de barba e um pincel.
Volvidos que são tantos anos, o articulista continua fiel à marca, passando a usar espuma de barba e as mais modernas lâminas.
AS OBRAS NO PRÉDIO
Eram obras necessárias, desde a substituíção da velha porta de ferro, por uma em aço inoxidável, mudança do pavimento, dos azulezos das parades, à mudança das caixas electricas e a devida colocação dos fios, tantos electricos, telefónicos e de televisão, em tubagens, era necessário, para dar um melhor aspecto ao local.
A construção de uma rampa de acesso a pessoas em cadeiras de rodas, era outra obra que já devia ter sido feita à mais tempo, acabando assim com as barreiras às pessoas com deficiências fisicas.
A colocação de um tecto falso era uma obra prioritária, deixando de ficarem à vista aquele amaranhado de fios, a substituição das caixas de correio era outra prioridade, porém, todos estes trabalhos, causam imensos incovenientes a seus moradores que tiveram que ficar sem ligação à rede telefónica e à energenia electrica por algumas horas do dia, felizmente que este problema já foi ultrapassado, encontrando-se as obras a decorrer a bom ritmo.
Outras das obras efectuadas, foi a substituição de todo o sistema de segurança anti-fogo, desde as mangueiras, tubagens e tudo o mais.
O prédio onde o articulista reside, encontra-se localizado numa zona nobre da cidade, e estas obras irão valorizar ainda mais os condomínios.
Já o ano passado, a fachada do prédio foi sujeita a obras, tendo ficado com uma apresentação magnifica.
Embora o edifício tenha já alguns anos, as suas fundações são óptimas, o prédio possui 16 andares, e em cada andar existem somente dois condomínios, bem espaçosos e com uma vista maravilhosa, sem obstrução alguma.
O prédio tem o nome de Edifício Fortuna, e é nele que vive o Teso do articulista.
CHEIRO NATALÍCIO EM MACAU
Muitas são as artérias já efeitadas, durante a noite as luzes alegórias a esta quadra, iluminam a cidade.
Na Praça Jorge Alvares, uma vez, este ano, o presépio está presente.
BOEING 747-100 - 2 DE DEZEMBRO DE 1969
O primeiro voo do maior avião comercial fabricado em série no mundo ocidental até 2007, ocorreu a 2 de Dezembro de 1969
O Boeing 747-100 foi o primeiro modelo fabricado da série dos Boeings 747. A primeira versão deste Boeing entrou pela primeira vez em serviço no ano de 1970.
Inicialmente estavam apenas disponíveis motores Pratt & Whitney, embora a partir de 1975 tenham passado a estar disponíveis motores da General Electric e da Rolls Royce.
Cerca de 250 unidades do Boeing 747-100 foram produzidas até 1986, altura em que a última unidade saiu da fábrica. Com base no Boeing 747-100 foi produzido o Boeing 747SP (Special Performance), uma versão do avião com uma fuselagem encurtada, maior capacidade para transporte de combustível e menor número de passageiros.
O projeto do Boeing 747 saiu de uma conversa casual entre o presidente da Boeing e o presidente da companhia de aviação PanAm, sobre a possibilidade de se construir uma aeronave de grande porte para transporte intercontinental de passageiros que eram quase monopólio da empresa norte-americana PanAm.
Na realidade, a origem do projeto encontra-se numa série de estudos e projetos para um grande avião de transporte estratégico, destinado a permitir o transporte de grande número de homens e material dos Estados Unidos para a Europa em caso de necessidade e guerra entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia.
Os Estados Unidos operam o Boeing 747 como aeronave de transporte VIP, como aeronave de comando aéreo e presentemente está em estudo o Laser aerotransportado, uma aeronave Boeing 747 equipada com um Laser de alta potência, destinado a destruir com um raio de energia, mísseis na fase inicial do voo.
O Boeing 747-400 perdeu o título de maior avião comercial do mundo para o avião europeu Airbus A380. A Boeing ainda considerou a possibilidade de modificar o Boeing 747 para prolongar o segundo andar da aeronave ao longo de toda a fuselagem, mas os projetos foram cancelados.
RÁDIO GLOBO - 2 DE DEZEMBRO DE 1944
A Rádio Globo é uma rede de emissoras de rádio, com sede na cidade do Rio de Janeiro.
História
A Rádio Globo, inaugurada por Roberto Marinho, é a primeira emissora do Sistema Globo de Rádio criada em 2 de dezembro de 1944.
Roberto Marinho, filho de Irineu Marinho que fundou em 1925 o Jornal Globo, em 1944 inaugura a Rádio Globo e em 1965 inauguraria a TV.
A emissora cobriu com seu "O Globo no Ar " a queda do presidente Getúlio Vargas em 1945.
Na década de 1950 a emissora trazia em seu auditório grandes nomes da música brasileira.
O Repórter Esso passou a ser exibido nas ondas da Globo na década de 1960 até 1968. Nessa década também o rádio em AM passou a ganhar suas características atuais, deixando de lado os programas de auditório e dando lugar a locutores comunicativos e populares. Um deles era Haroldo de Andrade. Até o ano da criação da CBN, a Rádio Globo era basicamente jornalística. A partir daí começa a ganhar seu lado eclético/popular.
Esportes
A emissora comandou a transmissão da Copa do Mundo de 1950 com Luis Mendes (que trabalha até hoje na emissora). A Rádio Globo foi a única a transmitir a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Outros nomes que trabalharam na parte de esportes da rádio eram Waldir Amaral e Jorge Cury.
A parte de esportes da Rádio Globo atualmente é comandada, no Rio de Janeiro por José Carlos Araújo, Minas Gerais com Marcos Guiotti e em São Paulo por Oscar Ulisses. A gerência nacional de esportes é atualmente de Álvaro Oliveira Filho, que é também comentarista esportivo do projeto vitorioso do Futebol da CBN.
Expansão
As primeiras transmissões de São Paulo iniciaram em maio de 1959, inicialmente sob o nome de Rádio Nacional, das Organizações Victor Costa, passando-se a chamar Rádio Globo após a segunda metade da década de 1970.
Identidade visual
Desde a década de 1970 a Rádio Globo tem seu logotipo com as letras no formato da Rede Globo de Televisão. Em 2009 a Rádio Globo muda sua identidade visual com um logotipo nas cores azul e amarelo.
Globo FM
Desde 2010, a Rádio Globo começou seu projeto de transmissão simultânea em AM e FM, a partir das emissoras próprias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A transmissão AM/FM vai ampliar a audiência da emissora através de celulares e receptores apenas de rádio FM.
Fonte - Enciclopédia livre
A esta maravilhosa estação de televisão, mundialmente conhecida, pela passagem do seu 66 aniversário desejo as maiores felicidades, com votos de continua de sucesso.
Embora o articulista viva em Macau - China, diariamente se vai informando do que se passa no mundo, através do super informativo Jornal Globo.
FAZ HOJE 65 ANOS O AEROPORTO DE PEDRAS RUBRAS
Inauguração do aeroporto do Porto
Um avião bimotor, um Douglas Dakota, parte de Lisboa para aterrar no novo Aeródromo do Porto, no dia 21 de Abril de 1945: é o primeiro voo oficial a estrear a nova estrutura aeroportuária do país. Apesar deste voo, o aeroporto apenas é inaugurado oficialmente meses mais tarde, no dia 2 de Dezembro de 1945. Faz hoje 65 anos.
Até então, a cidade do Porto era apenas servida, no transporte aéreo, pelo Aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
No início de 1938 arrancaram os estudos de engenharia com vista à construção de um aeródromo perto da cidade do Porto. A obra foi aprovada em 1940. Dos cofres do Estado, saíram, na altura, cerca de 1.150 contos para pagar os estudos, os projectos e a compra dos terrenos necessários para a construção.
As obras para construir o aeródromo começaram no início de 1942, com duas pistas relvadas. Três anos mais tarde, em 1945, teve início a construção da aerogare e, nesse ano, ficou concluída a plataforma de estacionamento de aeronaves, em frente à aerogare – uma plataforma já pavimentada com betão, um investimento de 700 contos. Apenas em 1947 foram concluídas as obras da aerogare e, nos dois anos seguintes, foram alcatroadas as duas pistas.
O primeiro voo doméstico teve lugar em Abril de 1945, o primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e, quatro anos mais tarde, foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.
