o mar do poeta

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segunda-feira, agosto 23

TA NKHON PEE - FESTIVAL DAS ALMAS

Ta Khon Pee (O Ghost Festival) É o nome mais comum para um grupo de festivais Dan realizado em Sai, província Loei, Isan, Tailândia. Os eventos acontecem durante três dias em algum momento entre março e julho , as datas serem selecionados anualmente pela cidade médiuns.
Todo o evento é chamado Bun Luang. É composto de uma série de festivais individual: Ta Khon Pee, O Festival de Ghost , o Rocket Festival
E Bun Pra Wate, Uma cerimónia de tomada de mérito normalmente realizada em Março .

O primeiro dia é o Espírito Festival em si , é também chamado Wan Ruam (Dia de montagem) . Os moradores da cidade convidam proteção Phra U- pakut, o espírito da rio Mun. Eles, então, realizar uma série de jogos e participar de uma procissão vestindo máscaras feita de arroz cascas ou coco folhas com chapéus feitos de vapor de arroz , além de miscelânea vestuário. Eles também usam sinos e madeira onda falos. As origens desta parte do festival é tradicionalmente atribuída a um Jataka história em que o Buda fez uma longa viagem e foi dado como morto. As celebrações em seu retorno fosse tão estridente como acordar os mortos.
O segundo dia do festival incorpora elementos da Rocket Festival, Além de roupas e vários concursos de dança e desfiles mais.

No terceiro e último dia , os moradores de ouvir sermões.







sábado, agosto 21

NOTA DO DIA


Sábado, 21st Agosto - Horas: 15:58


Nota do Dia


Sábado, 21 Agosto 2010 00:00



O Alentejo teve sempre pessoas de valor que dedicaram os seus estudos e a sua vida a escreverem sobre a Cultura das terras onde viviam.



Nunca foram muitos mas o certo é que a elas se ficou devendo as memórias da história local e das suas gentes.



Em todos os concelhos havia gente que se debruçava sobre os valores que ali nasceram ou viveram e deve-se a eles aquilo que se sabe sobre esse valioso património humano da região.



Grande parte desses estudiosos vieram da Igreja Católica que é um alfobre indispensável de consulta.



Hoje pressente-se que há menos pessoas a cultivarem esses valores culturais e bom seria que mais vontades despertassem para investigação e consulta do muito que ainda há por fazer na nossa região.



Para isso seria bom haver incentivos aos jovens licenciados que na Universidade adquirem conhecimentos, alargando o tempo de ensino aos valores regionais onde a Universidade está inserida. Mas também o Estado deve assumir como uma das suas preocupações o aparecimento de mais livros sobre a cultura regional, área em que também os Municípios têm intervenção.



Quantas vezes se gasta dinheiro que é puro desperdício em folhetos, agendas; boletins e outras papeladas para o lixo e se ignoram obras de interesse regional que ficariam como memória para o futuro.



Mas isso é outra história que um dia será contada.



Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora

PISTOLA METRALHADORA LUSA A-2


A Lusa é uma pistola-metralhadora compacta, de calibre 9 x 19 mm, desenvolvida pelas Indústrias Nacionais de Defesa de Portugal (INDEP) em 1983. Os seus melhoramentos e modificações culminaram em 1992 ao atingir-se os 2,5 milhões de dólares em custos de desenvolvimento. A arma foi desenvolvida especialmente para membros de forças de segurança pessoal e de forças especiais. Devido aos custos de produção nunca chegou à fase de produção em massa nas INDEP.

Nas Forças Armadas Portuguesas a Lusa destinar-se-ia a substituir a pistola-metralhadora FBP. No entanto, estas forças acabaram por adoptar outros modelos de pistola-metralhadora.


Em 2004, a INDEP vendeu uma licença, tal como todas as ferramentas e máquinas para o fabrico da Lusa A2, a um grupo de empresários da indústria de armas. Stan Andrewski, Jerry Prasser e Ralph Dimicco, que fundaram uma empresa com o nome LUSA USA. Não sendo conhecidos clientes militares, a arma é vendida para o mercado civil e policial nos Estados Unidos da América.


A arma é considerada pelas publicações especializadas como extremamente fiável, precisa (para uma submetralhadora) e representa uma das melhores senão a melhor relação qualidade/preço para este tipo de arma no mercado norte-americano.


Variantes




Lusa A1: versão original desenvolvida em 1983, com um cano envolvido por uma manga de refrigeração;


Lusa A2: aperfeiçoamento da A1, com uma caixa de culatra mais resistente e opção por um cano destacável incorporando um silenciador.

VENDA POLÉMICA DA LUSA A-2



Portas vende arma ao desbarato


Em 2004, o Ministério da Defesa, então liderado por Paulo Portas, vendeu, por 50 mil dólares, uma pistola-metralhadora criada em Portugal.


Por:António Sérgio Azenha



O Ministério da Defesa, então liderado por Paulo Portas, vendeu, em 2004, a três empresários norte--americanos, o projecto de produção de uma pistola--metralhadora ‘made in Portugal’, cuja concepção terá custado 15 milhões de euros, por, segundo apurou o CM, apenas 50 mil dólares (40 mil euros). A Lusa A2, como se chamava o projecto concebido e desenvolvido na antiga INDEP-Indústrias Nacionais de Defesa desde 1983, nunca foi produzida em massa em Portugal, mas hoje é um sucesso comercial nos Estados Unidos, sendo considerada uma das armas do seu tipo com a melhor relação qualidade-preço.


