o mar do poeta

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sábado, março 10

FRUTOS TROPICAIS


                                                  MAGOSTÃO BEM GRANDE

Mangostão (Garcinia mangostana L.; Clusiaceae, ex-Gutiferae ou Hypericaceae) é uma árvore frutífera tropical.




Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego.

Ocorre também na China, no Panamá e em Honduras.

Apesar da árvore que dá o mangostão demorar vários anos para começar a frutificar - cerca de 10 anos quando plantada sem enxertia, ou 4 com enxertia - o cultivo da mais "saborosa fruta do mundo" passou a atrair vários migrantes de origem japonesa. Vem sendo plantado no litoral brasileiro com muito sucesso.

O mangostão tem sido produzido no Brasil no litoral da Bahia e agora temos um produtor no oeste do estado de São Paulo


RAMBUTÃO




Rambutão, rambutã ou rambutan é o fruto da Rambutaneira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do Arquipélago Malaio. O Rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia.

É de cor vermelha (podendo raramente apresentar também cor amarela ou alaranjada), com uma casca dura revestida de espinhos tenros, assemelhando-se a pequenos ouriços. O seu interior é carnudo, com uma polpa translúcida de cor rosada, de sabor doce e ligeiramente ácido. Contém apenas uma semente (caroço), de cor acastanhada, que é tóxica pelo que nunca deve ser consumida com a sua polpa. O seu interior é muito semelhante aos frutos: Longan e Lichia.



DURIAN



O durian é o fruto de várias árvores de espécies pertencentes ao gênero Durio e Malvaceae família Amplamente conhecido e reverenciado no sudeste da Ásia como o "rei dos frutos", o durian é caracterizado por sua grande dimensão, único odor , e pela sua casca cheia de espinhos. O fruto pode atingir os 30 cm de comprimento com 15 cm de diamentro, pesando em média entre 1 kg e 3 kgs, por vezes mais As suas gamas de forma a partir de oblongo a rodada, a cor da sua casca verde para castanho, e a sua carne pálida amarelada para vermelho, dependendo das espécies.



A sua carne comestível emite um odor característico, forte e penetrante, mesmo quando a casca está intacta, seu cheiro super ativo tem o mesmo odor que a caca de gato, porém para uns o consideram perfumado para outros mal cheiroso.  O cheiro evoca reações de profundo agradecimento ao nojo intenso, e tem sido descrita como amêndoas , cebolas podres, aguarrás e meias de ginástica.  O odor levou ao banimento do fruto de alguns hotéis e transporte públicos e aéreos no sudeste da Ásia.





O durian é originário do Brunei , Indonésia , Filipinas e Malásia , foi conhecido no mundo ocidental por cerca de 600 anos.

No século XIX o naturalista britanico Alfred Russel Wallace  descreveu a sua famosa carne como "um creme rico altamente aromatizado com amêndoas". A carne pode ser consumida em várias fases de maturação, e é utilizado para aromatizar um grande variedade de salgados, gelados, rebuçados e doces, sendo utilizado na medicina chinesa como medicamento que considera o fruto durian possuir  propriedades de aquecimento que causam transpiração excessiva  As mulheres grávidas ou pesoas com pressão arterial alta não é aconselhavel comer este fruto. Igualmente não se devem ingerir bebidas alcoólicas após se comer o fruto.As sementes podem também ser comidas quando cozidas.

O articulista gosta imenso de uma espécie de Durien " Kam Chan Tao " Travesseiro dourado, uma espécie cujo odor é fraco e seu fruto é rijo ao contrário dos nórmais que são moles e mal cheirosos.

Na Tailândia este fruto é cultivado nas províncias de Rayong e Chantanburi, porém o mais caro e mais apreciado é o cultivado em Nontanburi, o seu preço ascende a uns milhares de Baths.


CARAMBOLA

Carambola, também conhecida como carambola, é fruto da Averrhoa carambola , uma espécie de árvore nativa da Filipinas , Indonésia , Malásia , Índia , Bangladesh e Sri Lanka . A fruta é um alimento popular em todo o Sudeste Asiático ,  Pacífico Sul e em partes da Ásia Oriental . A árvore também é cultivada  na Costa Rica , Peru , Colômbia , Jamaica , Trinidad , Equador , Guiana , República Dominicana , Porto Rico , Haiti e Brasil , e, nos Estados Unidos, no sul Flórida e Havaí . 







TAMARINDO

O tamarindeiro ou tamarineiro (Tamarindus), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia  e na Tailândia na província de Phetchabun. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil.




E como para tudo é necessário ter-se jeito ou imaginação, na Tailândia alguns frutos fazem parte da arquitectura de alguns exóticos escritórios.












PORTUGAL E A TAILÂNDIA CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DE AMIZADE



http://aquitailandia.blogspot.com/2012/03/portugal-e-tailandia-celebracao-dos-500.html

PROVÍNCIA DE PHITSANULOK - 46a. parte de 77


PHITSANULOK

Buda Chinnarat, considerada uma das mais belas figuras de Buda na Tailândia, está localizado no templo Wat Mahathat na cidade de Phitsanulok.


