o mar do poeta

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quinta-feira, dezembro 2

FAZ HOJE 65 ANOS O AEROPORTO DE PEDRAS RUBRAS



Inauguração do aeroporto do Porto


Um avião bimotor, um Douglas Dakota, parte de Lisboa para aterrar no novo Aeródromo do Porto, no dia 21 de Abril de 1945: é o primeiro voo oficial a estrear a nova estrutura aeroportuária do país. Apesar deste voo, o aeroporto apenas é inaugurado oficialmente meses mais tarde, no dia 2 de Dezembro de 1945. Faz hoje 65 anos.

Até então, a cidade do Porto era apenas servida, no transporte aéreo, pelo Aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

No início de 1938 arrancaram os estudos de engenharia com vista à construção de um aeródromo perto da cidade do Porto. A obra foi aprovada em 1940. Dos cofres do Estado, saíram, na altura, cerca de 1.150 contos para pagar os estudos, os projectos e a compra dos terrenos necessários para a construção.

As obras para construir o aeródromo começaram no início de 1942, com duas pistas relvadas. Três anos mais tarde, em 1945, teve início a construção da aerogare e, nesse ano, ficou concluída a plataforma de estacionamento de aeronaves, em frente à aerogare – uma plataforma já pavimentada com betão, um investimento de 700 contos. Apenas em 1947 foram concluídas as obras da aerogare e, nos dois anos seguintes, foram alcatroadas as duas pistas.

O primeiro voo doméstico teve lugar em Abril de 1945, o primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e, quatro anos mais tarde, foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

O aeroporto do Porto nasceu como Aeródromo do Porto, passou mais tarde a ser designado por Aeroporto de Pedras Rubras. Em 1990, com a inauguração da nova aerogare, recebe o nome de Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro – homenagem ao Primeiro-ministro falecido a 4 de Dezembro de 1980, num acidente de avião, num voo que partiu de Lisboa com destino, justamente, para Pedras Rubras.

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro é, actualmente, o segundo maior do país em movimentos aéreos, a seguir ao de Lisboa. Foi considerado, em 2010, o terceiro melhor aeroporto do continente Europeu, pela Airports Concil Internacional (ACI), a seguir ao de Keflavik, na Islândia, e ao de Zurique, na Suíça.

Cristina Branco

Fonte - Renascença







Aeroporto Francisco Sá Carneiro


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (código IATA: OPO; código ICAO: LPPR) localiza-se no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde em Portugal, com entrada no subúrbio portuense de Pedras Rubras na Maia. É na actualidade o aeroporto português com maior área de influência (catchment area).

Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com destino a Londres.

Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga. Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

Actualmente é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga é o segundo maior de Portugal (à frente de Faro e atrás de Lisboa) sendo que a nível de passageiros, é o terceiro aeroporto do país (atrás do Aeroporto de Lisboa e ao Aeroporto de Faro).

Este moderno aeroporto tem testemunhado um grande aumento de passageiros e vôos, estando também os seus destinos a aumentar cada vez mais, principalmente a nível europeu graças às várias companhias low cost, nomeadamente a Ryanair (que poderá vir a ultrapassar a TAP Air Portugal brevemente em número de passageiros).

A Ryanair anunciou, a 4 de julho de 2009, a abertura da sua 33ª base, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento de mais de 140M$, fazendo história como a primeira companhia estrangeira a "fixar-se" nesta infra-estrutura com dois aviões permanentes.

 A Ryanair ligou, pela primeira vez, de forma regular e directa, Porto a Faro, a 26 de Outubro de 2009. Dia 14 de Junho de 2010 a Ryanair anunciou a compra  da terceira aeronave para a Base do Porto assim como a criação de sete novas rotas: Barcelona El Prat, Bologna, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valencia.

O aeroporto é constituído por uma pista com as cabeceiras 17/35 com 3.480 m de comprimento e 55m de largura asfaltada, sendo o limite das linhas de pista 45m.

O aeroporto foi pensado para poder ser facilmente expandido. Assim, respondendo ao aumentar do número de passageiros, o aeroporto verá a sua capacidade aumentada de 5 para 10 milhões de passageiros/ano e de 10 para 15 milhões de passageiros/ano no futuro. A expansão proceder-se-á para locais contíguos ao actual aeroporto. Actualmente a zona de carga está em remodelações.

Recentemente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

Fonte – Enciclopédia livre



Aeroporto Francisco Sá Carneiro


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, é o segundo mais importante de Portugal, embora a nível de movimento esteja abaixo dos de Lisboa e Faro.

O aeroporto portuense tem uma pista principal com 3480 metros de extensão e 45 de largura, fica situado a cerca de onze quilómetros do centro do Porto e é uma das principais estruturas do género no noroeste da Península Ibérica.

Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar.

O aeroporto foi inaugurado a 3 de Dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.

O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com Londres, em Inglaterra.

Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga.

Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de Dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.

A 15 de Outubro de 2005 foi parcialmente inaugurado um novo terminal, após cinco anos de obras. O aeroporto passou assim a estar apto a acolher cerca de seis milhões de passageiros por ano. Dotado de sete mangas, o terminal permitiu acabar com o transporte dos passageiros por autocarro entre as salas de embarque e os aparelhos. No ano seguinte, 2006, todo o terminal ficou operacional.

Em Março de 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos o terceiro melhor aeroporto da Europa e o terceiro melhor do mundo entre os que acolhem menos de cinco milhões de passageiros por ano.


Como referenciar este artigo:

Aeroporto Francisco Sá Carneiro. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-12-02].

Disponível na www: .



quarta-feira, dezembro 1

MUDANÇA DE SEXO




Reino Unido


De Sam a Samantha e de volta a Sam. Milionário muda de sexo duas vezes

por Joana Viana, Publicado em 09 de Novembro de 2010 .

Um milionário britânico quis ser mulher, mas arrependeu-se da decisão por causa das hormonas e do sexo com homens, que era uma "decepção"

The Daily Mail

Sam Hashimi era sinónimo de um homem de negócios britânico, divorciado e com dois filhos. Mas alguma coisa falou mais alto dentro do milionário, que em 1997 decidiu que queria mudar de sexo: de Sam passou a Samantha, de Hashimi passou a Kane.

Gastou 100 mil libras na altura (cerca de 116 mil euros) para uma série de operações que foram tão bem sucedidas que o seu novo eu, feminino, chegou a ter um relacionamento sério com outro ricaço. De homem de negócios passou a designer de interiores, passou a frequentar o jet set do principado do Mónaco e viveu sete anos feliz.

Ou não tão feliz, poderá ser questionado, considerando que chegada a 2004, Samantha quis voltar a ser um homem: falou num "terrível engano", sobretudo pelo afastamento dos filhos, disse estar farta das hormonas femininas, que o tornaram emocionalmente instável, e de ir às compras e, veio a confessar, o sexo com homens era uma "decepção".

Por isso, voltou a largar uns milhares (desta vez 25 mil libras, cerca de 29 mil euros) para reaver a sua masculinidade. As três operações na clínica de alteração de sexo do hospital Charing Cross, em Londres, serviram para remover os implants de seios, e os órgãos genitais foram reconstituídos com enxertos de pele da sua barriga. E de Samantha passou a Charles.

O único problema, divulga agora o The Daily Mail, é que os vestígios da sua aparência feminina não desapareceram: o seu corpo deixou de produzir testosterona naturalmente e, admitem os médicos, os traços femininos nunca mais deverão largá-lo.






VIH/sida. Profissionais de saúde acusados de discriminação



Dia Mundial da Sida


VIH/sida. Profissionais de saúde acusados de discriminação

por Marta F. Reis , Publicado em 01 de Dezembro de 2010
Actualizado há 10 horas

.Centro Anti-discriminação recebeu 30 denúncias este ano. Metade diz respeito a contextos hospitalares. Jovens e mulheres infectadas são quem mais recorre a apoio jurídico




Fernando Fonseca, 59 anos, foi diagnosticado no Canadá, em 1994. Viveu a discriminação numa grande cidade e continua a vivê-la numa vila ao pé da Lourinhã. Há muito que deixou de ter medo da doença

Dentistas que se recusam a tratar doentes infectados, testes ginecológicos adiados ou intervenções abusivas e ilegais dos médicos de trabalho. Estas são algumas das situações de discriminação denunciadas aos especialistas do Centro Anti-discriminação, que desde Fevereiro presta apoio jurídico na área do VIH/sida.

Em dez meses a iniciativa promovida pela Ser+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida) e GAT (Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/sida) recebeu 30 queixas. "Metade são em contexto hospitalar", revela ao i Pedro Silvério Marques, director do projecto. As restantes também estão quase sempre ligadas à saúde, sobretudo à medicina laboral ou aos serviços de seguros.

"Onde vemos mais discriminação é onde nos choca mais: seja qual for a situação que nos é relatada está quase sempre ligada aos serviços de saúde, com origem numa atitude que antes de mais é deontologicamente incorrecta", condena Pedro Silvério Marques. O coordenador nacional para a Infecção VIH/Sida, Henrique Barros, reage aos números com um incentivo nacional à denúncia de casos de discriminação, para que possam ser resolvidos.

"Sabemos que existem pela prática diária, mas nunca houve números", diz ao i, lembrando que a coordenação nacional tem estado a apoiar a acção do Centro Anti-discriminação, sobretudo através de protocolos com universidades - que começarão a dar frutos em 2011, com os primeiros indicadores sobre a forma como são respeitados os direitos dos doentes seropositivos.

"Os serviços de saúde são o lugar onde se esperaria que houvesse mais informação, mas sabemos que existem diferentes níveis na cadeia de atendimento, dos auxiliares aos administrativos e médicos", sublinha Henrique Barros. "Muitas vezes são situações que não têm directamente a ver com a sida, mas com falta de educação, profissionalismo e civismo. Quando temos as queixas, podemos agir nos serviços."

realidade silenciosa A actividade do centro ainda não permite uma análise estatística, sublinha Pedro Silvério Marques. Mas nota-se já que quem mais tem recorrido ao apoio jurídico - que passa por esclarecer e ajudar os queixosos em processos de mediação ou denúncias formais - são os mais jovens e as mulheres. Talvez por utilizarem os serviços para exames mais rotineiros em especialidades, como a ginecologia, justifica o responsável.

Depois do pedido de ajuda, e por receio ou por estarem a digerir o diagnóstico e as relação familiares, muitas pessoas ainda não dão seguimento aos procedimentos formais. Alguns casos, contudo, podem chegar aos tribunais se as queixas forem formalizadas.

Pedro Silvério Marques lembra um dos relatos que mais o impressionaram este ano: um cidadão brasileiro, de 22 anos e imigrante legal no país, foi despedido ainda durante o período experimental numa associação ligada à área da saúde, depois de um médico de família lhe ter feito o teste do VIH sem consentimento prévio.

"O diagnóstico e o despedimento foram-lhe comunicados numa sala cheia de gente, diante da administração e outros funcionários", recorda Silvério Marques. No contexto hospitalar, os relatos vão desde a recusa de atendimento à separação da loiça ou entrega de talheres descartáveis.

No site do Centro Anti-discriminação é possível ler algumas das perguntas e respostas mais frequentes na linha de apoio jurídico (707 240 240). Dúvidas sobre os direitos da entidade empregadora em aceder a informações sobre o estado de saúde do funcionário ou sobre o acesso de seropositivos a lares ou creches são as mais comuns.

No próximo ano, a Ser+ e o GAT esperam fazer uma maior divulgação desta valência de apoio jurídico. Estão também planeados programas de formação de quadros executivos para empresas, iniciados este ano na Águas de Portugal.

"Onde vemos mais discriminação é onde nos choca mais", diz Pedro Silvério Marques, director do centro

"Muitas vezes são situações que não têm directamente a ver com sida, mas com falta de civismo", sublinha

Fonte – Jornal i




DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA





O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.






Mensagens para Orkut


Relatório da ONU


Número de infectados com SIDA aumentou

Em Portugal, 100 por cento dos doentes com tuberculose infectados com o vírus da sida têm acesso a antirretrovirais, mas apenas cerca de 10 por cento dos infectados pela injecção de drogas acedem ao tratamento. Estima-se ainda que, em 2009, cerca de 42 mil pessoas vivessem com o vírus da imunodeficiência humana (VIH) em Portugal, número que, em 2001, era de 31 mil pessoas.

As contas são da agência das Nações Unidas para a sida (ONUSIDA), que esta terça-feira divulga o "Relatório Global da ONUSIDA - Epidemia da sida", que inclui dados sobre 182 países de todo o Mundo.

A taxa de sobrevivência de doentes infectados com VIH sujeitos a tratamento antirretroviral é, em Portugal, da ordem dos 80 por cento, refere também o relatório.

Fonte - Correio da Manhã
 
 
Manuel Pizarro assinala Dia Mundial da Sida com visita ao Hospital Joaquim Urbano e inauguração de graffiti em Matosinhos.


Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, visita, amanhã, dia 1 de Dezembro, o Centro de Terapêutica Combinada do Hospital Joaquim Urbano, no Porto, uma unidade de apoio aos toxicodependentes portadores do vírus VIH/sida.

Após esta visita, o Secretário de Estado inaugura, em Matosinhos, o projecto “Encosta a SIDA à parede”, um graffiti alusivo à prevenção da infecção VIH, que será replicado, em 2011, em várias cidades do país, pretendendo-se levar para a rua a mensagem da prevenção do VIH e do respeito pelos direitos das pessoas que vivem com esta infecção.

Lisboa, 30 de Novembro de 2010

 Fonte - Portal da saude

recados para orkut

terça-feira, novembro 30

O MAR DO POETA CHEGOU AO UGANDA

Uganda é um país africano, limitado a norte pelo Sudão, a leste pelo Quênia, a sul pela Tanzânia e por Ruanda e a oeste pela República Democrática do Congo. A sua capital é Kampala.


O rico planalto entre os dois ramos do Vale do Rift foi habitado por bantus e nilotas desde tempos imemoriais e, quando os árabes e europeus ali chegaram, no século XIX, encontraram vários reinos, aparentemente fundados no século XVI, o maior e mais importante dos quais era o ainda existente Buganda. Esta área foi, em 1888, concedida à Companhia Britânica da África Oriental e, em 1894, o reino do Buganda tornou-se um protectorado do Reino Unido.

Depois de várias manobras, por parte dos britânicos, realizaram-se eleições a 1 de Março de 1961 e Benedicto Kiwanuka tornou-se Ministro-Chefe - (Similar ao Primeiro Ministro Britânico, porem, totalmente dependente da Coroa) de Uganda, ainda como uma commonwealth e tornou-se independente em 9 de Outubro de 1962.

Este belo país, no dia de hoje, se veio banhar nas parcas àguas do O MAR DO POETA, e com a banhoca deste país O MAR DO POETA, banha 152 países,  tendo, desde Dezembro de 2009, a visita de 164 686 leitores.

A todos os leitores deste parco blog o meu sincero obrigado.




