o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, dezembro 9

PROVÍNCIA DE SAMUT PRAKAN



Província de Samut Prakan


Samut Prakan สมุทรปราการ


Capital Samut Prakan

- Governador, Surachai Khan-asa (desde Outubro de 2009)

Área - Total 1,004.1 km2 (387.7 sq mi)

Population (2007) - Total 1,126,485


- Densidade populacional 1,121.9/km2



Samut Prakan (Thai: สมุทรปราการ é uma das províncias (changwat) centrais da Tailândia.

Está ligada a Oeste e a Norte pela província de Bangkok e pela província de Chachoengsao a Este.

O Aeroporto de Suvarnabhumi (Novo) Bangkok International Airport) está localizado em Bang Phli distrito da Província de Samut Prakan.





História


Esta província foi criada durante o período de Ayutthaya,com o seu centro administrativo localizado em Prapadaeng. Era o porto marítimo do Sião, o qual estava bem seguro com muitas fortalezas e muralhas.

Sua Majestade o Rei Rama II iniciou a construção de um novo centro em Samut Prakan no ano de 1819, depois de o seu antecessora Rei Taksin ter abandonado a cidade fortificada. Um total de seis fortes foram cosntruídos em ambas as marges do Rio Chao Phraya, tendo sido igualmente construído na ilha do rio, o Pagode Phra Samut Chedi.

Dos seis fortes construídos nessa época, só dois conseguiram manter em pé até aos nossos dias, os Phi Sua Samut and Phra Chulachomklao.

Etmologia

Na língua tailandesa Samut vem do Sanskrit, o que significa Oceano ou Mar e Prakan significa Fortalezas.

Geografia

Samut Prakan está localizada na boca do Rio Chao Phraya no Gulfo da Tailândia. Por vezes esta província Pak Nam (ปากน้ำ), a frase em tanlandês que significa Boca do Rio.

Parte da província está localizada a Oeste do rio e consiste em arrozais, criação de camarões e por floresta, ficando na parte Este a zona urbana que inclui muitos centros industriais.

Faz parte da zona Metropolitana de Bangkok e a urbanização extend-se para ambos os lados. Esta prov]incia tem uma linha de costa mar]itima de cerca de 47.2 quilómetros.
Locais

Aqui se encontra a Reserva natural de Bang Pu, que fica a cerca de 12 km a Este do centro da cidade,possuindo uma grande população de aves. Especialmente durante a época de Inverno, a ponte em Bang Pu é muito frequentada pelos tailandeses que vêm ver os graciosos vôos das gaivotas.

O articulista já teve o prazer de ter estado no local, repleto de visitantes e ter visto milhares, senão centenas de gaivotas ocupando todo o espaço marítimo envolvente.

A ponte Bang Pu situa-se num Parque cuja administração está ao cuidado do WWF da Tailândia e pelo Exército Real, foi oficialmente estabelicido aquando o 72 aniversário de Sua Magestade a Rainha Sirikit, no ano de 2004.


O HTMS Maeklong, antigo navio da Marinha Real Tailandesa,encontra-se no Forte de Chulachomklao, na boca do Rio Chao Phraya no Amphoe Phra Samut Chedi.


As duas maiores atrações turísticas da província localizam-se em Amphoe Mueang Samut Prakan,a capital do distrito: O Mueang Boran ou Antiga Cidade, um enorme Parque que contêm imensas réplicas das históricos edifícios da Tailândia; e o Crocodile Farm.


Igualmente Samut Prakan é a casa do Aeroporto Suvarnabhumi, Amphoe Bang Phli é famosa pelo seu festival de flores de lotus (Rap Bua) que usualmente tem lugar durante a Lua cheia no mês de Outubro.

Clima e Temperatura
A temperatura máxima, média ao longo do ano é de 32 graus célsios e a mínima de 22.

Precipitação média anual é de 10.2 mm


Simbolo provincial

O simbolo provincial é representado pelo templo Phra Samut Chedi, o mais importante centro budista da província.

A árvore representativa da província é a Thespesia populnea.

Divisões Administrativas

A província se subdivide em 6 distritos (amphoe). Estes por sua vez se se subdividem em 50 subdistritos (tambon) e 396 aldeias (muban).


1.Mueang Samut Prakan
2.Bang Bo
3.Bang Phli
4.Phra Pradaeng
5.Phra Samut Chedi
6.Bang Sao Thong






Estátua do Rei Rama V




Locais de Interesse

Esta localizado nesta província o Museu Erawan (พิพิธภัณฑ์ช้างเอราวัณ): O elefante, colossal com três cabeças, sobre o qual o articulista fez já referência num dos seus artigos e que foi postado em seu blog.
O Museu Naval (พิพิธภัณฑ์ทหารเรือ): Este museu exibi informações históricas sobre a Royal Thai Navy e as suas mariores batlhas travadas.

