o mar do poeta

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quarta-feira, janeiro 19

OS SERVIÇOS PÚBLICOS NA TAILÂNDIA

TAILÂNDIA: CARTA DE CONDUÇÃO E PRAGMATISMO


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Mais uma história de vida de tantas que tenho para contar... O viver de cada mortal são contos vividos. Hoje dia 18 de Janeiro do ano 20011 da graça do Senhor e da era do Budismo 2554, fui r evalidar, no serviço de viação, na proximidade do bairro (onde vivo há 20 anos) a minha carta de condução tailandesa, cujo prazo de validade, de 5 anos, termina no próximo dia 26.

A história de revalidadar uma carta de condução na Tailândia é uma banalidade, com tempo despendido de duas horas e foi o que perdi.

Facílimo, pragmático e, apenas com meia dúzia de papeis: cópia de passaporte, certificado de residência, a carta antiga expirada.

O serviço abre às 8 da manhã ao público, com vários “guichés” de atendimento e funcionários atenciosos. Depois da “papelada” conferida e toda bem, entregaram-me uma etiqueta com o número que me cabia para seguir o expediente que me estaria reservado.

Farangue (nome que os tais dão aos estrangeiros) era apenas eu, e natural, porque na área onde vivo não há, por aí além, muito desta espécie humana. Esta queda-se, mais para a baixa da cidade de Banguecoque.

Uma funcionária, delicadamente, mandou-me subir para o primeiro andar, com a papelada aprovado que entreguei à recepcionista que me atirou com mais um sorriso.

Indicou-me uma cadeira e que ali me aguarda-se, sentado, entre tantos outros como eu até ser chamado. Ora ali estava eu aguardar pelo exame psicotécnico. Jovens, de meio idade e velhos como eu terão que passar pelo exame da verdade se está em condições ou não de conduzir uma viatura.

São quatro testes: um círculo com cores pequenas e de outras medidas se de facto é aquela indicada por uma funcionária se o candidato, está apto a nova carta ou revalidação; em seguida segui para o aparelho de pericidade e reflexos, com dois pedais, o acelerador, o travão se na altura própria se acelera e trava de quando surge a luz vermelha; depois passa-se para outro aparelho em aqui é colocada a prova da exactidão de colocar-mos dois pinos à distância paralelamente. Por último a visão e agora se os dois olhos têm ângulos de visão para duas cores: vermelho e verde.

Passei aos testes à primeira e viva eu o velho que está em condições para continuar a conduzir!

Mas depois de quatro testes agora terei pela minha frente outro... Bem até nisto houve inteligência da parte do Serviço de Viação Tailandês.

Para os cidadãos tailandeses têm uma aula, com a projecção de um vídeo, de duração de uma hora, com as regras de boa condução. Mas eu como “farangue” fui enviado para outra sala, só, onde pernameci uma hora, só, a ver o vídeo legendado na língua inglesa, com as cautelas que devo ter ao conduzir um veículo na ruas e estradas da Tailândia.

Porém o vídeo apresenta os bons e maus condutores que no Reino guiam ligeiros, pesados, motos e bicicletas. Agradeci à funcionária a lição, pedagógica a que tive o ensejo de ver.

Tenho, assim a minha carta de condução aprovada para mais 5 anos e até ao ano 2016.

Desço ao primeiro andar, entrego a “papelada”, mais 600 bahts (cerca de 15 euros) que dá conta da minha aprovação, a uma funcionário que me mandou sentar para tirar a foto que seria aposta na minha nova carta de condução que demorou uns escasso 5 minutos.

A minha carta é electrónica, bonita e dá-me o privilégio de conduzir em 10 países do Sudeste Asiático, ou seja dos países da ASEAN.

Por último e porque para a revalição da minha carta de condução, portuguesa, demora uma infinidade (uns seis meses?), despesas de portes e burocracias a dar com um pau, desolado mandei a carta do meu país às urtigas há muitos anos e conduzo com a que em duas horas e 600 bates (15 euros) me emite o Serviço de Viação do Reino da Tailândia.

