o mar do poeta

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segunda-feira, setembro 3

AS LIÇÕES DO PASSADO

 
Alguém estará recordado deste belos livros?
 
 




 
 
 













 
 
 
Eram poucos os livros, mas se aprendia muito, nos dias de hoje são muitos os livros e pouco se aprende.

Ainda os possuo para não esquecer o que aprendi.

domingo, setembro 2

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES


Como o dinheiro não vai abundado, o articulista fazedo já parte da terceira idade, e como tal nada paga para visitar os museus cá urbe, esta sexta-feira o museu visitado foi o das Comunicações, mas não era esse o programa previsto, o programa era sim ir dar uma vista de olhos ao Miradouro D. Maria II, mas, subindo a Estrada de D. Maria II deparou-se com o Museu das Comunicações e na companhia de sua esposa, entraram e tiveram o prazer de ver como tudo começou em termos de comunicações e correio até aos dias de hoje.

O Museu das Comunicações (MC) é um espaço de carácter cultural, científico e tecnológico, dependente dos Serviços de Correios de Macau e concebido, na sua globalidade, com uma natureza experimental e interactiva. A nossa fé é, "Ousar Experimentar, Ousar Descobrir".
O Museu das Comunicações foi inaugurado no dia 1 de Março de 2006 apresentando-se com um espaço onde os visitantes podem, simultaneamente, experimentar, aprender e divertir-se.
 
 


O preço de entrada neste museu é de 10 patacas, mas como referi o pessoal da velha guarda está insento de pagar, fomos amavelmente recebidos pelas simpáticas funcionárias, que nos entregou um cartão de acesso.

O Museu das Comunicações apresenta-se dividido em duas grandes áreas:




  • A Área de Correios e Filatelia, que preenche o primeiro piso do Edifício, integra peças e equipamentos relativos à evolução dos sistemas e técnicas utilizadas nas comunicações à distância. Encontram-se expostas peças ligadas à história dos Correios de Macau, desde artefactos a valiosas colecções de selos e objectos postais
  • A Área das Telecomunicações (que ocupa o segundo e terceiro pisos do Museu) é a área interactiva, por excelência, do MC. Inclui, para além de equipamentos ligados à história dos CTT, um conjunto de demonstrações científicas nos domínios do electromagnetismo, electrostática, corrente contínuo, corrente alterna, telegrafo, telefone, radiodifusão, processamento de informação, transmissão e electrónica analógica e digital que permitem compreender a evolução dos meios e técnicas de comunicação e das tecnologias de vanguarda

 
 
 
Uma simpática funcionária entregou ao articulista um pacotinho de selos para colar na caixa de correio, a qual depois de ter todos os selos colados irá servir de um concurso para os jovens alunos adivinharem quantos selos estão colados.
 
 
 



No mini teatro uma simpática funcionária teve a amabilidade de nos ensinar a mexer numa camara de televisão e aproveitou para tirar quatro fotos ao articulista, que não tendo sido previamente maquilhado ficou com a barba de uma cor azulada esverdeada.


                                                O camaranmen em acção


Havia imensos panos de fundo para escolher, mas o articulista começou pela entrada do museu, depois junto a um psoto de correio, em seguida as Ruínas de S. Paulo usando um chapéu de pirata, mas nada pirateou, e por fim junto a uma Panda, usando um berrete chinês......
 
 
                             Um marco de correio e um carteiro envergando o actual uniforme


                                 Antigo meio de transporte das malas dos correio, um riquexó

 
                                        Meio de transporte dos carteiros nos anos 60'


                                                   Pesagem das malas de correio

                                     
                                             Armário de separação


                                                        Simulador de voo

China Clipper” é o nome dado aos hidroaviões que ligavam, por via aérea, a costa oeste dos Estados Unidos à Ásia, na década de 30 do século XX. Ainda hoje o China Clipper é o símbolo da travessia do maior oceano, numa viagem “aos saltos” entre as ilhas escaladas pelos hidroaviões: Hawaii, Midway, Guam e Manila e daí para Macau e Hong Kong.

Desde o início dos anos 30 do século XX, existiam planos para uma travessia aérea do Pacífico e para o controlo do serviço postal, até então transportado em lentos barcos a vapor. Exigia um enorme esforço tecnológico projectar e construir máquinas que pudessem entreter uma tal viagem. O primeiro avião capaz de tal feito foi o Sikorsky S-42 que, modificado, passou a dispor de uma autonomia de voo de 21 horas e 3000 milhas.
 
Em 1936, a Pan American Airways abriu um escritório e ainda um posto meteorológico e de radar na Colina da Penha em Macau. O seu primeiro voo transpacífico, num avião chamado “Hong Kong Clipper”, fez paragem em Macau a 28 de Abril de 1937. Aterrou às 10 horas da manhã, com malas postais e, pela primeira vez na sua história, os habitantes de Macau puderam enviar o seu correio via aérea.
 
A correspondência transportada para Macau neste voo histórico totalizava 39,966 correspondências (39,035 ordinárias, 931 registadas), enquanto que as malas postais ao saírem de Macau levaram um total de 41,456 correspondências (36,713 ordinárias, 4,743 registadas), quebrando qualquer anterior recorde de recepção e expedição postal pelos Correios de Macau.



Receptáculos para Recolha de Correspondência são colocados em vários locais para maior conveniência das pessoas. De forma a facilitar o envio de Correspondência, diferentes tipos de Receptáculos são colocados nas ruas. Existem Marcos Postais, normalmente instalados nas esquinas das ruas, ou Caixas Postais, normalmente fixas num poste ou parede.
 
Em Agosto de 1910 foram instalados os primeiros Marcos Postais em vários locais das ruas de Macau e, já em 1892, Caixas Postais eram instaladas nos navios, para recolha de correspondência.


                                               Receptáculo de correio na Russia.


                                                       Recpáculos de vários países



                                                  Caixa de correio usada na Russia




 
O articulista falando ao telefone, do tipo daqueles que usavam quando chegou a Macau.
Macau nos anos 60' em termos de comunicações tava ainda muito atrasada, quando se pretendia fazer uma chamada internacional tinha-mos que nos deslocar à sede dos Correios, sita na Avenida Almeida Ribeiro e solicitar à operadora a devida ligação, que ainda levava algum tempo, havia na altura quatro cabines.
 
No ano de 1968 o articulista e sua esposa solicitaram aos Correios a montagem de um telefone em sua casa, mas devido à falta de linhas o mesmo só foi instalado no ano de 1974, por o articulista ter descoberto uma certa de falcatruas por parte de alguns funcionários dos Correios, e ps ter ameaçado que, quando regressa-se de Portugal e não tivesse ainda sido montado o telefone na residência do articulista iria apresentar uma queixa em Tribunal, já que para aqueles que davam uns fortes cafés ou chás havia linha.
Estava o articulista em Portugal, no gozo de licença graciosa, quando uma se duas cunhadas lhe telefonou dizendo que tinha sido instalado o telefone em casa cujo número era muito interessante, e para se obter números destes, muito auspiciosos, os comerciantes e não só pagavam o que lhes fosse pedido, o número era o 83338, e ainda o é actualmente porém com o acrescimo de mais três números antes do primeiro 8.
 
 
 
Desde o mês de outubro de 1981 que o serviço de Comunicações passou para a CTM, deixando os CTT de explorar este meio, ficando somente com a parte postal.
 
 
 
                                                                     1804-1865
Heinrich Friedrich Emil Lenz, Físico Russo, que levou a efeitos muitas experiências de Lenz que estabelece que uma Corrente Induzida tem uma direcção tal que o Campo Magnético, gerado pela Corrente, contraria a variação no Fluxo Magnético que induz a Corrente.


 
 1775-1836
André Marie Ampère, Físico Francês, é considerado como um dos principais fundadores do Electomagnetismo.
Construiu o primeiro Solenóide, demonstrando o seu funcionamento como Íman ( o primeiro Electroiman). Descobriu a Lei de Ampère: uma Corrente Eléctrica produz um Campo Magnético. A unidade de Corrente Eléctrica, o Ampere, deve-lhe o nome.
 
 
 
 1831-1879
Físico Escocês, é considerado o Maior Físico Teórico do século XIX. Desenvolveu um conjunto de equações, Equações de Maxwell, expressando as Leis Básicas da Electricidade e do Magnetismo.
Maxwell criou o coceito da Radiação Electromagnética e as suas equações (1873) que conduziram Einstein à Teoria da Relatividade Espacial
 
 
 
1791-1867
Michael Faraday, Cientista inglês, cotribuiu significativamente para os campos da electroquímica. As suas experiências e descobertas são as bases do Electromagnerismo. A unidade de Capacitância, o Farad, e a Lei Farady da Indução Electromagnética devem-lhe o nome 
 
 
 
1706-1790
Benjamim Franklin, um dos mais proeminentes Fundadores dos E.U.A., estadista, cientista, inventor, filósofo e economista, levou a cabo as suas famosas experiências de Electricidade, inventor do Forno de Franklin e a Haste dos Pára-raios. Foi nomeado primeiro Director Geral dos Correios das Colonias americanas e é hoje considerado o Pai do Sistema Postal dos E.U.A. 
 
O articulista tem alguns conhecimentos de Física ou Quimica  e estes grande inventores eram já seus conhecidos, porém nunca é demais rever a matéria, a qual e in loco pode realizar algumas experiências.
 
 
 
 
 
 Faltou visitar o terraço do museu, mas ficará para outra altura, à saída o articulista postou junto de um cartaz da Panda, e desta forma se despediu daquele agradavel e informativo museu.

Já que este artigo aborda as comunicações, o articulista foi Chefe da Secção de Comunicações da Polícia Marítima e Fiscal.

 

sábado, setembro 1

ADORADA ESPOSA SINCEROS PARABÉNS

 
Hoje foi um dia muito especial, a esposa do articulista, deste jardim que é a vida, colheu mais uma bela flor, foi mais um ano que passou a aturar-me, é uma Santa e como tal tudo o que possa fazer por ela é pouco.
 
 
Hoje, em especial e em todos os dias de nova vida cuja união já passa dos 46 anos, tudo fiz para que a minha Santa Esposa tivesse um dia super feliz e teve-o.



Bem cedo uma limusine do Galaxy veio a nossa casa, para poder-mos dar um passeio na cidade de Macau e ilhas da Taipa e Coloane, terminado o passeio a limusine nos deixou no Hotel Casino Starworld, onde no 16o andar, e no Restaurante Tentações nops foi servido um almoço à maneira.


          Só tenho a agradecer a Deus por me ter dado esta Santa por companhia e pedir perdão pelos meus maus hábitos.





Estas rosas te ofereço com Carinho

e muito Amor

no conforto de nosso ninho

demos graças ao Senhor
 
 
 
 
 
Mais um ano se passou

sempre na tua companhia

foi Deus que nos abençou

e Amor de nossos corações irradia
 
Para Ti Esposa Querida
as maiores felecidades te desejo,
és para mim o mais importante da vida
Meus sinceros parabéns e um Beijo cheio de Amor
 

sexta-feira, agosto 31

MIRADOURO DE D. MARIA II - MACAU


Barracas de banho do porto exterior, pertença da Associação dos Operários de Macau, esta foto, tirada no ano de 1974, pode ver-se uma vedeta da PMF patrulhando a áerea.
Havia um molhe como se pode ver na foto, nessa zona de passagem era o local com mais profundidade marítima em todo o Território de Macau.

As barracas de banho ficavam perto da famosa Cruva do Ponto R muito falada aquado das corridas  do Grande Prémio de Macau, havia nessa curva uma guarita da PMF.

Muitas vezes o articulista patrulhou esta zona que era designada como zona C.


Estas barracas de banho eram muito frequentadas tanto no verão como no inverno, uma vedeta da PMF patrulhava sempre aquele zona.
 
Além destas barracas de banho,  havia no Macau Seak uma barraca de banho pertença do Dr. Pedro José Lobo e uma outra outra da Obra Social dos Serviços de Marinha.

 
 
 
Zona do Macau Seak, no anos de 1982 ainda era assim tal como o articulista conheceu, podendo ver-se a ponte negra, onde os navios atracavam para bombearem gasóleo para a a antiga Melco, Macao Electric Company. O resto eram hortas, não havia ligação com a Areia Preta, pelo que quando o articulista ia rondar a zona, tinha que dar uma grande volta pela zona de Mong Há para regressar ao seu posto, sito na Estrada do Hipodromo.

Zona esta zona faz hoje parte dos Bairros da Areia Preta e do Iao Hon.


Nos dia de hoje, a zona onde se localizavam as barracas de banho, é uma via rápida que dá acesso à Ponte da Amizade.



                   Este era o Miradouro que o articulista conheceu até aos anos 70'.

O articulista para matar saudades hoje foi visitar o Miradouro de D. Maria II de onde, antigamente se tinha uma vista deslumbrante e o local era lindo e agradável. Já lá não ia fazia alguns anos, e ficou super triste com o que lhe foi dado a ver. Qual miradouro qal coisa, nad ase avista do local, o casario tapa a vista bem como o forte arvoredo que dá para a zona do reservatório.


O Miradouro que o articulista foi encontrar, nada do que era. visto que não passa de um parque de automóeis e com parquimetros.


Vista para a zona da Areia Preta ou Macau Seak nada, visto estar em construção um prédio na parte norte do Miradouro.



Junto da casa de banho existente no local que fica na ribanceira que dá para o reservatório, o articulista ainda teve a paciência de afastar parte do arvoredo podendo dessa forma tirar duas fotos, esta do Terminal Marítimo e outra do Casino Sands.


                                  Casino Oceans, Casino Sands e parte do Reservatório



O articulista ainda se aventurou, pelo meio do canavial a tirar uma foto dos aterro que estão sendo feitos, para a futura ponte que irá ligar Chi Hoi - Macau e Hong Kong, este aterro que se pode ver fica localizado defrote onde antes se encontravam as barracas de banho.



A Estrada de D. Maria II é perigosa para os peões visto não haver passeios e um dos lados da estrada ser um parque de estacionamento, tal como se pode ver pela foto.

Muitos táxistas ali param suas viaturas e sentado no muro existente ali tomam o seu almoço, lançando depois as caixas e resto de comida e latarias para a ribanceiras, o local está inundo.



                         Até a placa indicativa do Miradouro as letras estão perdendo a cor.


A imagem de Nossa Senhora não é mesma que antigamete se enontrava no centro do Miradouro, agora a imagem é mais pequena e está localizada à esquerda do Miradouro, na estrada que dá acesso para a CEM, é de referir que as pessoas não se podem aproximar da imagem em virtude de se encontrarem as tais vedações de proteção usadas nos Grandes Prémios.


A Estrada que dá acesso à Rampa dos Pescadores - CEM, encontra-se assim, os peões tem que andar no meio da via.





                  Não sei qual a razão porque estas chapas de proteção ali se encontram.


Da esquina da Rampa dos Pescadores a vista é esta, nada de mar, Doca dos Holandeses ou Macau Seak.

Fazia anos que não  ia até ao Miradouro D. Maria II e pelo que me foi dado a ver, jamais lá voltarei, guardando na memória os velhos tempos onde deste tranquilo e belo Miradouro se disfrutava de uma paisagem lindissima.