A compra da Lusa A2, cujo nome inicial era Lusitânia, é assumida no site da actual empresa proprietária, constituída pelos empresários que adquiriram a pistola-metralhadora portuguesa: 'Em 2004, a INDEP vendeu tudo, máquinas, ferramentas e [licença de] direitos de produção, a um grupo de empresários da indústria de armas de fogo'. Com a aquisição da Lusa A2, Stan Andrewski, Jerry Prasser e Ralph DeMicco fundaram a Lusa USA, que desde então já desenvolveu seis modelos.


Como o preço médio destes modelos é próximo dos 900 euros, a receita obtida com a venda da Lusa A2 permite comprar apenas 44 pistolas-metralhadoras. A venda da Lusa A2 surgiu na sequência da extinção da INDEP em 2001, ainda no Governo de António Guterres. Rui Pena, então ministro da Defesa, recorda-se dessa arma: 'Ouvi falar nessa arma e tenho ideia de que me disseram que a sua produção poderia viabilizar a INDEP, mas obrigaria a investimentos'.


O CM contactou Paulo Portas, que está de férias, e o Ministério da Defesa sobre este assunto, mas, até ao fecho desta edição, não obteve respostas.


LUSA A2 ESTAVA DESTINADA À PSP E ÀS FORÇAS ARMADAS


A Lusa A2 foi desenvolvida pela INDEP com o objectivo de guarnecer as forças de segurança pessoal e de forças especiais e também as Forças Armadas.


Na PSP, segundo apurou o CM, existem elementos desta força de segurança que se recordam da Lusa A2. Como esta arma acabou por não ser produzida, devido a alegados custos de investimento, as forças de segurança e as Forças Armadas adquiriram armas estrangeiras. A Lusa A2 foi vendida em 2004, mas o processo de extinção da INDEP foi iniciado em 2001, no Governo de António Guterres. Os bens da INDEP foram vendidos em leilões públicos em 2003 e 2004, no Executivo PSD/CDS-PP.


FALTA ENTREGAR 140 CARROS


A Steyr-Daimler-Puch, empresa austríaca a quem o Governo da coligação PSD/CDS-PP adjudicou o fornecimento dos Pandur, tem ainda por entregar a Portugal 140 carros blindados. O atraso na entrega deste equipamento militar começou por ser de um ano, mas derrapou para dois anos, no termo do contrato em Julho passado.


Ao que o CM apurou, o atraso de um ano na entrega dos Pandur terá sido aceite pelo Ministério da Defesa, através da então Direcção--Geral do Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED), mas, nos últimos meses, as relações entre as partes terão entrado numa fase de degradação por causa dos atrasos na entrega dos carros blindados.


O Ministério da Defesa deu à Steyr até 24 de Agosto para que a situação seja resolvida. Os atrasos, segundos fontes conhecedoras do processo, estão relacionados com desentendimentos sobre a criação dos protótipos dos carros blindados. Para já, a Marinha não recebeu ainda nenhum dos 20 Pandur anfíbios que lhe estão destinados. E o Exército tem 120 a receber. Os Pandur são montados na Fabrequipa, firma portuguesa sediada na zona do Barreiro.


GOVERNO ADMITER DENUNCIAR


O secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, afirmou ontem que a relação contratual com a empresa de armamento Styer tem sido marcada por 'incumprimentos' e admite denunciar o contrato de fornecimento dos blindados Pandur.


'O Estado português, na defesa dos interesses do País, usará todas as prerrogativas, quer contratuais, quer legais, para chegar a um objectivo, que é a defesa dos interesses nacionais', afirmou Marcos Perestrello aos jornalistas.


CONTRAPARTIDAS EM 11,4%


A taxa de execução do contrato de contrapartidas da compra dos Pandur está longe ser elevada. Segundo o relatório anual de actividades da Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC), em 2009, a taxa de execução não foi além de 11,4 por cento.


Desde que o contrato entrou em vigor, em 23 de Dezembro de 2005, foram executados 58,8 milhões de euros. O contrato de contrapartidas tem o valor total de 516 milhões de euros e termina em 2014.


Ao todo, estão em causa 12 projectos de contrapartidas.









AQUEDUTO DA ÁGUA DE PRATA - ÉVORA



Como escreve o arqueólogo Jorge de Oliveira no prefácio da autoria de Francisco Bilou, (livenciado em história, Ramo Património Cultural, e Mestre em Arqueologia e Ambiente) onde é analisado exuativamente tudo quando respeita ao Aqueduto da Água da Prata "Está por fim resolvido um dos grandes enigmas da cidade de Évora.



Francisco Bilou fortemente alicerçado na documentação histórica calcorreou montes e vales e com os seus apurados sentidos identificou os testemunhos que desde André de Resende pareciam perdidos - os vestígios arqueológicos do Aqueduto da Évora Romana".