AVIÃO DA CATHAY PACIFIC FAZ ATERRAGEM DE EMERGÊNCIA



Cathay flight makes emergency landing


Plane diverted to Kazakhstan after losing pressure




Simon Parry

Nov 30, 2010

A Cathay Pacific (SEHK: 0293) flight with 326 passengers and crew on board was forced to make an emergency landing in Kazakhstan early yesterday after losing cabin pressure....



The mid-air drama on the Cathay Pacific (SEHK: 0293) Boeing was the airline's second in the space of weeks involving problems with valves on its 747-400 fleet's ventilation system, according to a memo circulated to pilots....


Fonte - South China Morning Post

Cathay plane makes emergency landing in Kazakhstan

AFP - Tuesday, November 30

HONG KONG (AFP) - – A Cathay Pacific flight carrying 306 passengers made an emergency landing in Kazakhstan on Monday after the crew discovered a problem with the cabin pressurisation system, the airline said.

The Hong Kong-bound Boeing 747-400 flight was diverted to the city of Karaganda in the central Asian country about six hours after taking off from Amsterdam, Cathay said in a statement.

"We woke up all of a sudden with the oxygen masks coming down," passenger Henk Stijweg, 64, told Hong Kong's South China Morning Post.

"All the lights came on full. It was a bit of a panicky situation and people were clearly anxious, but there was no shouting or screaming. Everyone stayed very calm in the circumstances," he added.

A mayday signal was sent to Karaganda airport as the plane flew in, but none of the passengers or 20 crew were hurt, the airline added.

Cathay said it was investigating the incident, adding that a replacement plane brought back all of the passengers to Hong Kong on Tuesday.



domingo, novembro 28

S. Korea, U.S. conduct joint drill amid NK's threats of rockets






S. Korea, U.S. conduct joint drill amid NK's threats of rockets

2010-11-28 15:41


South Korea and the United States kicked off joint naval drills in the Yellow Sea on Sunday in an overt show of force against North Korea, which has readied its multiple launch rocket systems and apparently held an artillery firing exercise.

Signs that North Korea may fire unguided rockets from its 122-millimeter multiple launch rocket systems were detected, said officials at the South's Joint Chiefs of Staff (JCS). The North also deployed surface-to-air missiles near the tense Yellow Sea border, officials said.

Led by a nuclear-powered U.S. aircraft carrier, the USS George Washington, with more than 6,000 sailors and 75 fighter jets aboard, the four-day drills began south of Korea's Yellow Sea border.

The U.S. has also brought the E-8C Joint Surveillance Target Attack Radar System, called Joint STARS, to closely monitor the North's military activities, a military source here said.

Military tensions spiked on the Korean Peninsula after North Korea's artillery attack on the South's border island of Yeongpyeong and its waters on Tuesday, which killed four people -- two marines and two civilians. The island, lying only some 20 kilometers from North Korea, was devastated by the shelling that burned forests, homes and military facilities. Most of its residents have fled to the mainland.

Just hours after the naval drills began, remaining island residents were ordered to evacuate after sounds of several rounds of artillery fire were heard from the North. The evacuation order was lifted about 40 minutes later. Officials said the sounds appear to have come from inside the North's territory during its firing exercises and no shells landed south of the border.

North Korea issued fresh warnings on Sunday, saying it "will deal a merciless military counterattack at any provocative act of intruding into its territorial waters in the future."

The Rodong Sinmun, a newspaper that serves as the mouthpiece of the North's ruling Workers' Party, reasserted that Tuesday's strike was a "legitimate exercise of the right to self-defense" from South Korea's provocation.

On Saturday, the North said the loss of civilians' lives "if true...is very regrettable" but accused the U.S. of having "wire-pulled" Tuesday's incident.

China, the North's last remaining ally, took to diplomacy, sending a high-level official to Seoul. Its State Councilor Dai Bingguo made an unannounced visit to Seoul on Saturday and met with South Korean Foreign Minister Kim Sung-hwan.

On Sunday, Dai met with President Lee Myung-bak for more than two hours for talks presidential aides said focused on the North's attack.

At the meeting, President Lee called on China to take a "responsible and fair" attitude on inter-Korean matters, aides said, apparently pressing Beijing, which has yet to publicly condemn the North for the artillery attack.

China has bristled at the South Korea-U.S. naval drills, saying they only raise tensions in the region.

Meanwhile, China's Xinhua News Agency said Choe Tae-bok, chairman of North Korea's Supreme People's Assembly, will visit China from Tuesday.

Choe, a high-profile figure in Pyongyang, frequently accompanies the North's top leader, Kim Jong-il, on his field trips.

South Korea and the U.S. announced this week's drills, planned in the wake of the North's torpedo attack on a South Korean warship, the Cheonan, in March that killed 46 sailor, a day after the North's artillery attack on Yeonpyeong.

The deployment of the Joint STARS system, which proved its performance in the Gulf War, was approved by U.S. Defense Secretary Robert Gates at the request of South Korea, the source said on the condition of anonymity.



"The Joint STARS system will carry out its mission of closely tracking ground targets in the North Korean military," the source said.



Along with the 97,000-ton George Washington, participating U.S.





warships in Sunday's maneuvers include the 9,600-ton USS Cowpens, 9,750-ton USS Shiloh and the USS Stethem. South Korea has deployed a 7,600-ton Aegis destroyer, two 4,500-ton destroyers, frigates and anti-submarine aircraft, according to JCS officials.

South Korea's military officials said this week's exercises would be more intensive than initially planned.

"The intensity for the Yellow Sea drills will be higher than planned," said another official at the South's JCS. "Participating troops will conduct live-fire shooting and bombing drills."

U.S. officials said the drills are "defensive in nature," but the show of force will serve as a "deterrence" against North Korea, which has rattled the peninsula for years with its missile and nuclear tests.

On Saturday, South Korea laid to rest the two marines killed by the North's attack, with Maj. Gen. Yoo Nak-jun, top commander of the Marine Corps, vowing a "hundred- or thousand-fold" retaliation against North Korea.

President Lee Myung-bak ordered his military to boost troops and weapons on the Yellow Sea islands while toughening rules of engagement to allow the military to swiftly hit back with greater force when civilians are attacked by North Korea.

South Korea also replaced its defense chief with Kim Kwan-jin, a former JCS chairman, amid growing criticism that the military's response to the North's artillery attack was feeble. (Yonhap News)

South Korean ships stage off of the coast of South Korea's Yeonpyeong Island Sunday, Nov. 28. (AP-Yonhap)

Fonte - The Korea Herald







































Avião de carga cai no Paquistão com oito pessoas a bordo



Prototipo do avião O Iliuchin IL-76






27/11/2010 20h44 - Atualizado em 27/11/2010 21h09


Avião de carga cai no Paquistão com oito pessoas a bordo

Acidente ocorreu em área populosa de Karachi, maior cidade do Paquistão.

Imagens de TV mostram prédios em chamas e muito fogo no local.

Do G1, com informações da France Presse

 Um avião de carga de fabricação russa com oito pessoas a bordo caiu na madrugada deste domingo (início da noite de sábado, no horário de Brasília), segundos depois de decolar do aeroporto paquistanês de Karachi, a maior cidade do Paquistão, informaram representantes da aviação civil e da polícia neste sábado (27).

O acidente ocorreu na madrugada de domingo (início da noite de sábado, em Brasília) em Dalmia, uma área bastante populosa próxima à localidade de Gulistan-e-Johar, segundo a rede de TV paquistanesa Geo. O aparelho que caiu era um cargueiro fabricado na Rússia.

Imagens de TV mostram prédios em chamas e muito fogo no local da queda, para onde centenas de pessoas já se dirigiram.

O Iliuchin IL-76 tinha como destino Cartum, capital do Sudão, anunciou à AFP o porta-voz da Aviação Civil, Pervez George.

"Decolou de Karachi à 01H45 local (18H45 de sábado, hora de Brasília), e depois de um minuto e meio caiu", acrescentou.

"Era um avião de carga IL-76. Dirigia-se para Cartum. Levava oito pessoas a bordo", informou.

No último dia 5, outro avião de pequeno porte caiu logo depois de decolar do aerporto de Karachi, matando todas as 21 pessoas a bordo.

(Com informações da BBC)


sábado, novembro 27

JUVENTUDE DE ÉVORA


O Juventude Sport Clube é um clube português, sedeado na cidade alentejana de Évora.



História


Fundado no dia 5 de Dezembro de 1918, o seu actual presidente é o Sr. Amadeu Martinho.





O nome sugerido derivou do facto de Manuel Garcia Pereira ser natural da Freguesia da Sé da Cidade do Porto e, ter feito parte de um clube que existia na Cidade Invicta que se chamava Juventude, aleado ao facto de serem todos bastante jovens.

Também foi Manuel Garcia Pereira que escolheu as cores dos equipamentos.

A primeira direcção foi formada por Victor Morais (presidente), João Matos, Manuel Louro, António Peralta e Manuel Garcia Pereira e, a primeira séde ficou instalada na Rua dos Mercadores nº. 112-A, a casa de Francisco Santos , um dos fundadores.

A casa tem colocada uma placa em granito sobre a porta que assinala o acontecimento, tendo a cerimónia feito parte do programa de comemorações de um dos aniversários do Juventude.


Foi-lhe atribuído o Estatuto de Utilidade Pública em 1977.


Deste sempre eclético, embora a sua "mola real" seja a equipa sénior de futebol, com a sua camisola actuam equipas das mais variadas modalidades amadoras em todos os escalões etários.

Nos últimos 15 anos, mercê de um forte investimento no Futebol de Formação, ganhou variados títulos nas várias categorias.

No futebol sénior tem no seu palmarés um título de Campeão Nacional de Futebol da III Divisão na época de 1950-1951.

Em cima: - Casimiro, Bucheli, Serra, Pinto de Almeida, Rogério Contreiras e Jorge Santos.

Em baixo: - Passos, Matos, João Mendonça, Fernando Mendonça e Chitas.



Na época 2006-2007 sob o comando técnico de Miguel Ângelo (antigo jogador do clube) classificou-se no 2º lugar da série F da III Divisão, tendo sido promovido à II Divisão B - Série D.



Estádio



A equipa efectua os seus jogos em casa no Estádio Sanches de Miranda.

O nome do Estádio deve-se ao benemérito Florival Sanches de Miranda que gratuitamente cedeu os terrenos ao Juventude Sport Clube.

Marca do equipamento e patrocínio

A equipa de futebol enverga equipamento da marca Lacatoni e tem o patrocínio de Delta Cafés e Porta da Ravessa.

JUVENTUDE 3 Santa Maria 0


E HOJE FEZ-SE HISTÓRIA !..






O JUVENTUDE DE ÉVORA igualou hoje a sua melhor participação de sempre em edições da Taça de Portugal em Futebol Sénior ao atingir os 1/8 de final da competição. No jogo de hoje o Juventude eliminou o Stª Maria por 3-0 num jogo de sentido único e gerido com toda a tranquilidade pela equipa de casa.

A partida jogada no Sanches de Miranda foi de clara gestão de recursos por parte do treinador eborense que deixou no banco Carlos Mota, Cau e Paulo Letras. Se adicionarmos os castigados Nuno Gaio e Paulo Martins, facilmente se conclui que praticamente metade dos habituais titulares estiveram de fora.

O próximo jogo com o lider Atlético (próxima jornada) e a rotação dos atletas estiveram na planificação da equipa técnica que mais uma vez voltou a demonstrar competência e visão estratégica.

O Stª Maria apresentou-se em Évora muito fechado, colocando os jogadores atrás da linha da bola. Aos eborenses restava um jogo de paciência e bola no pé para objectivamente se chegar ao golo. Foram necessários 22 minutos de espera, até que Carlos Gomes festejou o primeiro golo. O avançado que na 2ª parte viria a ser substituido por Carlos Mota, foi muito aplaudido pela atitude e entrega que mostrou em campo.

Ao intervalo o resultado registava 1-0 para os eborenses, mas sem reacção do Stª Maria. Para a 2ª parte Miguel Ângelo mandou a equipa entrar forte, para resolver cedo a eliminatória , e a equipa cumpriu. Aos 50 minutos, André Xavier aumentou para 2-0, uma recompensa para um jogador polivalente, que hoje chamado a central demonstrou mais uma vez a sua fácil adaptação o lugar.

A partida ficou sentenciada, e Miguel Ângelo lançou em campo o jovem Victor Martelo, entraram também Carlos Mota e Cau que renderam Rafael Couto e Luis Barreiros.

Com as mexidas o jogo ganhou nova dinâmica e ninguém se surpreendeu quando Carlos Mota ampliou para 3-0 (Mota já marca pelo 2º jogo seguido).

A equipa de arbitragem esteve bem, o Juventude jogou para o objectivo primeiro (ultrapassar eliminatória) e o Stª Maria foi um equipa concentrada, mas sem argumentos para afastar os eborenses

Fez-se história com a passagem aos oitavos de final e agora é esperarmos pelo sorteio de 25 de Novembro e quem sabe se no nosso caminho se atravessa um primodivisionário...

O Juventude alinhou da seguinte forma;

Tiago Martins, Gambóias, Tiago Pires, Rafael Couto (Victor Martelo), Nelson Silva, Luis Barreiros (Cau), Carlos Gomes (Carlos Mota), Sebastien, Cissé (cap.), André Xavier, João Fonseca.

Suplentes não utilizados; Nuno Laurentino, e Paulo Letras.

Treinador ; Miguel Ângelo

Golos; Carlos Gomes (22), André Xavier (50), Carlos Mota (79).

Resultado Final ; JUVENTUDE 3 Stª Maria 0







O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal ditou a visita do Juventude de Évora ao terreno do FC Porto.

Esta é a primeira vez que as duas equipas se defrontam desde a quinta eliminatória da Taça de Portugal de 1997/98, altura em que o FC Porto goleou por 9-1.

Ao intervalo, a equipa eborense até estava a dar uma boa imagem e só perdia por 1-2, mas António Oliveira decidiu lançar um tal de Mário Jardel ao intervalo. Durante os 45 minutos seguintes, o goleador marcou um golo a cada 6,5 minutos e acabou o encontro com sete golos.

É melhor mesmo ver as imagens.






F.C. PORTO-JUV. ÉVORA


Fernando Gomes, departamento de scouting do F.C. Porto (não estava ninguém presente do Juv. Évora:

«Somos os detentores do título e queremos defende-lo. Como sabem, ganhámos as duas últimas edições e queremos a terceira. Para isso, temos de jogar esta eliminatória como até aqui, ou seja, com seriedade e total responsabilidade.

O Juventude de Évora tem a defesa menos batida da III Divisão, será um adversário motivado por jogar no Dragão e queremos fazer desse jogo uma festa. Na teoria [o sorteio foi favorável], mas há uns anos o Atlético foi ao Dragão e as coisas não correram bem. Estamos conscientes que o Juv. Évora tem as suas forças, mas, em condições normais, não chegarão para as forças do F.C. Porto.

Jogar em casa é sempre melhor, não temos viagens e, como andamos nas competições europeias, quantas menos melhor, pode ser uma facilidade para nós, mas só em campo é que vamos tornar as coisas mais ou menos difíceis.»

(Erro grasso por parte de Fernando Gomes, visto o Juventude de Évora estar a disputar a II Divisão B - Zona Sul)

SÁBADO, 27-11-2010, ANO 11, N.º 3955Notícias

abola.pt - Últimas Outros Mundos Juventude de Évora: «Sorteio muito bom para nós» - Miguel ÂngeloPor Paulo Veríssimo

Miguel Ângelo, treinador do Juventude de Évora, segundo classificado da zona Sul da 2.ª Divisão, ficou muito satisfeito por ir defrontar o FC Porto na quinta eliminatória da Taça de Portugal.

«Foi um sorteio muito bom para nós. É um orgulho imenso representar a cidade de Évora no Estádio do Dragão», desabafou, acreditando que tudo é possível na Taça:

«Vamos lá para disputar o jogo e, sobretudo, desfrutar dele. Sabemos que é muito complicado, mas não há impossíveis.»

14:19 - 25-11-2010

Domingo, 9 de Maio de 2010

JUVENTUDE DE ÉVORA SOBE DE DIVISÃO


Ao vencer em Faro o Sporting Clube Farense por 1-0, com golo de Márcio Madeira aos 30 segundos da segunda parte, o Juventude Sport Clube, vulgarmente conhecido por Juventude de Évora assegurou a subida à Segunda Divisão Nacional de Futebol.

Fontes - Enciclopédia livre e várias investigações na net.

Deus queira que desta vez o Juventude Sport Clube, consiga vencer o Dragão, ficaria na história do clube. O Juventude, igualmente apresente no seu emblema uma Águia, mas bem diferente daquela ostentada na Luz, esta de Évora, tem FORÇA DE VONTADE, e estou contente por este meu velho clube ter já chegado aos oitavos de final da Taça de Portugal, FORÇA JUVENTUDE DE ÉVORA.



O articulista desde muito jovem que é adepto do Juventude Sport Clube ou seja o JUVENTUDE DE ÉVORA, muitos jogoa assistiu no velho estádio de Sanches de Miranda e belos e memoráveis tempos passou na sua sede, sita no Pátio do Salema, bem perto da residência do articulista.

Tempos inesquéciveis, visto muita coisa boa e alguma má se ter passado com o articulista na Sede do clube bem como no Pátio do Salema.

Muitos foram os filmes que o articulista viu, no primeiro andar da sede do Juventude de Évora, muitos foram os serões que passou dançando, nos familiares bailes, onde o seu amplo salão estava sempre repleto de lindas moças e seus familiares.

Era conhecido como o RASGA A ROUPA e rivalizava com o Lusitano Ginásio Clube, no estádio Estrela, muitos jogos assistiu o articulista nos encontros entre o Lusitano e o Juventude, onde havia sempre pancadaria e da forte!...



Nos anos de 50s, a equipa do Juventude de Évora, cuja foto acima se redroduz, era a equipa favorita do articulista, tinha óptimos jogadores, nesse ano não subiu à primeira divisão, em virtude do encontro memorável contra o Lusitano, no qual saiu derrotado, mas graças à ajuda do arbrito, a partir dessa altura o Juventude caiu, seus famosos jogadores como os irmãos Fernando e João Mendonça foram para o Belenenses e Vitória de Setúbal, outros lhe seguiram as pegadas, mas nunca desmoreceu esse belo clube da massa operária.

Embora bem jovem, o articulista já frequentava o bar do clube, e o salão de baile, serviu algumas vezes de ringue de boxe, bem como o Pátio da Salema, este ficou bem gravado na memória do articulista, visto que, devido a uma briga com um amigo seu, o qual feriu gravemente, foi julgado e condenado a 28 dias de prisão com 3 anos de pena suspensa, foi esse o último combate de boxe realizado, em Évora, pelo articulista, depois, bem depois, segui-se o exercito e a políciae outros combates foram travados, porém jamais serão esquecido esses memoráveis tempos da juventude.

No ano de 2006, foi o articulista passar uns dias a Évora, e como não podia deixar foi matar saudades de sua cidade natal, indo visitar as novas instalações do Juventude Sport, sita    onde comprou algumas lembranças, entres elas um emblema do clube de seu coração.

Tói Cambeta Juventudista de Coração

 

Autor Inácio Caldeira

Data Fotografia 1915 ant. -

Legenda Pátio do Salema

Cota GPE0069 - Propriedade Grupo Pró-Évora













27 DE NOVEMBRO - DIA DE PARVATTI DEVI




Parvati Devi, esposa do deus Shiva, é uma deusa tríplice da mitologia hindu que se divide nos seguintes aspectos: Lakshmi, Sarasvati e Kali.

Era celebrada no dia que corresponde, no calendário gregoriano, a 27 de Novembro.





Parvati (sânscrito: Pārvatī, पार्वती), às vezes escritas Parvathi ou Parvathy, é uma deusa hindu e nominalmente a segunda consorte de Shiva, o deus hindu da destruição e renovação. No entanto, ela não é diferente de Sáti, sendo a reencarnação da ex-consorte de Shiva. Ela também é a mãe de Ganesha, Skanda (Kartikeya). Algumas comunidades também acreditam que ela é a irmã de Vishnu e Shaktas.