Mueang Boran a Ancient City (เมืองโบราณ): Cobre uma área total de aproximadamente 800 rai aqui se podem ver as imitações dos maiores destinos turísticos do país, esta Velha Cidade, assim denominada, em Khao Phra Wihan, Prasat Hin Phanom Rung, Wat Mahathat, Phra Phutthabat, Phra That, Phra That Chaiya, etc.

Samut Prakan Crocodile Farm e Zoo (ฟาร์มจระเข้และสวนสัตว์): Foi construído no ano de 1950 e é presentemente o maior local do mundo de reserva de corcodilos, contendo 60,000 crocodilos de vários tamanhos e espécies.

Wat Klang Worawihan (วัดกลางวรวิหาร): É um templo Real classificado de segunda classe, nos tempos do Período de Ayutthaya.

Wat Asokaram (วัดอโศการาม): É um dos maiores templos que a província possue.

Fort Chulachomklao (ป้อมพระจุลจอมเกล้าหรือป้อมพระจุล): É um Forte moderno que teve um significado preponderante na protecção e sobrevivência da Tailândia na histórica batalaha travada no ano de 1893.

Existem igualmente outros locais de interesse a saber:


King Rama V the Great Monument (พระบรมราชานุสาวรีย์ พระบาทสมเด็จพระจุลจอมเกล้าเจ้าอยู่หัว): Um gracioso monumento onde se pode ver o Rei Rama V o Grande, envergando uniforme da marinha e empunhando uma espada com as das mãos.

HTMS Mae Klong Museum พิพิธภัณฑ์เรือหลวงแม่กลอง

Naval Historical Park อุทยานประวัติศาสตร์ทหาร

Phra Samut Chedi พระสมุทรเจดีย์

Bang Namphueng Floating Market ตลาดน้ำบางน้ำผึ้ง


City Pillar Shrine ศาลเจ้าพ่อหลักเมือง

Phra Suea Mueang Shrine ศาลพระเสื้อเมือง
.

Phlaeng Faifa Fort ป้อมแผลงไฟฟ้า

Wat Phaichayonphonsep Ratchaworawihan วัดไพชยนต์พลเสพย์ราชวรวิหาร

Wat Prot Ket Chettharam วัดโปรดเกศเชษฐาราม
.

Wat Song Tham Worawihan วัดทรงธรรมวรวิหาร

Si Nakhon Khuean Khan Public and Botanical Park สวนสาธารณะและสวนพฤกษชาติศรีนครเขื่อนขันธ์

Hua Chiao Chaloem Phra Kiat Museum พิพิธภัณฑ์หัวเฉียวเฉลิมพระเกียรติ

Nong Ngu Hao Farm and Tiger Farm ฟาร์มหนองงูเห่า

Wat Bang Phli Yai Nai วัดบางพลีใหญ่ใน

Wat Bang Phli Yai Klang วัดบางพลีใหญ่กลาง

Bang Phli Cultural Centre, Bang Phli Rat Bamrung School ศูนย์วัฒนธรรมอำเภอบางพลี โรงเรียนบางพลีราษฎร์บำรุง

Bang Pu Seaside สถานตากอากาศบางปู





Exibicação no Jardins dos Corcodilos




Um monumento, neste caso, um mosteiro exibido na Cidade Velha.
O articulista por várias vezes se tem deslocado a este provincia, visto que reside lá um dos seus familiares, como tal conhece quase todos os locais acima mencionados, porém, só na Segunda-Feira passada ficou a conhecer os Mosteiros, Wat Bang Phli Yai Nai e Wat Bang Phli Yai Klang.
A grande metrópole que é Bangkok só volvidos muitos anos e que se consegue conhecer na sua totalidade e para tal, necessário será, estar-se sempre informado dos locais a visitar.


Um comentário:

O mar me encanta completamente... disse...

Oi querido amigo Macau.
Estive por aqui lendo tua alma...
Viajando com você...
E me encantou profundamente.
Sinceramente fico lisonjeada por tua atenção e muito feliz pelo carinho que manifesta pelos meus escritos.
Graças a Deus ainda existem pessoas e que lê para além das palavras.
Por isso, fico realmente feliz por saber que o que eu escrevo, é lido por outras pessoas sensíveis como você.
Escrever é como respirar, é necessidade e tudo está de
certa forma no contexto da minha vida.
Obrigada.
Bem-vindo, sempre.


Mil beijos

Glória Salles