o mar do poeta

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quinta-feira, novembro 5

MACAU E SUA TOPONÍMIA




CADASTRO DAS RUUAS DE MACAU

O Governador Ferreira do Amaral ordenou ao Senado, a 23 de Fevereiro de 1847, que mandasse " por em todas as ruas, em letras brancas sobre campo negro, o nome que ellas agora tem, substituindo os nomes estrangeiros, se proventura os houver, por outros nacionais, dando-os também às ruas que ora os não tiverem".
O Senado respondeu a 4 de Abril, enviando a relação dos nomes das novas ruas e travessas.
Fonte - Toponímia de Macau - P. Manuel Teixeira




Havia  em Macau uma Avenida com o nome de Dr. Oliveira Salazar, avenida essa que começava na Rua da Praia Grande, em frente do Palácio das Repartições Públicas e seguia junto ao mar em toda a extensão do Porto Exterior, vindo a terminar na Avenida Dr. Francisco Vieira Machado, junto da Rua dos Pescadores




Avenida essa que após o 25 de Abril de 1974, passou a designar-se de Avenida da Amizade, e tudo porque, em Portugal desencandeou-se, contra Salazar, uma campanha de ódio, que levou a apagar o seu nome de todas as terras e vias públicas. Infelizmente, a Câmara de Macau deixou-se ir na onda, trocando o seu nome pelo da Amizade.
Lá se foi o nome do homem que tanto prestígio deu a Portugal, tornando-o respeitado e admirado no mundo inteiro, com exepção do bloco comunista, que constitui a pior das ditaduras.
Macau homenageou-o muitas vezes em vida e gloriou-se dele durante 40 anos. E com razão, pois lhe deve muitas obras e grandes melhoramentos. Mas, após a sua morte, trocou o seu nome pelo de Avenida da Amizade.
Amizade? Não, a máscara da amizade não pode disfarçar o negro ódio e ingratidão contra o restaurador das finanças portuguesas.
Porque é que a Câmara se deixou levar por essa onda de insânia?
A India não fez assim, pois conserva no Museu de Goa a magestosa estátua de Albuquerque e os retratos de Carmona e Salazar; a estátua de Camões esta na praça em frente.
A história imparcial já está a fazer justiça a este homem, tão odiado pelos esquerdas.
Fonte - Toponímia de Macau vol.II pág. 291-292, de P. Manuel Teixeira







                                                                        A Avenida da Amizade que veio substituir o nome de Avenida Dr. Oliveira Salazar, (SAT LAI SÁ TAI MÁ LOU) ficou mais curta, visto começar somente na Praça de Ferreira do Amaral e termina na Rua dos Pescadores, o restante troço que vai desde a Rua da Praia Grande até à dita Praça, mais tarde, porvavelmente nos finais dos anos 80' passou a designar-se Avenida Dr. Mário Soares.


Só dois presidentes da República Portuguesa tem seus nomes nas Ruas do território de Macau, o General Ramalho Eanes,na Ilha de Coloane e o Dr. Mário Soares na cidade de Macau.


                                                                  
Avenida Dr. Mário Soares ( SOU À LEI PÓK SI TAI MÁ LOU) não confudir com a Rua Dr. Soares que começa na Rua dos Cules e termina na Avenida Almeida Ribeiro.



O articulista discorda a 100% como o processo de alteração da Avenida sofreu, bem como grande parteb da Toponímica de Macau, visto haver na cidade de Macau nomes de artérias que se repetem na Ilha da Taipa, causando uma grande confusão.
Nomes ilustres macaenses e chineses que muito deram ao território de macau, esses sim, deviam ter o seu nome nas ruas da urba, existem alguns, é certo, mas muitos mais o merecem.



De Amizade temos nós já alguma em Macau, desde a ponte com esse nome, à Praça da Amizade  que se situa entre a Avenida Dr. Mário Soares, de D. João IV e do Infante D. Henrique.





Lá para os lados da Taipa existem algumas ruas com o nome de cidades de Portugal, tal como a Rua de Évora, mas esta toponímia não foi colocada por o articulista ser natural da cidade Museu, mas sim porque durante muitos anos a cidade de Évora esteve ligada à história de Macau.
Temos ainda a estátua da Amizade no sopé das Ruínas de S. Paulo, mas parece que a Amizade essa pouco se vê não só entre os portugueses residentes em Macau bem como da parte chinesa!...



Haja IAU I, AMIZADE e bom senso.

BUDA EM OIRO - BANGKOK





O Golden Buddha,Buda Dourado, seu título oficial é  Phra Phuttha Maha Suwan Patimakon (Thai: พระพุทธมหาสุวรรณปฏิมากร),a sua imagem é considerada a maior do mundo em ouro maciço com 5, 5 toneladas de peso. A imagem pode ser visitada no Templo Wat Traimit, Bangkok (distrito de Samphanthawong, na Chinatown), Tailândia



História


No início dos anos 30' foram efectuadas algumas reconstruções e trabalhos nas margens do Rio Chao Phraya, perto da zona da China Town, em Bangkok, sendo necessário destruir-se um velho e abandonado mosteiro, o qual possuia no seu interior uma imagem do Lord Buda em estuque.
Mesmo n~ao sendo muito bonita ou atractiva a imagem foi decidido a não destruir e remove-la do local, colocando-a no Mosteiro Wat Tramit, um mosteiro de menor revelância, tal como muitos que existem na cidade de Bangkok, deixando ali ficar a imagem nesse mosteiro em China Town.Despite
Este templo não possue uma sala com dimensões para que ajuste à imagem, como tal continua até aos dias de hoje, numa pequena sala.



A imagem sagrada do Lord Buda, em Oiro, não se encontra neste Mosteiro, mas sim num primeiro andar de um pequeno edifício que fica a seu lado, na outra parte da rua.
O articulista por várias vezes esteve no local, tirou imensos fotos, mas hoje, não sei onde as guardei.
Uma curiosidade, a imagem do Lord Buda em Oiro, esteve recoberta de cimento, ou estuque, durante vários anos, afim de impedir que fosse roubada pelos povos vizinhos da Tailândia.


quarta-feira, novembro 4

DESTINOS TURISTICOS EM CONTA




A Islândia é um dos destinos de férias mais económico do mundo, devido à crise finaceira que atravessa.


O país é lindo e nada poluente, mas o articulista que vive na Ásia, prefere um país mais quente.



Islândia e Tailândia são os destinos mais baratos do mundo


Islândia e Tailândia são a par de Londres e Las Vegas os destinos de férias mais económicos do mundo, devido à crise financeira, anunciou na segunda-feira a Lonely Planet, editora de guias turísticos.

A lista dos dez destinos mais interessantes do ponto de vista monetário inclui também a África do Sul, Índia, Malásia, México, Bulgária e Quénia, segundo o guia Best in travel 2010 (Melhor para viajar 2010).

Este manual concentra ainda «as últimas tendências de viagens no mundo, destinos, percursos e aventuras para o próximo ano», adiantou a Lonely Planet.

A crise económica na Islândia fez baixar drasticamente o custo de vida, tornando esta ilha o destino mais económico do mundo.

A Tailândia, segunda classificada na lista, continua «um bom mercado», refere o guia, acrescentando que os hotéis são acessíveis para os turistas europeus e a escolha é muito vasta.

Londres, que foi durante muito tempo um destino considerado caro, «passou a ser mais acessível aos turistas estrangeiros, excepto no que respeita à habitação».

Diário Digital / Lusa










A Tailândia o articulista conhece já perfeitamente, e como tal, é esse o primeiro destino turistico, quando o articulista deseja passar umas férias tranquilas numa praia paradisica, pouco conhecida dos turistas!...



Uma das paradisicas ilhas é a de Koh Chan





Locais exóticos e maravilhosos!...