Ela é considerada como a derradeira Divina Shakti - a encarnação da energia total do Universo. Em muitas interpretações das escrituras, Parvati é também considerada como uma representação de Shakti, embora com aspecto mais suave do que a deusa mãe, porque ela é uma deusa.

Ela é considerada a filha do Himalaia.

Parvati quando retratada junto com Shiva aparece com duas armas, mas, quando sozinha, ela é mostrada com quatro braços, e astride um tigre ou leão. Geralmente considerada uma deusa benigna, mas também tem aspectos temerosa como Durga, Kali, Chandi e os Mahavidyas bem como benevolente formas como Mahagauri, Shailputri e Lalita.

Às vezes, Parvati é considerado como a suprema Mãe Divina e todas as outras deusas são referidas como encarnações ou manifestações dela. Em Shavias, Parvati e Durga são iguais, mas seguidores de Shakti e Vishnu consideram Durga, Kali e Chandi como aspectos temerosos de Parvati, considerando-se ela como Deusa Suprema.

Fonte - Enciclopédia livre e apontamentos da cultura Hindu




http://en.wikipedia.org/wiki/Parvati

sexta-feira, novembro 26

26 DE NOVEMBRO DE 2003 - FIM DO CONCORDE



O Concorde foi um dos dois aviões supersônicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 (algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés).

Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Foi operado apenas pela Air France e British Airways.

Histórico

No final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças.

E em 28 de novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.

No início do projeto, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, alem de Air France, Pan Am e BOAC (que futuramente se tornou a British Airways), que eram as companhias lançadoras do projeto do Concorde, faziam parte desta lista companhias como: Japan Airlines, Lufthansa, American Airlines, Qantas, TWA, etc.

A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton.

O Concorde 001 decolou para seu primeiro voo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro voo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.

Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 60 aeronaves.

Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais como ruído (sonic boom) e poluição.



No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde.
Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes voos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados.

No total, foram realizadas 5.335 horas de voo com os três modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em voo supersônico.

Estes números são quatro vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.

Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar).

Voar no Concorde era uma experiência única.

Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris.

O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia.

Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura,Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica.


Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se (com perda total) por causa de uma peça de um DC-10 da Continental Airlines que estava no meio da pista e havia decolado 5 minutos antes do Concorde, causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros.

Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os voos em 24 de outubro do mesmo ano.



O último voo oficial do Concorde foi dado a cabo por um British Airways Concorde, em 26 de novembro de 2003 para a sua casa natal (Filton/Inglaterra), em que foram realizadas homenagens ao Concorde, como o movimento do "Bico" (Levantamento e Baixamento), logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.



Curiosidades

Apenas 16 Concordes foram vendidos e todos eles à British Airways e à Air France. Mais nenhuma empresa de aviação se interessou em adquiri-los, devido aos seus altos custos operacionais.

O Concorde gasta uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.

Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747. Nele voavam apenas pessoas das classes mais ricas.

Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 e à queda de um Concorde da Air France, os voos tornaram-se economicamente inviáveis.

O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.

Existe uma nova tese sobre o acidente do Concorde, feita por ex-pilotos que apontam um conjunto de falhas:

O avião estava com 1,2 Tonelada de combustível a mais que o necessário.

Estava com excesso de bagagem de aproximadamente 600kg.

O vento estava a favor do lado que a aeronave iriá decolar e isso aumenta o arrasto no avião.

O piloto pediu a maior pista para decolagem pelos motivos acima e esta pista estava em piores condições de conservação.

O trem de pouso da esquerda não tinha uma peça chamada de espaçador que é responsável por evitar que os pneus da aeronave não percam a direção e como foi visto o avião mudou o curso indo para esquerda.

Devido as más condições da pista os pneus teriam explodido antes de atingir a peça que caiu do DC-10, conforme relatos de bombeiros que viram o Concorde pegando fogo antes do ponto que teve o choque com peça do DC-10.

O Concorde estava em V1, ou seja, muito rápido para poder parar na pista e muito lento para poder voar até o próximo aeroporto.

E por fim o engenheiro de voo desligou o motor nº2 que pegava fogo com aproximadamente 20 nós abaixo da velocidade segura para voar com um motor a menos. Com isso o avião perdeu o controle e tombou para a esquerda e atingiu algumas casas a poucos quilômetros do aeroporto.

Dados técnicos

Dimensões

Comprimento: 61,65 m

Envergadura: 25,6 m

Altura: 12,2 m

Lugares: 110 poltronas

Pesos

Peso Básico Operacional: 78.700 kg

Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg

Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg

Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg

Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg

Desempenho

Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04

Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00

Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés / 18.300 m

Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)

 Motor

Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610

Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA

Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)

Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg

Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora

Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora

Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora



Fontes - Pesquisa na Enciclopédia livre e Aviation Report - Videos Youtube

Presentemente o Air Bus A-380 é a fortaleza do ar, mas já começou a ter problemas, veremos até quando consiguirá manter-se no ar.