o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, dezembro 6

TAIPA - RECORDAR É VIVER

Margaret Mitchell no seu famoso romance, descreve a visão idealizada da sociedade branca do velho Sul dos Estados Unidos da America, mas até aos dias de hoje, ainda ninguém contou a história do desenvolvimento da Ilha da Taipa, a visão é bem diferente em todos os campos.



Na Ilha da Taipa, para ja não falar de Macau, Tudo o tempo Mudou
, a Estrada da Baia de Nossa Senhora da Esperança e uma prova disso, antes era o mar, hoje uma enorme avenida, cheia de vida, onde está aquarterlada a guarnição do exército chinês, onde se encontra uma dependência do Hospital King Vu, o maior casino resort do mundo e um novo, dentro em breve ali irá abrir as suas portas, o Galaxy.



Uma antiga guarida do patrulha da Polícia Marítima e Fiscal.





Esta velha e famosa pedra muito teria para contar, ela contêm uma história lindíssima que ainda não passou ao conhecimento da população de Macau.






Quando o articulista prestou serviço na Ilha da Taipa, este local era um recinto de patinagem havendo junto à rocha uma pequena ponte onde atracavam algumas embarcações que ali descarregavam as suas mercadorias.


Nos principios dos anos 70, quando o articulista andava embarcado numa vedeta da classe Charlie, ali atracou por várias vezes, hoje em dia, para se ver o mar, nem com binólucos se consegue..

Tal como diz o ditado, mudam-se as pessoas mudam-se as vontades.


Quem conheceu a Ilha da Taipa dos anos 60 e toda aquela zona do Cotai, antigamente mar, admirado ficarão hoje, todos aqueles que se ausentaram de Macau e agora lá regressam, ao verem toda aquela grandiosidade que ostenta o local.
O Istmo que liga a Ilha da Taipa à Ilha de Coloane, foi construído em parte, no ano de 1964, por pessoas internadas no Centro de Recuperação Social da Ilha da Taipa. Na altura foi como uma lança em África, a ligação entre as duas ilhas muito veio contribuir para o desenvolviemnto das ilhas.
Hoje em dia é uma enorme e moderna avenida.
A antiga lixeira que havia no fim do istmo, ou seja na entrada da Ilha de Coloane deu lugar a um verdinho e belo campo de golfe.
Tudo muda e ainda bem, quando as coisas ficam melhores e proporcianm aos habitantes de Macau e não só, maiores facilidades de transporte.







Nenhum comentário: