As placas de automóveis começaram a ser usadas desde o aparecimento das primeiras viaturas.
A França foi o primeiro país a introduzir a placa com a passagem da portaria da Polícia de Paris em 14 de agosto de 1893, seguido pela Alemanha em 1896. A Holanda foi o primeiro país a introduzir uma placa de licença nacional, chamado uma "licença de condução", em 1898.
As primeiras licenças foram placas com um número, começando em 1.
Massachusetts e Virgínia Ocidental foram os primeiros estados a emitir as chapas de matrícula no ano de 1903.
As primeiras placas eram feitas de porcelana, ferro fundido ou cerâmica sem suporte, o que tornava frágil e pouco prático. Poucas dessas primeiras placas sobreviveu. Mais tarde materiais resistentes, incluem papelão, couro, plástico e cobre, passaram a ser utilizados na concepção das chapas de matrícula. prensados.
A padronização das chapas de matrícula das viaturas automóveis só surgiu no ano de 1957, quando os fabricantes de automóveis chegaram a um acordo com governos e organizações internacionais.
Porém não existe fonte fideligna que prove onde foram usadas as primeiras chapas de indentificação dos veículos automóveis.
Outras fontes dizem que as primeiras placas foram emitidos no estado alemão de Baden em 1896.
Massachusetts foi o primeiro estado nos Estados Unidos para a fabricação de placas em 1903.
História das matrículas automóveis em Portugal
Primórdios
Em Portugal, pelo menos desde 1901, altura em que foi posto em vigor o primeiro diploma legal que estabelecia regras específicas para a circulação automóvel, começaram a ser emitidas matrículas (licenças de circulação de automóveis) pelos Governos Civis dos distritos.
O Decreto de 3 de Outubro de 1901 estabelecia a obrigatoriadade de todos os automóveis trazerem na sua parte posterior, uma chapa metálica com a inscrição em caracteres bem visíveis do número da licença e da sede de distrito em que foi concedida. Pelo que se pode observar em fotografias da época as referidas chapas apresentavam inscrições do tipo LISBOA 123 ou LXA. 234 (para veículos matriculados em Lisboa) e, além da parte posterior do veículo, eram também colocadas por vezes na sua parte frontal.
Primeiro sistema utilizado no Brasil
Primeiro sistema de emplacamento brasileiro, de 1901 a 1941.Foi utilizado de 1901, quando os primeiros veículos a motor começaram a ser emplacados, até 1941.
No início, o trânsito era assunto de competência municipal; portanto, cada município expedia as suas placas, que eram no entanto iguais em todo o território nacional.
Eram pretas com letras brancas. Tinham uma letra (P = particular; A = aluguel) e uma quantidade de números que variava de 1 a 5 dígitos. Exemplos: P 6, A 25, A 587, P 1·349, P 12·879.
Na cidade de Macau, desde que o articulista se recorda as chapas de matrícula dos automóveis não se alterou desde que se encontra em Macau, ou seja desde 1964.
As motos ostentam o M seguido do número e os motociclos ostentam o MC seguido do número.
As motos ostentam o M seguido do número e os motociclos ostentam o MC seguido do número.
A única particularidade é que a maioria das vaituras possuem duas chapas de matrícula, a com funco preto e letras brancas é de Macau, a vermelha é da República Popular da China.
As primeiras matrículas de Macau começavam pela letra M, presentemente estará no MI.
Na Tailândia o articulista não posseu dados sobre quando foram introduzidas as chapas de matrícula nas viaturas, mas existem vãrios tipos de placas conforme acima se reproduzem.
Cada província emite as chapas de matrícula para as viaturas em circulação na sua província, caso alguém mude de residência e tenha a chapa de matrícula de outra província, afim de evitar deslocações â provícnia onde fez o registo automóvel, mudam o registo para a província onde se encontram, mudando a chapa de matrícula.
Na Tailândia o articulista não posseu dados sobre quando foram introduzidas as chapas de matrícula nas viaturas, mas existem vãrios tipos de placas conforme acima se reproduzem.
Cada província emite as chapas de matrícula para as viaturas em circulação na sua província, caso alguém mude de residência e tenha a chapa de matrícula de outra província, afim de evitar deslocações â provícnia onde fez o registo automóvel, mudam o registo para a província onde se encontram, mudando a chapa de matrícula.
CHAPAS DAS MATRÍCULAS AUTOMÓVEIS DAS PROVÍNCIAS
Estas chapas são facultativas, porém tanto na Tailândia, Macau e Hong Kong é realizado um leilão de chapas de matrícula de automóveis cujos números são auspiciosos, atingindo por vezes valor de alguns milhóes.
Sor Sor Bangkok 9999
Esta chapa com o número 9999 foi vendida pelo valor de 6,75 milhões de Baths.
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AMNAT CHAROEN
AYUTTHAYA
BANGKOK
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BUEN KAN
BURIRAM
CHAINAT
CHAIYAPHUM
CHANTHABURI
CHAOCHEONGSAO
CHIANG MAI
CHIANG RAI
CHONBURI
CHUMPHON
KALASIN
KAMPHAENG PHET
KHON KAEN
KRABI
LAMPANG
LAMPHUN
LOEI
LOP BURI
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MAE HONG SON
MAHA SARAKHAN
MUDAHAN
NAKHON NAYOK
NAKHON PATHON
NAKHON PHANOM
NAKHON RATCHASIMA
NAKHON SAWAN
NHAKON SI THAMMARAT
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NARATHIWAT
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NONG BUA LAM POU
NONG KAI
NONTABURI
PATHON THANI
PATTANI
PHANG NGA
PHATTHALUNG
PHAYAO
PHETCHABUN
PETCHABURI
PICHIT
PITSANULOK
PHARE
PHUKET
PRACHINBURI
PRACHUAP KHIRI KHAN
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RANONG
RATCHABURI
RAYONG
ROI ET
SA KHEO
SAKHON NAKHON
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SAMUT SAKHON
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SAMUT PRAKAN
SARA BURI
SATUN
SING BURI
SISAKET
SONGKHLA
SUKHOTAI
SUPHAN BURI
SURIN
TAK
TRANG
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TRAT
UTHAI THANI
YALA
YASOTHON
Para além destas existem as chapas de matrícula com o símbolo provincial que são facultativas, tanto na Tailândia como em Hong Kong ou Macau, os númeroa auspiciosos das chapas de matrícula automóveis, pode atingir o valor de alguns milhões.
Sor Sor Bangkok 9999
Esta chapa de matrícula foi aleiloada na Tailândia, tendo o seu comprador pago a quantia de 6,75 milhões de Baths.