o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, outubro 13

A NOVA ECONOMIA DÁ ISTO


Acordos de Bretton Woods


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As conferências de Bretton Woods, definindo o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na história mundial, de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relações monetárias entre Nações-Estado independentes.

Preparando-se para reconstruir o capitalismo mundial enquanto a Segunda Guerra Mundial ainda grassava, 730 delegados de todas as 44 nações aliadas encontraram-se no Mount Washington Hotel, em Bretton Woods, New Hampshire, para a Conferência monetária e financeira das Nações Unidas. Os delegados deliberaram e finalmente assinaram o Acordo de Bretton Woods (Bretton Woods Agreement) durante as primeiras três semanas de julho de 1944.

Os acordos

Definindo um sistema de regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica internacional, os planificadores de Bretton Woods estabeleceram o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (International Bank for Reconstruction and Development, ou BIRD) (mais tarde dividido entre o Banco Mundial e o "Banco para investimentos internacionais") e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Essas organizações tornaram-se operacionais em 1946, depois que um número suficiente de países ratificou o acordo.

As principais disposições do sistema Bretton Woods foram, primeiramente, a obrigação de cada país adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de um determinado valor indexado ao dólar —mais ou menos um por cento— cujo valor, por sua vez, estaria ligado ao ouro numa base fixa de 35 dólares por onça Troy, e em segundo lugar, a provisão pelo FMI de financiamento para suportar dificuldades temporárias de pagamento. Em 1971, diante de pressões crescentes na demanda global por ouro, Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos, suspendeu unilateralmente o sistema de Bretton Woods, cancelando a conversibilidade direta do dólar em ouro.

As origens do sistema Bretton Woods

As bases políticas do sistema Bretton Woods podem ser encontradas na confluência de várias condições principais: as experiências comuns da Grande Depressão, a concentração de poder em um pequeno número de Estados e a presença de uma potência dominante querendo (e capaz de) assumir um papel de liderança.

====================================================================
http://www.rense.com/general85/dx.htm




U.S. NATIONAL DEBT CLOCK




The Outstanding Public Debt as of 13 Oct 2011 at 08:20:46 AM GMT is:


The estimated population of the United States is 311,477,111


so each citizen's share of this debt is $47,737.05.

==================================================================


Os Estados Unidos da America tem mum deficit brutal, 15 033 ---,---, ---,---.45 triliões veja-se quadro na parte superior dos blogs, onde mostra o avanço do deficit americano a cada segundo, porém este quadro está um pouco atrasado, visto lá indicar apenas 14,600,---,---,---.---.45 triliões..

Porém, outros países com deficit muito menores estão a ser precionados, e alguns, tal como a Grécia, sem ajuda da comnidade europeia, já tinha aberto banca routa.

===================================================================
Padrão ouro-dólar internacional pós-guerra (1946-1971)

Após a Segunda Guerra Mundial, um sistema semelhante ao padrão-ouro e algumas vezes descrito como um "padrão câmbio-ouro" foi estabelecido pelos Acordos de Bretton Woods. Sob este sistema, muitos países fixram suas taxas de câmbio em relação ao dólar dos Estados Unidos.

Os EUA prometeram fixar o preço do ouro aproximadamente a $35 por onça. Implicitamente, portanto, todoas as moedas atreladas ao dólar também tinham um valor fixo em termos de ouro. Sob a administração do Presidente francês Charles de Gaulle até 1970, a França reduziu suas reservas de dólar, trocando-as por ouro do governo estadosunidense, reduzindo a influência econômica dos Estados Unidos no exterior.

Isto, juntamente com a restrição fiscal dos gastos federais com a Guerra do Vietnã e déficits persistentes no balanço de pagamentos, levou o Presidente Richard Nixon a acabar com a convertibilidade direta do dólar em relação ao ouro em 15 de agosto de 1971, resultando na quebra do sistema (o "Choque Nixon").













 



Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Amigo Cambeta,
Como dizia um amigo meu, depois de fazer bem as contas, chego à conclusão que me devo tantos mil euros.
E não me pago!! :))
Um abraço