o mar do poeta

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segunda-feira, agosto 23

ALMAS FAMINTAS

Os fantasmas famintos não são os mesmos fantasmas na tradição chinesa. A crença tradicional é que as pessoas se tornam fantasmas quando eles morrem, No entanto , foi originalmente pensado que os fantasmas não tenha a vida eterna , mas que lentamente se enfraquecem e acabam por morrer uma segunda vez. Os fantasmas famintos no pensamento tradicional só seria um problema em casos excepcionais, como no caso de uma família foram mortos , ou quando a família já não venera os seus antepassados. Com o aumento da popularidade do Budismo a idéia de que almas viveriam no espaço até a reencarnação tornou-se popular. No Taoísta tradição , acredita-se que os fantasmas famintos pode surgir de pessoas cujas mortes foram violentas ou infeliz.

Tanto o budismo e Taoísmo partilho a ideia de que os fantasmas famintos pode surgir a partir de negligência ou abandono de seus ancestrais . De acordo com o Hua -yen Sutra maldades fará uma alma para renascer em um dos seis reinos diferentes. O maior grau de má ação fará com que uma alma para renascer como um habitante de inferno, um menor grau de mal irá causar uma alma para renascer como um animal, e com o menor grau fará uma alma para renascer como um fantasma faminto. Segundo a tradição , más ações que levam a tornar-se um fantasma faminto estão matando , roubando e má conduta sexual. Desejo , a ganância , a raiva ea ignorância são todos fatores que causam uma alma para renascer como um fantasma faminto , porque são os motivos para as pessoas para realizar maldades .


Imagem de um rolo de papel japonês , que descreve o reino dos fantasmas famintos e como acalmá-los. Atualmente alojados no Museu Nacional de Quioto, Artista desconhecido .
Há muitas histórias sobre a origem dos fantasmas famintos. No Budista tradição , há histórias de Chuan -chi ching po- yuan (" Sutra de Cem selecionados Legends " ), que é a partir do início do terceiro século . Alguns exemplos dessas histórias são as seguintes:

Uma história é de um homem rico , que viajou de venda açúcar de cana suco. Um dia, um monge chegou a sua casa procurando um pouco de suco para curar uma doença. O homem teve que sair, assim ele instruiu sua esposa para dar ao homem a beber em sua ausência. Em vez de fazer isso, ela secretamente urinado na tigela do monge , acrescentou caldo de cana para ele e deu-lhe a monge. O monge não foi enganado, ele derramou o vaso e esquerda. Quando a mulher morreu, ela renasceu como um fantasma faminto.


Outro conto como é de um homem que estava dando e gentil. Um dia ele estava prestes a deixar a sua casa quando um monge entrou pela mendicidade. O homem instruído sua esposa para dar ao monge um pouco de comida . Depois que o homem deixou sua casa, sua esposa foi superado com a ganância. Ela se encarregou de ensinar o monge uma lição , então ela trancou a monge em um quarto vazio durante todo o dia sem comida . Ela renasceu como um fantasma faminto por inúmeras vezes a vida .

Na maioria das vezes as lendas falam de fantasmas famintos que em uma vida anterior eram mulheres gananciosos que se recusaram a doar alimentos. Outras histórias da tradição budista vem Kuei Ching lien mu -wen ("O Sutra do Mu -lien Questionar Ghosts "). Uma das histórias fala de um homem que era um adivinho que constantemente enganado as pessoas , devido à sua avareza e é agora um fantasma faminto. Há uma outra história em " The Legend of Mu -lien Entrando na cidade e ver Quinhentos Hungry Ghosts " . A história é de cerca de quinhentos homens que eram filhos de anciãos da cidade viviam dentro Quando os monges vieram para a cidade implorando por comida, os filhos negou-lhes porque eles achavam que os monges que continuam voltando e, eventualmente, levar toda sua comida . Depois os filhos morreram eram renascerão como fantasmas famintos .


Ofertas estão preparados para fantasmas famintos durante Ghost meses em Hong Kong.

A Hungry Ghost Festival é comemorado durante o mês 7 do calendário chinês. Também cabe ao mesmo tempo como uma lua cheia, a nova temporada , a colheita da queda , o pico de ascerticism monástica , o renascimento dos antepassados , ea assembléia da comunidade local. Segundo a tradição, durante este mês , os portões do inferno são abertos e os fantasmas famintos estão livres para percorrer a terra onde eles procuram alimento e entretenimento. Esses fantasmas são consideradas ancestrais daqueles que se esqueceu de prestar homenagem a eles depois que morreram. Elas têm pescoços longos e finos , porque eles não foram alimentados por suas famílias. Diz a tradição que as famílias devem oferecer orações de seus parentes falecidos e queimar "dinheiro inferno. " Acredita-se que "o dinheiro do inferno "é uma moeda válida no submundo e ajuda os fantasmas a viver confortavelmente após a morte . As pessoas também queimar outras formas de papel joss tais como casas de papel , carros e televisores para agradar os fantasmas.

As famílias também prestar homenagem a outros desconhecidos fantasmas vagando para que estas almas sem-teto não interfiram em suas vidas e trazer infelicidade. Uma grande festa é realizada para os fantasmas do dia 15 do mês 7 , onde as pessoas trazem amostras de alimentos e colocá-los sobre a mesa de oferendas para agradar os fantasmas e afastar a má sorte . shows ao vivo também são colocados e todos estão convidados a participar. A primeira fileira de assentos é sempre vazio, como este é o lugar onde os fantasmas são supostamente para se sentar para desfrutar melhor do entretenimento ao vivo . Os shows são sempre colocados durante a noite e em volumes elevados , de modo que o som atrai e agrada os fantasmas. Esses atos foram mais conhecido como " Merry- fazer " .
O chefe da Taoísta padre da cidade, usa uma coroa adornada de ouro e cinco painéis de vermelho , uma prática emprestado Budismo. Isso representou a cinco divindades mais poderosas (A O Imperador de Jade, Guan Yu, Tu Di Gong, Mazu e Xi Wangmu). Acredita-se que se a sua voz na terra.

