o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, junho 11

ZHONGSAHN - CHUNG SHAN - SEK KEI - CHINA




SHIQI - SEK KEI


石岐区步行街-孙文西路 Distrito de Shiqi

Shiqi é um distrito da parte central da cidade de Zhongshan (Chung Shan) na provícnia de Guangdong (Cantão) na República Popular da China.  Ocupa uma  área total de 26 quilômetros quadrados.

Especialidades
Os famosos  pombos fritos , bolos de amêndoa e frutas em pó Jinzha .

Palavras Shiqi descrever uma pessoa com expressões preguiçoso "para comer dormir profundamente defecar sentar. Cantonês "cabeça primeiro", então Shiqi chamado "próximo primeiro" ("som apertado" pensar  "as palavras incorretamente em primeiro lugar."   


















No ano de 1921, este vistoso edifício servia de hotel, um dos mais luxuosos em Sek Kei, na época.



Zhongshan, em tempos antigos era conhecida por Xiangshan  (Ricas Flores Divinas). O Xiangshan antigo era uma ilha no Mar  Lingding  além da foz do rio pêra, ou seja, da chamada Montanha Wuguishan, Montanha Fenghuangshan  (actualmente a cidade de  Zhuhai ) e as colinas e planaltos, ou seja, as terras desde  Shiqi a Macau.

Foi ao distrito de Sek Kei, que o articulista classifica como uma enorme e vistosa cidade, encontrando-se pervervada a sua história, que no dia de ontem, uma vez mais foi visitar.

A viagem de autocarro leva cerca de 1 hora e 30 minutos, o bilhete de ida e volta ficou em 35 Yuans, ou seja cerca de 3 Euros.


A primeira vez  que o articulista visitou Sek Kei, foi no dia 1 de Abril de 1984, deste então e até aos dias de hoje, o progresso é uma constante. As bicicletas foram dando lugar a motos, mas nos dias de hoje, a motos estão dando lugares ao automóveis. 
Duas coisas giras que o articulista pode verificar, uma, os triciclos já deixaram de funcionar com tração humana, são electricos, silenciosos, nada poluentes e andam bem rápido.

 A outra, são as motoretas, na sua grande maioria, igualmente eléctricas, não poluentes e muito silenciosas.


 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Já foi consultado, amigo Cambeta?
A caminho da cura, não é?
Um abraço

Jose Gomes Martins disse...

Lindo!
Abração
José Martins