Uma coisa é certa, seja turista ou morador nenhum deles fica indiferente quando confrontado com a visão da arcaria do Aqueduto da Água de Prata, explanando todo o seu traço arquitectónico ao longo dos campos, até efectuar junção com a zona amuralhada e prosseguindo depois no seu interior até completar os 19 quilometros de extensão, compreendidos desde a captação, transporte e distribuição da água pelas inúmeras fontes e chafarizes então existentes na zona histórica.
E segundo o Professor Francisco Bilou anota no seu trabalho "o aqueduto continua a debitar um volume considerável de água", Em 2007 por exemplo, "a adução para os depósitos do Alto de S. Bento foi de 659.850 m3, valor que representou 15.8% do total do consumo da cidade".




Curioso é saber-se através da vastíssima documentação existente, em que diversos autores durante anos se referiram à existência de um outro aqueduto que precedeu o actual. Sobretudo porque (citamos) "talvez isto se deva ao facto de nunca terem posto em causa o saber e a autoridade de Mestre André de Resende; nesta e noutras matérias do conhecimento das "antiguidades". Mas acontece que o distinto epigrafista alemão Emil Hubner, na segunda metade do século XIX, sentenciou sobre aquilo que há muito fundamentava um dos melhores argumentos dos historiadores: - que algumas lápides consagravam a antiguidade de Évora e do "Aqueduto Sertoriano"surgidas devido ao labor arqueológico de Resende mas que não passavam afinal, de hábeis falsificações". Só que André de Resende tinha afinal razão e anteriormente existira mesmo outro aqueduto.








A monumental edificação a que hoje nos referimos foi efectuada entre 1531 (?) / 1537, sob a responsabilidade do arquitecto Francisco Arruda, mas sempre rodeada de algumas incertezas.
E assim o "Diário do Sul" na companhia do Dr. Bilou (que também é Técnico Superior da CME na área do Turismo) decidiu acompnahr nos respectivos locais as bases em que assenta a apelidada "Refundação do Aqueduto", e como foi possível a resolução de um dos grandes enigmas da cidade de Évora a que alude o Professor Jorge de Oliveira.






- Primeiramente gostariamos de saber qual foi o papel interventivo de Frei André de Resende, no que está relacionado com a cosntrução do Aqueduto.
"O nosso André de Resende chega a Évora no final de 1533 após um périplo por várias capitais europeias. E nessa altura já a obra do aqueduto decorre, sendo certo que a obra é apenas ainda uma estrutura hidrélica para transporte de água à cidade. Ainda não tem uma carga, digamos que simbólica para o discurso do poder. Ora o Frei André de Resende vem dar um contibuto não só para legitimar a obra (enquanto obra réguia) como dizer a todos que o Rei D. João III o que estava a fazer era no fundo refundar o aqueduto romano que outrora havia abastecido a cidade de Évora.
A acção de André de Resende era por isso dar garante à verdade, estribado nos atributos imperiais, e no do exercício do poder régio de D. João III.
- Segundo depreendemos também existiam dúvidas acerca da data exacta do começo das obras e qual monarca foi o impulsionador da edificação do Aqueduto?








"Essa é outra parte da história que estava por contar, que é o perceber a quem se deve na origem a decisão de construir o Aqueduto. E prova-se hoje por documentação que curiosamente esse mérito cabe inteiramente a D. João II e não a D. João III. É D. João II que toma a decisão (a primeira decisão) de avançar com o Aqueduto da Água da Prata.
Não vai ser possível nessa altura faze-lo talvez pelo falecimento do monarca pouco tempo depois. Certo é que D. Manuel anos depois doa a Água da Prata a um fidalgo da sua Corte. No final do seu reinado D. Manuel toma a decisão de avançar com a obra, mas também morre pouco depois, e será então o filho de D. Manuel, D. João III que estando em Évora entre 1531 e 1537 toma a iniciativa de lançar a obra. Mas atenção! Toma a decisão provavelmente em 31, eventualemnete em 32, mas as obras (e isto é um dado documental seguro) só começaram a 30 de Outubro de 1533, a uma segunda-feira.
Resumindo, está desvendado o enigma que envolve as questões antecedentes à construção do Aqueduto da Água da Prata, e os promenores da edificação do actual.
Uma nora a terminar: o mau estado do percurso pedonal entre S. Bento de Castris e a arcaria monumental à passagem da Estrada de Arraiolos. Capim e vários arbustos, ervas daninhas, e as sempre incomodáveis picadas nos pés e pernas por via das centenas de urtigas que se atravessam no caminho. Sugere-se a rápida intervenção de um bulldozer para devokver ao local um aspecto mais asseado.
Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora











Aqueduto da Água de Prata






Aqueduto da Água de Prata



O Aqueduto da Água de Prata, em Évora, foi construído entre 1531 e 1537 pelo arquitecto Francisco de Arruda. A construção descrita em Os Lusíadas, o poema épico de Camões.



Canto III

63

"Eis a nobre cidade, certo assento

do rebelde Sertório antigamente.

Onde ora as águas sutidad de argento

vêm sustentar de longo a terra e a gente.

Pelos arcos reais, que, centro a centro.

Nos ares se alevatam nobremente.

Obedeceu por meio e ousadia

de Giraldo, que medos não temia.

Lusíadas - Luís de Camões


Originalmente levava a água até à Praça do Giraldo. Foi parcialmente reconstruído no século XVII, em consequência da Guerra da Restauração.


A partir da Rua Cândido dos Reis tem-se uma nova visão sobre os 9 km de aqueduto que subsistem.


