A famosa Torre Eiffel, ex-libris de Paris, começou a ser constru«ida no dia 26 de Janeiro de 1887.
A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel, /tuʀ ɛfɛl/) é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo.
A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem na torre a cada ano. Nomeada após seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
Milhares de pessoas a visitam por ano. É a maior atração turística de Paris, sendo assim este o país mais visitado em todo o mundo.
A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A Torre Eiffel é uma estrutura de aço e pesa cerca de 10.000 toneladas, possui uma densidade relativamente baixa, pesando menos de um cilindro de ar ocupando as mesmas dimensões da torre.
A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 passos. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. O primeiro e o segundos nível possuem restaurantes.
A torre se tornou o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para toda a nação da França, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
História
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel (pronuncia-se com a sílaba tônica no último "e", [eifél] e não [êifel]) foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris.
Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 324 metros de altura, possuía 7 300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10 000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.
Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos. Foi destronada em 1930 com o Chrysler Building, de Nova Iorque de 329 metros.
Ao todo, desde a abertura já recebeu um total de 244 milhões de visitantes.
Actualmente, a torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.
O articulista esteve lá por várias vezes, mas nunca a subiu ao topo da mesma, devido a problemas nos elevadores, falta de sorte!...
Esta é a Torre de Tóquio, mais alta 9 metros do que a Torre Eiffel a qual o articulista visitou por diversas vezes, tendo até visitado o museu da cera que fica no piso inferior da torre.
A Torre de Tóquio foi construída no ano de 1958
4 comentários:
Sr.Cambeta,
Gosto muito do seu Blog, é a minha primeira leitura diária.
A ponte velha de Portimao foi construida com os restos de ferros da Eiffel, e tem la uma placa que diz isso. Nao sei bem a historia.
Chim
Caro Cambeta,
Por muitas torres que se construam, mais altas, mais sumptuosas, a sedução, o glamou, o charme, da Torre Eiffel, são inigualáveis, inimitáveis, eternos.
Um abraço
Ao leitor ou leitora que se assina por Chim, o meu muito obrigado pela preferência.
A ponte velha sobre o Rio Arade foi inaugurada em Abril de 1876, como tal não foi construída com os restos dos ferros da Eiffel, devido esta só ter sido construída no ano de 1887.
" Há mais de dois séculos, em Abril de 1876, foi inaugurada a primeira ponte sobre o Rio Arade em Portimão.
Esta obra consistiu, na altura, em algo de muito caro. Então, o Visconde de Bibar, pessoas influente, prestou a ajuda económica necessária à sua construção. Foi desta forma erguida a primeira ponte rodoviária que facilitou as deslocações entre as duas margens do Rio Arade, em Portimão."
Fontes estas colhidas nos livros da Camara de Portimão.
Um abraço amigo e penso que ficou esclarecido/a, mas seria bom saber o porquê dessa placa.
Estimado Amigo Pedro Coimbra, sem dúvida alguma que tem toda a razão.
Nem a Torre de Tóquio, que é semelhante na sua arquitectura, se compara ao romantismo da Torre Eiffel em Paris.
Um abraço amigo
Postar um comentário