O aeroporto do Porto nasceu como Aeródromo do Porto, passou mais tarde a ser designado por Aeroporto de Pedras Rubras. Em 1990, com a inauguração da nova aerogare, recebe o nome de Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro – homenagem ao Primeiro-ministro falecido a 4 de Dezembro de 1980, num acidente de avião, num voo que partiu de Lisboa com destino, justamente, para Pedras Rubras.
O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro é, actualmente, o segundo maior do país em movimentos aéreos, a seguir ao de Lisboa. Foi considerado, em 2010, o terceiro melhor aeroporto do continente Europeu, pela Airports Concil Internacional (ACI), a seguir ao de Keflavik, na Islândia, e ao de Zurique, na Suíça.
Cristina Branco
Fonte - Renascença
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (código IATA: OPO; código ICAO: LPPR) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde em Portugal, com entrada no subúrbio portuense de Pedras Rubras na Maia. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência (catchment area).
Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.
Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa) sendo que a nível de passageiros, é o terceiro aeroporto do país (atrás do Aeroporto de Lisboa e ao Aeroporto de Faro).
Este moderno aeroporto tem testemunhado um grande aumento de passageiros e vôos, estando também os seus destinos a aumentar cada vez mais, principalmente a nível europeu graças às várias companhias low cost, nomeadamente a Ryanair (que poderá vir a ultrapassar a TAP Air Portugal brevemente em número de passageiros).
A Ryanair anunciou, a 4 de julho de 2009, a abertura da sua 33ª base, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento de mais de 140M$, fazendo história como a primeira companhia estrangeira a "fixar-se" nesta infra-estrutura com dois aviões permanentes.
A Ryanair ligou, pela primeira vez, de forma regular e directa, Porto a Faro, a 26 de Outubro de 2009. Dia 14 de Junho de 2010 a Ryanair anunciou a compra da terceira aeronave para a Base do Porto assim como a criação de sete novas rotas: Barcelona El Prat, Bologna, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valencia.
O aeroporto é constituído por uma pista com as cabeceiras 17/35 com 3.480 m de comprimento e 55m de largura asfaltada, sendo o limite das linhas de pista 45m.
O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, respondendo ao aumentar do número de passageiros, o aeroporto verá a sua capacidade aumentada de 5 para 10 milhões de passageiros/ano e de 10 para 15 milhões de passageiros/ano no futuro. A expansão proceder-se-á para locais contíguos ao actual aeroporto. Actualmente a zona de carga está em remodelações.
Recentemente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.
Fonte – Enciclopédia livre
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, é o segundo mais importante de Portugal, embora a nível de movimento esteja abaixo dos de Lisboa e Faro.
O aeroporto portuense tem uma pista principal com 3480 metros de extensão e 45 de largura, fica situado a cerca de onze quilómetros do centro do Porto e é uma das principais estruturas do género no noroeste da Península Ibérica.
Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.
O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com Londres, em Inglaterra.
Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga.
Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
A 15 de Outubro de 2005 foi parcialmente inaugurado um novo terminal, após cinco anos de obras. O aeroporto passou assim a estar apto a acolher cerca de seis milhões de passageiros por ano. Dotado de sete mangas, o terminal permitiu acabar com o transporte dos passageiros por autocarro entre as salas de embarque e os aparelhos. No ano seguinte, 2006, todo o terminal ficou operacional.
Em Março de 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos o terceiro melhor aeroporto da Europa e o terceiro melhor do mundo entre os que acolhem menos de cinco milhões de passageiros por ano.
Como referenciar este artigo:
Aeroporto Francisco Sá Carneiro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-12-02].
Disponível na www: .
quarta-feira, dezembro 1
MUDANÇA DE SEXO
Reino Unido
De Sam a Samantha e de volta a Sam. Milionário muda de sexo duas vezes
por Joana Viana, Publicado em 09 de Novembro de 2010 .
Um milionário britânico quis ser mulher, mas arrependeu-se da decisão por causa das hormonas e do sexo com homens, que era uma "decepção"
The Daily Mail
Sam Hashimi era sinónimo de um homem de negócios britânico, divorciado e com dois filhos. Mas alguma coisa falou mais alto dentro do milionário, que em 1997 decidiu que queria mudar de sexo: de Sam passou a Samantha, de Hashimi passou a Kane.
Gastou 100 mil libras na altura (cerca de 116 mil euros) para uma série de operações que foram tão bem sucedidas que o seu novo eu, feminino, chegou a ter um relacionamento sério com outro ricaço. De homem de negócios passou a designer de interiores, passou a frequentar o jet set do principado do Mónaco e viveu sete anos feliz.
Ou não tão feliz, poderá ser questionado, considerando que chegada a 2004, Samantha quis voltar a ser um homem: falou num "terrível engano", sobretudo pelo afastamento dos filhos, disse estar farta das hormonas femininas, que o tornaram emocionalmente instável, e de ir às compras e, veio a confessar, o sexo com homens era uma "decepção".
Por isso, voltou a largar uns milhares (desta vez 25 mil libras, cerca de 29 mil euros) para reaver a sua masculinidade. As três operações na clínica de alteração de sexo do hospital Charing Cross, em Londres, serviram para remover os implants de seios, e os órgãos genitais foram reconstituídos com enxertos de pele da sua barriga. E de Samantha passou a Charles.
O único problema, divulga agora o The Daily Mail, é que os vestígios da sua aparência feminina não desapareceram: o seu corpo deixou de produzir testosterona naturalmente e, admitem os médicos, os traços femininos nunca mais deverão largá-lo.
VIH/sida. Profissionais de saúde acusados de discriminação
Dia Mundial da Sida
VIH/sida. Profissionais de saúde acusados de discriminação
por Marta F. Reis , Publicado em 01 de Dezembro de 2010
Actualizado há 10 horas
.Centro Anti-discriminação recebeu 30 denúncias este ano. Metade diz respeito a contextos hospitalares. Jovens e mulheres infectadas são quem mais recorre a apoio jurídico
Fernando Fonseca, 59 anos, foi diagnosticado no Canadá, em 1994. Viveu a discriminação numa grande cidade e continua a vivê-la numa vila ao pé da Lourinhã. Há muito que deixou de ter medo da doença
Dentistas que se recusam a tratar doentes infectados, testes ginecológicos adiados ou intervenções abusivas e ilegais dos médicos de trabalho. Estas são algumas das situações de discriminação denunciadas aos especialistas do Centro Anti-discriminação, que desde Fevereiro presta apoio jurídico na área do VIH/sida.
Em dez meses a iniciativa promovida pela Ser+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida) e GAT (Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/sida) recebeu 30 queixas. "Metade são em contexto hospitalar", revela ao i Pedro Silvério Marques, director do projecto. As restantes também estão quase sempre ligadas à saúde, sobretudo à medicina laboral ou aos serviços de seguros.
"Onde vemos mais discriminação é onde nos choca mais: seja qual for a situação que nos é relatada está quase sempre ligada aos serviços de saúde, com origem numa atitude que antes de mais é deontologicamente incorrecta", condena Pedro Silvério Marques. O coordenador nacional para a Infecção VIH/Sida, Henrique Barros, reage aos números com um incentivo nacional à denúncia de casos de discriminação, para que possam ser resolvidos.
"Sabemos que existem pela prática diária, mas nunca houve números", diz ao i, lembrando que a coordenação nacional tem estado a apoiar a acção do Centro Anti-discriminação, sobretudo através de protocolos com universidades - que começarão a dar frutos em 2011, com os primeiros indicadores sobre a forma como são respeitados os direitos dos doentes seropositivos.
"Os serviços de saúde são o lugar onde se esperaria que houvesse mais informação, mas sabemos que existem diferentes níveis na cadeia de atendimento, dos auxiliares aos administrativos e médicos", sublinha Henrique Barros. "Muitas vezes são situações que não têm directamente a ver com a sida, mas com falta de educação, profissionalismo e civismo. Quando temos as queixas, podemos agir nos serviços."
realidade silenciosa A actividade do centro ainda não permite uma análise estatística, sublinha Pedro Silvério Marques. Mas nota-se já que quem mais tem recorrido ao apoio jurídico - que passa por esclarecer e ajudar os queixosos em processos de mediação ou denúncias formais - são os mais jovens e as mulheres. Talvez por utilizarem os serviços para exames mais rotineiros em especialidades, como a ginecologia, justifica o responsável.
Depois do pedido de ajuda, e por receio ou por estarem a digerir o diagnóstico e as relação familiares, muitas pessoas ainda não dão seguimento aos procedimentos formais. Alguns casos, contudo, podem chegar aos tribunais se as queixas forem formalizadas.
Pedro Silvério Marques lembra um dos relatos que mais o impressionaram este ano: um cidadão brasileiro, de 22 anos e imigrante legal no país, foi despedido ainda durante o período experimental numa associação ligada à área da saúde, depois de um médico de família lhe ter feito o teste do VIH sem consentimento prévio.
"O diagnóstico e o despedimento foram-lhe comunicados numa sala cheia de gente, diante da administração e outros funcionários", recorda Silvério Marques. No contexto hospitalar, os relatos vão desde a recusa de atendimento à separação da loiça ou entrega de talheres descartáveis.
No site do Centro Anti-discriminação é possível ler algumas das perguntas e respostas mais frequentes na linha de apoio jurídico (707 240 240). Dúvidas sobre os direitos da entidade empregadora em aceder a informações sobre o estado de saúde do funcionário ou sobre o acesso de seropositivos a lares ou creches são as mais comuns.
No próximo ano, a Ser+ e o GAT esperam fazer uma maior divulgação desta valência de apoio jurídico. Estão também planeados programas de formação de quadros executivos para empresas, iniciados este ano na Águas de Portugal.
"Onde vemos mais discriminação é onde nos choca mais", diz Pedro Silvério Marques, director do centro
"Muitas vezes são situações que não têm directamente a ver com sida, mas com falta de civismo", sublinha
Fonte – Jornal i
DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA
O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.
Relatório da ONU
Número de infectados com SIDA aumentou
Em Portugal, 100 por cento dos doentes com tuberculose infectados com o vírus da sida têm acesso a antirretrovirais, mas apenas cerca de 10 por cento dos infectados pela injecção de drogas acedem ao tratamento. Estima-se ainda que, em 2009, cerca de 42 mil pessoas vivessem com o vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal, número que, em 2001, era de 31 mil pessoas.
As contas são da agência das Nações Unidas para a sida (ONUSIDA), que esta terça-feira divulga o "Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia da sida", que inclui dados sobre 182 países de todo o Mundo.
A taxa de sobrevivência de doentes infectados com VIH sujeitos a tratamento antirretroviral é, em Portugal, da ordem dos 80 por cento, refere também o relatório.
Fonte - Correio da Manhã
Manuel Pizarro assinala Dia Mundial da Sida com visita ao Hospital Joaquim Urbano e inauguração de graffiti em Matosinhos.
Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, visita, amanhã, dia 1 de Dezembro, o Centro de Terapêutica Combinada do Hospital Joaquim Urbano, no Porto, uma unidade de apoio aos toxicodependentes portadores do vírus VIH/sida.
Após esta visita, o Secretário de Estado inaugura, em Matosinhos, o projecto “Encosta a SIDA à parede”, um graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH, que será replicado, em 2011, em várias cidades do país, pretendendo-se levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com esta infecção.
Lisboa, 30 de Novembro de 2010
Fonte - Portal da saude
terça-feira, novembro 30
O MAR DO POETA CHEGOU AO UGANDA
Uganda é um país africano, limitado a norte pelo Sudão, a leste pelo Quênia, a sul pela Tanzânia e por Ruanda e a oeste pela República Democrática do Congo. A sua capital é Kampala.
O rico planalto entre os dois ramos do Vale do Rift foi habitado por bantus e nilotas desde tempos imemoriais e, quando os árabes e europeus ali chegaram, no século XIX, encontraram vários reinos, aparentemente fundados no século XVI, o maior e mais importante dos quais era o ainda existente Buganda. Esta área foi, em 1888, concedida à Companhia Britânica da África Oriental e, em 1894, o reino do Buganda tornou-se um protectorado do Reino Unido.
Depois de várias manobras, por parte dos britânicos, realizaram-se eleições a 1 de Março de 1961 e Benedicto Kiwanuka tornou-se Ministro-Chefe - (Similar ao Primeiro Ministro Britânico, porem, totalmente dependente da Coroa) de Uganda, ainda como uma commonwealth e tornou-se independente em 9 de Outubro de 1962.
Este belo país, no dia de hoje, se veio banhar nas parcas àguas do O MAR DO POETA, e com a banhoca deste país O MAR DO POETA, banha 152 países, tendo, desde Dezembro de 2009, a visita de 164 686 leitores.