Classificado como Monumento Nacional pelo IPPAR desde 1910.

O nome do aqueduto eborense é "Água da Prata" e não o costumeiramente referido "Água de Prata". Apesar de por vezes se remontar o dito nome do aqueduto à sua onerosa construção (terá custado muitas pratas), a verdadeira razão está ligada às águas cristalinas e puras da fonte da Prata onde inicia.

FLOR DE LOTUS

Macau usa em sua bandeira a flor de Lotus, outrora em Macau havia imensas flores de lotus, hoje em dia, só se podem ver, em algumas exposições e na Bandeira da RAEM.



A Tailândia sim, é a terra da flor de lotus, e se pode ver por todos os locais do país.

sexta-feira, agosto 20

O RANKING DA NEWSWEEK - FAZ RIR

Este Ranking da Revita Newsweek, é para gozar com os portugueses.

A Saúde em Portugal anda doente e de que maneira.



Quanto ao ambiente político, então esse está à vsita de todos, mas não dos americanos e muito menos dos senhores jornalista da Newsweek, estes Rankings terão alguma credibiliade? se tiver onde? em que país?
No dia a dia da vida dos portugueses, eles sentem na pele, a assitência que lhes é prestada pelos Serviços de Saúde, sobre a política é outra história, vejam só O Passos Coelho a dar nas vistas, os bloquista e comunistas sempre a mandar vir, já para não falar do tão famoso CDS/PP.
São cegos esses americanos ou foram pagos para colocarem Portugal nesse pedestral.



Portugal é 27º melhor país do mundo, diz Newsweek




Portugal é o 27º melhor país do mundo, de acordo com o ranking The World´s Best Countries, um novo estudo da revista Newsweek baseado em critérios como a saúde, educação, economia e ambiente político.



As áreas em que Portugal obtém as melhores classificações são a saúde e o ambiente político, no 23º lugar, alcançando um score de 87,93 e 79,97 pontos, respectivamente.



À luz da análise da Newsweek (aceda aqui ao estudo divulgado esta semana), os 78,38 pontos atribuídos a Portugal na categoria «qualidade de vida» corresponde ao 27º lugar obtido na classificação geral, onde Portugal obtém um score final de 76,29 pontos.



Noutras áreas, como a educação, Portugal obtém 86,28 pontos (37º lugar do ranking), enquanto no «dinamismo económico» (48,87 pontos), baixa para o 42º posto do ranking que analisa 100 países em função de cinco categorias de dados e seus sub-indicadores.



A Finlândia é a «campeã» da lista elaborada pela revista norte-americana, com a Suíça e a Suécia a completarem o top3. Os Estados Unidos aparecem como o 11º e o Reino Unido é 14º.



Na análise por regiões (UE), Portugal surge colocado na 13ª posição atrás de países como a Irlanda, a República Checa e a Grécia (26ª na classificação geral).



O estudo, o primeiro de sempre elaborado pela revista, teve a ajuda de personalidades (Prémio Nobel Joseph Stiglitz e outros académicos) e instituições, baseia-se indicadores relativos aos anos de 2008 e 2009, pelo que, por exemplo, a taxa de desemprego considerada para Portugal foi de 9,2%.



À luz do objectivo conceptual que orientou o estudo, quem nascesse hoje teria um futuro melhor na Grécia do que em Portugal...

SUPERBACTÉRIA NDM-1


Nova estirpe da superbactéria NDM-1 identificada em França



Uma segunda estirpe da superbactéria NDM-1, resistente a antibióticos, foi identificada em França, num caso de uma mulher que esteve hospitalizada na Índia e que foi transferida este mês para um hospital francês, divulgou hoje um especialista.


“A mulher desenvolveu uma infeção urinária devido a uma enterobactéria NDM-1, mas agora está bem”, disse, em declarações à agência noticiosa AFP, Patrice Nordmann, especialista do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica francês (Inserm).


“Transferida em meados de agosto de um hospital do sul da Índia, depois de uma intervenção cirúrgica, para um hospital de província em França, a paciente desenvolveu uma infeção urinária”, indicou a mesma fonte.


De acordo com Patrice Nordmann, estas situações vêm confirmar e justificar as medidas anunciadas pelo diretor-geral de saúde francês, Didier Houssin, que alertou para a necessidade de detetar as bactérias multi-resistentes em casos de transferência de doentes de outras unidades hospitalares.


“Confirma igualmente que a origem da superbactéria se encontra no subcontinente indiano”, disse ainda o especialista francês.


A superbactéria já foi detetada em vários doentes britânicos e australianos que tinham viajado para a Índia e para o Paquistão para realizarem cirurgias estéticas ou o que é denominado como “turismo médico”.


Na Bélgica, um cidadão que tinha viajado para o Paquistão, morreu em junho passado por causa desta superbactéria.


A nova superbactéria é resistente a quase todos os tipos de antibióticos, incluindo aqueles geralmente reservados para emergências e ao tratamento de infeções multi-resistentes.