Vão por mim, pois o Reino do Sião tem de tudo para se poder
 disfrutar uma férias à maneira e ao gosto de cada um, tudo depende dos gostos!...
                                                              

METRO LIGEIRO EM MACAU









Projecto de Optimização


Características Gerais:

• Comprimento do Traçado: 20 km

• Número de estações: 23

• Custo: cerca de MOP$ 4,2 biliões

• Prazo de implementação: 48 meses

• Data de abertura: final de 2011

• Percurso: das Portas do Cerco até ao Terminal Marítimo de Pac On

• Cobertura: principais postos fronteiriços, zonas residenciais, zonas turísticas e zonas de comércio

Traçado Proposto:

Península de Macau

Portas do Cerco → Terminal Marítimo → NAPE → Praia Grande → Barra

• Comprimento: 9 km

• Número de estações: 12

• Tempo de percurso: 18 minutos

Ilha da Taipa

Ponte de Sai Van → Estádio de Macau → Estrada da Baía de Nossa Senhora de Esperança → Cotai → Aeroporto Internacional de Macau, Terminal Marítimo de Pac On

• Comprimento: 8 km

• Número de estações: 11

• Tempo de percurso: 16 minutos

Estão previstas articulações do Sistema de Metro Ligeiro com outros meios de transporte públicos através de interfaces nas principais estações, procurando desta forma melhorar o serviço de toda a rede



Macau é uma cidade em constante progresso, o Metro Ligeiro irá dar ao Território uma outra dinâmica.



Uma maior rapidez de transportes, ligando Macau à Ilha da Taipa, deste modo, muitos condutores deixarão de usar as suas viaturas, contribuindo dessa forma para um ambiente mais puro e menos confusão no trânsito.


Não sei quando o Metro Ligeiro entrará em funcionamento, mas o Governo de Macau se preocupa imenso com a população e o seu bem estar, este projecto é de saudar e agradecer a todos aqueles que com esforço, dedicação e muito trabalho vão fazendo algo em prol da população.

terça-feira, novembro 3

MACAU DE ONTEM E DE HOJE




No ano de 1964 quando o articulista chegou a Macau e até finais dos anos 80'uma das vistas do Porto Interior, junto à Avenida Almirante Sérgio era esta.
Podendo ver-se o edifício onde funcionava a fábrica dos famosos refrigerantes da marca Ásia.



Onde se situava a fábrica de refrigerantes Ásia encontram-se agora estas duas enormes torres.




Estas torres embora se encontrem localizadas na Avenida Almirante Sérgio, podem ser vista, como a foto reproduz, da casa do articulista que vive na zona da Praia Grande.







Foto tirada da casa do articulista.







Estes edifícios que foram tema de discussão na Assembleia Legislativa no ano de 2007, ai estão quase prontos para ser habitados.
Quantos andares possue? direi não sei, mas o articulista de novo por lá passará e com calma os irá contar!...

O articulista por lá passou, hoje, dia 4 de Novembro, as fotos o provam, mas contar os andares que o prédio possuiu foi-lhe impossivel, devido aos tapumes.


                                                                              

MOTOS TÁXIS


Serviço de Táxi


Moto Táxi já circula pelas ruas de Lisboa

O primeiro serviço de táxi em motorizada já está disponível em Lisboa. A iniciativa é de um particular, ex-emigrante em França e amante das quatro rodas. José Gomes teve esta ideia há cerca de sete anos e, depois de ter visto um serviço semelhante a ser implementado em França, resolveu avançar com a concretização do seu projecto. O serviço está disponível de segunda a sábado entre as 9h00 e as 20h00 e é realizado numa Honda Goldwing GL1800, que permite aos ocupantes ter uma viagem bastante confortável. A moto, equipada com todos os extras, conta com GPS, leitor de MP3 e mala com capacidade de 70 litros. Por intermédio do capacete disponibilizado, é ainda possível a comunicação com o condutor via bluetooth. O tarifário é de um euro por quilómetro e o interessado em deslocar-se em por Lisboa numa moto poderá fazer a marcação do serviço via sms ou através da internet, no site mototaxiserviço.com

Fonte: transpotesemrevista




Uma moto-táxi é um tipo de transporte público individual na qual os passageiros têm ampla escolha de local de embarque ou desembarque, o que não acontece com as modalidades de transporte em massa. É semelhante ao táxi, porém utilizando uma motocicleta em vez de um carro. A palavra mototáxi é um neologismo que foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") e da palavra táxi.


Normalmente, o valor a ser pago é unico independente da distância a ser percorrida. Entretanto, o valor pode variar a depender do dia da semana ou horário, ou mesmo incrementado caso a distância acordada seja maior do que a usual.

Dependendo do porte da cidade, a actividade de transporte por moto-táxis pode ser registrada ou não. Cidades pequenas tendem a ter este serviço sem padronização nem legalização municipal. Cidades de tamanho maior tratam as moto-taxis como um serviço semelhante ao de táxi.




Sem dúvida alguma que o tal português imigrante em França teve uma ideia genial.
Em quase todos os países da Ásia esse sistema está implatado faz largos anos, porém as motos usadas não são de alta cilindrada, nem o preço a pagar é de 1 euro por quilometro.
Em quase todas as esquinas das grandes avenidas, em Bangkok, existem estações de motos táxis, bem junto às paragens de autocarros, este meio de transporte é barato é muito utilizado por alunos.
O sistema na Tailândia é muito original, como referi existem muitos locais onde se pode usuferir deste tipo de serviço, cada uma das estações, os condutores tem um colete cor de rosa ou azul escuro com o nome indicativo da zona onde laboram, e é regra entre eles não apanharem passageiros que não estejam dentro da sua zona.
Esse colete é comprado e custa cerca de 90 mil baths, os condutores das motas basta terem a carta de condução e não pagam taxas algumas ao governo.
Existem muita senhoras que exercem essa profissão.
 

 
O passageiro de um moto táxi, só é obrigatório usar capacete quando o percurso a percorrer entrar em artérias onde o uso do capacete é obrigatório.
Já tive, por diversas a experiência de utilizar os motos táxis, é um serviço rápido é certo, mas dá para por os cabelos em pé, pois as regras de trânsito essas é para turista verem, andar em sentido contrário é uma prática corrente.



Um  exemplo de moto taxis




Como é bem diferente a cilindrada, este condutor estaria habilitado a conduzir pelas ruas de Lisboa !...

Mas já agora deixo aqui uma dica, nas pequenas cidades de Portugal, onde os transportes públicos são raros e inisistentes seria uma boa ideia passarem a utilizar os Tuk Tuks, a chuva não os afectará.



E assim se vai andando, porém se as tais borucarcias que existem, nos tais ditos países mais desenvolvidos, na Ásia vive-se tranquilamente e com os  meios de transportes acessiveis a todas as algibeiras.


domingo, novembro 1

DIA DE TODOS OS SANTOS


A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.




Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.


O desenvolvimento da celebração conjunta de vários mártires, no mesmo dia e lugar, deveu-se ao facto frequente do martírio de grupos inteiros de cristãos e também devido ao intercâmbio e partilha das festividades entre as dioceses/eparquias por onde tinham passado e se tornaram conhecidos. A partir da perseguição de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.



Citações do Catecismo da Igreja Católica


957. A comunhão com os santos. «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do Povo de Deus».

«A Cristo, nós O adoramos, porque Ele é o Filho de Deus;

quanto aos mártires, nós os amamos como a discípulos e imitadores do Senhor; e isso é justo, por causa da sua devoção incomparável para com o seu Rei e Mestre.

Assim nós possamos também ser seus companheiros e condiscípulos!».



1173. Quando a Igreja, no ciclo anual, faz memória dos mártires e dos outros santos, «proclama o mistério pascal» realizado naqueles homens e mulheres que «sofreram com Cristo e com Ele foram glorificados, propõe aos fiéis os seus exemplos, que a todos atraem ao Pai por Cristo, e implora, pelos seus méritos, os benefícios de Deus».




