SURAT THANI
O selo provincial apresenta o Phra Boromathat Chaiya Chedi, que foi construído no século IX.
Surat Thani (Surat muitas vezes chamada, สุราษฎร์ธานี) é o maior das províncias (changwat) do sul da Tailândia , localiza-se na costa oriental do Golfo da Tailândia . Surat Thani significa Cidade de gente boa, o título dado à cidade pelo rei Vajiravudh (Rama VI).
Ocupa uma área de 12 891,5 Kms2 a flor provincial é o Phut Bua ( Rafflesia kerrii ), um parasita de plantas com uma das maiores flores de todas as plantas. A árvore é o Kiam Ton ( Cotylelobium melanoxylon ).
A área de Surat Thani já era habitada em tempos pré-históricos por Semang e tribos Malaias. Fundada no século III, até o século XIII o reino de Srivijaya dominou a península malaia . A cidade Chaiya contém várias ruínas dos tempos Srivijaya, que foi, provavelmente uma capital regional do reino.
Em 1899 foram fundidas em uma só província chamada Chaiya. Em 1915, também o tribunal da monthon Chumphon foi transferido em 29 de julho de 1915 para Bandon, que recebeu o novo nome de Surat Thani durante uma visita do Rei Vajiravudh (Rama VI).
A administração provincial ficou inicialmente localizada em um edifício em Tha Kham (Amphoe Phunphin). Durante a Segunda Guerra Mundial a administração foi transferida para a cidade de Surat Thani localizando-se na margem do rio Tapi.
Quando os japoneses invadiram a Tailândia em 8 de dezembro de 1941, e desembarcaram em Surat Thani, durante uma a batalha entre tropas tailandesas e japoneses o edifício da adminstração foi incendiado. Em 19 de março de 1982, foi destruído novamente por uma bomba colocada por rebeldes comunistas, matando 5 pessoas. Um novo edifício foi construído a sul da cidade, o antigo local do salão provincial é agora o santuário do pilar da cidade (Lak Mueang).
Santuário onde se encontra o pilar da cidade
A província está subdividida em 19 distritos ( Amphoe ), que são ainda subdivididas em 131 subdistritos ( tambon ) e 1028 aldeias ( muban ).
Um desses distritos é famosa estância turista a ilha de Koh Samui.
A primeira vez que o articulista esteve nesta bonita província foi no longínquo ano de 1987, tendo efectuado um vôo de Bangkok para a cidade de Surat Thani, através da Thai Airways, embora nessa altura a ilha de Ko Samui já fosse possuidora de um aeroporto que era usado pela companhia aérea Bangkok Airways, mas com receio de viajar nesses pequenos aviões, Dash 8-100.
Preferiu usar um boeing 737 da Thai Airways, péssima escolha, visto o aeroporto ficar bem longe da ponte cais onde foi necessário apanhar um ferry boat para Ko Samui, ferry boat esse super velho e lento, levou cerca de 3 horas a atravessar o mar que separava a ilha.
No regresso foi o mesmo, ou melhor dizendo ainda pior, já que o condutor da viatura não nos queria levar até ao aeoporto, mas por fim o fez.
A segunda vez que o articulista ficou em Surat Thani, tinha vindo de combóio de Hat Yai, chegado à estação ferroviária,era por volta da uma da manhã, não havia transportes para a cidade, mas o articulista viu uma carrinha de um hotel que ali aguardava a chegada de dois turistas americanos e nos fez o favor de nos levar até ao hotel WangTai, onde dormitamos apenas algumas horas.
Bem cedo ainda fomos acordados a vitura que nos iria transportar até à estação de autocarros nos aguardava, pelo que romámos o pequeno à pressa, e lá seguimos, trocando depois de autocarro seguindo depois para a cidade de Krabi.
No regresso o autocarro não nos deixou junto à estação ferroviária, e como era cedo andamos a conhecer a cidade e aproveitamos para jantar antes de apanharmos o combóio de regresso a Bangkok.
Muitas vezes o articulista passou pela estação ferroviária de Surata Thani mas nunca mais lá voltou, nem voltará.
Para o sul o articulista já não viaja mais, prefere ficar pelo centro do país ou pela zona de Isan.