o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, janeiro 25

NAKHON RATCHASIMA - KORAT


                    Foi a esta bela e histórica cidade, que de novo, o articulista foi visitar.

Eram de horas de almoço quando chegamos a Nakhon Ratchasima, logo à entrada da cidade, encontra-se um moderno e enorme centro comercial The Mall, e foi ali que fomos almoçar na cadeia de restaurantes MK, óptima comida, só que as bebidas, essas são caríssimas, o articulista quis acompanhar a comida com uma cerveja, e teve que desembolsar 140 baths, quando num super mercado custa apenas 35 btahs.




Nakhon Ratchasima (Thai: นครราชสีมา, também conhecida por Korat,  é uma cidade e a capital da Pronvíncia de Nakhon Ratchasima e dos distrito com o mesmo nome, fica localizada na Nordeste da Tailândia e é porta de entrada para a zona de Isan. 

Esta cidade dista de Bangkok  219  Kms.

Em Agosto de 2010, a área municipal da cidade tinha 142 645 habitantes.

A história arqueológica revelam que exitiram, duas antigas cidades, que tinham os nomes de Sema e Nakhon Raj, onde nos dias de hoje se localiza o distrito de Sung Noen, que fica a 32 kms a Oeste, da presente cidade de Nakhon Ratcjasima (Korat).Nakhin significa capital e Raj significa reino na língua Hindi. 
Antes do século XIV, a área de Nakhon Ratchasima, fazia parte do Império Khmer, havendo igualmente uma outra cidade mais importante que servia de base aos Kmers, essa cidade é Phimai, onde, ainda nos dias de hoje se pode ver as ruínas do importante templo.

O Rei Narai de  Ayutthaya 1656-1688, ordenou  que fosse construída uma nova cidade, pra servir como uma fortaleza, na fronteira do Nordeste de Ayutthaya. Nakhon Ratchasima foi posteriormente mencionada nas crónicas siamesas e documentos legais, como uma  uma cidade - 'segunda classe' do reino.

Um governador foi nomeado, e governou a cidade como uma dinastia. Após a fase final de Ayutthaya, que terminou em completa destruição desse reino pelas tropas birmanesas, em 1767, o príncipe Theppipit, um filho do Rei Ayutthayan Boromakot  estabeleceu-se em Phimai, mantendo o domínio sobre Korat e outras províncias do Leste.

O Rei Taksin do Thonburi_Kingdom  (1768-1782) sucessivas vezes  enviou dois de seus generais, os irmãos Thong Duang e Boonma para derrotar o príncipe, tendo o mesmo sido capturado e executado no ano de 1768. Thong Duang tornou-se o  Rei Rama I do reino em 1782, e Korat se tornou um baluarte estratégico na fronteira nordeste, supervisionando Lao e estados Khmer tributária.

A derrota decisiva da Birmânia na primeira guerra anglo-birmanesa (1824 - 1826) e o Tratado Burney com os britânicos, fez Siam parecer fraco aos Chao Anouvong, o Rei Vientiane baseado em Lan Xang (Milhões de Elefantes), que atacou Korat em 1826, em uma tentativa de independência. Lady Mo, a esposa do vice-governador na época, é creditado com ter libertado a cidade do exército Anouvong, e foi homenageado com uma estátua no centro da cidade de Korat.

A cidade, antiga murada de Korat leste do monumento foi projetado e construído por um engenheiro francês que se acredita ser o único que também construiu o Palácio Naraimaharaj, em Lopburi. O projeto de base francesa se reflete no sistema de fosso que circunda a porção mais interna da cidade.

Nakhon Ratchasima continua a ser um importante centro politico e económico na região Nordeste, mesmo depois das reformas administrativas introduzidas, nos finais do século XIX. A primeira via férrea a ser contsruída na região do Nordeste só foi completada nos finais do século XX, sendo a cidade de Nakhon Ratchasima, o principal ponto de ligação da região, tipo antigo Entroncamento, em Portugal. 

Em Outubro de 1933, depois do fim da revolução em 1932, que pôs fim à monarquia absoluta, a cidade de Nakhon Ratchasima, passou a ser o quartel general dos Boworadej, após uma revolta. fracassada, contra o novo governo de Bangkok. Em 1981 houve uma tentativa de golpe de estado, e a famólia real se refugiou em Korat.

No período de 1962 a 1976 a  Korat Royal Thai Air Force Base, composta pela Royal Thai Air Force, Força Aérea dos Estados Unidos da América  e pela Força Aérea da Nova Zelandia, serviu de base para os bombardeamentos ao Vietname. 

No ano de 1976, a Força Aéra Tailandesa, assumiu o total controle da base e no principio dos anos 90s, a base aérea se ligou operacionalmente à aviação civil, sendo assim criado o Aeroporto de Nakhon Ratchasima. 


Ir-se a Korat e não se ir visitar o centro histórico e a estátua da heroina Thao Suranaree, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa, mas o articulista, como sempre que visita esta cidade, passa pelo local, não para orar, pois isso deixa para os locais, que adoram e verenaram tudo e mais alguma coisa. Uma estátua igualmente de uma heroína e muito venerada, se encontra no centro da cidade de Lamphun, a história de ambas é muita parecida.



PRATU CHUMPON, uma das cinco portas que fechavam a antiga cidade.


Mas quem foi a lady Mo?


Thao Suranari (tailandês: ท้าว สุร นารี) é o estilo  de Lady Mo, (também conhecido como Ya Mo (ย่า โม avó Mo) (1771-1852), que era a esposa do vice-governador de Nakhon Ratchasima, a fortaleza para o controle de siameses sobre seus vassalos do Laos, no momento do ataque do rei Vientiane Anouvong na Korat em 1826, forças de Anuvong's tomaram a cidade e fizeram prisioneiros os seus  habitantes.

Lady Mo é creditada como a líder que salvou a cidade por assédio às força invasora.  São imensas e variadas as histórias que se contam sobre esse acontecimento.Uma das histórias  descreve a forma como Lady Mo  conseguiu ludibriar e embriagar os soldados invasores, liderando depois uma rebelião conjuntamente com os outros prisioneiros, fazendo dispersar as tropas e conseguindo trazer de volta muitos dos prisioneiros que seguiam para o Vientiane.

De Bangkok foram enviadas tropas comandadas pelo general Sing Singhaseni (สิงห์ สิงห เสนี) que derrotou Anuvong com a destruição total de Vientiane.

O Rei Rama III em reconhecimento pela bravura demostranda pela Lady Thao, lhe condeceu  o titulo de KUN YING MO.



A esposa do articulista, como boa tailandesa que se presa ser, lá esteve orando, junto à estátua da heroína Thao, o que lhe pediu não sei, só sei que o herói sou eu em terras siamesas, bem se o não sou, sou pelo menos cavalo de batalha!...



2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O país dos sorrisos é efectivamente muito bonito.
Um abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

O país dos sorrisos é lindo é bem verdade, assim como o Mynamar.
Neste belo país existe de tudo, lindas montanhas, imensas planícies, maravilhosas praias, boa comida, óptimos alojamentos a preço convidativo, e tudo o mais que se desejar.
A cultura deste país é riquissima, mas ainda exitem costumes e maneiras de estar nada compativeis com o ocidente.
Até no mais belo roseiral exietem ervas daninhas.
Um abraço amigo Pedro Coimbra.