Phitsanulok  พิษณุโลก) é uma província (changwat) de Tailândia , localizado no norte.
Províncias vizinhas são a  leste Loei , Phetchabun , Phichit , Kamphaeng Phet , Sukhothai , Uttaradit .No nordeste também tem uma pequena fronteira com Xaignabouli de Laos .



 

Phitsanulok-O primeiro elemento, "Phitsanu" (tailandês: พิษ ณุ), é um cognato de Vishnu , um deus Hindu (ver, por exemplo Witnu, tailandês: วิษณุ). A falta de som av no idioma tailandês representa as duas formas. O segundo elemento, "lok" (tailandês: โลก) significa mundo ou do mundo. Uma tradução livre do nome completo seria o céu de Vishnu.

Phitsanulok ( Tailândia : พิษณุโลก , pronunciado  é uma cidade importante e histórica situada na baixa norte da Tailândia e é a capital da província de Phitsanulok , que se estende por todo o caminho até a fronteira do Laos. Phitsanulok é uma das cidades mais antigas da Tailândia, fundada â mais de 600 anos atrás. A cidade é provavelmente mais conhecida como sendo o berço do Rei Naresuan , que libertou o país da dominação birmanesa nos finais do século XVI.
A estátua do Rei Naresuan na Universidade com o seu nome, na cidade de Phitsanulok




Ocupa uma área de 10 815 Kms2 a flor provincial é o Flamboyant Amarelo ( Peltophorum pterocarpum ), e a árvore  é a hortensis Millingtonia

Esta bela e enorme cidade é bem conhecida do articulista, sua filha mais velha lá esteve durante 5 anos a estudar na Naresuan University, onde formou.



O articulista e sua esposa numa das inumeras vistas à cidade de Phitsanulok.







PROVÍNCIA DE PHICHIT - 45a. parte de 77


PHICHIT
A lagoa, que refere-se ao antigo nome de Phichit, Mueang Sra Luang ("cidade na lagoa real '). O banyan árvore na frente refere-se ao templo Wat Pho Prathab Chang. O templo foi construído em 1669-71 pelo rei Suriyenthrathibodi , aka, Sorasak Luang ou Suea Phrachao, que nasceu na aldeia de Pho Prathab Chang, entre um banyan e uma figueira sagrada .





Phichit  พิจิตร  é uma das províncias ( changwat ) de Tailândia , localizado no norte do país. Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relógio) Phitsanulok , Phetchabun , Nakhon Sawan e Kamphaeng Phet .

Ocupa uma área de 4 531,0 Kms2 a árvore Provincial é a Ironwood Mesua ferrea , flor  é o Lotus ( Nymphaea lotus ).

A cidade de  Phichit  foi fundada no ano de 1058 por Phraya Kotabongthevaraja, e foi a primeira a fazer  parte do reino Sukhothai , e depois de Ayutthaya .

O nome da principal da cidade mudou várias vezes. Inicialmente, foi chamada de Sra Luang (cidade da lagoa real), nos tempos Ayutthaya foi chamada Okhaburi (cidade no pântano) e, finalmente, Phichit (bela cidade).


O articulista por diversas vezes passou por esta província, porém nunca visitou cidade alguma.



sexta-feira, março 9

9 de março de 1500 - PEDRO ÁLVARES GOUVEIA (CABRAL) - ZARPA DE LISBOA

Faz no dia de hoje, 512 anos em que a Armada comandanda por Pedro Álvares de Gouveia (Cabral) zarpou do porto de Lisboa, com destino à India, e, por ironia do destino se iria dar o achamento da Terra de Vera Cruz.



Os preparativos para o envio da segunda armada da Índia decorreram rapidamente e desenvolveram-se em várias frentes. A diplomacia lusitana encetou, com êxito, diligências junto de Roma no sentido de alcançar concessões apostólicas que permitissem desenvolver acções evangelizadoras, fundar conventos e organizar eclesiasticamente a Índia10. Paralelamente, D. Manuel I procurou obter em Castela até 1500 marcos de prata destinados à aquisição de produtos orientais.

Um documento de significativa importância - o "apontamento das coisas necessárias às naus da armada" - redigido entre meados de Setembro e 4 de Novembro de 1499, contém minuciosas recomendações destinadas à organização da viagem. O seu autor salienta a necessidade de se elaborarem os regimentos destinados às duas figuras chave da expedição - Vasco da Gama, então indigitado para o cargo de capitão-mor, e Bartolomeu Dias, responsável pela flotilha de caravelas destinada a Sofala - a vantagem de se nomear um sota-capitânia, de se designarem, com antecedência, os restantes capitães e os respectivos escrivães, mestres e pilotos, bem como de se elaborarem as instruções para os capitães, feitor e escrivães.

Este memorando alude, também, à indicação dos clérigos, frades e bombardeiros, à dotação de cartas de marear para todas as embarcações, ao fornecimento de apetrechos, mantimentos, armas e munições destinados à esquadra e, ainda, ao envio de cartas e presentes aos reis de Calecut, Melinde e a outros soberanos não especificados.





Por Carta Régia de 15 de Fevereiro de 1500, o soberano nomeou para o cargo de comandante da frota Pedro Álvares de Gouveia (Cabral), secundogénito de Fernão Cabral, senhor de Belmonte e corregedor da Beira, embora anteriormente tivesse escolhido Vasco da Gama para exercer aquela função. A preparação da armada mereceu os maiores cuidados, tendo o escrivão António Carneiro ouvido o Almirante da Índia e registado os seus conselhos, que foram utilizados na elaboração do regimento real.

Quer o "borrão original" das ordens régias fornecidas a Cabral, quer os fragmentos da minuta do regimento da esquadra de 1500 denotam preocupações relacionadas com o estabelecimento de alianças com vários soberanos locais (em especial com os senhores de Calecut e Melinde), o ataque à navegação muçulmana no Índico, a participação no comércio das especiarias orientais, o estabelecimento de uma feitoria em Calecut e o desenvolvimento de actividades missionárias na Índia.

Os referidos documentos estão, contudo, incompletos, não possuindo, curiosamente, os fólios iniciais referentes à travessia do Atlântico Sul que interessam directamente à questão do descobrimento do Brasil.

Não chegaram aos nossos dias os regimentos confiados aos capitães dos restantes navios, sabendo-se, todavia, que foram elaborados vários, designadamente o destinado a Bartolomeu Dias, conforme se deduz da leitura das notas apostas nas margens e no reverso do "borrão" das instruções adicionais entregues a Cabral. No entanto, conservaram-se as minutas integrais dos regimentos dados aos escrivães da receita (Martinho Neto e Afonso Furtado) e da despesa (Gonçalo Gil Barbosa e Pêro Vaz de Caminha) da feitoria que D. Manuel projectava estabelecer em Calecut e cuja direcção tinha sido atribuída a Aires Correia.



A 9 de Março de 1500 zarpou de Belém a segunda armada da Índia, constituída por 13 velas (9 naus, 3 caravelas e 1 naveta de mantimentos) capitaneadas por Cabral, Sancho de Tovar (que comandava a nau El-Rei, estando investido no cargo de sota-capitânia, ou seja, lugar-tenente, tendo por missão substituir o capitão-mor em caso de impedimento deste), Simão de Miranda de Azevedo, Aires Gomes da Silva, Nicolau Coelho, Nuno Leitão da Cunha, Vasco de Ataíde, Bartolomeu Dias, Diogo Dias, Gaspar de Lemos, Luís Pires, Simão de Pina e Pêro de Ataíde.

A esquadra transportava entre 1200 e 1500 homens, incluindo a tripulação, a gente de guerra, o feitor, os agentes comerciais e escrivães, o cosmógrafo mestre João, um vigário e oito sacerdotes seculares, oito religiosos franciscanos, os intérpretes, os indianos que tinham sido levados para Lisboa por Vasco da Gama e alguns degredados.

Fonte - Revista do Instituto Camões.

O PAPA GREGÓRIO VII DECLARA QUE OS PADRES CASADOS SEJAM EXCUMUNGADOS

RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.Ontem dia 8 de março foi o dia dedicado à MULHER, mas nos dias de hoje, em várias partes do globo e devido a instruções e imposições religiosas, muitas mulheres estão privadas dos seus direitos naturais e tem que submeter ao que lhes é imposto.




Mas, não só as mulheres padecem desse mal, já que até a religião católica apostólica romana assim procede para com os sacerdotes e tudo o mais.

As leis são feitas e impostas pelo homem, não por Deus ou qualquer divindade, senão vejamos o que o Papa Gregório VII fez:







O Papa São Gregório VII OSB, nascido Hildebrando, (Sovana, Itália, ca. 1020/1025 — Salerno, 25 de Maio de 1085) foi papa da Igreja Católica Apostólica Romana de 1073 até sua morte. Foi um dos Papas mais influentes da História.

Nascido na Toscana italiana no seio de uma família de baixa condição social, cresceu no ambiente da Igreja romana ao ser confiado a seu tio, abade do mosteiro de Santa Maria em Aventino, onde fez os votos monásticos. Pertencia assim à Ordem Beneditina (OSB). Em 1045 Hildebrando foi nomeado secretário do Papa Gregório VI, cargo que ocuparia até 1046 quando acompanhou esse Papa no seu desterro em Colónia depois de ser deposto num concílio, celebrado em Sutri, e acusado de simonia na sua eleição.

Em 1046 morre Gregório VI, e Hildebrando ingressou como monge no mosteiro de Cluny onde adquiriu as ideias reformistas que regeram o resto da sua vida e que o fariam encabeçar a conhecida Reforma gregoriana.

Até 1049 não regressou a Roma, mas é então chamado pelo Papa Leão IX para actuar como legado pontifício, o que lhe permitiu conhecer os centros de poder da Europa. Actuando como legado estava em 1056 na corte alemã, para informar da eleição como Papa de Vítor II quando este faleceu e se escolheu como seu sucessor o antipapa Bento X. Hildebrando opôs-se a esta eleição e conseguiu que se elegesse Papa Nicolau II.

Em 1059 é nomeado por Nicolau II, arquidiácono e administrador efectivo dos bens da Igreja, cargo que o levou a alcançar tal poder que se chegou a dizer que dava de comer a Nicolau "como a um asno no estábulo".

Eleição

A sua eleição é considerada fora do padrão habitual. Não era sacerdote quando foi eleito Papa, por aclamação popular, em 22 de Abril de 1073. Sendo uma transgressão da legalidade estabelecida em 1059 pelo concílio de Melfi que decretou que na eleição papal só podia intervir o colégio cardinalício, nunca o povo romano. Não obstante, obteve a consagração episcopal em 30 de Junho de 1073.

Muito combativo em favor dos direitos da Igreja, enfrentou galhardamente o imperador Henrique IV do Sacro Império Romano, em defesa da superioridade do Poder Espiritual sobre o Poder Temporal; emprestou o seu nome, um tanto ou quanto excessivamente, ao maior programa de reforma da cristandade católica em toda a sua história: a reforma gregoriana. Foi monge na Abadia de Cluny, considerada a alma da Idade Média. A pedido da Condessa Matilde, perdoou Henrique IV que, entretanto, voltou a rebelar-se contra a Santa Sé. Devido ao seu carácter combativo granjeou inimigos que o exilaram. Ao morrer, fora de Roma, disse a frase que se tornaria famosa: "Amei a justiça e odiei a iniquidade, por isso morro no exílio".

Política interna e reformas

Teve sua vida e obra conduzidas pela convicção da Igreja como obra divina e encarregada de abraçar toda a humanidade, para a qual a vontade de Deus é a lei única, e que, na faculdade de instituição divina, a Igreja coloca-se sobre todas as estruturas humanas, em particular sobre o estado secular. A superioridade da Igreja era para Gregório VII um fato indiscutível.

Em 1075, Gregório VII publica o Dictatus Papae, que são 27 axiomas onde expressa as suas ideias sobre o papel do Pontífice na sua relação com os poderes temporais, especialmente com os imperadores do Sacro Império. Estas ideias poderão resumir-se em três pontos principais:

O Papa é senhor absoluto da Igreja, estando acima dos fiéis, dos clérigos e dos bispos, e acima das Igrejas locais, regionais e nacionais, e acima dos concílio; O Papa é senhor único e supremo do mundo, todos lhe devem submissão incluindo os príncipes, reis e imperadores. A Igreja romana não cometeu nunca erros.

Gregório centralizava em Roma todas as querelas importantes para intermediação, coincidindo naturalmente numa diminuição do poder dos bispos locais, o que motivou algumas lutas contra as esferas mais altas do clero.

Esta batalha pelos fundamentos da supremacia papal tem o seu apogeu na obrigatoriedade do celibato do clero e no ataque à simonia. Gregório VII não introduziu o celibato mas conduziu a batalha por tal com maior energia do que os seus antecessores. Em 1074 publicou uma encíclica dispensando da obediência os bispos que permitiam o casamento dos sacerdotes. No ano seguinte, sob fortes protestos e resistência, encoraja medidas contra estes, privando-os dos rendimentos.

O seu pontificado decorreu até 25 de Maio de 1085, dia em que morreu em Salerno, abandonado pelos romanos e pela maior parte dos seus apoiantes

Simonia é o acto de pagar por sacramentos e consequentmente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja em troca de dinheiro. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar de São Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.

O Direito Canônico também estipula como simonia atos que não envolvem a compra de cargos, mas a transação de autoridade espiritual, como dinheiro para confissões ou a venda de absolvições.

A prática da simonia no final da Idade Média provocou sérios problemas à postura moral da Igreja. O poeta Dante Alighieri condena os simonistas ao oitavo círculo do inferno, onde encontra o Papa Nicolau III enterrado de cabeça para baixo, com as solas dos pés em chama. O exemplo de Nicolau III serve como aviso e previsão aos Papas Bonifácio VIII, o Papa contemporâneo à "Divina Comédia", e Clemente V, seu sucessor, pela prática de tal pecado. Escritores menos devotos, como Maquiavel e Erasmo de Roterdã, também condenaram a simonia séculos mais tarde.

A prática de simonia foi uma das razões que levaram Martinho Lutero a escrever as suas "95 teses" e a rebelar-se contra a autoridade de Roma. Hoje a doutrina católica, pune com excomunhão latae sentientae, ou seja, automaticamente, a todo e qualquer ato de simonia, que alguns de seus membros vierem a praticar.

A Igreja da Inglaterra também viu-se envolvida com a prática de simonia após ter-se separado da Igreja Católica.

Fonte - Informações recolhidas na enciclopédia livre e leis publicadas.

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Como de poderá deduzir, todos querem ter o poder, serem seres superiores, as suas vontades são leis que devem ser cumpridas, caso contrário, e era assim que a igreja católica fazia, queimava em fogueiras todos aqueles que eram contra a vontade da igreja, em outras religiões idem.

Nos dias de hoje, no mundo muçulmano, as leis derivam imenso de país para país, nuns as mulheres podem andar vestidas com calças de jean, noutros são condenadas à morte, apredejadas ou presas, o que não dá para entender, mas dá, se regressarmos à base da história, é o quero posso e mando e em nome de Deus se mata, enfim, as religiões que nâo têm culpa alguma mas sim quem as dirige.

Recordo-me que durante a altura da Páscoa para se poder comer tinha-se que se pagar a Bula, e esse dinheiro pago entrava nos cofres das igrejas ou nos bolsos dos padres, quer dizer pagando podia-se, leis de funil que causam desconfiança e dissabores entre as mulheres e os homens em muitas partes do mundo.

Será que o Papa Gregório VII tinha razão?

Eu fui batizado sem me perguntarem se deseja seguir a religião católica, foi-me imposta como é imposta em outras religiões, eles, os senhores poderosos é que mandam e continuarão a mandar, só temos que aceitar ou então fugir.....










1074 – O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados.

Coca-Cola e Pepsi contêm substância cancerígena


Análises químicas provam que "corante caramelo" pode provocar cancro. Fabricante nos EUA admite alterar fórmula "secreta" desses refrigerantes.



Maria Luiza Rolim (www-expresso.pt), Discovery e CSPI

Receita "secreta" leva substância cancerígena

Ana Baião Afinal, como se suspeitava, a Coca-Cola e a Pepsi podem ser prejudiciais à saúde. O "corante caramelo" apontado como um dos ingredientes desses refrigerantes não é um inofencivo produto "natural" à base de açúcar caramelizado, mas sim um composto químico conhecido como 4-MEI ou 4-MI (4-methylimidazole) potencialmente cancerígeno, denunciou o Center for Science in the Public Interest (CSPI), o organismo público de defesa do consumidor nos EUA com sede em Washington.

O 4-MEI é um corante orgânico sintético idêntico ao natural, obtido pelo processo de sulfito de amónia, utilizado para dar a coloração escura aos refrigerantes. Experiências em animais demonstraram que pode provocar cancro.

Um comunicado à imprensa divulgado pelo CSPI refere que análises químicas em amostras de Coca-Cola e Pepsi revelaram níveis muito elevados do corante cancerígeno nos refrigerantes. Entre 145 a 153 microgramas (de 4-MEI) em latas de Pepsi; 142 a 146 microgramas em latas de Cola; e 103 e 113 microgramas em latas de Diet Coke.

Na Califórnia, produtos que contenham acima de 29 microgramas de 4-MEI devem ser rotulados advertindo que podem provocar cancro. Com base no modelo de risco adoptado na Califórnia, a CSPI estima que o corante caramelo encontrado nas amostras de Coca-Cola e Pepsi é responsável por cerca de 15.000 casos de cancro na população norte-americana.

"Coloração cosmética"

A CSPI já pediu à Food and Drug Administration (FDA, organismo norte-americano que controla os medicamentos e os alimentos) para proibir o corante. Na Califórnia, o composto químico faz parte da lista de substâncias reconhecidamente cancerígenas.

A CSPI alerta que os mais jovens, com menos de 20 anos, são os mais vulneráveis, por consumirem grandes quantidades de refrigerantes, além de serem mais susceptíveis ao cancro do que as pessoas mais velhas.

A FDA, que está a analisar o pedido da CSPI, diz que seria preciso uma pessoa beber, diariamente, 1000 latas de Coca ou Pepsi para contrair cancro.

O diretor-executivo do CSPI discorda da FDA. Numa conferência de imprensa, Michael Jacobson afirmou que corantes cancerígenos não podem, pura e simplesmente, fazer parte da cadeia dos alimentos, tanto mais que são apenas cosméticos.

"A Coca-Cola e a Pepsi, com a aquiescência da FDA, estão desnecessariamente expondo milhões de norte-americanos a um químico que provoca cancro", disse. "A coloração é apenas cosmética, não acrescenta sabor", de modo que o 4-MI pode perfeitamente ser substituído sem prejuízos para o produto. Por outro lado, a FDA precisa proteger os consumidores proibindo esse corante", enfatizou o diretor executivo do CSPI.

Corante quimicamente modificado

Confrontada com os resultados das análises químicas, a Coca-Cola e a Pepsi disseram à CSPI que vão alterar a quantidade do corante nos refrigerantes vendidos nos EUA.

Numa entrevista à Rádio Pública Nacional, a porta-voz da Coca-Cola, Diana Garza Ciarlante, afirmou que embora os produtos nunca tenham oferecido perigo para a saúde, a empresa tomou a decisão de reduzir a quantidade de 4-MEI nos refrigerantes vendidos na Califórnia, devendo estender a medida ao resto do país.

A American Beverage Association, que representa a indústria de bebidas norte-americana, por sua vez, publicou na sua página na Internet um comunicado a dizer que "a ciência simplesmente não prova que o 4-MEI em bebidas ou alimentos representa uma ameaça à saúde humana".

O CSPI pediu ainda à FDA que o 4-MEI ou 4-MI passe a chamar-se "corante caramelo quimicamente modificado" ou "corante caramelo por processo de sulfito de amónia", e que nenhum produto possa ser chamado de "natural" se contiver a susbstância.


Fonte - Jornal Expresso


quarta-feira, março 7

DIA DE MAKHA BUCHA



                     DIA DE MAGHA PUJA - 7 DE MARÇO 2012



 Magha Puja ou Makha Bucha é uma importante festa religiosa celebrada pelos budistas na Tailândia , Camboja e Laos , no dia de lua cheia do terceiro mês lunar (em geral em fevereiro). O terceiro mês lunar é conhecido na língua tailandesa como Makha (Pali: Magha); Bucha também é uma palavra Tailandês (Pali: Puja), que significa "venerar" ou "honra". Como tal, o dia de Makha Bucha é dedicado à veneração de Buda e seus ensinamentos.


Os objetivos espirituais do dia são: não cometer qualquer tipo de pecados, é purificar a mente.

O dia consagrado a Magha Puja é feriado na Tailândia, Laos e Camboja - e é uma ocasião em que os budistas costumam ir aos templos para realizar orar e ouvir os sermões dos monjes.
 
Magha dia Puja assinala os quatro ocasiões auspiciosas, que aconteceram nove meses depois da Iluminação de Buda em Veḷuvana Bamboo Grove, perto de Rājagaha no norte da Índia. Naquela ocasião, como registrado no comentário ao Mahāsamayasutta, quatro eventos maravilhosos ocorreram:


1 - Havia 1.250 seguidores Sangha, que vieram para ver o Buda , naquela noite, sem qualquer programação.


2 -Todos eles foram Arhantas , o Iluminado, e todos eles foram ordenados pelo próprio Buda.


3 -O Buda deu esses princípios Arhantas do budismo, chamado "O ovadhapatimokha ". Esses princípios são: - Para cessar de todo o mal, - Para fazer o que é bom - Para limpar a mente;
 
 4 -Era o dia de lua cheia.

O Buda ofereceu um ensinamento importante para os monges reunidos nesse dia há 2.500 anos chamado de 'Ovādapātimokha " , que estabeleceu os princípios dos ensinamentos budistas. Na Tailândia, este ensino tem sido apelidado de "Coração de Budismo».


Actividades a serem observadas no Dia de  Magha Puja


 1 -Na noite de Magha dia de lua cheia, quase todos os templos na Tailândia organizam uma procissão à luz de velas chamado tian wian (círculo significado wian; vela significado tian). Segurando flores, incenso e uma vela acesa, os monges e membros da congregação circulando três vezes no sentido dos ponteiros do relógio, em torno do Hall Uposatha - uma vez para cada uma das Três Jóias - o Buda, o Dharma e a Sangha.

2 - Tum Boon: Fazendo mérito, indo aos templos para observâncias especiais e junte-se os budistas outras actividades.



 
 

Fiéis e monjes orando à volta da imagem do Lord Buda, em Phuthamonthon, na província de Nakhon Pathon.


Na Tailândia, estas cerimónias religiosas em honra do Lord Buda, tiveram o seu início no período de Sukhuthai, à 700 anos.


Na província de Nakhon Phaton, milhares de monges e fiéis se reunem, esta noite, em volta da sagrada imagem do BUDDAMONTHON.





O articulista já visitou o local por várias vezes, lá tendo indo orar.

Hoje, e seguindo os rituais budistas, o articulista, sua esposa e uma de suas filhas se deslocaram, pela manhâ ao templo Wat Sakhon Sun   sito nas traseiras de sua casa, onde foram orar.


O mosteiro


A entrada para o mosteiro


O articulista depois de ter sido abençoado pelo respectivo monge, foi orar junto do Buda relativo à terça feira, dia em que o articulista nasceu.

A esposa do articulista ainda desejava ir, hoje à noite até Nakhon Phathon, para orar junto da sagrada imagem de PHUTHAMONTHON, mas visto pelas imagens na televisão, o local apresentada já um mar de gente, como tal perferimos ficar em casa, e colocar as velas à porta de nossa casa.


Os canais de televisão estão transmitindo em directo os eventos religiosos.





 

terça-feira, março 6

PROVÍNCIA DE PHETCHABURI - 44a.parte de 77


PHETCHABURI
O palácio de Khao Wang em primeiro plano. Na frente estão os campos de arroz delimitados por dois coqueiros árvores, simbolizando as principais culturas na província.






 

Phetchaburi เพชรบุรี  é uma das  províncias (changwat) do centro da Tailândia .  Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relógio) Ratchaburi , Samut Songkhram e Prachuap Khiri Khan . No oeste faz fronteira com Tanintharyi  de Mianmar .

Ocupa uma área de 6 225.1 Kms2 a árvore provincial é a Eugenia cumini

Phetchaburi é uma antiga cidade real, que remonta ao seg do século VIII.  Mais tarde os Khmers se instalaram na cidade, como pode ser visto pelos prangs do Wat Kamphaeng Laeng.


Em 1860 o Rei Rama IV construiu um palácio perto da cidade de Phetchaburi, vulgarmente conhecida como Khao Wang, mas seu nome oficial é Phra Nakhon Khiri . Junto ao palácio, o rei construiu uma torre para as suas observações astronômicas. No morro adjacente encontra-se o real templo Wat Phra Kaeo



No ano de 1980, o articulista e sua esposa moravam na Ploenchit, e uma manhã resolveram ir até à cidade Petchaburi, para tal se deslocaram à estação de autocarros do sul sita na Sukhumvit e lá seguimos, por estradas com péssimo piso, ainda não havia auto estardas, chegamos à cidade passava das 13.00horas.

Logo um condutor de triciclos nos abordou se desejamos conhecer a cidade, como era essa a nossa finalidade aceitamos, o preço foi relativamente barato.

O primeiro lugar onde fomos foi ao palácio, o condutor não podia ir lá acima com o triciclo, pelo que ficou à entrada, junto à estrada nos aguardando, mas nos avisou para termos cuidado com os macacos.

Lá subimos a ingreme rampa, macacos esses era o que faltava e alguns atrevidos nos quiseram sacar a malinha que levavamos.

Um palácio lindo todo ele contruído em mármore, lá do topo se tinha uma vista espectacular.

Regressamos, pouco mais havia para ver naquele pequena cidade, pedimos ao condutor para nos levar até à estação de autocarros com o fim de regressarmos a Bangkok, tendo sido informados que nesse dia já não havia mais carreiras para Bangkok.

Desconhecendo que perto ficava a estância balnear de Cha Am, não sei se nessa altura já era possuidora ou não de hoteis, pelo que pedimos ao condutor do triciclo que nos indicasse um hotel onde pudessemos passar a noite, o senhor lá nos levou dizendo que aquele era o melhor que havia na cidade, não era hotel algum, mas sim uma velha estagem, que o articulista não gostou, solicitando ao simpático condutor para nos levar a outra que fosse melhor, e lá seguimos.

A estalagem tinha melhor aparência que a primeira, entrámos e solicitamos um quarto para essa noite, o preço foi de 25 baths, entregaram-nos uma chave de cadeado com a indicação do número do quarto que ficava no primeiro andar e para lá seguimos.

Mas, antes tinhamos indagado com o condutor do triciclo a que horas havia autocarro de regresso a Bangkok, tendo sido informados que no dia seguinte pelas 13.30 horas havia um, como tal, combinados com o senhor que nos viesse buscar no outro dia de manhâ pelas 08.00 horas para ir.mos conhecer umas gruntas que ficavam ainda longe da estalagem e assim ficou combinado.

A estalagem ficava perto de ponte sobre o rio Petchaburi, o barulho dos carros era infernal, bem, abrimos a porta do quatro e admirados ficamos com o que vimos, havia uma velha secretaria cambeteada cheias de velhos jornais por cima cheios de poeira, a única janela estava tapada com jornais, a cama se aquelo se podia chamar não era mais que umas tábuas com pés pregados a suporta-la, havia ainda uma casa de banho, o articulista a foi usar, quando abriu a torneira do lavatório eis que este cai para o chão, uma barracada, mas paciência, ali passamos a noite quase em branco.

Na manhâ seguinte e como combinado o senhor do triciclo nos esperava, dali saimos e fomos a um velho café tomar o pequeno almoço ue não passou de um copo de café. Seguimos depois para a estação de autocarros onde compramos os bilhetes de regresso a Bangkok, de seguida fomos então visitar a tal cave, Tham Khao Luang, que ainda fivaca a 5 kms da cidade, e o articulista teve pena do condutor do triciclo, que se fartou de pedalar até lá chegar.

O senhor tinha a mesma idade do articulista, 36 anos, mas aprentava ter uns 50 e tais.



A cave que o articulista e a esposa foram visitar

Regressados à cidade, convidamos o condutor do triciclo para almoçar conosco, o preço do serviço foi de 10 baths, mas o articulista lhe deu 50, ficando o senhor super agradecido.

