Inauguração do aeroporto do Porto
Um avião bimotor, um Douglas Dakota, parte de Lisboa para aterrar no novo Aeródromo do Porto, no dia 21 de Abril de 1945: é o primeiro voo oficial a estrear a nova estrutura aeroportuária do país. Apesar deste voo, o aeroporto apenas é inaugurado oficialmente meses mais tarde, no dia 2 de Dezembro de 1945. Faz hoje 65 anos.
Até então, a cidade do Porto era apenas servida, no transporte aéreo, pelo Aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
No início de 1938 arrancaram os estudos de engenharia com vista à construção de um aeródromo perto da cidade do Porto. A obra foi aprovada em 1940. Dos cofres do Estado, saíram, na altura, cerca de 1.150 contos para pagar os estudos, os projectos e a compra dos terrenos necessários para a construção.
As obras para construir o aeródromo começaram no início de 1942, com duas pistas relvadas. Três anos mais tarde, em 1945, teve início a construção da aerogare e, nesse ano, ficou concluída a plataforma de estacionamento de aeronaves, em frente à aerogare – uma plataforma já pavimentada com betão, um investimento de 700 contos. Apenas em 1947 foram concluídas as obras da aerogare e, nos dois anos seguintes, foram alcatroadas as duas pistas.
O primeiro voo doméstico teve lugar em Abril de 1945, o primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e, quatro anos mais tarde, foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.
O aeroporto do Porto nasceu como Aeródromo do Porto, passou mais tarde a ser designado por Aeroporto de Pedras Rubras. Em 1990, com a inauguração da nova aerogare, recebe o nome de Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro – homenagem ao Primeiro-ministro falecido a 4 de Dezembro de 1980, num acidente de avião, num voo que partiu de Lisboa com destino, justamente, para Pedras Rubras.
O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro é, actualmente, o segundo maior do país em movimentos aéreos, a seguir ao de Lisboa. Foi considerado, em 2010, o terceiro melhor aeroporto do continente Europeu, pela Airports Concil Internacional (ACI), a seguir ao de Keflavik, na Islândia, e ao de Zurique, na Suíça.
Cristina Branco
Fonte - Renascença
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (código IATA: OPO; código ICAO: LPPR) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde em Portugal, com entrada no subúrbio portuense de Pedras Rubras na Maia. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência (catchment area).
Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.
Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa) sendo que a nível de passageiros, é o terceiro aeroporto do país (atrás do Aeroporto de Lisboa e ao Aeroporto de Faro).
Este moderno aeroporto tem testemunhado um grande aumento de passageiros e vôos, estando também os seus destinos a aumentar cada vez mais, principalmente a nível europeu graças às várias companhias low cost, nomeadamente a Ryanair (que poderá vir a ultrapassar a TAP Air Portugal brevemente em número de passageiros).
A Ryanair anunciou, a 4 de julho de 2009, a abertura da sua 33ª base, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento de mais de 140M$, fazendo história como a primeira companhia estrangeira a "fixar-se" nesta infra-estrutura com dois aviões permanentes.
A Ryanair ligou, pela primeira vez, de forma regular e directa, Porto a Faro, a 26 de Outubro de 2009. Dia 14 de Junho de 2010 a Ryanair anunciou a compra da terceira aeronave para a Base do Porto assim como a criação de sete novas rotas: Barcelona El Prat, Bologna, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valencia.
O aeroporto é constituído por uma pista com as cabeceiras 17/35 com 3.480 m de comprimento e 55m de largura asfaltada, sendo o limite das linhas de pista 45m.
O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, respondendo ao aumentar do número de passageiros, o aeroporto verá a sua capacidade aumentada de 5 para 10 milhões de passageiros/ano e de 10 para 15 milhões de passageiros/ano no futuro. A expansão proceder-se-á para locais contíguos ao actual aeroporto. Actualmente a zona de carga está em remodelações.
Recentemente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.
Fonte – Enciclopédia livre
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, é o segundo mais importante de Portugal, embora a nível de movimento esteja abaixo dos de Lisboa e Faro.
O aeroporto portuense tem uma pista principal com 3480 metros de extensão e 45 de largura, fica situado a cerca de onze quilómetros do centro do Porto e é uma das principais estruturas do género no noroeste da Península Ibérica.
Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.
O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.
O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com Londres, em Inglaterra.
Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga.
Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
A 15 de Outubro de 2005 foi parcialmente inaugurado um novo terminal, após cinco anos de obras. O aeroporto passou assim a estar apto a acolher cerca de seis milhões de passageiros por ano. Dotado de sete mangas, o terminal permitiu acabar com o transporte dos passageiros por autocarro entre as salas de embarque e os aparelhos. No ano seguinte, 2006, todo o terminal ficou operacional.
Em Março de 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos o terceiro melhor aeroporto da Europa e o terceiro melhor do mundo entre os que acolhem menos de cinco milhões de passageiros por ano.
Como referenciar este artigo:
Aeroporto Francisco Sá Carneiro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-12-02].
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