Diário Digital / Lusa

quinta-feira, agosto 19

TOIRO SALTA PARA A BANCADA



Espanha: Touro salta para o banco e fere 40 pessoas

Um touro decidido que quarta-feira, saltando para a arena do banco de uma praça de touros de Tafalla , Navarra, norte da Espanha , ferindo 40 pessoas , que sofreu algumas escoriações . Segundo a Euronews, um menino de 10 anos tiveram que ser hospitalizados , figurando um dos mais casos graves, junto com um homem que teve um touro com tesão. Depois de um longo de 15 minutos de pânico e agitação no banco , os funcionários da arena foram capazes de dominar o touro, que foi imediatamente abatido.
Origem - Abola
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O animal foi certamente cansado e quer se sentar um pouco para trás !....
Os aficionados, alguns ficaram feridos, outros completamente borrados, se pediram ajuda aos filiados dos Direitos dos Animais, essa a não tiveram, e se eles lá estavam a assistir, por certo irão condenar todos aqueles que organizaram a tourada e mataram o toiro...

PONTE DA AMIZADE - MACAU - SUAS CARACTERÍSTICAS


O Ponte de Amizade (Português para "Ponte da Amizade"; Chinês: 澳门 友谊 大桥) É um de quatro pistas , a ponte nos dois sentidos em Macau que se conecta Península de Macau próximo ao Reservatório e Ilha da Taipa em Pac On .


Criada após a Ponte Macau - Taipa, É o segundo , que liga a península ea ilha da Taipa . Assim também é referido como o Nova Ponte Macau- Taipa (Chinês: 新 澳 凼 大桥).


A construção começou em Junho de 1990. Aberto ao tráfego em Março de 1994, é a mais longa das três pontes que ligam Macau ea Taipa Península , com um comprimento de 4,7 km (2,9 milhas) , incluindo 800 metros ( 2.625 pés) de conexão de viaduto e uma largura de 18 metros. Há duas cristas na ponte para permitir a passagem do tráfego marítimo . O ponto mais alto da ponte é de 30 metros (98 pés) acima do nível do mar. As duas entradas na península são na Avenida de Amizada perto da Hong Kong Terminal Marítimo de Macau e na Avenida da Amizade da Ponte Preta em Areia. As duas entradas na encosta norte da Taipa Grande estão na Estrada de Pac On, que se conecta ao Pac On, e na Estrada Almirante Magalhães Correia, que se conecta com o Centro de Taipa (Vila da Taipa) .

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NAVIO ESCOLA SAGRES



Navio-Escola "Sagres"





CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NAVIO



A “Sagres” é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos.



O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distancia ) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos. Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.




A excelência da sua concepção e qualidades náuticas é atestada pelo facto de a Marinha Alemã ter construído, vinte anos mais tarde, em 1958, o seu actual navio escola, o “Gorch Fock”, segundo os mesmos planos.



Para propulsão, existe um motor Diesel MTU de 1000 Cv de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em aguas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 10 nós.



O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 113.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.



O leme é manual, existindo dois postos de comando: a roda de ré ou de emergência, ligada directamente ao mecanismo, e as rodas de governo normal (três) que vão actuar no mecanismo por meio de uma transmissão mecânica de rodas de coroa: dois homens bastam, normalmente, para a manobra do leme. A escolha do governo é feita na caixa do mecanismo onde existe uma engrenagem para o efeito.



A manobra dos ferros é eléctrica, por meio do cabrestante de vante. Existem dois ferros de engolir de 1.750 Kg, talingados em amarras de 44 mm que têm 10 e 9 quarteladas a EB e BB respectivamente. Existe ainda um ferro de roça e um ferro de amura sobressalente, pronto a talingar e largar.



No tombadilho existe um cabrestante mais pequeno, para a manobra de cabos, de operação manual.



A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 24 toneladas de agua doce por dia.




A energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.



A cozinha funciona com diversos equipamentos eléctricos, nomeadamente: dois fogões, dois fornos, duas fritadeiras, duas panelas de pressão, etc... . Existe um forno eléctrico para serviço de padaria, bem como a amassadeira respectiva.



O navio dispõe de torno, aparelhagem de soldadura eléctrica e oxi-acetilénica e oficina de carpintaria.



A instalação frigorifica comporta dois electrocompressores de Freon automáticos e consta de três câmaras numa capacidade total de 60 m3 .



O navio dispõe ainda de diversos equipamentos, como: Radares DECCA 1226C (na Mezena) e KH 1007I (no Traquete), Radiogoniómetro TAYO, receptor FAC-SIMILE para cartas meteorológicas, Sonda, diversos transmissores e receptores de comunicações, ETO, Girobussola, OMEGA M6 e GPS.



Estão montadas à proa duas peças de 47/40 mm destinadas a salva.





Dimensões



Deslocamento: ............... 1800tons



Comprimento fora-a-fora: ..... 89,5m



Boca: ................................ 12,0m



Calado: ............................... 5,5m



Altura do mastro: ............... 45,5m



BIBLIOGRAFIA: Marinha Portuguesa




NAVIO ESCOLA SAGRES



O NRP Sagres ou NE Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa.



O actual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa, sendo por isso, também conhecido por "Sagres III". É o navio mais conhecido desta componente das Forças Armadas Portuguesas, identificado pelas suas velas ostentando a cruz da Ordem de Cristo. Tem como missão permitir o treino e o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Complementarmente, é utilizado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal.