A todos os leitores deste parco blog o meu sincero obrigado.
AVIÃO DA CATHAY PACIFIC FAZ ATERRAGEM DE EMERGÊNCIA
Cathay flight makes emergency landing
Plane diverted to Kazakhstan after losing pressure
Simon Parry
Nov 30, 2010
A Cathay Pacific (SEHK: 0293) flight with 326 passengers and crew on board was forced to make an emergency landing in Kazakhstan early yesterday after losing cabin pressure....
The mid-air drama on the Cathay Pacific (SEHK: 0293) Boeing was the airline's second in the space of weeks involving problems with valves on its 747-400 fleet's ventilation system, according to a memo circulated to pilots....
Fonte - South China Morning Post
Cathay plane makes emergency landing in Kazakhstan
AFP - Tuesday, November 30
HONG KONG (AFP) - – A Cathay Pacific flight carrying 306 passengers made an emergency landing in Kazakhstan on Monday after the crew discovered a problem with the cabin pressurisation system, the airline said.
The Hong Kong-bound Boeing 747-400 flight was diverted to the city of Karaganda in the central Asian country about six hours after taking off from Amsterdam, Cathay said in a statement.
"We woke up all of a sudden with the oxygen masks coming down," passenger Henk Stijweg, 64, told Hong Kong's South China Morning Post.
"All the lights came on full. It was a bit of a panicky situation and people were clearly anxious, but there was no shouting or screaming. Everyone stayed very calm in the circumstances," he added.
A mayday signal was sent to Karaganda airport as the plane flew in, but none of the passengers or 20 crew were hurt, the airline added.
Cathay said it was investigating the incident, adding that a replacement plane brought back all of the passengers to Hong Kong on Tuesday.
domingo, novembro 28
S. Korea, U.S. conduct joint drill amid NK's threats of rockets
S. Korea, U.S. conduct joint drill amid NK's threats of rockets
2010-11-28 15:41
South Korea and the United States kicked off joint naval drills in the Yellow Sea on Sunday in an overt show of force against North Korea, which has readied its multiple launch rocket systems and apparently held an artillery firing exercise.
Signs that North Korea may fire unguided rockets from its 122-millimeter multiple launch rocket systems were detected, said officials at the South's Joint Chiefs of Staff (JCS). The North also deployed surface-to-air missiles near the tense Yellow Sea border, officials said.
Led by a nuclear-powered U.S. aircraft carrier, the USS George Washington, with more than 6,000 sailors and 75 fighter jets aboard, the four-day drills began south of Korea's Yellow Sea border.
The U.S. has also brought the E-8C Joint Surveillance Target Attack Radar System, called Joint STARS, to closely monitor the North's military activities, a military source here said.
Military tensions spiked on the Korean Peninsula after North Korea's artillery attack on the South's border island of Yeongpyeong and its waters on Tuesday, which killed four people -- two marines and two civilians. The island, lying only some 20 kilometers from North Korea, was devastated by the shelling that burned forests, homes and military facilities. Most of its residents have fled to the mainland.
Just hours after the naval drills began, remaining island residents were ordered to evacuate after sounds of several rounds of artillery fire were heard from the North. The evacuation order was lifted about 40 minutes later. Officials said the sounds appear to have come from inside the North's territory during its firing exercises and no shells landed south of the border.
North Korea issued fresh warnings on Sunday, saying it "will deal a merciless military counterattack at any provocative act of intruding into its territorial waters in the future."
The Rodong Sinmun, a newspaper that serves as the mouthpiece of the North's ruling Workers' Party, reasserted that Tuesday's strike was a "legitimate exercise of the right to self-defense" from South Korea's provocation.
On Saturday, the North said the loss of civilians' lives "if true...is very regrettable" but accused the U.S. of having "wire-pulled" Tuesday's incident.
China, the North's last remaining ally, took to diplomacy, sending a high-level official to Seoul. Its State Councilor Dai Bingguo made an unannounced visit to Seoul on Saturday and met with South Korean Foreign Minister Kim Sung-hwan.
On Sunday, Dai met with President Lee Myung-bak for more than two hours for talks presidential aides said focused on the North's attack.