2013. «Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade» . Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 48):

«Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que Cristo as dá, a fim de que [...] obedecendo em tudo à vontade do Pai, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos».




Pão-por-Deus

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.

Fonte - Enciclopédia livre



Hoje celebra-se o Dia de Todos os Santos, e por eles tenho imensa admiração, respeito e muita fé, o meu Santo Protector é Santo António, mas venero igualmente São João.




DEUSA CAILLEACH - 1 de NOVEMBRO




Cailleach é a Anciã ancestral da Escócia, também conhecida como a Carline ou Mag-Moullach, representado o aspecto de velha da Deusa no ciclo anual. Está ligada às trevas e ao frio do Inverno e assumiu a direção no ciclo das estações em Samhaim, a véspera de primeiro de Novembro. Ela portava um bastão negro do Inverno e castigava a terra com frias forças contrativas que ressecavam a vegetação. Com a aproximação do fim do Inverno, ela passava o bastão do poder para Brigid, em cujas mãos ele se tornava branco que estimulava a germinação das sementes plantadas na terra negra. As forças expansivas da natureza começavam então a se manifestar.




Por vezes, essas duas deusas eram retratadas em batalha pelo controle da natureza: dizia-se até que Cailleach aprisionava Brigid sob as montanhas no Inverno. Mas o melhor modo de vê-las é como duas facetas de uma deusa tríplice das estações: a Velha Cailleach do Inverno, a Donzela Brigid da Primavera e a Deusa-Mãe do viço do Verão e da frutificação do Outono. O nome do último membro dessa trindade não foi preservado na lenda folclórica com o mesmo cuidado. Talvez porque ela representava uma faceta demasiado pagã da Deusa, vinculada demais com a fecundidade e com as forças sexuais da vida. Em um certo sentido, a figura Cailleach-Brigid, pode ser considerada como tendo um paralelo com o mito Deméter-Perséfone dos gregos antigos.





A imagem de Cailleach foi distorcida e hoje ela está representada no vôo da bruxa que aparece na noite de Halloween. Foi caracterizada como uma fada do mal que traz consigo o Inverno e a morte. Apesar de ser perpetuada deste modo terrível, sabemos que neste aspecto de Deusa Anciã, ela está inteiramente realizada em sabedoria e beleza.





Cailleach era tida como uma grande feiticeira e para obter suas bênçãos os fazendeiros após as colheitas deviam reverenciá-la. Para tanto, o primeiro fazendeiro que terminasse sua colheita, deveria se ocupar na feitura de uma boneca de palha com os últimos grãos colhidos. A boneca pronta, deveria passar para o segundo granjeiro e assim por diante, até chegar no último. Esse, deveria guardá-la até o dia da celebração do festival de Brigid.

Na Escócia foi chamada originalmente de Caledonia ou a "terra doada por Cailleach". Para os escoceses, Cailleach era aquela que cujo bastão negro separava as montanhas, mudava a paisagem, previa o crescimento das ervas e comandava o tempo. Seu nome aqui, pode estar relacionado com a deusa hindu Kali.
                                                                

Ficou conhecida também, como "Mulher de Pedra", porque era vista andando e carregando uma cesta cheia de pedras. Ocasionalmente deixava cair algumas, formando círculos de pedras. As montanhas também teriam sido criadas por pedras que a Deusa deixou cair da cesta.


Cailleach representava a terra coberta de neve e geada. Era uma Deusa da Transformação e guardiã da semente, que conserva dentro de si a força essencial da vida.