José Martins


A mesma opinião tem o articulista, sobre o modo como os serviços públicos tailandeses funcionam, no artigo acima exposto, o meu estimado amigo José Martins relata como foi atentido e a rapidez como lhe foi passada a nova carta de condução.
Já à alguns anos que os serviços administrativos tailandeses funcionam impecavelmente, estou recordado de uma vez, que fui com minha esposa a um departamento governamental, sito na Lat Prao 71, afim de solicitar a renovação de seu bilhete de identidade.
Pensava eu que por iria ficar umas boas horas, e como tal fiquei na viatura, mas para espanto meu, volvidos 15 minutos lá estava ela a abrir a porta da viatura e já com o novo B.I.



Outro exemplo, no dia 17 do corrente mês, acompanhei a minha esposa até ao Departamento de Assuntos Consulares, sito Na Avenida Chaeng Wattana, Lak Si, onde funciona uma sessão de emissão de passaportes, afim de requerer um novo passaporte.
Eram cerca das 10.30 horas, quando parcamos a viatura num dos enorme parques.




Entrámos no moderno edifício e nos dirigimos até ao primeiro andar, onde nos foi entregue um talão com o número 949, a sala de espera estava repelta de pessoas, aguardando a sua vez, como havia 949 pessoas ainda à nossa frente, regressámos ao rés do chão, e numas das várias cafeterias ali existentes, o articulista, ali comeu uma sande de fiambre e bebeu uma bica, enquanto a sua esposa, no restaurante defronte, comia um prato de massa com delícias do mar.

Numa das lojas de conveniência, o articulista comprou o jornal Bangkok Post, para se ir entretendo na leitura enquanto a sua esposa aguardava a sua vez.

Entretanto, o articulista viu o enorme placar, o qual anunciava o número 900, e então seguimos para o primeiro andar, volvidos uns minutos, anunciavam o número 949, e a esposa do articulista lá seguiu para o balcão respectivo.

Ainda o articulista estava lendo a primeira página do jornal, quando a sua esposa veio ter com ele, dizendo que estava já tudo pronto e dia dia 19, lá voltariamos afim de receber o passaporte.



O articulista ficou admirado com a rapidez, e pelo valor que pagou, mil baths, cerca de 24.35    euros. 

Para se poder  ter uma ideia, no Consulado de Portugal em Macau, o pedido de um passaporte custa 800 patacas, cerca de 80 Euros, o tempo de entrega, não é somente de dois dias, nem o articulista sabe quanto tempo leva a ser passado, visto nunca o ter solicitado em Macau .

Enfim, hoje, dia 19, cerca das 10.00 horas lá seguimos para  o Departamento dos Assuntos Consulares, levantar o passaporte, os enormes parques estavam repletos de viaturas, e foi com algum tempo, cerca de 15 minutos, que conseguimos parcar a viatura.

A esposa do articulista deslocou-se ao primeiro andar, ficando o articulista na tal cafetaria , onde no dia 17 tinha tomado o seu pequeno almoço e ali ficou, repetindo a dose.

Volvidos cerca de 20 minutos ali estava a sua esposa já com o seu novo passaporte, a isto se chama eficiência de trabalho e ainda dizem que a Tailândia é um país do terceiro mundo!...

Dali saimos indo visitar o Wat lak Si.

Muitos países deviam vir aprender, na Tailândia,  como trabalham os serviços públicos.




Estou totalmente solidário com as afirmações do meu estimado amigo José Martins.



domingo, janeiro 16

PRINCIPE DE CHUMPHON


O SANTUÁRIO  KROM LUANG CHUMPHO


Chao Krom Luang Samut Songkhram está localizado na cidade do distrio Samut Songkhram, este santuário foi criado pela Cooporativa de Pescas de Maeklong, Associação dos moradores e comerciantes de Samut Songkhram, em homenagem ao  Almirante HRH Krom Luang Chumphon Khet, o qual é considerado o Pai da Marinha Tailandesa.




A imagem do Principe

Este local, junto ao mar, bem como muitos outros existentes em todo o país, é muito visitado, não só por pessoas ligadas à vida marítima, mas por imensos fiéis, que em sua homenagem fazem rumarias até seus santuários, pedindo-lhe as suas graças.
E foi a este Santuário, que o articulista, ontem dia 15 de Janeiro de 2011, foi visitar, por conselho de seu amigo Manuel Campos.
 
Almirante Príncipe Abhakara Kiartivongse, Príncipe de Chumphon , (09 de dezembro de 1880 - 19 de maio, 1923) ( tailandês : พระเจ้า บรม วงศ์ เธอ พระองค์เจ้า อาภากร เกียรติ วงศ์ กรม หลวง ชุมพร เขต อุดม ศักดิ์), foi o 28 filho do Rei Chulalongkorn

Seus outros nomes conhecidos, Sadej Tia ("Royal Pai") ou Doutor Phon ou Prince of Chumphon, vai comandar a partir de um profundo respeito o povo tailandês de oficiais da marinha para os moradores rurais.

Ele passou seus primeiros anos estudando a guerra naval na Inglaterra . Ele voltou para Siam para servir na Marinha Real siameses e contribuiu significativamente para o avanço e modernização da marinha. Em honra de suas contribuições, o príncipe foi proclamado "Pai da Marinha Real da Tailândia ".

Além de sua carreira na marinha, Príncipe de Chumphon estudou medicina. Ele estava particularmente interessado no uso de ervas medicinais no tratamento de seus pacientes. Como "Doctor Phon", ele forneceu o tratamento médico para pessoas de todas as classes e raças.

O príncipe também foi reconhecida no campo das artes sobrenaturais. Sua reputação de magia era tanta que ele tem sido considerado como um dos "108 divindades nos céus".  Muitos fiéis se proclamam ser seus "filhos" ou seguidores e rezar com ele para a realização de seus desejos.

Prince Abhakara Kiartivongse morreu em 1923 com 44 anos de idade.




Dois marinheiros armados, estátuas, guardam uma das portas laterais do santuário, este do lado direito.


Na sua grande maioria, todas as pessoas que estão ligadas às artes marítimas, usam este amuleto do principe, para, e segundo a sua fé, se sentir protegidos.

Muitas foram as pessoas que ontem se deslocaram a este local.


O segundo marinheiro, estátua, no lado esquerdo da porta lateral, e como sempre o articulista junto, no chão eram imensos os sapatos e chinelos das pessoas que se encontram no interior do santuário.



Todo o local envolvente ao Santuário é um imenso mercado, o qual comercializa, principalmente, pescado.
O meu estimado amigo Manuel Campos, me foi informando, que nos fins de semana, o local é imenso visitado por pessas vindas de Bangkok, e como tal os comerciantes se aproveitam e aumentam, e muito, o preço dos produtos.

Dali saimos para ir-mos visitar um Mosteiro (Wat) construído em madeira e ornamentado com madre pérola, mosteiro esse que se localizava na mesma zona costeira, relativamente perto, do santuário dedicado ao Pai da Marinha Tailandesa.



O articulista visitando o Museu Marítimo na cidade de Trat, onde estão exposta várias fotos do " Pai da Marinha Tailandesa" e sua história.


O articulista junto a um navio de guerra, que é um mosteiro, sito na zona de Bangkuntien, navio este  que  foi comandado pelo Principe Krom Luang Chumphin Ket.

No seu interior encontra-se um enorme salão, onde se pode ver o Principe vestido com a farda de Almirante, algumas espadas e outros intrumentos por ele usados.

ALMOÇO TAILANDÊS


RESTAURANTE RERN-LA-OR



O EDIFÍCIO DO RESTAUTANTE, UM LOCAL APRESÍVEL E BELO


Foram somente estes os pratos que foram servidos no almoço que nos foi oferecido pelo amigo Manuel Campos, num restaurante seu conhecido, próximo de sua casa.
Este manjar de deuses, foi bem acompanhado de cerveja bem fresquina, e para rematar um café à casa.


A mesa estava bem composta e havia sete bons grafos para dar donta de toda a comida.




O anfitrião, Manuel Campos, com uma caneca na mão bebendo uma bela cerveja, e o articulista sorrindo!...


Depois deste maravilhoso almoço seguimos para casa do nosso amigo Manuel Campos, tendo bebido um digestivo tipo genebra, para ajudar à digestão, e por ali ficámos pondo a escrita em dia até que, pelas 18.00 horas regressamos a nossa casa em Bangkok, onde chegamos eram 20.30 horas.



E desta forma se passou mais um agradavell dia, na companhia de um especial amigo português e sua gentil esposa e filho.








sábado, janeiro 15

ESTAÇÃO DE COMBÓIOS MAEKLONG - SAMUT SONGKHRAM


Hoje, dia 15 de Janeiro de 2011, o passeio realizado pelo articulista foi cheio de surpresas.
Bem cedo saiu de Bangkok e seguiu rumo a Samut Songkhram, que dista de Bangkok, segundo rezam as placas indicativas, 68 kms, mas na realidade desde a casa do articulista até esta cidade, o conta quilómetros de sua viatura marcou 128 kms.



Ao quilómetro 2, antes de chegar a Samut Songkhram, onde reside um amigo do articulista,Manuel Campos, lhe telefenou dizendo que está perto a chegar à cidade e tinha como objectivo de ir visitar o famoso mercado MAEKLONG, logo, e como sempre super prestável, disse ao articulista para ir a sua casa e que depois, ma sua companhia iremos ao local indicado e assim o fez o articulista, que ia acompanhado de sua esposa e duas de suas filhas.




Como já conheciamos o caminho foi fácil chegar a casa do nosso amigo Campos, sua esposa nos veio receber, enquanto o amigo Campos, que tinha acordado havia minutos antes, com o telefonema do articulista, trocava de roupa.
Como sempre fomso recebidos de braços abertos, e por ali ficamos a conversar dizendo'lhe qual o nosso objectivo da visita, que era o de visitar a estação de caminho de ferro de MAEKLONG.
O nosso estimado amigo, sempre prestável, disse que a estação se sitava ali perto de sua casa e nos levaria lá na sua viatura, pelo que parcamos a nossa no espaço que nos reservou, tinhamos ainda tempo, pois o que desejavamos ver, era o combóio a passar por entre o mercado, o que acontece quatro vezes por dia, a passagem mais próxima seria por volta das 11.00 horas e como eram somente 10.20, ainda tinhamos imenso tempo para bater um papo e o amigo Manuel campos é um óptimo conversador e por ali ficámos..


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A sua esposa ficou em casa, e o nosso amigo Manuel teve a amabilidade de nos levar até à estação de caminho de ferro, e ali por perto, defronte da loja de uma amigo seu, parcou a sua viatura, e a pé seguimos até ao mercado, que fica na rua logo a seguir, o movimento de viaturas era imenso bem como de turistas.



Como se pode ver na foto os trilhos da linha de caminho de ferro e os toldos do imenso mercado que ocupa uma enorme extensão da linha, cujas bancas estão sobre a linha férrea, e à medida que o combóio passa, os toldos e as bancas são retiradas e voltou a ser colocadas logo a seguir que o combóio passe, como se pode ver nos videos abaixo inseridos.



O articulista e seu amigo Manuel Campos, junto à estação de Maeklong

Por ali ficámos vendo a azafama dos comerciantes e tentando arranjar um local mais apropriado para poder tirar algumas fotos aquando da passagem do combóio, conseguiu, o articulista somente uma foto aquando da passagem do combóio, esta que apresenta a seguir



Vimos o combóio chegar e toda a algazarra provocada, pois muitos turistas queriam tirar fotos e não olhavam a meios, pondo os pés em cima de cestos de hortaliça e tudo o que lhe pudessem facilitar melhor a visão, o que eram empurrados pelos comerciantes, minutos antes do combóio chegar à estação, ouviram-se várias apitadelas e a cancela fez parar o tráfico automobilistico, enquanto os comerciantes recolhidas as tendas e cesto que estavam expalhados por toda a linha e sob os carris.


Depois de ter visto o combóio passar e ter parado na estação, onde desembarcou e embarcou alguns passageiros, partindo de novo, mas nesse intervalo, teve ainda tempo o articulista de entar numa das carruagens e ver o ambiente por dentro.

Tirou alguns fotos do local e comprou uns quadros e postais referentes a esta única e expecial linha férrea.



O articulista sobre a linha férrea, antes de o combóio chegar à estação.


O fim da linha, e ali ficou o combóio cerca de 10 minutos, seguindo depois a sua rota.




O combóio largando da estação




Como se pode ver através desta foto, tirada pelo articulista, os comerciantes, assim que o combóio acaba de passar recolocam os toldos de suas tendas, e o negócio continua normalmente, até à próxima passagem do combóio.



O ARTICULISTA ESTEVE LÁ


Depois de visto este impressionante espectáculo, que poderá causar arrepios a quem vir estes videos, mas que é totalmente normal, no quotidiano destas pessoas, que nesta cidade à beira mar vive, o amigo Manuel Campos teve a amabilidade de nos levar a conhecer um lindissimo templo, e um local onde é venerado o Rei Rama V, muito afamado e considerado pelo povo tailandes, locais esses que serão apresentados nos artigos seguintes, bem como o maravilhoso almoço que o amigo Manuel Campos serviu de anfitrião.






 




sexta-feira, janeiro 14

O ARTICULISTA EM MUAK LEK - TAILÂNDIA

Amphoe Muak Lek

Muak Lek
มวกเหล็ก
—  Amphoe  —
Coordinates: 14°39′20″N 101°11′54″E / 14.65556°N 101.19833°E / 14.65556; 101.19833Coordinates: 14°39′20″N 101°11′54″E / 14.65556°N 101.19833°E / 14.65556; 101.19833
País Thailandia
ProvinciaSaraburi
NomeMuak Lek
Área
 - Total681.4 km2 (263.1 sq mi)
População (2009)
 - Total59,572
 Densidade72.8/km2 (188.6/sq mi)
Time zoneTHA (UTC+7)
Codigo Postal18180
Geocodeigo1911
Muak Lek (Thai: มวกเหล็ก) é um distrito  (Amphoe) da Província de Saraburi na Tailândia.

Geografia

Muak Lek é o maior distrito na área de Saraburi, fica localizado a Este da província. E tem como vizinhos os distritos, a Norte  Phattana Nikhom, Tha Luang e Lam Sonthi da Provincia de Lop Buri, Sikhio e Pak Chong da Província de Nakhon Ratchasima, Mueang Nakhon Nayok da Província de  Nakhon Nayok, e  Kaeng Khoi e Wang Muang de Saraburi.

O distrito fica localizado entre as montanhas de Phetchabun, as quais separam a parte central da Tailandia, na parte Norteste (Isan). A Sul pelo distrito do Parque Nacional Khao Yai.

Foi a este interessante distrito que o articulista foi passar uns dias, no mês de Abril de 2010, embora tenho ido por várias vezes a Lop Buri, Sara Buri, Pak Chong, Nakhon Ratchasima, ao Parque Nacional Khao Yai e Nakhon Nayok, não conhecia este distrito de Muak Lek.

O resort escolhido para passarmos uns dias foi o Muaklek Paradise








O Resort Paradise Hotel é composto por vários tipos de alojamentos,e claro está vários preços, e encontra-se num local paradisico, onde a vegetação e o verde é donimante.





A casa onde ficamos, um apartamento de luxo, que dava para as piscinas, tinha dois quartos, duas casas de banho, uma sala bem espaçosa, e dois átrios.






Os dois quartos possuiam duas camas médias, e possuia tv e casa de banho privativa e mais uma salinha de descanso.


A sala era bem espaçosa, na parte de entrada tinha um átrio com mesas na parte que passa para a piscina, igualmente tinham algumas mesas e bancos, podendo se desejassemos ali tomar as refeições.





 A sala era composta por sala de estar e sala de jantar


Nesta foto estava o articulista descansado as pernas, estava cansado de tanto ter andado, por este imenso resort, já que para se ver tudo temos que andar.



Uma óptima piscina, mas o articulista não a chegou a utilizar, visto que demos umas voltas pelas redondezas, locais lindissimos que irei descrever no próximo artigo, e era já de noite quando regressavamos ao resorte.



O salão onde iamos tomar o pequeno almoço, um lugar igualmente lindo, bem ornamentado e com vista para o jardim e piscina, a comida servida era um pequeno almoço ABF.


O articulista no átrio da recepção



Aqui passamos quatro dias maravilhosos, todo aquele local é digno de ser visto, encontra se próximo do Parque Nacional de Kao Yai e de outros locais de interesse, que em artigos seguintes irei descrever.
Na próxima semana irei passar alguns dias num resorte em Wang Nam Keaw, indo depois visitar um jardim lindissimo chamado Flora Fantasia.


Um dos aspectos do jardim Flora Fantasia