Depois de cancelar a compra de 11 aeronaves desde 2008, a administração garante que este ano começa a pagar os novos equipamentos. Os A350 chegam a Portugal em 2015.
Privatização
A TAP Portugal é detida a 100% pelo Estado português e será privatizada em 2012. A privatização faz parte do pacote de resgate de € 87 mil milhões de euros da União Europeia para Portugal.
A TAP vai avançar com a aquisição de 12 novos aviões A350XWB (A350), da fabricante europeia Airbus, confirmou ao SOL fonte da administração da empresa. As aeronaves começam a chegar a Portugal em 2015, mas a transportadora aérea nacional irá efectuar já este ano os primeiros pagamentos de um negócio que ronda 1,5 mil milhões de euros.
Dissipam-se assim as dúvidas sobre o acordo, firmado em 2007, que inicialmente previa a compra destas 12 aeronaves e ainda de oito aparelhos A320, com uma cláusula de opção para a aquisição de mais três A350.
No entanto, após o eclodir da crise financeira internacional, em 2008, a TAP decidiu cancelar a aquisição dos A320 e não vai accionar a cláusula de opção para ficar com os outros três A350. A operadora podia ainda cancelar o negócio relativo aos restantes 12 A350, mas a administração já decidiu que este ano começa a efectuar os pagamentos, tal como estipulado contratualmente.
A decisão prende-se com a necessidade de substituição da frota de longo curso. Os quatro A340 e os 12 A330, dedicados a viagens longas, tinham uma idade média, no final de 2010, de 16 e de nove anos, respectivamente. Serão gradualmente substituídos pelos novos equipamentos, entre 2015 e 2018, ano em que chegam a Portugal as últimas aeronaves.
O conforto e a qualidade do serviço, mas também a subida do preço dos combustíveis, pesaram na decisão final da equipa liderada pelo presidente Fernando Pinto. «Com os novos aviões estimamos uma poupança média de 20% no consumo de combustível», diz ao SOL fonte oficial da empresa. Em 2011, os custos da empresa com combustíveis dispararam 40%, provocando uma despesa extra de 170 milhões de euros.
Os A350 encomendados pela TAP têm capacidade para transportar 330 passageiros (ver infografia). A empresa já não recebe aviões novos desde 2008.
Financiamento garantido
As dificuldades de financiamento que afectam a economia portuguesa não prejudicam o negócio. «O financiamento foi assegurado na altura do acordo e os pagamentos serão efectuados ao longo de vários anos», sublinha a fonte.
As dificuldades de financiamento que afectam a economia portuguesa não prejudicam o negócio. «O financiamento foi assegurado na altura do acordo e os pagamentos serão efectuados ao longo de vários anos», sublinha a fonte.
Para além disso, o administrador responsável pelas finanças, Michael Conolly, garantiu ao SOL, à margem de uma conferência de imprensa, no final de Dezembro, que a empresa pública «não tem tido dificuldades em se financiar, conseguindo mesmo estabilizar a evolução da dívida».
A dívida da companhia de bandeira portuguesa caiu 2% entre 2009 e 2010, de 1.303 milhões de euros para 1.277 milhões, segundo o Relatório e Contas de 2010.
Fonte - Jornal Sol
Fonte - Jornal Sol
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Será que o governo português se irá de novo envolver em mais um escandalo?
Comprar novos aviões numa altuta em que se fala em privatização!...
Recentemente viu-se envolvido num escândalo de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Com a falta de liquidez, o banco foi nacionalizado, passando a incorporar o universo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), um banco estatal.
Privatização
Em consequência do memorando de entendimento que o XVIII Governo Constitucional de Portugal assinou com a Troika, o estado português comprometeu-se em vender o BPN até ao final de Julho de 2011. Em 2011-07-20 foi anunciado que foram recebidas 4 propostas de compra do BPN, onde se incluem propostas do Banco BIC Português, Montepio e de um grupo de 15 investidores portugueses referido por Núcleo Estratégico de Investidores. Em 31 de julho 2011 o Ministério das Finanças comunicou a venda por 40 milhoes de euros ao Banco BIC Português.
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3 comentários:
O Manuel Caeiro feleceu ontem. Certamente que conhecia, falava muito para radio telefonia.
bruno
Tói, este Sr. Bruno faz um programa na rádio telefonia, e falava muito com o Sr. Manuel caeiro nos programas dele, eu o ouço nos domingos de manhã, quando me levanto mais cedo, o programa vai até às 9 da manhã.
Um beijo
Linita
Estimado Amigo António,
Eu escrevi nos comentários do último post que fiz, que ia terminar com o blog
Mas...
tenho andado a pensar
que devo uma explicação
aos meus seguidores
e não o tinha feito...
além disso,
faz hoje 3 anos que teve início o "princípio do FIM" da minha sobrinha,
ela foi a criadora do blog - resolvi fazer uma homenagem póstuma e, depois é que dou por terminada a minha actividade no blog.
Mas não o encerro!!!
É como um diário da minha Vida.
Quando quero recordar certas coisas da minha Vida,
é ali que vou.
Entretanto
já criei outro blog
há muito que queria conjugar 2 coisas que adoro:
Fotografia com Poesia!!!
O meu novo blog é isso - todas as fotos serão da minha autoria, tenho milhares delas...
Nunca tinha ouvido dizer que alguém teve que pagar para postar fotos...
possas!!!
Abraço amigo
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