Era a Bruxa do Inverno que voava montada no dorso de um lobo, de um pico de montanha à outro. Seu rosto apresentava uma coloração azul escuro e possuía apenas um olho no centro da testa.Com este único olho, via além da dualidade e reconhecia a unidade de todas as coisas. Esboçava ainda, um sorriso vermelho de dentes de urso selvagem com presas de javali e seu cabelo era feito de um matagal coberto de geada. Vestia uma roupa de cor cinza e uma capa de lã escocesa lhe envolvia os ombros. Quando violentas tempestades se formavam por trás das montanhas, dizia-se que Cailleach preparava-se para lavar sua capa (plaid). Fortes ruídos eram ouvidos por três dias, tempo necessário para que seu caldeirão fervesse e pudesse iniciar a tal lavagem. Sua capa (plaid) representava a Terra. Quando ela ficava branca, a Terra cobria-se de neve. Somente em Samhaim, Cailleach deixava as montanhas e caminhava sobre a Terra. Em seguida, voltava aos afazeres em sua lavanderia.

                                                           


É um pouco duro trabalhar com a energia de Cailleach, principalmente por sua aparência causar um certo medo. Nas meditações Ela aparece fisicamente como descrevi acima. Mas seu poder é muito grande e costuma punir nosso desrespeito para com Ela com inundações e desastres naturais. Se a tratar do modo correto e respeitoso, esta Deusa lhe dará soberania sobre sua vida, pois é considerada uma Deusa Soberana que dava aos reis o direito de governar suas terras. Além disso, Cailleach nos passa um tipo especial de poder e muita confiança.


Dizia-se que ela aparecia nas estradas como uma Mulher Anciã que pedia para um herói deitar-se com ela, se ele concordasse, transformava-se em uma linda mulher. Ao beijar a bruxa, ela transformava-se em uma bela fada.

Na história chamada as aventuras dos filhos de Eochaid Mugmedn, cinco irmãos saem para caçar na floresta para provarem que são corajosos. Acabam perdidos e acampam entre as árvores. Acendem uma fogueira e cozinham suas caças para matar a fome. Um dos irmãos é então encarregado de procurar água. Ao chegar perto de um poço, encontra uma bruxa monstruosa guardando-o. Somente lhe fornecerá a água se beijá-la. O rapaz foge correndo e vai contar aos irmãos o ocorrido. Um a um, os irmãos vão até o local do poço, mas acabam fugindo, sem beijar a bruxa, com exceção de Niall que lhe dá um abraço e o beijo que a mulher tanto ansiava. Quando se afasta e a olha novamente, tinha se tornado a mulher mais bonita do mundo. Surpreso, pergunta-lhe a causa para tanta transformação e ela responde:
- "Rei de Tara, eu sou a Deusa Soberana" e continua,"tua semente estará sobre todo o clã".



Aparecendo em seu aspecto repulsivo, a Deusa podia testar quem deveria ser um verdadeiro rei, um que nunca será enganado pelas aparências e sabe que é nos recantos mais escondidos e obscuros que se encontra os maiores tesouros. Tem que ser ainda, um homem caridoso que submete-se a qualquer tipo de situação, independente da compaixão. Sobretudo, é beijando seu lado escuro, que compreenderá os mistérios da vida e da morte, compreendendo que são dois lados de uma mesma moeda, só assim adquirirá sabedoria e capacidade para governar seu reino.


Cailleach estava sempre renovando-se ciclicamente de jovem a mulher madura. Relata-se que tenha tido pelo menos cinquenta filhos enquanto viveu pela terra. Seus filhos deram origem à tribo de Kerry.

Há muitas histórias sobre a Deusa Cailleach. Conta-se que foi ela que criou as ilhas Hébridas Interiores.





Como Deusa da Tempestade é conhecida como Cailleach Beara, sendo o ser mitológico vivo mais antigo associado à Irlanda. Em uma conversação com Fintn, o Sábio, e o falcão Achill, lhe foi perguntado:

-"É a Senhora àquela que comeu as maçãs no início do mundo?". Tal pergunta era coerente em virtude das maçãs estarem associadas com a imortalidade e constituírem o alimento dos Deuses. Cailleach, deste modo, estava ligada intimamente à colheita de maçãs, nabos, assim como aos corvos, à Lua Escura e ao número 7 (sete). O "Livro de Lecan" nos diz que sete formam seus ciclos de vida, morte e renascimento. Sete é um número sagrado, símbolo da perfeição.