At the meeting, President Lee called on China to take a "responsible and fair" attitude on inter-Korean matters, aides said, apparently pressing Beijing, which has yet to publicly condemn the North for the artillery attack.
China has bristled at the South Korea-U.S. naval drills, saying they only raise tensions in the region.
Meanwhile, China's Xinhua News Agency said Choe Tae-bok, chairman of North Korea's Supreme People's Assembly, will visit China from Tuesday.
Choe, a high-profile figure in Pyongyang, frequently accompanies the North's top leader, Kim Jong-il, on his field trips.
South Korea and the U.S. announced this week's drills, planned in the wake of the North's torpedo attack on a South Korean warship, the Cheonan, in March that killed 46 sailor, a day after the North's artillery attack on Yeonpyeong.
The deployment of the Joint STARS system, which proved its performance in the Gulf War, was approved by U.S. Defense Secretary Robert Gates at the request of South Korea, the source said on the condition of anonymity.
"The Joint STARS system will carry out its mission of closely tracking ground targets in the North Korean military," the source said.
Along with the 97,000-ton George Washington, participating U.S.
warships in Sunday's maneuvers include the 9,600-ton USS Cowpens, 9,750-ton USS Shiloh and the USS Stethem. South Korea has deployed a 7,600-ton Aegis destroyer, two 4,500-ton destroyers, frigates and anti-submarine aircraft, according to JCS officials.
South Korea's military officials said this week's exercises would be more intensive than initially planned.
"The intensity for the Yellow Sea drills will be higher than planned," said another official at the South's JCS. "Participating troops will conduct live-fire shooting and bombing drills."
U.S. officials said the drills are "defensive in nature," but the show of force will serve as a "deterrence" against North Korea, which has rattled the peninsula for years with its missile and nuclear tests.
On Saturday, South Korea laid to rest the two marines killed by the North's attack, with Maj. Gen. Yoo Nak-jun, top commander of the Marine Corps, vowing a "hundred- or thousand-fold" retaliation against North Korea.
President Lee Myung-bak ordered his military to boost troops and weapons on the Yellow Sea islands while toughening rules of engagement to allow the military to swiftly hit back with greater force when civilians are attacked by North Korea.
South Korea also replaced its defense chief with Kim Kwan-jin, a former JCS chairman, amid growing criticism that the military's response to the North's artillery attack was feeble. (Yonhap News)
South Korean ships stage off of the coast of South Korea's Yeonpyeong Island Sunday, Nov. 28. (AP-Yonhap)
Fonte - The Korea Herald
Avião de carga cai no Paquistão com oito pessoas a bordo
Prototipo do avião O Iliuchin IL-76
27/11/2010 20h44 - Atualizado em 27/11/2010 21h09
Avião de carga cai no Paquistão com oito pessoas a bordo
Acidente ocorreu em área populosa de Karachi, maior cidade do Paquistão.
Imagens de TV mostram prédios em chamas e muito fogo no local.
Do G1, com informações da France Presse
Um avião de carga de fabricação russa com oito pessoas a bordo caiu na madrugada deste domingo (início da noite de sábado, no horário de Brasília), segundos depois de decolar do aeroporto paquistanês de Karachi, a maior cidade do Paquistão, informaram representantes da aviação civil e da polícia neste sábado (27).
O acidente ocorreu na madrugada de domingo (início da noite de sábado, em Brasília) em Dalmia, uma área bastante populosa próxima à localidade de Gulistan-e-Johar, segundo a rede de TV paquistanesa Geo. O aparelho que caiu era um cargueiro fabricado na Rússia.
Imagens de TV mostram prédios em chamas e muito fogo no local da queda, para onde centenas de pessoas já se dirigiram.
O Iliuchin IL-76 tinha como destino Cartum, capital do Sudão, anunciou à AFP o porta-voz da Aviação Civil, Pervez George.
"Decolou de Karachi à 01H45 local (18H45 de sábado, hora de Brasília), e depois de um minuto e meio caiu", acrescentou.
"Era um avião de carga IL-76. Dirigia-se para Cartum. Levava oito pessoas a bordo", informou.
No último dia 5, outro avião de pequeno porte caiu logo depois de decolar do aerporto de Karachi, matando todas as 21 pessoas a bordo.
(Com informações da BBC)
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