Um altar de sacrifício e uma cadeira são construídos por um sacerdote ou uma entrada na rua ou em frente à vila. O Bodhisattva Ksitigarbha se senta na frente da cadeira. Sob a presidência são placas de farinha de arroz e pêssegos. Sentado no altar são três comprimidos de espírito e três banners funeral. Depois do meio-dia , ovinos, suínos , frango , frutas e bolos são doados pelas famílias que são exibidos no altar. Um padre vai colocar um banner papel triangular de três cores com caracteres especiais em cada sacrifício. Depois que a música começa a tocar , o padre bate o sino para chamar os fantasmas famintos de volta à mesa . Ele então joga o arroz e os pêssegos no ar em todas as direções para distribuí-las para os fantasmas.

Durante a noite, incenso é queimada em frente das portas das residências. O incenso representa a prosperidade , a mais queimava incenso , a maior prosperidade de cada um. Durante o festival , as lojas estão fechadas para deixar as ruas abertas para os fantasmas. No meio de cada rua está um altar do incenso com frutas frescas e sacrifícios exibido nele. Atrás do altar , os monges vão cantar músicas que acredita-se que apenas os fantasmas podem compreender. Este rito é chamado ge'r shi, Que significa " fantasma cantando canções ".
Quinze dias após a festa, para certificar-se todos os fantasmas famintos encontrar o seu caminho de volta para inferno, As pessoas flutuam sobre a água lanternas e pô-los fora de suas casas. Estas lanternas são feitas através da criação de uma lanterna em forma de flor de lótus sobre um pedaço de tábua . Os fantasmas famintos , acredita ter encontrado seu caminho de volta quando os faróis de sair.
Acredita-se que o alma contém elementos de ambos os yin e yang. O yin é o kui Ou parte do demônio, e do yang é o shen, Ou uma parte do espírito. Quando a morte ocorre, o kui deve retornar à Terra, e os shen para o túmulo ou altar da família . Se um fantasma é negligenciado, ele se tornará um kui. O shenOu relógios espírito ancestral sobre seus descendentes, e pode trazer boa sorte , se devidamente adorado.

Os fantasmas famintos são diferentes dos fantasmas das tradições chinesas, Que todas as pessoas são acreditados para tornar-se após a morte. De acordo com o Buda Dharma, Existem três principais grupos de fantasmas famintos : aqueles sem riqueza , aqueles com um pouco e com muita coisa. Aqueles com riqueza são divididos em três grupos: a tocha ou flamejante bocas, em que comida e bebida tornam-se chamas , as bocas de agulha, cujas gargantas são tão pequenos que a comida não pode passar , e as bocas vis, cujas bocas são tão decomposto e mau cheiro que não podem ingerir nada . Os fantasmas com uma riqueza pouco são capazes de comer pequenas quantidades. Os fantasmas com uma grande riqueza também tem três subgrupos: os fantasmas de sacrifícios, que vivem sacrifícios oferecidos por seres humanos e são semelhantes aos espíritos descritos na China , os fantasmas das perdas , que vivem fora objetos perdidos do mundo humano , e os fantasmas grandes potências , como yakshas e rakshasas, Que são os governantes poderosos de fantasmas. Os fantasmas de sacrifícios e perdas , por vezes, sofrem de fome e sede , enquanto os fantasmas das grandes potências têm prazeres próximos dos seres divinos. Entre os fantasmas famintos , no entanto , a maioria tem pouca ou nenhuma riqueza e são extremamente famintos.

Dezesseis fantasmas famintos são disse a viver em inferno ou em uma região do inferno. Ao contrário de outros moradores do inferno , eles podem sair do inferno e vagar. Eles se parecem com lixo e dejetos humanos na periferia das cidades humanas. Eles seriam invisíveis durante o dia , mas visível à noite. Alguns fantasmas famintos só pode comer cadáveres, ou o seu alimento é queimado em sua boca , às vezes eles têm uma barriga grande e um pescoço tão fino como uma agulha ( esta imagem é a base para fantasmas famintos em Asian Budismo).

Superstições


A performance realizada durante Ghost meses em Kuala Lumpur, Malásia. As pessoas não devem se sentar nas cadeiras vermelhas na frente porque eles estão reservados para os fantasmas famintos.

Existem muitas superstições e tabus em torno da Festival dos Fantasmas. Espíritos são pensados para ser perigoso, e pode assumir muitas formas , incluindo cobras, borboletas , pássaros, raposas , lobos e tigres. Alguns podem até mesmo usar o disfarce de um homem ou uma mulher bonita para seduzir e possuir. Uma história se refere a um fantasma que assume a forma de uma garota bonita e seduz um jovem , até um padre intervém e envia o espírito volta para o inferno. Acredita-se que posse podem causar a doença e / ou transtornos mentais.

Durante o mês 7 do calendário chinês crianças são aconselhados (geralmente por um ancião da família ) para estar em casa antes de escurecer , e não a vagar pelas ruas à noite por medo de um fantasma pode possuí-los . A natação é considerada perigosa , assim , como espíritos Acredita-se que pessoas morreram afogadas . As pessoas geralmente evitar dirigir à noite , com medo de uma colisão ", ou ofensa espiritual , que é todo o caso, levando à doença ou infortúnio. Apesar de "fantasma" é um termo comumente usado durante todo o ano , muitas pessoas usam a frase "deus backdoor "ou" bom irmão ", em vez durante o 7 º mês , para não irritar o fantasmas. Outra coisa a evitar é qualquer amostragem dos alimentos colocados na mesa de oferendas , como fazer isso pode resultar em " doença misteriosa ". Qualquer pessoa que assistir a um show de entretenimento indoor (Getais), verá a primeira fila de cadeiras é deixado vazio. Estes lugares estão reservados para os espíritos , e é considerado ruim forma de se sentar neles. Após uma oferta foi queimado pelos espíritos , pisando sobre ou perto da área queimada deve ser evitada , pois é considerada uma "abertura" para o mundo espiritual e tocá-la pode causar a pessoa a ser possuída .
Fonte - Enciclopédia livre
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Em Macau este ritual pode ser visto, por todo o lado, nas ruas da urbe.
O IACM tem regulamentos apropriados, já que, antigamente as pessoas não respeitavam as regras, queimando papeis por tudo o que era sítio, deixando depois as cinzas e tudo o mais, nhos passeios, o que ficavam uma chavardice. Nos dias de hoje, existem locais próprios e se usam latas apropriadas para se queimar os objectos, porém, a cera vermelha das velas, essas marcas ficam bem patentes nos locais, enfim, cada roca com seu fuso, cada terra com seu uso.
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FANTASMAS FAMINTOS



O Ghost Festival também conhecido como o Festival dos Fantasmas é um tradicional Chinês festival e férias comemorado pelos chineses em vários países. No calendário chinês (A Calendário lunissolar), O Ghost Festival na noite de 15 do sétimo mês lunar ( 14 no sul da China ).
Em A tradição chinesa, O décimo quinto dia do sétimo mês do calendário lunar é chamado Ghost Dia eo sétimo mês , em geral, é considerado como o Ghost mês (鬼 月), Em que fantasmas e espíritos, incluindo os dos antepassados , sair da reino inferior. Distinta de ambas as Festival de Qingming ( na Primavera ) e Festival Chung Yeung ( no Outono ), na qual descendentes vivos prestam homenagem aos seus antepassados , em Ghost Dia , os mortos são acreditados para visitar os vivos.




No décimo quinto dia os reinos da Céu e Inferno eo reino dos vivos estão abertas e os taoístas e budistas que realizavam rituais para transmutar e absolver os sofrimentos do falecido. Intrínseca ao mês Ghost é culto aos antepassados, Onde tradicionalmente a piedade filial dos descendentes se estende a seus antepassados , mesmo depois de suas mortes. Actividades durante o mês que incluem a elaboração de oferendas de comida ritualística , queimando incensoE queima papel joss, Um papel maché forma de bens materiais como roupas, ouro e outros produtos finos para os espíritos dos antepassados visitando . Elaborar as refeições (pratos vegetarianos muitas vezes ), seria servido com assentos vazios para cada um dos mortos da família tratar o falecido como se eles ainda estão vivos. O culto dos ancestrais é o que distingue o Festival de Qingming Ghost Festival porque este último inclui o pagamento respeita a todos os falecidos , incluindo o mesmo e as gerações mais jovens , enquanto a primeira inclui apenas as gerações mais velhas . Outras festas podem incluir a compra e liberar os barcos de papel em miniatura e lanternas sobre a água , o que significa dar instruções aos fantasmas perdidos e espíritos dos antepassados e outras divindades.


Budista Festival Fantasma: Ullambana

Budistas e taoístas da China afirmam que o Espírito Festival originou-se com sua religião, mas suas raízes são, provavelmente, na religião popular chinesa e antecede as duas religiões ( veja o livro de Stephen Teiser de 1988 , O Festival de Ghost in China Medieval). No Tang Dynasty, O festival budista Ullambana e do Espírito Festival foram misturados e comemoraram juntos .
origem Ullambana
dia alegre do Buda
Para os budistas Mahayana , o sétimo mês lunar é um mês de alegria. Isso ocorre porque o décimo quinto dia do sétimo mês é muitas vezes conhecido como o dia alegre do Buda e alegrar o dia de por monges. As origens do dia alegre do Buda pode ser encontrado em várias escrituras . Quando o Buda estava vivo , os seus discípulos meditava nas florestas da Índia, durante a estação chuvosa de verão. Três meses depois, no dia quinze do sétimo mês , que iria surgir das florestas para comemorar a conclusão de sua meditação e seu relatório de progresso para o Buda. No Ullambana Sutra , o Buda instrui seu discípulo Maudgalyayana sobre como obter a libertação de sua mãe, que tinha renascido em um reino inferior , fazendo oferendas de comida à sangha no décimo quinto dia do sétimo mês . Como o número de monges que atingiu a iluminação durante esse período foi elevada , o Buda estava muito contente.




Alimento é oferecido aos antepassados durante o Festival anual Ghost

As origens do festival budista pode ser rastreada até uma história que veio originalmente da Índia , mas mais tarde recebeu uma conotação cultural chinesa. No Sutra Ullambana, Há um relato descritivo de uma monge budista nomeado Maudgalyayana, Originalmente juventude um brahmin que mais tarde ordenado , e mais tarde se tornar um dos principais discípulos de Buda. Mahamaudgalyayana também era conhecido por ter poderes de clarividência, uma característica rara entre os monges.

Depois de ter atingido arhatship, Ele começou a pensar profundamente de seus pais, e perguntou o que aconteceu com eles. Ele usou sua clarividência para ver onde eles estavam renascido e encontrou seu pai , nos lugares celestiais ou seja, o reino dos deuses . No entanto, sua mãe tivesse renascido em uma esfera menor , conhecido como o reino da Hungry Ghosts. Sua mãe tomou a forma de um fantasma faminto ( preta ) - assim chamado porque não conseguia comer , devido à sua garganta muito fina e frágil em que nenhum alimento pode passar , mas ele estava sempre com fome porque tinha uma barriga gorda . Sua mãe tinha sido ganancioso com o dinheiro que ele deixou. Ele lhe ensinara a gentileza de hospedar qualquer monges budistas que já cruzou seu caminho , mas reteve a sua bondade e seu dinheiro. Foi por este motivo ela foi renascer no reino dos fantasmas famintos .

Maudgalyayana aliviou o sofrimento da mãe , recebendo as instruções de alimentação pretas do Buda. O Buda instruiu Maudgalyayana colocar pedaços de comida em um prato limpo , recitar um mantra por sete vezes para abençoar os alimentos, estalava os dedos para chamar a ponta falecido e, finalmente, a comida em terreno limpo. Ao fazer isso, a fome preta seria aliviada. Através desses méritos , sua mãe foi capaz de renascer como um cão sob os cuidados de uma família nobre.

Maudgalyayana então procurou o conselho do Buda para ajudar a sua mãe ganha um nascimento humano . O Buda estabeleceu um dia após o tradicional retiro de verão (no dia 14 do sétimo mês do calendário lunar , geralmente agosto mid- de-final ), no qual Maudgalyayana foi oferecer comida e roupas a quinhentos bhikkhus. Pelos méritos criado , a mãe de Maudgalyayana finalmente ganhou um nascimento humano.
Devido à influência de Confúcio, a oferta tornou-se dirigida ancestrais ao invés do Sangha e culto aos ancestrais substituiu o ritual de aliviar a fome de pretas . No entanto, a maioria dos templos budistas continuam a antiga prática de doar para a Sangha , bem como para realizar rituais para os fantasmas famintos.


Uma jovem desempenho no Festival de Ghost Kuala Lumpur, Malásia. Os bancos vermelhos na frente são reservados para os fantasmas.




O Espírito Festival é comemorado no sétimo mês do calendário chinês. Também cabe ao mesmo tempo como uma lua cheia, a nova temporada , a colheita da queda , o pico da ascese monástica budista, o renascimento dos antepassados , ea assembléia da comunidade local. Durante este mês , os portões do inferno são abertos e os fantasmas estão livres para percorrer a terra onde eles procuram alimento e entretenimento.

Esses fantasmas são consideradas ancestrais daqueles que se esqueceu de prestar homenagem a eles depois que morreu, ou aqueles que nunca receberam um ritual apropriado bota-fora . Elas têm pescoços longos agulha fina , porque não foram alimentados por sua família, ou como uma punição para que eles sejam incapazes de engolir . Os membros da família oferecer orações para seus parentes falecidos , a oferta de alimento e bebida e queimar notas de banco inferno e outras formas de papel joss. artigos de papel Joss Acredita-se que o valor em vida após a morte , considerado muito semelhante em alguns aspectos do mundo material , as pessoas queimam casas de papel , os carros , funcionários e televisões para agradar os fantasmas.

As famílias também prestar homenagem a outros desconhecidos fantasmas vagando para que estas almas sem-teto não interfiram em suas vidas e trazer infelicidade. Uma grande festa é realizada para os fantasmas no décimo quarto dia do sétimo mês , quando as pessoas traz amostras de alimentos e os coloca em uma mesa de oferendas para agradar os fantasmas e afastar a má sorte .


Em alguns países do Leste Asiático hoje , performances ao vivo são realizadas e todos estão convidados a participar. A primeira fileira de cadeiras são sempre vazio, como este é o lugar onde os fantasmas se sentar. Os shows são sempre colocados durante a noite e com o volume alto como o som é acreditado para atrair e agradar os fantasmas. Alguns shows incluem ópera chinesa, dramasE, em algumas áreas , mesmo burlesco shows. Esses atos são mais conhecidos como " Merry- fazer " .


Para os rituais, Budistas e Taoístas realizar cerimônias para aliviar o sofrimento de fantasmas , muitos deles segurando cerimônias no período da tarde ou à noite (como acredita-se que os fantasmas são liberados do inferno , quando o sol se põe ). Os altares são construídos para os defuntos e os padres e monges, tanto realizam rituais para o benefício dos fantasmas. Monges e sacerdotes muitas vezes jogar arroz ou outros alimentos pequena para o ar em todas as direções para distribuí-las para os fantasmas.


Durante a noite, incenso é queimada em frente das casas portas. O incenso representa a prosperidade na cultura chinesa, assim que as famílias acreditam que há mais prosperidade no queimam mais incenso. Durante o festival, algumas lojas estão fechadas como eles querem deixar as ruas abertas para os fantasmas. No meio de cada rua está um altar do incenso com frutas frescas e sacrifícios exibido nele.


Quatorze dias após o festival, para certificar-se todos os fantasmas famintos encontrar seu caminho de volta para o inferno , os faróis de fluxo de água e colocá-los fora de suas casas ( uma prática que pode ser encontrado entre os japoneses durante Obon). Estas lanternas são feitas através da criação de uma lanterna de lótus em forma de flor em um barco de papel. As lanternas são usadas para direcionar os fantasmas de volta para o submundo, e quando sair, que simboliza que eles tenham encontrado o seu caminho de volta.

O Festival Ghost em Cingapura e Malásia é modernizado, o " show -like ' performances ao vivo. Ele tem suas próprias características e não é semelhante a outras Festas do Espírito em outros países. O show é popularmente conhecido como 'Koh -tai' pela Hokkienpessoas que falam , realizado por um grupo de cantores, dançarinos e artistas em um estágio temporário de instalação no bairro residencial . O festival é financiado pelos moradores de cada indivíduo bairros residenciais.



Vietnã: Tet Nguyen Trung

Este festival é considerado o tempo para o perdão das almas condenadas que são então liberados do inferno. O "sem teto "deve ser" alimentado "e apaziguado com ofertas de alimento. Méritos para os vivos, também ganhou pela libertação de aves e peixes.
Influenciado por Budismo, Este feriado coincide com Vu Lan, a transliteração para Ullambana vietnamita .

Nos tempos modernos Vu Lan também é visto como o Dia das Mães . Pessoas com mães residentes daria graças , enquanto aqueles sem que freqüentam serviços de rezar para o falecido





Japão: Chūgen

Chūgen (中元), também Ochūgen (お 中元), é um evento anual em Japão em 15 de Julho , quando as pessoas dão presentes a seus superiores e conhecidos. Um dos três dias que formam o sangen (三元?) de Daoism, Às vezes é considerado um Zassetsu no calendário japonês. Originalmente era um evento anual para dar presentes aos espíritos ancestrais.
Iluminado pela Ponte Albuquerque, voluntários japoneses lugar vela lanternas acesas na Sasebo Rio durante o Festival Obon .


O- bon, Ou simplesmente Bon, É a versão japonesa do Espírito Festival. Desde então, tem se transformado ao longo do tempo em um feriado reagrupamento familiar , durante o qual as pessoas das grandes cidades retornar às suas cidades para visitar e limpar os túmulos de seus antepassados.


Tradicionalmente , incluindo um festival de dança, que já existia no Japão por mais de 500 anos . É realizada a partir de 13 de julho a 16 de julho (" Acolhendo Obon "e" Farewell Obon ", respectivamente) na parte leste do Japão (Kanto), e em agosto na parte ocidental (Kansai).


















TA NKHON PEE - FESTIVAL DAS ALMAS

Ta Khon Pee (O Ghost Festival) É o nome mais comum para um grupo de festivais Dan realizado em Sai, província Loei, Isan, Tailândia. Os eventos acontecem durante três dias em algum momento entre março e julho , as datas serem selecionados anualmente pela cidade médiuns.
Todo o evento é chamado Bun Luang. É composto de uma série de festivais individual: Ta Khon Pee, O Festival de Ghost , o Rocket Festival
E Bun Pra Wate, Uma cerimónia de tomada de mérito normalmente realizada em Março .

O primeiro dia é o Espírito Festival em si , é também chamado Wan Ruam (Dia de montagem) . Os moradores da cidade convidam proteção Phra U- pakut, o espírito da rio Mun. Eles, então, realizar uma série de jogos e participar de uma procissão vestindo máscaras feita de arroz cascas ou coco folhas com chapéus feitos de vapor de arroz , além de miscelânea vestuário. Eles também usam sinos e madeira onda falos. As origens desta parte do festival é tradicionalmente atribuída a um Jataka história em que o Buda fez uma longa viagem e foi dado como morto. As celebrações em seu retorno fosse tão estridente como acordar os mortos.
O segundo dia do festival incorpora elementos da Rocket Festival, Além de roupas e vários concursos de dança e desfiles mais.

No terceiro e último dia , os moradores de ouvir sermões.







sábado, agosto 21

NOTA DO DIA


Sábado, 21st Agosto - Horas: 15:58


Nota do Dia


Sábado, 21 Agosto 2010 00:00



O Alentejo teve sempre pessoas de valor que dedicaram os seus estudos e a sua vida a escreverem sobre a Cultura das terras onde viviam.



Nunca foram muitos mas o certo é que a elas se ficou devendo as memórias da história local e das suas gentes.



Em todos os concelhos havia gente que se debruçava sobre os valores que ali nasceram ou viveram e deve-se a eles aquilo que se sabe sobre esse valioso património humano da região.



Grande parte desses estudiosos vieram da Igreja Católica que é um alfobre indispensável de consulta.



Hoje pressente-se que há menos pessoas a cultivarem esses valores culturais e bom seria que mais vontades despertassem para investigação e consulta do muito que ainda há por fazer na nossa região.



Para isso seria bom haver incentivos aos jovens licenciados que na Universidade adquirem conhecimentos, alargando o tempo de ensino aos valores regionais onde a Universidade está inserida. Mas também o Estado deve assumir como uma das suas preocupações o aparecimento de mais livros sobre a cultura regional, área em que também os Municípios têm intervenção.



Quantas vezes se gasta dinheiro que é puro desperdício em folhetos, agendas; boletins e outras papeladas para o lixo e se ignoram obras de interesse regional que ficariam como memória para o futuro.



Mas isso é outra história que um dia será contada.



Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora

PISTOLA METRALHADORA LUSA A-2


A Lusa é uma pistola-metralhadora compacta, de calibre 9 x 19 mm, desenvolvida pelas Indústrias Nacionais de Defesa de Portugal (INDEP) em 1983. Os seus melhoramentos e modificações culminaram em 1992 ao atingir-se os 2,5 milhões de dólares em custos de desenvolvimento. A arma foi desenvolvida especialmente para membros de forças de segurança pessoal e de forças especiais. Devido aos custos de produção nunca chegou à fase de produção em massa nas INDEP.

Nas Forças Armadas Portuguesas a Lusa destinar-se-ia a substituir a pistola-metralhadora FBP. No entanto, estas forças acabaram por adoptar outros modelos de pistola-metralhadora.


Em 2004, a INDEP vendeu uma licença, tal como todas as ferramentas e máquinas para o fabrico da Lusa A2, a um grupo de empresários da indústria de armas. Stan Andrewski, Jerry Prasser e Ralph Dimicco, que fundaram uma empresa com o nome LUSA USA. Não sendo conhecidos clientes militares, a arma é vendida para o mercado civil e policial nos Estados Unidos da América.


A arma é considerada pelas publicações especializadas como extremamente fiável, precisa (para uma submetralhadora) e representa uma das melhores senão a melhor relação qualidade/preço para este tipo de arma no mercado norte-americano.


Variantes




Lusa A1: versão original desenvolvida em 1983, com um cano envolvido por uma manga de refrigeração;


Lusa A2: aperfeiçoamento da A1, com uma caixa de culatra mais resistente e opção por um cano destacável incorporando um silenciador.

VENDA POLÉMICA DA LUSA A-2



Portas vende arma ao desbarato


Em 2004, o Ministério da Defesa, então liderado por Paulo Portas, vendeu, por 50 mil dólares, uma pistola-metralhadora criada em Portugal.


Por:António Sérgio Azenha



O Ministério da Defesa, então liderado por Paulo Portas, vendeu, em 2004, a três empresários norte--americanos, o projecto de produção de uma pistola--metralhadora ‘made in Portugal’, cuja concepção terá custado 15 milhões de euros, por, segundo apurou o CM, apenas 50 mil dólares (40 mil euros). A Lusa A2, como se chamava o projecto concebido e desenvolvido na antiga INDEP-Indústrias Nacionais de Defesa desde 1983, nunca foi produzida em massa em Portugal, mas hoje é um sucesso comercial nos Estados Unidos, sendo considerada uma das armas do seu tipo com a melhor relação qualidade-preço.


A compra da Lusa A2, cujo nome inicial era Lusitânia, é assumida no site da actual empresa proprietária, constituída pelos empresários que adquiriram a pistola-metralhadora portuguesa: 'Em 2004, a INDEP vendeu tudo, máquinas, ferramentas e [licença de] direitos de produção, a um grupo de empresários da indústria de armas de fogo'. Com a aquisição da Lusa A2, Stan Andrewski, Jerry Prasser e Ralph DeMicco fundaram a Lusa USA, que desde então já desenvolveu seis modelos.


Como o preço médio destes modelos é próximo dos 900 euros, a receita obtida com a venda da Lusa A2 permite comprar apenas 44 pistolas-metralhadoras. A venda da Lusa A2 surgiu na sequência da extinção da INDEP em 2001, ainda no Governo de António Guterres. Rui Pena, então ministro da Defesa, recorda-se dessa arma: 'Ouvi falar nessa arma e tenho ideia de que me disseram que a sua produção poderia viabilizar a INDEP, mas obrigaria a investimentos'.


O CM contactou Paulo Portas, que está de férias, e o Ministério da Defesa sobre este assunto, mas, até ao fecho desta edição, não obteve respostas.


LUSA A2 ESTAVA DESTINADA À PSP E ÀS FORÇAS ARMADAS


A Lusa A2 foi desenvolvida pela INDEP com o objectivo de guarnecer as forças de segurança pessoal e de forças especiais e também as Forças Armadas.


Na PSP, segundo apurou o CM, existem elementos desta força de segurança que se recordam da Lusa A2. Como esta arma acabou por não ser produzida, devido a alegados custos de investimento, as forças de segurança e as Forças Armadas adquiriram armas estrangeiras. A Lusa A2 foi vendida em 2004, mas o processo de extinção da INDEP foi iniciado em 2001, no Governo de António Guterres. Os bens da INDEP foram vendidos em leilões públicos em 2003 e 2004, no Executivo PSD/CDS-PP.


FALTA ENTREGAR 140 CARROS


A Steyr-Daimler-Puch, empresa austríaca a quem o Governo da coligação PSD/CDS-PP adjudicou o fornecimento dos Pandur, tem ainda por entregar a Portugal 140 carros blindados. O atraso na entrega deste equipamento militar começou por ser de um ano, mas derrapou para dois anos, no termo do contrato em Julho passado.


Ao que o CM apurou, o atraso de um ano na entrega dos Pandur terá sido aceite pelo Ministério da Defesa, através da então Direcção--Geral do Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED), mas, nos últimos meses, as relações entre as partes terão entrado numa fase de degradação por causa dos atrasos na entrega dos carros blindados.


O Ministério da Defesa deu à Steyr até 24 de Agosto para que a situação seja resolvida. Os atrasos, segundos fontes conhecedoras do processo, estão relacionados com desentendimentos sobre a criação dos protótipos dos carros blindados. Para já, a Marinha não recebeu ainda nenhum dos 20 Pandur anfíbios que lhe estão destinados. E o Exército tem 120 a receber. Os Pandur são montados na Fabrequipa, firma portuguesa sediada na zona do Barreiro.


GOVERNO ADMITER DENUNCIAR


O secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, afirmou ontem que a relação contratual com a empresa de armamento Styer tem sido marcada por 'incumprimentos' e admite denunciar o contrato de fornecimento dos blindados Pandur.


'O Estado português, na defesa dos interesses do País, usará todas as prerrogativas, quer contratuais, quer legais, para chegar a um objectivo, que é a defesa dos interesses nacionais', afirmou Marcos Perestrello aos jornalistas.


CONTRAPARTIDAS EM 11,4%


A taxa de execução do contrato de contrapartidas da compra dos Pandur está longe ser elevada. Segundo o relatório anual de actividades da Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC), em 2009, a taxa de execução não foi além de 11,4 por cento.


Desde que o contrato entrou em vigor, em 23 de Dezembro de 2005, foram executados 58,8 milhões de euros. O contrato de contrapartidas tem o valor total de 516 milhões de euros e termina em 2014.


Ao todo, estão em causa 12 projectos de contrapartidas.









AQUEDUTO DA ÁGUA DE PRATA - ÉVORA



Como escreve o arqueólogo Jorge de Oliveira no prefácio da autoria de Francisco Bilou, (livenciado em história, Ramo Património Cultural, e Mestre em Arqueologia e Ambiente) onde é analisado exuativamente tudo quando respeita ao Aqueduto da Água da Prata "Está por fim resolvido um dos grandes enigmas da cidade de Évora.



Francisco Bilou fortemente alicerçado na documentação histórica calcorreou montes e vales e com os seus apurados sentidos identificou os testemunhos que desde André de Resende pareciam perdidos - os vestígios arqueológicos do Aqueduto da Évora Romana".




Uma coisa é certa, seja turista ou morador nenhum deles fica indiferente quando confrontado com a visão da arcaria do Aqueduto da Água de Prata, explanando todo o seu traço arquitectónico ao longo dos campos, até efectuar junção com a zona amuralhada e prosseguindo depois no seu interior até completar os 19 quilometros de extensão, compreendidos desde a captação, transporte e distribuição da água pelas inúmeras fontes e chafarizes então existentes na zona histórica.
E segundo o Professor Francisco Bilou anota no seu trabalho "o aqueduto continua a debitar um volume considerável de água", Em 2007 por exemplo, "a adução para os depósitos do Alto de S. Bento foi de 659.850 m3, valor que representou 15.8% do total do consumo da cidade".




Curioso é saber-se através da vastíssima documentação existente, em que diversos autores durante anos se referiram à existência de um outro aqueduto que precedeu o actual. Sobretudo porque (citamos) "talvez isto se deva ao facto de nunca terem posto em causa o saber e a autoridade de Mestre André de Resende; nesta e noutras matérias do conhecimento das "antiguidades". Mas acontece que o distinto epigrafista alemão Emil Hubner, na segunda metade do século XIX, sentenciou sobre aquilo que há muito fundamentava um dos melhores argumentos dos historiadores: - que algumas lápides consagravam a antiguidade de Évora e do "Aqueduto Sertoriano"surgidas devido ao labor arqueológico de Resende mas que não passavam afinal, de hábeis falsificações". Só que André de Resende tinha afinal razão e anteriormente existira mesmo outro aqueduto.








A monumental edificação a que hoje nos referimos foi efectuada entre 1531 (?) / 1537, sob a responsabilidade do arquitecto Francisco Arruda, mas sempre rodeada de algumas incertezas.
E assim o "Diário do Sul" na companhia do Dr. Bilou (que também é Técnico Superior da CME na área do Turismo) decidiu acompnahr nos respectivos locais as bases em que assenta a apelidada "Refundação do Aqueduto", e como foi possível a resolução de um dos grandes enigmas da cidade de Évora a que alude o Professor Jorge de Oliveira.






- Primeiramente gostariamos de saber qual foi o papel interventivo de Frei André de Resende, no que está relacionado com a cosntrução do Aqueduto.
"O nosso André de Resende chega a Évora no final de 1533 após um périplo por várias capitais europeias. E nessa altura já a obra do aqueduto decorre, sendo certo que a obra é apenas ainda uma estrutura hidrélica para transporte de água à cidade. Ainda não tem uma carga, digamos que simbólica para o discurso do poder. Ora o Frei André de Resende vem dar um contibuto não só para legitimar a obra (enquanto obra réguia) como dizer a todos que o Rei D. João III o que estava a fazer era no fundo refundar o aqueduto romano que outrora havia abastecido a cidade de Évora.
A acção de André de Resende era por isso dar garante à verdade, estribado nos atributos imperiais, e no do exercício do poder régio de D. João III.
- Segundo depreendemos também existiam dúvidas acerca da data exacta do começo das obras e qual monarca foi o impulsionador da edificação do Aqueduto?








"Essa é outra parte da história que estava por contar, que é o perceber a quem se deve na origem a decisão de construir o Aqueduto. E prova-se hoje por documentação que curiosamente esse mérito cabe inteiramente a D. João II e não a D. João III. É D. João II que toma a decisão (a primeira decisão) de avançar com o Aqueduto da Água da Prata.
Não vai ser possível nessa altura faze-lo talvez pelo falecimento do monarca pouco tempo depois. Certo é que D. Manuel anos depois doa a Água da Prata a um fidalgo da sua Corte. No final do seu reinado D. Manuel toma a decisão de avançar com a obra, mas também morre pouco depois, e será então o filho de D. Manuel, D. João III que estando em Évora entre 1531 e 1537 toma a iniciativa de lançar a obra. Mas atenção! Toma a decisão provavelmente em 31, eventualemnete em 32, mas as obras (e isto é um dado documental seguro) só começaram a 30 de Outubro de 1533, a uma segunda-feira.
Resumindo, está desvendado o enigma que envolve as questões antecedentes à construção do Aqueduto da Água da Prata, e os promenores da edificação do actual.
Uma nora a terminar: o mau estado do percurso pedonal entre S. Bento de Castris e a arcaria monumental à passagem da Estrada de Arraiolos. Capim e vários arbustos, ervas daninhas, e as sempre incomodáveis picadas nos pés e pernas por via das centenas de urtigas que se atravessam no caminho. Sugere-se a rápida intervenção de um bulldozer para devokver ao local um aspecto mais asseado.
Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora











Aqueduto da Água de Prata






Aqueduto da Água de Prata



O Aqueduto da Água de Prata, em Évora, foi construído entre 1531 e 1537 pelo arquitecto Francisco de Arruda. A construção descrita em Os Lusíadas, o poema épico de Camões.



Canto III

63

"Eis a nobre cidade, certo assento

do rebelde Sertório antigamente.

Onde ora as águas sutidad de argento

vêm sustentar de longo a terra e a gente.

Pelos arcos reais, que, centro a centro.

Nos ares se alevatam nobremente.

Obedeceu por meio e ousadia

de Giraldo, que medos não temia.

Lusíadas - Luís de Camões


Originalmente levava a água até à Praça do Giraldo. Foi parcialmente reconstruído no século XVII, em consequência da Guerra da Restauração.


A partir da Rua Cândido dos Reis tem-se uma nova visão sobre os 9 km de aqueduto que subsistem.


Classificado como Monumento Nacional pelo IPPAR desde 1910.

O nome do aqueduto eborense é "Água da Prata" e não o costumeiramente referido "Água de Prata". Apesar de por vezes se remontar o dito nome do aqueduto à sua onerosa construção (terá custado muitas pratas), a verdadeira razão está ligada às águas cristalinas e puras da fonte da Prata onde inicia.

FLOR DE LOTUS

Macau usa em sua bandeira a flor de Lotus, outrora em Macau havia imensas flores de lotus, hoje em dia, só se podem ver, em algumas exposições e na Bandeira da RAEM.



A Tailândia sim, é a terra da flor de lotus, e se pode ver por todos os locais do país.

sexta-feira, agosto 20

O RANKING DA NEWSWEEK - FAZ RIR

Este Ranking da Revita Newsweek, é para gozar com os portugueses.

A Saúde em Portugal anda doente e de que maneira.



Quanto ao ambiente político, então esse está à vsita de todos, mas não dos americanos e muito menos dos senhores jornalista da Newsweek, estes Rankings terão alguma credibiliade? se tiver onde? em que país?
No dia a dia da vida dos portugueses, eles sentem na pele, a assitência que lhes é prestada pelos Serviços de Saúde, sobre a política é outra história, vejam só O Passos Coelho a dar nas vistas, os bloquista e comunistas sempre a mandar vir, já para não falar do tão famoso CDS/PP.
São cegos esses americanos ou foram pagos para colocarem Portugal nesse pedestral.



Portugal é 27º melhor país do mundo, diz Newsweek




Portugal é o 27º melhor país do mundo, de acordo com o ranking The World´s Best Countries, um novo estudo da revista Newsweek baseado em critérios como a saúde, educação, economia e ambiente político.



As áreas em que Portugal obtém as melhores classificações são a saúde e o ambiente político, no 23º lugar, alcançando um score de 87,93 e 79,97 pontos, respectivamente.



À luz da análise da Newsweek (aceda aqui ao estudo divulgado esta semana), os 78,38 pontos atribuídos a Portugal na categoria «qualidade de vida» corresponde ao 27º lugar obtido na classificação geral, onde Portugal obtém um score final de 76,29 pontos.



Noutras áreas, como a educação, Portugal obtém 86,28 pontos (37º lugar do ranking), enquanto no «dinamismo económico» (48,87 pontos), baixa para o 42º posto do ranking que analisa 100 países em função de cinco categorias de dados e seus sub-indicadores.



A Finlândia é a «campeã» da lista elaborada pela revista norte-americana, com a Suíça e a Suécia a completarem o top3. Os Estados Unidos aparecem como o 11º e o Reino Unido é 14º.



Na análise por regiões (UE), Portugal surge colocado na 13ª posição atrás de países como a Irlanda, a República Checa e a Grécia (26ª na classificação geral).



O estudo, o primeiro de sempre elaborado pela revista, teve a ajuda de personalidades (Prémio Nobel Joseph Stiglitz e outros académicos) e instituições, baseia-se indicadores relativos aos anos de 2008 e 2009, pelo que, por exemplo, a taxa de desemprego considerada para Portugal foi de 9,2%.



À luz do objectivo conceptual que orientou o estudo, quem nascesse hoje teria um futuro melhor na Grécia do que em Portugal...

SUPERBACTÉRIA NDM-1


Nova estirpe da superbactéria NDM-1 identificada em França



Uma segunda estirpe da superbactéria NDM-1, resistente a antibióticos, foi identificada em França, num caso de uma mulher que esteve hospitalizada na Índia e que foi transferida este mês para um hospital francês, divulgou hoje um especialista.


