o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, janeiro 15

ESTAÇÃO DE COMBÓIOS MAEKLONG - SAMUT SONGKHRAM


Hoje, dia 15 de Janeiro de 2011, o passeio realizado pelo articulista foi cheio de surpresas.
Bem cedo saiu de Bangkok e seguiu rumo a Samut Songkhram, que dista de Bangkok, segundo rezam as placas indicativas, 68 kms, mas na realidade desde a casa do articulista até esta cidade, o conta quilómetros de sua viatura marcou 128 kms.



Ao quilómetro 2, antes de chegar a Samut Songkhram, onde reside um amigo do articulista,Manuel Campos, lhe telefenou dizendo que está perto a chegar à cidade e tinha como objectivo de ir visitar o famoso mercado MAEKLONG, logo, e como sempre super prestável, disse ao articulista para ir a sua casa e que depois, ma sua companhia iremos ao local indicado e assim o fez o articulista, que ia acompanhado de sua esposa e duas de suas filhas.




Como já conheciamos o caminho foi fácil chegar a casa do nosso amigo Campos, sua esposa nos veio receber, enquanto o amigo Campos, que tinha acordado havia minutos antes, com o telefonema do articulista, trocava de roupa.
Como sempre fomso recebidos de braços abertos, e por ali ficamos a conversar dizendo'lhe qual o nosso objectivo da visita, que era o de visitar a estação de caminho de ferro de MAEKLONG.
O nosso estimado amigo, sempre prestável, disse que a estação se sitava ali perto de sua casa e nos levaria lá na sua viatura, pelo que parcamos a nossa no espaço que nos reservou, tinhamos ainda tempo, pois o que desejavamos ver, era o combóio a passar por entre o mercado, o que acontece quatro vezes por dia, a passagem mais próxima seria por volta das 11.00 horas e como eram somente 10.20, ainda tinhamos imenso tempo para bater um papo e o amigo Manuel campos é um óptimo conversador e por ali ficámos..


.

A sua esposa ficou em casa, e o nosso amigo Manuel teve a amabilidade de nos levar até à estação de caminho de ferro, e ali por perto, defronte da loja de uma amigo seu, parcou a sua viatura, e a pé seguimos até ao mercado, que fica na rua logo a seguir, o movimento de viaturas era imenso bem como de turistas.



Como se pode ver na foto os trilhos da linha de caminho de ferro e os toldos do imenso mercado que ocupa uma enorme extensão da linha, cujas bancas estão sobre a linha férrea, e à medida que o combóio passa, os toldos e as bancas são retiradas e voltou a ser colocadas logo a seguir que o combóio passe, como se pode ver nos videos abaixo inseridos.



O articulista e seu amigo Manuel Campos, junto à estação de Maeklong

Por ali ficámos vendo a azafama dos comerciantes e tentando arranjar um local mais apropriado para poder tirar algumas fotos aquando da passagem do combóio, conseguiu, o articulista somente uma foto aquando da passagem do combóio, esta que apresenta a seguir



Vimos o combóio chegar e toda a algazarra provocada, pois muitos turistas queriam tirar fotos e não olhavam a meios, pondo os pés em cima de cestos de hortaliça e tudo o que lhe pudessem facilitar melhor a visão, o que eram empurrados pelos comerciantes, minutos antes do combóio chegar à estação, ouviram-se várias apitadelas e a cancela fez parar o tráfico automobilistico, enquanto os comerciantes recolhidas as tendas e cesto que estavam expalhados por toda a linha e sob os carris.


Depois de ter visto o combóio passar e ter parado na estação, onde desembarcou e embarcou alguns passageiros, partindo de novo, mas nesse intervalo, teve ainda tempo o articulista de entar numa das carruagens e ver o ambiente por dentro.

Tirou alguns fotos do local e comprou uns quadros e postais referentes a esta única e expecial linha férrea.



O articulista sobre a linha férrea, antes de o combóio chegar à estação.


O fim da linha, e ali ficou o combóio cerca de 10 minutos, seguindo depois a sua rota.




O combóio largando da estação




Como se pode ver através desta foto, tirada pelo articulista, os comerciantes, assim que o combóio acaba de passar recolocam os toldos de suas tendas, e o negócio continua normalmente, até à próxima passagem do combóio.



O ARTICULISTA ESTEVE LÁ


Depois de visto este impressionante espectáculo, que poderá causar arrepios a quem vir estes videos, mas que é totalmente normal, no quotidiano destas pessoas, que nesta cidade à beira mar vive, o amigo Manuel Campos teve a amabilidade de nos levar a conhecer um lindissimo templo, e um local onde é venerado o Rei Rama V, muito afamado e considerado pelo povo tailandes, locais esses que serão apresentados nos artigos seguintes, bem como o maravilhoso almoço que o amigo Manuel Campos serviu de anfitrião.






 




2 comentários:

José Martins disse...

Pois claro o meu amigo, do peito, Cambeta continua a divulgar a Tailândia e sem pontinha de dúvida o português que mais conhece o Reino. E como vai quedar-se três meses, vai ter muito para descrever e inserir fotografias.
Vi o confrade Manuel Campos, juntos na fotografia. Almoçaram por lá ou ele, mais uma vez, mostrou os seus dotes de culinária?
Abração

Marcos Vale disse...

Viva amigo Cambeta,
foi um passeio giro...
abraço

Marcos Vale