Essa foi uma das viagens que nunca mais o articulista esquecerá, em Macau tem as fotos que tirou aquando dessa visita, muitas vez mais passou por Petchaburi, mas nunca mais lá ficou hospedado.


http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/07/praia-e-resorte-de-puktien.html

O link acima postado refere-se a uma estadia num resorte na praia de Puktien que fica entre a cidade de Phetchaburi e a estância balnear de Cha Am.


O articulista estava alojado nessa cabana à beira mar, tendo sido acordado pelo barulho das altas vagas que desabatram sobre a cabana, pensava tratar-se de mais um tsunami, mas não foi o caso. O articulista saiu por uma janela lateral, mas ainda apanhou um valente banho, mas deu para tirar algumas fotos.

As estórias sem fim do articulista por terras do Reino do Sião e não só!....

PROVÍNCIA DE PHETCHABUN -43a. parte de 77


PHETCHABUN
Um diamante  numa montanha, como os diamantes são encontrados nesta província montanhosa . Na frente está uma plantação de tabaco que é um dos principais cultivos da província. 



Phetchabun เพชรบูรณ์) é uma das províncias (changwat) do norte da Tailândia . Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relõgio) Loei , Khon Kaen , Chaiyaphum , Lopburi , Nakhon Sawan , Phichit e Phitsanulok .

Phetchabun está localizado na parte inferior da região norte da Tailândia , na área entre o norte ea região central.

A província fica no vale do rio largo fértil do rio Pa Sak , com as montanhas da cordilheira Phetchabun a leste e oeste. Está rodeado por locais de interesse, muitos conhecidos parques nacionais, cachoeiras e grandes lagos.

A palavra Phetcha é originária   do sânscrito a palavra vajra significa " diamante "(ou arma de Indra ), e  pão  do sânscrito purna significa " cheia "," perfeito "ou" todo ".Daí o nome da província significa literalmente "diamante perfeito".


Ocupa uma áerea de 12 668,4 Kms2 a árvore provincial é o Tamarind ( Tamarindus indica ).


De evidência histórica, acredita-se que Phetchabun foi criada por dois reinos : o Reino de Sukhothai , e o Ayutthaya, período do grande Rei Narai .Inicialmente, a província foi chamada de "Phe-cha-buth" como "Phuenchapura", o que significa a cidade que tem  abundância das colheitas.  A razão por ter dado seu nome é porque a província é muito fértil e cheio de recursos naturais.

Nas reformas administrativas efectuados por Thesaphiban no início do século XX a província, juntamente com a província de Lom Sak ao norte formaram o monthon Phetchabun .  Como era o menor monthon, foi também o primeiro a monthon ser dissolvido em 1915, depois de ser temporariamente administrado a partir de Phitsanulok monthon entre 1903 e 1907.  A província Lom Sak foi abolida e incluído em Phetchabun em 1932.  A província de Phetchabun  situa-se entre o norte ea região central.

Durante o período entre 1968-1982 insurgentes comunistas estabeleceram sua base nas montanhas da província.  De lugares escondidos lutaram escaramuças ocasionais contra o Exército tailandês.


Tamarine um dos famosos frutos da província


O articulista por diversas vezes passou por esta província mas nunca visitou local algum.
















PROVÍNCIA DE PHAYAO - 42a. parte de 77


PHAYAO

A estátua de Buda chamado Phra Chao Ton Luang no templo Wat Si Khom Kham . Atrás estão 7 chamas mostram a glória de Buda. Na frente do Buda é uma tigela e duas espigas de arroz.





Phayao พะเยา,  é uma províncias (changwat) do norte da Tailândia .  Províncias vizinhas são no sentido dos ponteiros do relógio, leste Nan , Phrae , Lampang e Chiang Rai . No Nordeste faz fronteira Xaignabouli de Laos.

Ocupa uma área de 6 335,1 Kms2  a árvore provincial é siamensis Mammea .

 Phayao foi fundada em 1096 era um pequeno reino cidade-estado.  No século XIII, ganhou importância  suficiente para ser parceiro igual do Rei Mengrai de Lannathai e do reino de Sukhothai .  No entanto, um rei depois de ter capturado Lannathai Phayao em 1338, pasando a fazer parte deste reino de  Lannathai.  Durante a  regência birmanesa de Lannathai a cidade tornou-se deserta, e em 1897 passou a fazer parte da província de Chiang Rai. Somente a 28 de agosto de 1977 passou a ter estatudo de província. 




O articulista visitou por única vez a cidade de Phayao, numas das suas viagens a Chiang Rai e no regresso optou para regressar a Lampang, usando a nova estrada de Phayao.
Até à cidade tudo bem, depois desde Phayao até a Lampang, a estrada estava ainda em construção, cheias de buracos e sem visibilidade alguma, felizmente chegamos a Lampang sem acidentes de percurso, mas chegamos eram já altas horas da noite.