“A mulher desenvolveu uma infeção urinária devido a uma enterobactéria NDM-1, mas agora está bem”, disse, em declarações à agência noticiosa AFP, Patrice Nordmann, especialista do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica francês (Inserm).


“Transferida em meados de agosto de um hospital do sul da Índia, depois de uma intervenção cirúrgica, para um hospital de província em França, a paciente desenvolveu uma infeção urinária”, indicou a mesma fonte.


De acordo com Patrice Nordmann, estas situações vêm confirmar e justificar as medidas anunciadas pelo diretor-geral de saúde francês, Didier Houssin, que alertou para a necessidade de detetar as bactérias multi-resistentes em casos de transferência de doentes de outras unidades hospitalares.


“Confirma igualmente que a origem da superbactéria se encontra no subcontinente indiano”, disse ainda o especialista francês.


A superbactéria já foi detetada em vários doentes britânicos e australianos que tinham viajado para a Índia e para o Paquistão para realizarem cirurgias estéticas ou o que é denominado como “turismo médico”.


Na Bélgica, um cidadão que tinha viajado para o Paquistão, morreu em junho passado por causa desta superbactéria.


A nova superbactéria é resistente a quase todos os tipos de antibióticos, incluindo aqueles geralmente reservados para emergências e ao tratamento de infeções multi-resistentes.


Diário Digital / Lusa

quinta-feira, agosto 19

TOIRO SALTA PARA A BANCADA



Espanha: Touro salta para o banco e fere 40 pessoas

Um touro decidido que quarta-feira, saltando para a arena do banco de uma praça de touros de Tafalla , Navarra, norte da Espanha , ferindo 40 pessoas , que sofreu algumas escoriações . Segundo a Euronews, um menino de 10 anos tiveram que ser hospitalizados , figurando um dos mais casos graves, junto com um homem que teve um touro com tesão. Depois de um longo de 15 minutos de pânico e agitação no banco , os funcionários da arena foram capazes de dominar o touro, que foi imediatamente abatido.
Origem - Abola
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O animal foi certamente cansado e quer se sentar um pouco para trás !....
Os aficionados, alguns ficaram feridos, outros completamente borrados, se pediram ajuda aos filiados dos Direitos dos Animais, essa a não tiveram, e se eles lá estavam a assistir, por certo irão condenar todos aqueles que organizaram a tourada e mataram o toiro...

PONTE DA AMIZADE - MACAU - SUAS CARACTERÍSTICAS


O Ponte de Amizade (Português para "Ponte da Amizade"; Chinês: 澳门 友谊 大桥) É um de quatro pistas , a ponte nos dois sentidos em Macau que se conecta Península de Macau próximo ao Reservatório e Ilha da Taipa em Pac On .


Criada após a Ponte Macau - Taipa, É o segundo , que liga a península ea ilha da Taipa . Assim também é referido como o Nova Ponte Macau- Taipa (Chinês: 新 澳 凼 大桥).


A construção começou em Junho de 1990. Aberto ao tráfego em Março de 1994, é a mais longa das três pontes que ligam Macau ea Taipa Península , com um comprimento de 4,7 km (2,9 milhas) , incluindo 800 metros ( 2.625 pés) de conexão de viaduto e uma largura de 18 metros. Há duas cristas na ponte para permitir a passagem do tráfego marítimo . O ponto mais alto da ponte é de 30 metros (98 pés) acima do nível do mar. As duas entradas na península são na Avenida de Amizada perto da Hong Kong Terminal Marítimo de Macau e na Avenida da Amizade da Ponte Preta em Areia. As duas entradas na encosta norte da Taipa Grande estão na Estrada de Pac On, que se conecta ao Pac On, e na Estrada Almirante Magalhães Correia, que se conecta com o Centro de Taipa (Vila da Taipa) .

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NAVIO ESCOLA SAGRES



Navio-Escola "Sagres"





CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NAVIO



A “Sagres” é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos.



O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distancia ) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos. Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.




A excelência da sua concepção e qualidades náuticas é atestada pelo facto de a Marinha Alemã ter construído, vinte anos mais tarde, em 1958, o seu actual navio escola, o “Gorch Fock”, segundo os mesmos planos.



Para propulsão, existe um motor Diesel MTU de 1000 Cv de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em aguas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 10 nós.



O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 113.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.



O leme é manual, existindo dois postos de comando: a roda de ré ou de emergência, ligada directamente ao mecanismo, e as rodas de governo normal (três) que vão actuar no mecanismo por meio de uma transmissão mecânica de rodas de coroa: dois homens bastam, normalmente, para a manobra do leme. A escolha do governo é feita na caixa do mecanismo onde existe uma engrenagem para o efeito.



A manobra dos ferros é eléctrica, por meio do cabrestante de vante. Existem dois ferros de engolir de 1.750 Kg, talingados em amarras de 44 mm que têm 10 e 9 quarteladas a EB e BB respectivamente. Existe ainda um ferro de roça e um ferro de amura sobressalente, pronto a talingar e largar.



No tombadilho existe um cabrestante mais pequeno, para a manobra de cabos, de operação manual.



A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 24 toneladas de agua doce por dia.




A energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.



A cozinha funciona com diversos equipamentos eléctricos, nomeadamente: dois fogões, dois fornos, duas fritadeiras, duas panelas de pressão, etc... . Existe um forno eléctrico para serviço de padaria, bem como a amassadeira respectiva.



O navio dispõe de torno, aparelhagem de soldadura eléctrica e oxi-acetilénica e oficina de carpintaria.



A instalação frigorifica comporta dois electrocompressores de Freon automáticos e consta de três câmaras numa capacidade total de 60 m3 .



O navio dispõe ainda de diversos equipamentos, como: Radares DECCA 1226C (na Mezena) e KH 1007I (no Traquete), Radiogoniómetro TAYO, receptor FAC-SIMILE para cartas meteorológicas, Sonda, diversos transmissores e receptores de comunicações, ETO, Girobussola, OMEGA M6 e GPS.



Estão montadas à proa duas peças de 47/40 mm destinadas a salva.





Dimensões



Deslocamento: ............... 1800tons



Comprimento fora-a-fora: ..... 89,5m



Boca: ................................ 12,0m



Calado: ............................... 5,5m



Altura do mastro: ............... 45,5m



BIBLIOGRAFIA: Marinha Portuguesa