No folclore da Irlanda e da Escócia, era chamado de cailleach o último feixe colhido da plantação. Ele obrigatoriamente deveria ser dado como alimento para os animais domésticos, ou ser enterrado na terra, para que lá permanecesse durante todos os meses do Inverno. As moças solteiras temiam serem elas à amarrar este último maço, pois se isso acontecesse, acreditavam que jamais casariam. Na Escócia, há também uma tradição folclórica que envolve amarrar o cailleach (feixe) com uma fita e pendurá-lo no alto da porta principal da casa.


É chamada de Carlin nas planícies da Escócia, Bruza de Baare ou Cailleach Bhuer (Mulher Azul) nas montanhas e Cally na Irlanda do Norte.



Suas árvores sagradas são o azevinho e o urze. 









Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cailleach"







                                                               

sábado, outubro 31

TAM VÔO 402 - 31 OUTUBRO 1996





Fotos de Jorge Tadeu7

No dia 31 de Outubro de 1996, a Companhia Aérea Brasileira Tam, utilizando um avião tipo FOKKER 100, realizava o vôo 402, entre o aeroporto de Congonhas em São Paulo com destino para o Rio de Janeiro, tendo descolado pelas 08.26 horas.


A aeronave caiu depois de decolar do aeroporto de Congonhas e atingiu casas no Jabaquara (zona sul de São Paulo), causando a morte a 105 pessoas, entre elas o piloto e co-piloto do avião, passageiros e 9 moradores da região. O destino era a cidade do Rio de Janeiro. Pouco depois da decolagem, o Fokker teve uma pane num equipamento chamado "reverso", uma espécie de freio auxiliar.

Às vitimas deste acidente as minhas sinceras condolências.



Fokker 100


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fokker 100

Tipo Avião comercial

Fabricante Fokker

Primeiro vôo 30 de Novembro de 1986

Capacidade 118 (alta-densidade), 108 (média-densidade) passageiros

Comprimento 35,50 metros

Envergadura 28,08 metros

Altura 8,5 metros

Velocidade máxima 845 km/h

Altura máxima de vôo 12.575 metros

Peso máx. decolagem 24.375 kg (vazio) - 43.090 kg


                                                          

O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983, juntamente com o turbohélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.

O nome técnico da aeronave é Fokker 28 MK-0100, e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em um outra aeronave similar para 60 passageiros, do mesmo fabricante, chamado Fokker F-28.

Porém, difere na sua fuselagem alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.

A combinação tornou a aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos, e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe boas vendas.






Utilização no Brasil

A primeira companhia aerea a utilizar o Fokker 100 foi a TAM, a qual soube aproveitar bem a aeronave, principalmente após a proibição de grandes aviões nos aeroportos centrais do Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1980, o que tornou o Fokker 100 o único jato apto para operar no mais movimentado e lucrativo trecho brasileiro.

Também era a única companhia regional a utilizar jatos em aeroportos pequenos, o que a diferenciava das demais. Chegou a utilizar 50 aeronaves.

Com a crise nas companhias tradicionais, a TAM logo se transformou na maior empresa brasileira de aviação, e após sua rápida internacionalização, viu-se obrigada a renovar e ampliar a frota, escolhendo para isso a família Airbus, e gradativamente aposentou os aviões holandeses, que a ajudaram a se tornar a gigante de hoje.

Outra companhia que operou o tipo, dois modelos que acabaram na frota da TAM, foi a extinta TABA.

Aeronaves Construídas e em Operação

Foram construídas e entregues 282 unidades, dos quais cerca de 228 ainda estão em operação.






Incidentes

De acordo com a Aviation Safety Network há 20 incidentes envolvendo o modelo, de 1987 a 2007, sendo que 6 resultaram na perda total da aeronave. O acidente mais grave foi a queda de um modelo utilizado pela companhia aérea brasileira TAM em 1996 (Vôo TAM 402), com a perda de 99 vidas: todos os ocupantes do avião e 4 em solo.