o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, janeiro 16

PRINCIPE DE CHUMPHON


O SANTUÁRIO  KROM LUANG CHUMPHO


Chao Krom Luang Samut Songkhram está localizado na cidade do distrio Samut Songkhram, este santuário foi criado pela Cooporativa de Pescas de Maeklong, Associação dos moradores e comerciantes de Samut Songkhram, em homenagem ao  Almirante HRH Krom Luang Chumphon Khet, o qual é considerado o Pai da Marinha Tailandesa.




A imagem do Principe

Este local, junto ao mar, bem como muitos outros existentes em todo o país, é muito visitado, não só por pessoas ligadas à vida marítima, mas por imensos fiéis, que em sua homenagem fazem rumarias até seus santuários, pedindo-lhe as suas graças.
E foi a este Santuário, que o articulista, ontem dia 15 de Janeiro de 2011, foi visitar, por conselho de seu amigo Manuel Campos.
 
Almirante Príncipe Abhakara Kiartivongse, Príncipe de Chumphon , (09 de dezembro de 1880 - 19 de maio, 1923) ( tailandês : พระเจ้า บรม วงศ์ เธอ พระองค์เจ้า อาภากร เกียรติ วงศ์ กรม หลวง ชุมพร เขต อุดม ศักดิ์), foi o 28 filho do Rei Chulalongkorn

Seus outros nomes conhecidos, Sadej Tia ("Royal Pai") ou Doutor Phon ou Prince of Chumphon, vai comandar a partir de um profundo respeito o povo tailandês de oficiais da marinha para os moradores rurais.

Ele passou seus primeiros anos estudando a guerra naval na Inglaterra . Ele voltou para Siam para servir na Marinha Real siameses e contribuiu significativamente para o avanço e modernização da marinha. Em honra de suas contribuições, o príncipe foi proclamado "Pai da Marinha Real da Tailândia ".

Além de sua carreira na marinha, Príncipe de Chumphon estudou medicina. Ele estava particularmente interessado no uso de ervas medicinais no tratamento de seus pacientes. Como "Doctor Phon", ele forneceu o tratamento médico para pessoas de todas as classes e raças.

O príncipe também foi reconhecida no campo das artes sobrenaturais. Sua reputação de magia era tanta que ele tem sido considerado como um dos "108 divindades nos céus".  Muitos fiéis se proclamam ser seus "filhos" ou seguidores e rezar com ele para a realização de seus desejos.

Prince Abhakara Kiartivongse morreu em 1923 com 44 anos de idade.




Dois marinheiros armados, estátuas, guardam uma das portas laterais do santuário, este do lado direito.


Na sua grande maioria, todas as pessoas que estão ligadas às artes marítimas, usam este amuleto do principe, para, e segundo a sua fé, se sentir protegidos.

Muitas foram as pessoas que ontem se deslocaram a este local.


O segundo marinheiro, estátua, no lado esquerdo da porta lateral, e como sempre o articulista junto, no chão eram imensos os sapatos e chinelos das pessoas que se encontram no interior do santuário.



Todo o local envolvente ao Santuário é um imenso mercado, o qual comercializa, principalmente, pescado.
O meu estimado amigo Manuel Campos, me foi informando, que nos fins de semana, o local é imenso visitado por pessas vindas de Bangkok, e como tal os comerciantes se aproveitam e aumentam, e muito, o preço dos produtos.

Dali saimos para ir-mos visitar um Mosteiro (Wat) construído em madeira e ornamentado com madre pérola, mosteiro esse que se localizava na mesma zona costeira, relativamente perto, do santuário dedicado ao Pai da Marinha Tailandesa.



O articulista visitando o Museu Marítimo na cidade de Trat, onde estão exposta várias fotos do " Pai da Marinha Tailandesa" e sua história.


O articulista junto a um navio de guerra, que é um mosteiro, sito na zona de Bangkuntien, navio este  que  foi comandado pelo Principe Krom Luang Chumphin Ket.

No seu interior encontra-se um enorme salão, onde se pode ver o Principe vestido com a farda de Almirante, algumas espadas e outros intrumentos por ele usados.

Nenhum comentário: