o mar do poeta

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sábado, agosto 18

SONATA VINICOLA






Hoje o articulista deixará a cola de lado e irá debruçar-se sobre a marca de alguns vinhos




                              Quem tiver DÚVIDA desta sonata alcoolica fique atento.


                                                                 Cá o ANTÓNIO



Que não CABEÇA DE BURRO


Marcou ENCONTRO


Com seu amigo JOÃO PAULO



Que é um BOM JUIZ


Com ele manteve DIÁLOGO

Não estando interessados no FORAL DE ÉVORA



Nem do FORAL DE MONTEMOR


Foram até à POUSADA



E junto à CHAMINÉ


Sem correrem o RISCO


De pagar LA MULTA


Contaram a STORIA



Da CANÇÃO




CARA VIVA
Ouvindo o FADO


Da AMÁLIA


INTENSO de saudade


Tendo recebido forte APLAUSO


Com ASSOBOIO de contentamento


Veio o PAI



E por parte DO AVÔ



 Vieram os CEM AMIGOS


Ouviu-se mais uma MELODY



                                                       Houve até MÁ PARTILHA


Houve CAPOEIRA


Houve igualmente TORO LOCO



A TOUREIRA entrou em cena



E por mais ILÓGICO


Lá apareceu a Lambisgóia do Agrado, sempre o mesmo PINGA AMOR


Não podia faltar o PEDRO & INÊS



E feita a PROVA DOS 9



E alguém ficou com LÁGRIMA a correr no canto do olho


Veio então MEIA PIPA para afagar

Mais um MEIO QUEIJO

Acompanhado de uma bela CANECA


Já se perdia o colorido agora era só a PRETO E BRANCO


O arraial era muito e até compareceu a POLÍCIA


Com receio, um ao fugir acabou por CAIR


A Lambisgóia até levantou a SAIA


BUENO diziam uns



Outro teve a lata de ofertar um licor de MERDA à Lambisgóia


E à VISTA de todos ela bebeu


Com ESMERO


Ofertando-lhe uma FLOR


E com ele fugiu para CAMPO LARGO


Viu-se ainda a PEDRA CANCELAR, não a Pedra Filosofal


Ficando tudo XANADO



O PAI AMÉRICO apareceu, para por tudo na ordem


                                                          O Pardal foi para o BLOG



                          O PROFESSOR preferiu ficar


Mas a Hermenegilda quis ver o BENFICA e cavou





Vinho

Fagner

Quando você chegar Veja o tempo passando
Pelas Flores do Mal Só o tempo não vê
Que eu estou esquecido esperando Você
A noite já passou e eu detesto revelar que andei sofrendo
Mas há um resto de saudade em seu olhar
E uma promessa de prazeres ciumentos
Meu amor Não devemos tentar
Enganar o amor Nem duvidar do vinho
Uma frase vulgar Pode surpreender
Num imenso carinho
Pra que dizer que não Verdades são banais e mesmo assim
Por caprichos vãos mentiras levarão você de mim
Perdidos na escuridão Seus olhos na minha saudade
Seu vestido está em minhas mãos Sua voz por toda a cidade
Nessas canções que eu faço Permanece o meu destino
De adormecer em seus braços e sonhar como um menino
Quero só pensar em ti Em seu colo adormecer
E acordar com mais vontade de te viver




































sexta-feira, agosto 17

PONTE DE VILA FRANCA DE XIRA



Reboscando meus arquivos fotográficos fui encontrar esta antiga foto, tirada pelo fotografo C. Camarate, fotografo preferido de meu saudoso pai, cujo loja se encontrava na Praça do Sertório, 26, Évora.

Não posso negar que sou filho de meu pai, ele estava presente em todas, e nesta foto pode ver-se ele com uns amigos no dia seguinte à  inauguração da Ponte de Vila Franca de Xira, no dia 30 de janeiro de  1951.

Para a época a ligação da ponte sobre o rio Tejo foi uma festividade e fizeram-se imensas excursões para ir assistir à sua inauguração, o articulista tinha nessa altura 7 anos de idade, seu pai o quis levar, mas sua mãe não deixou, visto ser muito cansativo para uma criança daquela idade, mas está bem recordado o articulista desse evento.

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Ponte Marechal Carmona

A Ponte Marechal Carmona também chamada Ponte de Vila Franca de Xira sobre o rio Tejo une Vila Franca de Xira a Porto Alto.

O nome da ponte é uma homenagem a António Óscar de Fragoso Carmona.

 

História

Data de 1924 o primeiro pedido oficial do Município de Vila Franca de Xira para a construção de uma ponte sobre o Tejo junto a esta Cidade, situada sensivelmente entre Santarém e Lisboa e ponto de confluência de algumas estradas que estabelecem a ligação entre o Norte e o Sul. Estas circunstâncias levaram o Ministério das Obras Públicas, por intermédio da Junta Autónoma de Estradas a dar começo ao estudo sobre o problema.

No intuito de pressionar as autoridades para a construção da ponte foi publicado um primeiro artigo no jornal regional Vida Ribatejana, escrito pelo Sr. António Lúcio Baptista, digno vilafranquense que, como presidente do Município e director desse jornal, marcou uma posição relevante no assunto.

A campanha prosseguiu, ainda nesse jornal e, também, com a intervenção do ilustre vilafranquense Sr. José Van-Zeller Pereira Palha, que nunca mais deixou de lutar por tão grande melhoramento e mais ainda quando ocupou a presidência da Câmara. O facto de José Van-Zeller Pereira Palha ser amigo íntimo de Salazar por certo muito ajudou ao bom entendimento demonstrado na altura entre o Governo e os interessados em tão grande obra. Assim, para além da sua deslocação pessoal ao possível espaço por onde iria passar a nova ponte, deslocaram-se também por sua influência os ministros das obras públicas Engenheiro Duarte Pacheco, extremamente conhecido e reconhecido neste domínio, e os Engenheiros Cancela de Abreu e José Frederico Ulrich, este o ministro que mais se dedicou à realização de tal obra.

O Engenheiro Duarte Pacheco afirmou na altura a uma das comissões que se deslocou ao Ministério das Obras Públicas a pedir que fizessem a obra que a ponte seria construída, tendo afirmado também, depois de alguém ter sugerido a ideia do Estado conceder a sua construção e exploração a uma empresa particular que isso não era possível, que ao Estado é que competia construí-la, não havendo, portanto, portagens a pagar, pois ela seria a ligação da estrada de Leste com a do Sul, no Cabo.

Assim deu-se início à fase de estudo e concurso, já que depois da morte do ministro Duarte Pacheco, os engenheiros que ficaram à frente do projecto, Cancela de Abreu e José Frederico Ulrich, eram de opinião contrária à do falecido ministro e a ponte acabou mesmo por ter portagem. Na fase de estudo, principiou-se pela execução de sondagens, não só para determinar as características geológicas dos terrenos do subsolo, mas também para fixar o local mais conveniente à construção da ponte.

Elaborou-se o projecto que serviu de base ao concurso público para a adjudicação da obra, realizado em 29 de Janeiro de 1948. Foram apresentadas diversas propostas que variavam no seu valor entre 111.202.764$00 e 241.618.011$00, havendo concorrentes que apresentaram várias soluções para a realização da obra. Depois de estudadas, foi decidido atribuir ao grupo Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, Lda. e Norman Long & Co., Ltd. a adjudicação da obra em Abril de 1948, que prometia concluir a obra no prazo de 1000 dias pelo preço (incluindo acessos) de 130.000.000$00 — a maior e mais custosa empreitada até à altura adjudicada pelo Estado.

Aquando da construção fez-se na margem direita um complexo nó de ligação à então EN 1, hoje EN 10 e ao que seria, anos mais tarde, a Auto-Estrada Lisboa-Carregado para a qual já havia projectos.

Foi talvez este o mais importante motivo para construir em Vila Franca a travessia do Tejo, para além de, mesmo se a ponte sobre o rio fosse construída em Lisboa, não asseguraria de forma eficaz o trânsito entre as duas margens, principalmente para quem queria apenas deslocar-se no sentido Sul-Norte ou Norte-Sul sem passar pela Capital, até mesmo porque o facto de atravessar o rio em Vila Franca traduzir-se-ia numa poupança de quilómetros. Vila Franca de Xira tornou-se assim o principal ponto de passagem de e para além-Tejo, para mais que ainda não havia em Lisboa qualquer passagem entre margens sem ser de barco.

Foi inaugurada em 30 de Dezembro de 1951 por Craveiro Lopes e Salazar que se deslocaram numa carruagem Landau de 5 vidros, actualmente no Museu de carros de cavalos.

Características

Tem 1224m de comprimento com um tabuleiro central de 524m dividido em cinco vãos de 104m.

Fonte - Enciclopédia livre

quinta-feira, agosto 16

MEU PRIMEIRO GRAVADOR


Meu primeiro gravador, um Akai 1 700 Stero com 4 pistas, foi comprado, no ano de 1965, na loja Bali, que ficava defronte do actual Consulado de Portugal, ficou-me ainda à roda de 4 mil escudos, ou seja um mês de vencimento, depois não sei o que lhe fiz.

ESTÓRIAS DO INSPECTOR PARDAL


Estavamos no ano de 1995, já me encontrava reformado ia fazer 3 anos, e como nunca tinha idos aos Estados Unidos da América, e tendo lá famailiares, pensei em ir passar uns tempos, com minha esposa, junto de suas irmãs.

Na altura era necessário tirar um visto de entrada, para tal nos deslocámos a Hong-Kong, já quem em Macau não existia e nem existe representação da embaixada americana.

Antes de ir-mos a Hong-Kong nos informa-mos dos documentos necessários para apresentar e eram muitos, desde a conta bancária, atestado médico, documento comprovativo da nossa situação profissional entre outras papeladas.

Munidos de toda a documentação seguimos para Hong Kong e nos hospedados no  The Marco Polo Hotel, sito na Canton Road - Tsim Sha Tsui - Kowloon





No dia seguinte, de manhã bem cedo seguimos para Hong Kong e nos dirigimos ao Consulado dos Estados Unidos da América.





Instalações do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em Hong-Kong

Quando lá chegamos havia já uma enorme bicha, na sua maioria chineses, mas rápidamente fomos atendidos.

O funcionário que nos atendeu, começou por fazer as pergunas habituais, qual a razão porque deseja ir aos Estados Unidos, se desejava fixar-me lá, se deseja obter um green card entre outras perguntas.

Respondi-lhe que desejava ir visitar minhas cunhadas que vivem na cidade de Portland - Oregon, informei igualmente que estava aposentado e recebia a minha pensão pelo Governo de Macau, não deseja obter green card algum, nem fixar-me nos Eatados Unidos, simplesmente desejava ir visitar os familiares, mas o funcinário insistiu se eu desejava ter a nacionalidade norte americana, pelo que lhe respondi que eu era português, e não tencionava mudar de nacionalidade.

Virou-se para minha esposa, e falando no dialecto cantonense, lhe perguntou se eu estava a dizer a verdade, o que me irritou, tendo-lhe respondido, que eu sabia igualmente falar o dialecto cantonense, não precisva de indagar junto de minha esposa a veracidade de minhas palavras, se me passarem o visto muito bem senão é assim já, eu até nem sou muito simpatizante dos Estados Unidos da America, de seguida entreguei-lhe os passaportes e as fotos, o funcionário não me pediu os documentos exigidos, simplesmente nos disse para voltar-mos lá no dia seguinte.

Assim que saímos do consulado, a minha esposa estava irratadissima comigo, dizendo que eu tinha sido malcriado para com o funcionário e desta forma jamais obteriamos o visto para poder-mos ir visitar as suas irmãs, bem o dia foi passado da pior forma, com a minha esposa a tocar sempre na mesma tecla.

Aproveitámos o dia para visitar-mos o Peak, para tal apanhamos o trem, cuja estação ficava perto do consulado e lá seguimos


Uma viagem super excitante

Lá do alto podemos ter uma vista maravilhosa sobre a cidade de Hong Kong.

Após a visita ao Peak, regressámos a Kowloon onde almoçamos e fizemos algumas compras na famosa  Golden Street - Nathan Road.

No dia seguinte de manhã, de novo fomos ao Consulado Geral dos Estados Unidos da América, à entrada nos entregram um talão numerado e ficamos a aguardar a nossa vez.

Volvidos uns minutos fomos chamados e nos foi entregue o passapore com o visto de entrada nos Estados Unidos, válido para 10 anos.

Volvido cerca de um mês compramos os bilhetes de avião da companhia aérea United Airlines e lá seguimos rumo a S. Francisco, mas o nosso destino era Portland.

- No artigo seguinte se narrará o embarque em Hong-Kong e as peripécias havidas.


 

quarta-feira, agosto 15

TUFÃO KAI-TAK








O sinal No.3 foi içado às 16:30 T.L., do dia 16 de Agosto.(201208160830 UTC)mais

Informação Meteorológica Especial

Com a aproximação do tufão “Kai-tak” e se continuar na prevista trajectória, prevê-se que amanhã o respectivo “storm surge” vai afectar em Macau. Relembra aos residentes habitados nas zonas baixas darem atenção com as novas informações do aviso de “storm surge” destes Serviços e tomarem medidas adequadas de prevenção.

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Hong Kong Observatory



Tropical Cyclone Bulletin
Here is the latest Tropical Cyclone Bulletin issued by the Hong Kong Observatory.
The Strong Wind Signal, No. 3 is in force.

This means that winds with mean speeds of 41 to 62 kilometres per hour are expected.
At 5 p.m., Typhoon Kai-tak was estimated to be about 340 kilometres south-southeast of Hong Kong (near 19.4 degrees north 115.3 degrees east) and is forecast to move west-northwest at about 22 kilometres per hour in the general direction of the coast of western Guangdong.

Although Kai-Tak has taken a rather steady westward track since midnight, its future movement and intensity are still subject to change. According to the present forecast track, the chance for issuing Signal No. 8 before 10 p.m. is not high. As Kai-Tak is expected to come closest to Hong Kong tonight and tomorrow morning, local winds will continue to strengthen overnight. Members of the public should pay close attention to the latest tropical cyclone announcements issued by the Observatory.

In the past hour, the maximum sustained winds recorded at Waglan Island and Tate's Cairn were 64 and 56 kilometres per hour respectively.

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Name: Tropical Storm KAI-TAK
Date: 15 Aug 2012 Time: 11 HKT
Position: 18.2 N, 121.5 E (about 890 km east-southeast of Hong Kong)
Maximum sustained wind near centre: 85 km/h





As previsões da rota do tufão, o mesmo passará por cima de Macau, tal como se pode ver no quadro exposto e emitido pelo Hong Kong Observatory.

Special Weather Tips


  • Tropical cyclone Kai-tak is moving west-northwestwards, crossing the northern part of Luzon, and entering the South China Sea. According to the present forecast track, Kai-tak will enter within 800 km of Hong Kong later today. The Hong Kong Observatory will consider issuing the Standby signal, No.1, around this evening.

    Kai-tak is expected to move closer to the coast of Guangdong tomorrow and on Friday. Local weather will deteriorate tomorrow and on Friday. There will be squally showers and winds will strengthen. Showers are expected to ease off on Saturday.

    As Kai-tak still maintains some distance from Hong Kong at the moment, slight variation in its track will bring significant difference in the impact to local weather in the next couple of days. The public is advised to pay attention to the Observatory`s latest information on Kai-tak.

    Issued at 14:30 HKT 15/Aug/2012


Previsão do tempo


2012-08-15
Tempo muito quente.
Céu geralmente pouco nublado.
Vento fraco de direcção variável.
Visibilidade fraca a moderada.
Mar encrespado.

2012-08-16
O índice de temperatura é Amarelo ( Quente ).
Céu geralmente pouco nublado, tornando-se muito nublado.
Vento fraco de direcção variável, tornando-se fresco a muito fresco de Norte a Noroeste com rajadas.
Aguaceiros ocasionais.
Trovoadas no fim do período.
Bruma seca durante a manhã.
Mar encrespado passando para de pequena vaga a cavado.
Temp. entre 25 °C a 33 °C.
Humidade relativa entre 50% a 95%.
O índice UV máximo prevista é de 12, classificado de Extremo.

Actualizado às 18:29 hora local, 2012-08-15 
Espero que este tufão ao qual deram o nome de Kai-Tak, não seja tão perigoso como era o aeroporto.




    Os aviões passam rentes ao casario, antes de aterrarem, muitas vezes o articulista assistiu ao vivo a estas manobras.

    O aeroporto de Kai-Tak em Hong Kong era considerado o sexto aeroporto mais perigoso do mundo.


    Veja a dificuldade dos pilotos para aterragem na pitsa do aeroporto de Kai-Tak
    O Aeroporto Internacional de Kai Tak foi um aeroporto internacional que serviu Hong Kong de 1925 a 1998 com uma única pista de 3.390 m de extensão (cabeceiras 13/31), um fator limitante para o principal aeroporto de um dos mais importantes polos comerciais do Extremo Oriente, sendo depois substituído pelo Aeroporto Internacional de Chep Lak Kok. O Aeroporto Internacional Kai Tak, em Hong Kong, foi um dos aeroportos mais famosos do mundo, e muito da sua fama devia-se ao fato de ter uma das pistas mais perigosas da aviação comercial.



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    O articulista utilizou o aeroporto de Kai Tak para as suas deslocações, a primeira cvez que o utilizou foi no dia 1 de abril de 1974, e última vez foi no mês de julho de 1998, dias antes do seu encerramento, num voo de Hong Kong para Vancouver, no regresso, um mês depois já desembarcou no novo aeroporto de Chek Lap Kok.






    domingo, agosto 12

    DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE





    O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.

    Em Dezembro de 2009, a Assembleia Geral proclamou o ano 2010 "Ano Internacional da Juventude", com o tema "Diálogo e Compreensão Mútua". Os temas para as celebrações anteriores foram:
    • 2009 - "Sustentabilidade: Nosso Desafio, Nosso Futuro"
    • 2008 - "A Juventude e as Mudanças Climáticas: Oportunidade para a Acção"
    • 2007 - "Mostra-te, Faz-te Ouvir: Participação da Juventude no Desenvolvimento"
    • 2006 - "Juntos, Acabando com a Pobreza"
    • 2005 - "10 Anos do Programa Mundial de Acção para a Juventude: Assumir os Compromissos"
    • 2004 - "A Juventude na Sociedade Inter-gerações"
    • 2003 - "Encontremos Trabalho Digno e Produtivo para os Jovens de Todo o Mundo"
    • 2002 - "Agora e o Futuro: A Juventude em Acção para o Desenvolvimento Sustentável"
    • 2001 - "Saúde e Desemprego"
    • 2000 - Primeira celebração do Dia Internacional da Juventude: "A Juventude é o Futuro
    • da Humanidade"

    Fonte - Enciclopédia livre