História



Foi construído nos estaleiros da Blom & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã — onde era chamado Albert Leo Schlageter — juntamente com os seus semelhantes da classe Gorch Fock: o primeiro, que deu o nome à classe, o segundo, ex-Horst Wessel (actual USCGC Eagle), e o quarto, Mircea; houve ainda um quinto, o Herbert Norkus, destruído antes de ter sido terminado.



No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos da América, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de $5.000 dólares.[3] No Brasil foi baptizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal por 150.000 dólares para ser usado em substituição do Sagres II (ex-Rickmer Rickmers). O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.



Por vezes o Sagres III é erradamente referido como "Sagres II", em virtude do desconhecimento da existência do primeiro navio com este nome. Na realidade, o primeiro Sagres foi uma corveta em madeira, construída em 1858 em Inglaterra. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola para alunos marinheiros, entre 1882 e 1898.



Ao serviço da marinha portuguesa já deu duas voltas ao mundo, a primeira em 1978/1979 e a segunda em 1983/1984. Em 19 de Janeiro de 2010 partiu para a terceira volta ao mundo. No total, a viagem terá uma duração estimada de 339 dias, dos quais 71 por cento a navegar e 29 por cento nos portos. O navio passará por 27 cidades costeiras, de 19 países diferentes, antes de regressar a Lisboa, em Dezembro de 2010. Além das circum-navegações a Sagres III participou na Regata Colombo (1992), nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão (1993) e ainda nas celebrações por ocasião dos 500 anos da Descoberta do Brasil (2000).



Comandantes portugueses do NRP Sagres


CTEN Henrique da Silva Horta (fevereiro de 1962)


CFR Daniel Farrajota Rocheta (setembro de 1965)


CFR José Ferreira da Costa (outubro de 1969)


CMG Eurico Serradas Duarte (novembro de 1973)


CFR José Ferreira da Costa (maio de 1974)


CMG Fernando Miranda Gomes (maio de 1975)


CFR José Martins e Silva (novembro de 1976)


CFR Engrácio Lopes Cavalheiro (janeiro de 1980)


CFR António Homem de Gouveia (dezembro de 1982)


CFR José Castanho Paes (abril de 1986)


CMG José Malhão Pereira (outubro de 1989)


CFR José Rodrigues Leite (janeiro de 1993)


CFR Duarte Castro Centeno (outubro de 1995)


CFR António Dias Pinheiro (outubro de 1998)


CFR António Rocha Carrilho (setembro de 2001)


CFR José Luís Pimentel Antunes do Vale Matos (outubro de 2005)


CFR Luís Pedro Pinto Proença Mendes (novembro de 2007)

AQUI TAILÂNDIA: BOAS NOVAS - O NAVIO ESCOLA SAGRES EM BANGUECOQUE

AQUI TAILÂNDIA: BOAS NOVAS - O NAVIO ESCOLA SAGRES EM BANGUECOQUE

terça-feira, agosto 17

O PATO ABUSADOR


UMA SENHORA AMERICANA, QUEIXOU-SE DE ASSÉDIO DO PARTE DO PATO DONALD EM ORLANDO.






Bem, só na América, é que acontecem destas coisas, senão vejamos:

Uma norte americana garante ter sido assediada pelo Pato Donald em Maio de 2008, quando visitava a Disney World, em Orlando.
A senhora de nome April Mogolon, de 27 anos de idade, garante que, quando foi pedir um autógrafo, o funcionário que vestia a máscara apalpou-lhe os seios à frente dos seus filhos. Agora a mulher avançou com um processo contra a Disney World, pedindo uma indemnização de 200 mil dólares.
A senhora diz que está traumatizada e sofre de contrações musculares e dores de cabeça, ansiedade, náuseas, suores frios, insónias, pesadelos, visões, problemas digestivos, entre outros problemas derivados do abuso.
Parece incrivel mas é verdade, essa senhora, volvidos dois anos, e com a crise que atravessa o país, se aproveita e deseja 200 mil dólares, para ir visitar outro local de diversão e ai sacar mais algum.
À uns anos atrás, uma senhora fez algumas compras no Mcdonald Drive, entre elas um copo de café, como ia a conduzir, colocou o copo entre as pernas, como estava bem quente, ficou com as pernas chamuscadas, não queimadas. Porém, apresentou queixa e quis ser indmenizada, com 2 milhões de dólares, ganhou a questão.
Afinal as leis americanas não são assim tão justa como parecem à primeira vista.
A partir dessa data a Mcdonald, tem colocado um aviso de Hot em todas as bebidas quentes.
Existem sempre pessoas espertalhonas para sacarem algum!...

segunda-feira, agosto 16

PESCA COM AVES

Era uma vez um pescador pensando em como obter mais pescado, o homem pensava que talvez fosse uma boa ideia colocar uma minhoca em um anzol e esperar que o peixe mordesse a isca. O homem, enquanto pescava, pensou e pensou e ocorreu-lhe a ideia de que em vez de ficar esperando daquela forma poderia usar um predador que pescasse por ele.
Pronto, foi lá, amestrou alguns pássaros e botou os bichos para pescar. O homem e sua eterna mania de buscar alguém que faça o seu trabalho.




A pesca com Cormorants, uma espécie de pássaros da família Phalacrocoracidae, foi bastante comum no Japão e na China. Os pescadores costumavam amarrar um laço perto da base do pescoço da ave para evitar que elas engolissem os peixes maiores. Isso não impedia que comessem os menores


Actualmente a pesca com Cormorants serve para atrair turistas






FESTIVAL QIXI - DIA DOS NAMORADOS


A pêra dos amantes

Uma pêra em forma de amantes, na aldeia de Lianghexia, distrito de Weixian, na província de Hebei, China. Um fruticultor chamado Hao Xianzjang, cultiva cerca de 5 000 pêras para festejar o Qixi, o festival mais romântico e tradicional na República popular da China.

Qixi Festival (Chinês: ; Mandarin Pinyin: qi xi jie; Jyutping: cat1 zik6 zit3 , literalmente "The Night of Sevens") , também conhecido como Festival das Pegas, que se realiza no sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunar chinês, Assim o seu nome . Tamém inspirou Tanabata (Aka. Shichiseki [七夕]) em japonês, Chilseok ( 칠석 ) em coreano e Tchi que em vietnamita. Mais conhecido, na China, nas últimas décadas como o Dia dos Namorados (Chinês simplificado: Pinyin: Qing rén jie)


As meninas tradicionalmente demonstram as suas artes domésticas , especialmente talhando esculturas em melancias e melões, nesse dia fazem votos para que consigam encontram um bom esposo.


Este dia é igualmente conhecido pelos seguintes nomes:



  • O Festival de demosntração de Competências (chinês tradicional: 乞巧 节; pinyin; qǐ qiǎo jie)



  • Especialmente em cantonense, Aniversário da Sétima Irmã (chinês tradiconal: 七 姊 诞; mandarin Pinyib: dan qi zǐ; Jyutping: cat1 Zi2 daan3 )



  • A Noite de Competências (巧 夕; qiǎo xi)

No corrente ano este festival se realiza no dia 16 de Agosto, no calendário gregoriano.

A história do vaqueiro e a moça tecelã


No final do Verão , as estrelaa Altair e a Vega são bem visíveis na via láctea e os chineses classificam essa visão, como a história do amor, da qual existem muitas variações:


Um pastor jovem chamado Niulang (chinês: 牛郎; Pinyin; niu Láng, Literalmente "o vaqueiro ") , um dia deparou que num lago se banhavam sete irmãs fadas. Incentivado por seu companheiro travesso o boi, roubou as roupas das fadas e esperou para ver o que iria acontecer.


Quando as fadas sairam do lago, o Niulang, as observou com toda a atenção, e elegeu a fada mais jovem e a mais bonita, fada essa chamada Zhinü ( em chinês simplificado: 织女; em chinês tradicocional; 织女; Pinyin: zhī nǚ, Literalmente "[ a menina tecelão ] " , a estrela VEGA.


Para recuperar suas roupas ela concordou em fazê-lo , mas já que Niulang a tinha visto nua , ela aceitou seu pedido de casamento, e desta forma contrairam matrimónio.


Ela provou ser uma esposa maravilhosa, e Niulang ser um óptimo marido, vivendo felizes e desse matrimónio nasceram dois filhos, um menino e uma menina. Mas o Deus do Céu ( em algumas outras versões , a mãe de Zhinü ) descobriu que Zhinü , uma fada menina, havia se casado com um mero mortal.


A Deusa ficou furioso e ordenou a Zhinü para voltar para o céu. e exercer as obrigações que tinha anteriormente, que era de tecer as núvens coloridas, tarefa essa que neglicenciou ao viver na terra e ter casado com um simples mortal. Na Terra, Niulang andava muito triste e aborrecido por sua esposa ter desaparecido.


De repente, o boi começou a falar, dizendo-lhe que se ele o matasse e tratasse bem da sua pele, ele seria capaz de subir aos céus para encontrar sua esposa. Chorando amargamente, ele matou o boi, e sentado em sua pele com os seus dois amados filhos subiu ao céu afim de encontrar a sua adora esposa Zhinü.


A Deusa ao descobrir a acção tomada por Niulang, ficou muito irritada e, tirando um gancho de seu cabelo, fez um risco enorme no céu, fazendo criar um largo rio, separando desta forma dos dois amantes para sempre, e assim foi formada a via láctea entre Altair e Vega.


Para infelicidade de Zhinü, ficou eternamente sentada à beira rio tecelando, enquanto Niulang assiste de longe e vai cuidando de seus dois filhos.


Mas uma vez por ano todos as Pegas em todo o mundo têm piedade deles e voam para o céu para formar uma ponte (鹊桥, "A ponte das Pegas "Que Qiao ", sobre a estrela Deneb na constelação Cygnus, desta forma, os amantes podem estar juntos por uma única noite , que é a sétima noite do sétimo lua .


Variações da história



  • Uma outra versão diz, que a Deusa do Céu, por piedade , resolveu deixá-los se unir uma vez no sétimo dia do sétimo mês lunar, em virtude de haver sincero amor entre eles.



  • Em algumas versões , se pode ler que foi o Imperador do Céu ou o pai do vaqueiro , ou a mãe do vaqueiro que tem a função de separar os amantes , para que eles se concentrem no seu trabalho em vez do romance de amor.



  • A estrela Deneb é uma fada que age como uma dama de companhia quando os amantes se encontram na ponte da Pega.



  • Ao invés de uma vez por ano , há uma outra versão onde os amantes foram autorizados a se reunir uma vez por mês .



  • Há também uma crença de que em alguns momentos durante a noite de Qi Xi , as duas estrelas Altair e Vega se unem no mesmo lado da Via Láctea .

Tradições


Qi Xi, é uma festividade onde as mulheres solteiras e as recém casadas se reunem nos pátios de suas casas ou nos jardins, afim de fazerem ofertas, frutas, flores, chá e pó de arroz, a Niulang e Zhinü. Depois de terminar o ritual das ofertas, parte do pó facial é jogado sobre o telhado e a outra metade dividida entre as jovens da família. Acredita-se que , fazendo isso , as mulheres ficarão tão belas como a Zhinü .


Outra tradição é nessa noite de Qi Xi, as meninas lançarem uma agulha numa bacia cheia de água, testando dessa forma as suas hablidades de teleçãs. Se a agulha ficar a flutuar sobre a água em vez de afundar, isso prova que a menina é uma bordadeira qualificada.


DATAS


O sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunissolar , nos próximos anos .




  1. 2010/08/16

  2. 2011/08/06
  3. 2012/08/23
  4. 2013/08/13
  5. 2014/08/02
  6. 2015/08/20
  7. 2016/08/09
  8. 2017/08/28
  9. 2018/08/17
  10. 2019/08/07
  11. 2020/08/25

Outros dias românticos na cultura chinesa


Para além do Festival Qi Xi, existem ainda mais dois dias dedicados ao româmtismo na China, é o Dia de S. Valetim a 14 de Fevereiro e o dia do Festival da Lanterna, e neste festival acontecia uma coisa bem curiosa, era o único dia, emq ue as raparigas solterias tinham permissão de aparecer em público sem irem acompanhadas, podendo desta forma serem vistas por todos os rapazes, nos dia de hoje essa tradição já se perdeu.

domingo, agosto 15

PELA TAILÂNDIA VIAJANDO




Foram inumeras as vezes que o articulista usou os serviços desta bela companhia aérea, tem guardado todos os boardings pass, mas por serem tantos, e não querendo ocupar muito espaço, fica reproduzidos aqueles em que viajei em em Royal Executive e em Royal First Class, mas, viajei igualemnte em Executive em dois vôos entre Hat Yai, mas nessas vezes não tive outra alternativa.
Vôos efectuados na Thai International Airways
  • Hong-Kong - Bangkok; (umas largas dezenas de vezes)
Hong-Kong - Chiang Mai;
Chiang Mai - Bangkok;
Bangkok - Chiang Mai
Bangkok - Hong -Kong;
Bangkok - Pitsanulok;
Bangkok - Lampang;
Bangkok - Hat Yai;
Hat Yai - Bangkok;
Bangkok - Penang;
Bangkok - Kuala Lumpur
Bangkok - Lampang;
Lampang - Bangkok
Bangkok - Muscat - Compenhague
Compenhague - Bangkok
Khon Kaen - Udon Thani - Bangkok;
Bangkok - Surat Thani
Pukhet - Bangkok
De Avião em outras companhias aéreas
  • Bangkok - Hat Yai ( Air Asia)
Bangkok - Nakhon Si Thammarat (Air Asia)
Bangkok - Lampang (PB Air)
Roi Et - Bangkok (PB Air)
Bangkok - Chiang Mai (One Two Go)
Chiang Mai - Bangkok (Nok Air)
De Combóio
  • Bangkok - Hat Yai;
Hat Yai - Bangkok;
Hat Yai - Surat Thani
Surat Thani - Bangkok
Bangkok - Ayutthya
Bangkok - Sungai Kolok
De Autocarro
Bangkok - Lampang
Bangkok - Petchaburi
Bangkok - Nong Kai
Nong Kai - Khon Kaen
Bangkok - Ubon Ratchathani
Ubon Ratchathani - Bangkok
Bangkok - Kanchanaburi
De Viatura Própria
  • Bangkok - Lampang
Bangkok - Pattaya
Lampang - Chiang Rai
Lampang - Chiang Mai
Bangkok - Ayutthaya
Bangkok - Trat
Bangkok - Nakon Ratchashima
Bangkok - Korat
Bangkok - Buriram
Bangkok - Rayong
Bangkok - Hua In
Bangkok - Phitsanulok
Bangkok - Lop Buri
Bangkok - Sara Buri
Bangkok - Pak Chung
Bangkok - Ang Thong
Bangkok - Chaochoeng
Lampang - Uttradit
Chiang Rai - Phayao
Sa Kaeo - Bangkok
Lampang - Kamphaeng Phet
Bangkok - Sukhotai
Bangkok - Chanthaburi
Bangkok - Samut Songkram
Bangkok - Samut Prakan
Bangkok - Suphan Buri
Bangkok - Nakhon Pathon
  • Tendo igualmente corrido toda a zona Sul, Norte, Este e Oeste, em viatura alugada com condutor. A partir de Ubon Ratchathani percorrendo toda a zona de Isan, e a partir de Hat Yai todas as cidades do sul, Pattani, Yala, Narathiwat, entre outras.
Poderei dizer que conheço quase na totalidade todo o maravilhoso e belo país que é a Tailândia, que ao longo de 36 anos conheço e muitos anos lá tenho passado.