o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, abril 12

SONGKRAN





O Songkran (em tailandês: สงกรานต์ Songkran, o sânscrito e significa "passagem astrológica"), também chamado de Ano-Novo Tailandês começa oficialmente a ser celebrado no primeiro dia da quinta lua crescente e dura três dias - geralmente de 13 a 15 de abril.




O Songkran é o início do Ano Novo tailandês, que se inicia em 13 de abril de cada ano e tem a duração de 3 dias.

A contagem dos anos também funciona de modo diferente no calendário tailandês. Nos países de calendário gregoriano, enquanto que estamos no ano de 2014, os tailandeses celebravam o ano 2557.
 
 O Songkran é calculado com base no sol, quando este passa de peixes a Aires. Este movimento do sol com base nos cálculos Brahmins, é uma das mais importantes datas na Tailândia.

O Songkran é o festival de ano novo tailândes, é celebrado no mês mais quente do ano e é o dia em que uma esmagadora maioria das pessoas tailandesas e turista, de todas as idades, saem às ruas havendo uma verdadeira batalha de água.


Songkran é o perido para a reunião das famílias, visitas aos templos e fazer-se uma limpeza da casa.  A maioria dos tailandeses observa este feriado se reunindo com os familiares e amigos, Bangkok fica quase despovoada nestes dias, são milhões de residentes que seguem para suas vilas e aldeias,



Tradicionalmente os tailandeses, praticam o ritual  Rod Nam Dum Hua no primeiro dia Songkran, que é oficialmente o Dia Nacional do Idoso. Durante este ritual os jovens deitam água perfumada na mãos dos idosos, num gesto de humildade, pedindo-lhes as suas benções.  

No segundo dia do Songkran é oficialmente o DIA NACIONAL DA FAMILIA.

As famílias se levantam bem cedo aguardando a passagem dos monges e lhes ofertando esmolas às almas. Normalmente o resto do dia é passado com a família ou amigos.

Um importante ritual durante o Songkran é "Lavar a imagem de Buda" em que os devotos budistas derramaram água perfumada sobre as imagens de Buda, tanto no templo como em casa. Os mais religiosos se empenham em cerimónias budistas e outras actividades religiosas.

Tradicionalmente, os tailandeses, educamente e respeitosamente derramar uma tigela de água sobre seus familiares, amigos e vizinhos.

O dia 14 de Abril é chamado o Dia da Família


O articulista e seus familiares ofertando flores




 



O Songkran é um símbolo de União familiar, união social pois todas as pessoas saem á rua e brincam com a água e também um símbolo de purificação e renascer.

 


A comemoração

O Songkran na prática, lembra as festas de réveillon ocidentais, em que se tem a idéia de deixar para trás o que não deu certo e renovar energias e esperanças para o novo ano. Esse também, é considerado o tempo de visitar a família, fazer faxina na casa, orar nos templos budistas. A tradição, pede além isso que se libertem pássaros engaiolados ou peixes em cativeiro.

 Tailândia

 
 
 
 
Na Tailândia, nos três dias do Songkran, as pessoas costumam vestir seus melhores trajes tomam as ruas para jogar água umas nas outras e observar os monges enquanto estes abençoam casas e imagens de Buda banhadas com águas e essências.



Nos dias de hoje, para além dos rituais, o Songkran se tornou numa batalha de água campal, para tal uso tudo que tiverem à mão, tais como baldes, mangueiras e tudo o mais, lançado água para cima de quem passa. Muitos turistas adoram e participam, o articulista detesta este tipo de festejos, já que os considera uma selvajaria, sem respeito por ninguém.



Nem todos os tailandeses gostam do modo que nos dias de hoje se festeja o Songkran , o articulista partilha totalmente com este descontentamento.

Faz muitos anos, era a sua filha mais velha, hoje com 32 anos, quando circulava numa avenida na cidade de Chiang Mai, por lapso não levava a porta da viatura trancada, houve um individuo, sem escrupulo, e sem educação que abriu a porta da viatura, e sem mais nem menos lançou um balde de água, ficando o bebé todo encharcado, bem como o articulista e todos os seus documentos.

No ano transacto, na cidade de Chachoengsao, após ter visitado um templo, e tencionando regressar a Bangkok, e sentindo-me mal disposto, pretendia ir a um hospital, não o pode fazer devido à selvajaria veja-se link abaixo.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2012/04/as-festividades-de-ano-novo-continuam.html



 

Nenhum comentário: