o mar do poeta

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sábado, agosto 21

AQUEDUTO DA ÁGUA DE PRATA - ÉVORA



Como escreve o arqueólogo Jorge de Oliveira no prefácio da autoria de Francisco Bilou, (livenciado em história, Ramo Património Cultural, e Mestre em Arqueologia e Ambiente) onde é analisado exuativamente tudo quando respeita ao Aqueduto da Água da Prata "Está por fim resolvido um dos grandes enigmas da cidade de Évora.



Francisco Bilou fortemente alicerçado na documentação histórica calcorreou montes e vales e com os seus apurados sentidos identificou os testemunhos que desde André de Resende pareciam perdidos - os vestígios arqueológicos do Aqueduto da Évora Romana".




Uma coisa é certa, seja turista ou morador nenhum deles fica indiferente quando confrontado com a visão da arcaria do Aqueduto da Água de Prata, explanando todo o seu traço arquitectónico ao longo dos campos, até efectuar junção com a zona amuralhada e prosseguindo depois no seu interior até completar os 19 quilometros de extensão, compreendidos desde a captação, transporte e distribuição da água pelas inúmeras fontes e chafarizes então existentes na zona histórica.
E segundo o Professor Francisco Bilou anota no seu trabalho "o aqueduto continua a debitar um volume considerável de água", Em 2007 por exemplo, "a adução para os depósitos do Alto de S. Bento foi de 659.850 m3, valor que representou 15.8% do total do consumo da cidade".




Curioso é saber-se através da vastíssima documentação existente, em que diversos autores durante anos se referiram à existência de um outro aqueduto que precedeu o actual. Sobretudo porque (citamos) "talvez isto se deva ao facto de nunca terem posto em causa o saber e a autoridade de Mestre André de Resende; nesta e noutras matérias do conhecimento das "antiguidades". Mas acontece que o distinto epigrafista alemão Emil Hubner, na segunda metade do século XIX, sentenciou sobre aquilo que há muito fundamentava um dos melhores argumentos dos historiadores: - que algumas lápides consagravam a antiguidade de Évora e do "Aqueduto Sertoriano"surgidas devido ao labor arqueológico de Resende mas que não passavam afinal, de hábeis falsificações". Só que André de Resende tinha afinal razão e anteriormente existira mesmo outro aqueduto.








A monumental edificação a que hoje nos referimos foi efectuada entre 1531 (?) / 1537, sob a responsabilidade do arquitecto Francisco Arruda, mas sempre rodeada de algumas incertezas.
E assim o "Diário do Sul" na companhia do Dr. Bilou (que também é Técnico Superior da CME na área do Turismo) decidiu acompnahr nos respectivos locais as bases em que assenta a apelidada "Refundação do Aqueduto", e como foi possível a resolução de um dos grandes enigmas da cidade de Évora a que alude o Professor Jorge de Oliveira.






- Primeiramente gostariamos de saber qual foi o papel interventivo de Frei André de Resende, no que está relacionado com a cosntrução do Aqueduto.
"O nosso André de Resende chega a Évora no final de 1533 após um périplo por várias capitais europeias. E nessa altura já a obra do aqueduto decorre, sendo certo que a obra é apenas ainda uma estrutura hidrélica para transporte de água à cidade. Ainda não tem uma carga, digamos que simbólica para o discurso do poder. Ora o Frei André de Resende vem dar um contibuto não só para legitimar a obra (enquanto obra réguia) como dizer a todos que o Rei D. João III o que estava a fazer era no fundo refundar o aqueduto romano que outrora havia abastecido a cidade de Évora.
A acção de André de Resende era por isso dar garante à verdade, estribado nos atributos imperiais, e no do exercício do poder régio de D. João III.
- Segundo depreendemos também existiam dúvidas acerca da data exacta do começo das obras e qual monarca foi o impulsionador da edificação do Aqueduto?








"Essa é outra parte da história que estava por contar, que é o perceber a quem se deve na origem a decisão de construir o Aqueduto. E prova-se hoje por documentação que curiosamente esse mérito cabe inteiramente a D. João II e não a D. João III. É D. João II que toma a decisão (a primeira decisão) de avançar com o Aqueduto da Água da Prata.
Não vai ser possível nessa altura faze-lo talvez pelo falecimento do monarca pouco tempo depois. Certo é que D. Manuel anos depois doa a Água da Prata a um fidalgo da sua Corte. No final do seu reinado D. Manuel toma a decisão de avançar com a obra, mas também morre pouco depois, e será então o filho de D. Manuel, D. João III que estando em Évora entre 1531 e 1537 toma a iniciativa de lançar a obra. Mas atenção! Toma a decisão provavelmente em 31, eventualemnete em 32, mas as obras (e isto é um dado documental seguro) só começaram a 30 de Outubro de 1533, a uma segunda-feira.
Resumindo, está desvendado o enigma que envolve as questões antecedentes à construção do Aqueduto da Água da Prata, e os promenores da edificação do actual.
Uma nora a terminar: o mau estado do percurso pedonal entre S. Bento de Castris e a arcaria monumental à passagem da Estrada de Arraiolos. Capim e vários arbustos, ervas daninhas, e as sempre incomodáveis picadas nos pés e pernas por via das centenas de urtigas que se atravessam no caminho. Sugere-se a rápida intervenção de um bulldozer para devokver ao local um aspecto mais asseado.
Fonte - Jornal Diário do Sul - Évora











Aqueduto da Água de Prata






Aqueduto da Água de Prata



O Aqueduto da Água de Prata, em Évora, foi construído entre 1531 e 1537 pelo arquitecto Francisco de Arruda. A construção descrita em Os Lusíadas, o poema épico de Camões.



Canto III

63

"Eis a nobre cidade, certo assento

do rebelde Sertório antigamente.

Onde ora as águas sutidad de argento

vêm sustentar de longo a terra e a gente.

Pelos arcos reais, que, centro a centro.

Nos ares se alevatam nobremente.

Obedeceu por meio e ousadia

de Giraldo, que medos não temia.

Lusíadas - Luís de Camões


Originalmente levava a água até à Praça do Giraldo. Foi parcialmente reconstruído no século XVII, em consequência da Guerra da Restauração.


A partir da Rua Cândido dos Reis tem-se uma nova visão sobre os 9 km de aqueduto que subsistem.


Classificado como Monumento Nacional pelo IPPAR desde 1910.

O nome do aqueduto eborense é "Água da Prata" e não o costumeiramente referido "Água de Prata". Apesar de por vezes se remontar o dito nome do aqueduto à sua onerosa construção (terá custado muitas pratas), a verdadeira razão está ligada às águas cristalinas e puras da fonte da Prata onde inicia.

FLOR DE LOTUS

Macau usa em sua bandeira a flor de Lotus, outrora em Macau havia imensas flores de lotus, hoje em dia, só se podem ver, em algumas exposições e na Bandeira da RAEM.



A Tailândia sim, é a terra da flor de lotus, e se pode ver por todos os locais do país.

sexta-feira, agosto 20

O RANKING DA NEWSWEEK - FAZ RIR

Este Ranking da Revita Newsweek, é para gozar com os portugueses.

A Saúde em Portugal anda doente e de que maneira.



Quanto ao ambiente político, então esse está à vsita de todos, mas não dos americanos e muito menos dos senhores jornalista da Newsweek, estes Rankings terão alguma credibiliade? se tiver onde? em que país?
No dia a dia da vida dos portugueses, eles sentem na pele, a assitência que lhes é prestada pelos Serviços de Saúde, sobre a política é outra história, vejam só O Passos Coelho a dar nas vistas, os bloquista e comunistas sempre a mandar vir, já para não falar do tão famoso CDS/PP.
São cegos esses americanos ou foram pagos para colocarem Portugal nesse pedestral.



Portugal é 27º melhor país do mundo, diz Newsweek




Portugal é o 27º melhor país do mundo, de acordo com o ranking The World´s Best Countries, um novo estudo da revista Newsweek baseado em critérios como a saúde, educação, economia e ambiente político.



As áreas em que Portugal obtém as melhores classificações são a saúde e o ambiente político, no 23º lugar, alcançando um score de 87,93 e 79,97 pontos, respectivamente.



À luz da análise da Newsweek (aceda aqui ao estudo divulgado esta semana), os 78,38 pontos atribuídos a Portugal na categoria «qualidade de vida» corresponde ao 27º lugar obtido na classificação geral, onde Portugal obtém um score final de 76,29 pontos.



Noutras áreas, como a educação, Portugal obtém 86,28 pontos (37º lugar do ranking), enquanto no «dinamismo económico» (48,87 pontos), baixa para o 42º posto do ranking que analisa 100 países em função de cinco categorias de dados e seus sub-indicadores.



A Finlândia é a «campeã» da lista elaborada pela revista norte-americana, com a Suíça e a Suécia a completarem o top3. Os Estados Unidos aparecem como o 11º e o Reino Unido é 14º.



Na análise por regiões (UE), Portugal surge colocado na 13ª posição atrás de países como a Irlanda, a República Checa e a Grécia (26ª na classificação geral).



O estudo, o primeiro de sempre elaborado pela revista, teve a ajuda de personalidades (Prémio Nobel Joseph Stiglitz e outros académicos) e instituições, baseia-se indicadores relativos aos anos de 2008 e 2009, pelo que, por exemplo, a taxa de desemprego considerada para Portugal foi de 9,2%.



À luz do objectivo conceptual que orientou o estudo, quem nascesse hoje teria um futuro melhor na Grécia do que em Portugal...

SUPERBACTÉRIA NDM-1


Nova estirpe da superbactéria NDM-1 identificada em França



Uma segunda estirpe da superbactéria NDM-1, resistente a antibióticos, foi identificada em França, num caso de uma mulher que esteve hospitalizada na Índia e que foi transferida este mês para um hospital francês, divulgou hoje um especialista.


“A mulher desenvolveu uma infeção urinária devido a uma enterobactéria NDM-1, mas agora está bem”, disse, em declarações à agência noticiosa AFP, Patrice Nordmann, especialista do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica francês (Inserm).


“Transferida em meados de agosto de um hospital do sul da Índia, depois de uma intervenção cirúrgica, para um hospital de província em França, a paciente desenvolveu uma infeção urinária”, indicou a mesma fonte.


De acordo com Patrice Nordmann, estas situações vêm confirmar e justificar as medidas anunciadas pelo diretor-geral de saúde francês, Didier Houssin, que alertou para a necessidade de detetar as bactérias multi-resistentes em casos de transferência de doentes de outras unidades hospitalares.


“Confirma igualmente que a origem da superbactéria se encontra no subcontinente indiano”, disse ainda o especialista francês.


A superbactéria já foi detetada em vários doentes britânicos e australianos que tinham viajado para a Índia e para o Paquistão para realizarem cirurgias estéticas ou o que é denominado como “turismo médico”.


Na Bélgica, um cidadão que tinha viajado para o Paquistão, morreu em junho passado por causa desta superbactéria.


A nova superbactéria é resistente a quase todos os tipos de antibióticos, incluindo aqueles geralmente reservados para emergências e ao tratamento de infeções multi-resistentes.


Diário Digital / Lusa

quinta-feira, agosto 19

TOIRO SALTA PARA A BANCADA



Espanha: Touro salta para o banco e fere 40 pessoas

Um touro decidido que quarta-feira, saltando para a arena do banco de uma praça de touros de Tafalla , Navarra, norte da Espanha , ferindo 40 pessoas , que sofreu algumas escoriações . Segundo a Euronews, um menino de 10 anos tiveram que ser hospitalizados , figurando um dos mais casos graves, junto com um homem que teve um touro com tesão. Depois de um longo de 15 minutos de pânico e agitação no banco , os funcionários da arena foram capazes de dominar o touro, que foi imediatamente abatido.
Origem - Abola
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O animal foi certamente cansado e quer se sentar um pouco para trás !....
Os aficionados, alguns ficaram feridos, outros completamente borrados, se pediram ajuda aos filiados dos Direitos dos Animais, essa a não tiveram, e se eles lá estavam a assistir, por certo irão condenar todos aqueles que organizaram a tourada e mataram o toiro...

PONTE DA AMIZADE - MACAU - SUAS CARACTERÍSTICAS


O Ponte de Amizade (Português para "Ponte da Amizade"; Chinês: 澳门 友谊 大桥) É um de quatro pistas , a ponte nos dois sentidos em Macau que se conecta Península de Macau próximo ao Reservatório e Ilha da Taipa em Pac On .


Criada após a Ponte Macau - Taipa, É o segundo , que liga a península ea ilha da Taipa . Assim também é referido como o Nova Ponte Macau- Taipa (Chinês: 新 澳 凼 大桥).


A construção começou em Junho de 1990. Aberto ao tráfego em Março de 1994, é a mais longa das três pontes que ligam Macau ea Taipa Península , com um comprimento de 4,7 km (2,9 milhas) , incluindo 800 metros ( 2.625 pés) de conexão de viaduto e uma largura de 18 metros. Há duas cristas na ponte para permitir a passagem do tráfego marítimo . O ponto mais alto da ponte é de 30 metros (98 pés) acima do nível do mar. As duas entradas na península são na Avenida de Amizada perto da Hong Kong Terminal Marítimo de Macau e na Avenida da Amizade da Ponte Preta em Areia. As duas entradas na encosta norte da Taipa Grande estão na Estrada de Pac On, que se conecta ao Pac On, e na Estrada Almirante Magalhães Correia, que se conecta com o Centro de Taipa (Vila da Taipa) .

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NAVIO ESCOLA SAGRES



Navio-Escola "Sagres"





CARACTERÍSTICAS GERAIS DO NAVIO



A “Sagres” é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos.



O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distancia ) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos. Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.




A excelência da sua concepção e qualidades náuticas é atestada pelo facto de a Marinha Alemã ter construído, vinte anos mais tarde, em 1958, o seu actual navio escola, o “Gorch Fock”, segundo os mesmos planos.



Para propulsão, existe um motor Diesel MTU de 1000 Cv de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em aguas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 10 nós.



O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 113.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias.



O leme é manual, existindo dois postos de comando: a roda de ré ou de emergência, ligada directamente ao mecanismo, e as rodas de governo normal (três) que vão actuar no mecanismo por meio de uma transmissão mecânica de rodas de coroa: dois homens bastam, normalmente, para a manobra do leme. A escolha do governo é feita na caixa do mecanismo onde existe uma engrenagem para o efeito.



A manobra dos ferros é eléctrica, por meio do cabrestante de vante. Existem dois ferros de engolir de 1.750 Kg, talingados em amarras de 44 mm que têm 10 e 9 quarteladas a EB e BB respectivamente. Existe ainda um ferro de roça e um ferro de amura sobressalente, pronto a talingar e largar.



No tombadilho existe um cabrestante mais pequeno, para a manobra de cabos, de operação manual.



A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 24 toneladas de agua doce por dia.




A energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC.



A cozinha funciona com diversos equipamentos eléctricos, nomeadamente: dois fogões, dois fornos, duas fritadeiras, duas panelas de pressão, etc... . Existe um forno eléctrico para serviço de padaria, bem como a amassadeira respectiva.



O navio dispõe de torno, aparelhagem de soldadura eléctrica e oxi-acetilénica e oficina de carpintaria.



A instalação frigorifica comporta dois electrocompressores de Freon automáticos e consta de três câmaras numa capacidade total de 60 m3 .



O navio dispõe ainda de diversos equipamentos, como: Radares DECCA 1226C (na Mezena) e KH 1007I (no Traquete), Radiogoniómetro TAYO, receptor FAC-SIMILE para cartas meteorológicas, Sonda, diversos transmissores e receptores de comunicações, ETO, Girobussola, OMEGA M6 e GPS.



Estão montadas à proa duas peças de 47/40 mm destinadas a salva.





Dimensões



Deslocamento: ............... 1800tons



Comprimento fora-a-fora: ..... 89,5m



Boca: ................................ 12,0m



Calado: ............................... 5,5m



Altura do mastro: ............... 45,5m



BIBLIOGRAFIA: Marinha Portuguesa




NAVIO ESCOLA SAGRES



O NRP Sagres ou NE Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa.



O actual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa, sendo por isso, também conhecido por "Sagres III". É o navio mais conhecido desta componente das Forças Armadas Portuguesas, identificado pelas suas velas ostentando a cruz da Ordem de Cristo. Tem como missão permitir o treino e o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Complementarmente, é utilizado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal.





História



Foi construído nos estaleiros da Blom & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã — onde era chamado Albert Leo Schlageter — juntamente com os seus semelhantes da classe Gorch Fock: o primeiro, que deu o nome à classe, o segundo, ex-Horst Wessel (actual USCGC Eagle), e o quarto, Mircea; houve ainda um quinto, o Herbert Norkus, destruído antes de ter sido terminado.



No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos da América, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de $5.000 dólares.[3] No Brasil foi baptizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal por 150.000 dólares para ser usado em substituição do Sagres II (ex-Rickmer Rickmers). O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.



Por vezes o Sagres III é erradamente referido como "Sagres II", em virtude do desconhecimento da existência do primeiro navio com este nome. Na realidade, o primeiro Sagres foi uma corveta em madeira, construída em 1858 em Inglaterra. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola para alunos marinheiros, entre 1882 e 1898.



Ao serviço da marinha portuguesa já deu duas voltas ao mundo, a primeira em 1978/1979 e a segunda em 1983/1984. Em 19 de Janeiro de 2010 partiu para a terceira volta ao mundo. No total, a viagem terá uma duração estimada de 339 dias, dos quais 71 por cento a navegar e 29 por cento nos portos. O navio passará por 27 cidades costeiras, de 19 países diferentes, antes de regressar a Lisboa, em Dezembro de 2010. Além das circum-navegações a Sagres III participou na Regata Colombo (1992), nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão (1993) e ainda nas celebrações por ocasião dos 500 anos da Descoberta do Brasil (2000).



Comandantes portugueses do NRP Sagres


CTEN Henrique da Silva Horta (fevereiro de 1962)


CFR Daniel Farrajota Rocheta (setembro de 1965)


CFR José Ferreira da Costa (outubro de 1969)


CMG Eurico Serradas Duarte (novembro de 1973)


CFR José Ferreira da Costa (maio de 1974)


CMG Fernando Miranda Gomes (maio de 1975)


CFR José Martins e Silva (novembro de 1976)


CFR Engrácio Lopes Cavalheiro (janeiro de 1980)


CFR António Homem de Gouveia (dezembro de 1982)


CFR José Castanho Paes (abril de 1986)


CMG José Malhão Pereira (outubro de 1989)


CFR José Rodrigues Leite (janeiro de 1993)


CFR Duarte Castro Centeno (outubro de 1995)


CFR António Dias Pinheiro (outubro de 1998)


CFR António Rocha Carrilho (setembro de 2001)


CFR José Luís Pimentel Antunes do Vale Matos (outubro de 2005)


CFR Luís Pedro Pinto Proença Mendes (novembro de 2007)

AQUI TAILÂNDIA: BOAS NOVAS - O NAVIO ESCOLA SAGRES EM BANGUECOQUE

AQUI TAILÂNDIA: BOAS NOVAS - O NAVIO ESCOLA SAGRES EM BANGUECOQUE

terça-feira, agosto 17

O PATO ABUSADOR


UMA SENHORA AMERICANA, QUEIXOU-SE DE ASSÉDIO DO PARTE DO PATO DONALD EM ORLANDO.






Bem, só na América, é que acontecem destas coisas, senão vejamos:

Uma norte americana garante ter sido assediada pelo Pato Donald em Maio de 2008, quando visitava a Disney World, em Orlando.
A senhora de nome April Mogolon, de 27 anos de idade, garante que, quando foi pedir um autógrafo, o funcionário que vestia a máscara apalpou-lhe os seios à frente dos seus filhos. Agora a mulher avançou com um processo contra a Disney World, pedindo uma indemnização de 200 mil dólares.
A senhora diz que está traumatizada e sofre de contrações musculares e dores de cabeça, ansiedade, náuseas, suores frios, insónias, pesadelos, visões, problemas digestivos, entre outros problemas derivados do abuso.
Parece incrivel mas é verdade, essa senhora, volvidos dois anos, e com a crise que atravessa o país, se aproveita e deseja 200 mil dólares, para ir visitar outro local de diversão e ai sacar mais algum.
À uns anos atrás, uma senhora fez algumas compras no Mcdonald Drive, entre elas um copo de café, como ia a conduzir, colocou o copo entre as pernas, como estava bem quente, ficou com as pernas chamuscadas, não queimadas. Porém, apresentou queixa e quis ser indmenizada, com 2 milhões de dólares, ganhou a questão.
Afinal as leis americanas não são assim tão justa como parecem à primeira vista.
A partir dessa data a Mcdonald, tem colocado um aviso de Hot em todas as bebidas quentes.
Existem sempre pessoas espertalhonas para sacarem algum!...

segunda-feira, agosto 16

PESCA COM AVES

Era uma vez um pescador pensando em como obter mais pescado, o homem pensava que talvez fosse uma boa ideia colocar uma minhoca em um anzol e esperar que o peixe mordesse a isca. O homem, enquanto pescava, pensou e pensou e ocorreu-lhe a ideia de que em vez de ficar esperando daquela forma poderia usar um predador que pescasse por ele.
Pronto, foi lá, amestrou alguns pássaros e botou os bichos para pescar. O homem e sua eterna mania de buscar alguém que faça o seu trabalho.




A pesca com Cormorants, uma espécie de pássaros da família Phalacrocoracidae, foi bastante comum no Japão e na China. Os pescadores costumavam amarrar um laço perto da base do pescoço da ave para evitar que elas engolissem os peixes maiores. Isso não impedia que comessem os menores


Actualmente a pesca com Cormorants serve para atrair turistas






FESTIVAL QIXI - DIA DOS NAMORADOS


A pêra dos amantes

Uma pêra em forma de amantes, na aldeia de Lianghexia, distrito de Weixian, na província de Hebei, China. Um fruticultor chamado Hao Xianzjang, cultiva cerca de 5 000 pêras para festejar o Qixi, o festival mais romântico e tradicional na República popular da China.

Qixi Festival (Chinês: ; Mandarin Pinyin: qi xi jie; Jyutping: cat1 zik6 zit3 , literalmente "The Night of Sevens") , também conhecido como Festival das Pegas, que se realiza no sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunar chinês, Assim o seu nome . Tamém inspirou Tanabata (Aka. Shichiseki [七夕]) em japonês, Chilseok ( 칠석 ) em coreano e Tchi que em vietnamita. Mais conhecido, na China, nas últimas décadas como o Dia dos Namorados (Chinês simplificado: Pinyin: Qing rén jie)


As meninas tradicionalmente demonstram as suas artes domésticas , especialmente talhando esculturas em melancias e melões, nesse dia fazem votos para que consigam encontram um bom esposo.


Este dia é igualmente conhecido pelos seguintes nomes:



  • O Festival de demosntração de Competências (chinês tradicional: 乞巧 节; pinyin; qǐ qiǎo jie)



  • Especialmente em cantonense, Aniversário da Sétima Irmã (chinês tradiconal: 七 姊 诞; mandarin Pinyib: dan qi zǐ; Jyutping: cat1 Zi2 daan3 )



  • A Noite de Competências (巧 夕; qiǎo xi)

No corrente ano este festival se realiza no dia 16 de Agosto, no calendário gregoriano.

A história do vaqueiro e a moça tecelã


No final do Verão , as estrelaa Altair e a Vega são bem visíveis na via láctea e os chineses classificam essa visão, como a história do amor, da qual existem muitas variações:


Um pastor jovem chamado Niulang (chinês: 牛郎; Pinyin; niu Láng, Literalmente "o vaqueiro ") , um dia deparou que num lago se banhavam sete irmãs fadas. Incentivado por seu companheiro travesso o boi, roubou as roupas das fadas e esperou para ver o que iria acontecer.


Quando as fadas sairam do lago, o Niulang, as observou com toda a atenção, e elegeu a fada mais jovem e a mais bonita, fada essa chamada Zhinü ( em chinês simplificado: 织女; em chinês tradicocional; 织女; Pinyin: zhī nǚ, Literalmente "[ a menina tecelão ] " , a estrela VEGA.


Para recuperar suas roupas ela concordou em fazê-lo , mas já que Niulang a tinha visto nua , ela aceitou seu pedido de casamento, e desta forma contrairam matrimónio.


Ela provou ser uma esposa maravilhosa, e Niulang ser um óptimo marido, vivendo felizes e desse matrimónio nasceram dois filhos, um menino e uma menina. Mas o Deus do Céu ( em algumas outras versões , a mãe de Zhinü ) descobriu que Zhinü , uma fada menina, havia se casado com um mero mortal.


A Deusa ficou furioso e ordenou a Zhinü para voltar para o céu. e exercer as obrigações que tinha anteriormente, que era de tecer as núvens coloridas, tarefa essa que neglicenciou ao viver na terra e ter casado com um simples mortal. Na Terra, Niulang andava muito triste e aborrecido por sua esposa ter desaparecido.


De repente, o boi começou a falar, dizendo-lhe que se ele o matasse e tratasse bem da sua pele, ele seria capaz de subir aos céus para encontrar sua esposa. Chorando amargamente, ele matou o boi, e sentado em sua pele com os seus dois amados filhos subiu ao céu afim de encontrar a sua adora esposa Zhinü.


A Deusa ao descobrir a acção tomada por Niulang, ficou muito irritada e, tirando um gancho de seu cabelo, fez um risco enorme no céu, fazendo criar um largo rio, separando desta forma dos dois amantes para sempre, e assim foi formada a via láctea entre Altair e Vega.


Para infelicidade de Zhinü, ficou eternamente sentada à beira rio tecelando, enquanto Niulang assiste de longe e vai cuidando de seus dois filhos.


Mas uma vez por ano todos as Pegas em todo o mundo têm piedade deles e voam para o céu para formar uma ponte (鹊桥, "A ponte das Pegas "Que Qiao ", sobre a estrela Deneb na constelação Cygnus, desta forma, os amantes podem estar juntos por uma única noite , que é a sétima noite do sétimo lua .


Variações da história



  • Uma outra versão diz, que a Deusa do Céu, por piedade , resolveu deixá-los se unir uma vez no sétimo dia do sétimo mês lunar, em virtude de haver sincero amor entre eles.



  • Em algumas versões , se pode ler que foi o Imperador do Céu ou o pai do vaqueiro , ou a mãe do vaqueiro que tem a função de separar os amantes , para que eles se concentrem no seu trabalho em vez do romance de amor.



  • A estrela Deneb é uma fada que age como uma dama de companhia quando os amantes se encontram na ponte da Pega.



  • Ao invés de uma vez por ano , há uma outra versão onde os amantes foram autorizados a se reunir uma vez por mês .



  • Há também uma crença de que em alguns momentos durante a noite de Qi Xi , as duas estrelas Altair e Vega se unem no mesmo lado da Via Láctea .

Tradições


Qi Xi, é uma festividade onde as mulheres solteiras e as recém casadas se reunem nos pátios de suas casas ou nos jardins, afim de fazerem ofertas, frutas, flores, chá e pó de arroz, a Niulang e Zhinü. Depois de terminar o ritual das ofertas, parte do pó facial é jogado sobre o telhado e a outra metade dividida entre as jovens da família. Acredita-se que , fazendo isso , as mulheres ficarão tão belas como a Zhinü .


Outra tradição é nessa noite de Qi Xi, as meninas lançarem uma agulha numa bacia cheia de água, testando dessa forma as suas hablidades de teleçãs. Se a agulha ficar a flutuar sobre a água em vez de afundar, isso prova que a menina é uma bordadeira qualificada.


DATAS


O sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário lunissolar , nos próximos anos .




  1. 2010/08/16

  2. 2011/08/06
  3. 2012/08/23
  4. 2013/08/13
  5. 2014/08/02
  6. 2015/08/20
  7. 2016/08/09
  8. 2017/08/28
  9. 2018/08/17
  10. 2019/08/07
  11. 2020/08/25

Outros dias românticos na cultura chinesa


Para além do Festival Qi Xi, existem ainda mais dois dias dedicados ao româmtismo na China, é o Dia de S. Valetim a 14 de Fevereiro e o dia do Festival da Lanterna, e neste festival acontecia uma coisa bem curiosa, era o único dia, emq ue as raparigas solterias tinham permissão de aparecer em público sem irem acompanhadas, podendo desta forma serem vistas por todos os rapazes, nos dia de hoje essa tradição já se perdeu.

domingo, agosto 15

PELA TAILÂNDIA VIAJANDO




Foram inumeras as vezes que o articulista usou os serviços desta bela companhia aérea, tem guardado todos os boardings pass, mas por serem tantos, e não querendo ocupar muito espaço, fica reproduzidos aqueles em que viajei em em Royal Executive e em Royal First Class, mas, viajei igualemnte em Executive em dois vôos entre Hat Yai, mas nessas vezes não tive outra alternativa.
Vôos efectuados na Thai International Airways
  • Hong-Kong - Bangkok; (umas largas dezenas de vezes)
Hong-Kong - Chiang Mai;
Chiang Mai - Bangkok;
Bangkok - Chiang Mai
Bangkok - Hong -Kong;
Bangkok - Pitsanulok;
Bangkok - Lampang;
Bangkok - Hat Yai;
Hat Yai - Bangkok;
Bangkok - Penang;
Bangkok - Kuala Lumpur
Bangkok - Lampang;
Lampang - Bangkok
Bangkok - Muscat - Compenhague
Compenhague - Bangkok
Khon Kaen - Udon Thani - Bangkok;
Bangkok - Surat Thani
Pukhet - Bangkok
De Avião em outras companhias aéreas
  • Bangkok - Hat Yai ( Air Asia)
Bangkok - Nakhon Si Thammarat (Air Asia)
Bangkok - Lampang (PB Air)
Roi Et - Bangkok (PB Air)
Bangkok - Chiang Mai (One Two Go)
Chiang Mai - Bangkok (Nok Air)
De Combóio
  • Bangkok - Hat Yai;
Hat Yai - Bangkok;
Hat Yai - Surat Thani
Surat Thani - Bangkok
Bangkok - Ayutthya
Bangkok - Sungai Kolok
De Autocarro
Bangkok - Lampang
Bangkok - Petchaburi
Bangkok - Nong Kai
Nong Kai - Khon Kaen
Bangkok - Ubon Ratchathani
Ubon Ratchathani - Bangkok
Bangkok - Kanchanaburi
De Viatura Própria
  • Bangkok - Lampang
Bangkok - Pattaya
Lampang - Chiang Rai
Lampang - Chiang Mai
Bangkok - Ayutthaya
Bangkok - Trat
Bangkok - Nakon Ratchashima
Bangkok - Korat
Bangkok - Buriram
Bangkok - Rayong
Bangkok - Hua In
Bangkok - Phitsanulok
Bangkok - Lop Buri
Bangkok - Sara Buri
Bangkok - Pak Chung
Bangkok - Ang Thong
Bangkok - Chaochoeng
Lampang - Uttradit
Chiang Rai - Phayao
Sa Kaeo - Bangkok
Lampang - Kamphaeng Phet
Bangkok - Sukhotai
Bangkok - Chanthaburi
Bangkok - Samut Songkram
Bangkok - Samut Prakan
Bangkok - Suphan Buri
Bangkok - Nakhon Pathon
  • Tendo igualmente corrido toda a zona Sul, Norte, Este e Oeste, em viatura alugada com condutor. A partir de Ubon Ratchathani percorrendo toda a zona de Isan, e a partir de Hat Yai todas as cidades do sul, Pattani, Yala, Narathiwat, entre outras.
Poderei dizer que conheço quase na totalidade todo o maravilhoso e belo país que é a Tailândia, que ao longo de 36 anos conheço e muitos anos lá tenho passado.

PB AIR - EMBRAER ERJ-145











Por duas vezes o articulista usou os serviços desta bela companhia aérea PB Air, uma delas no dia 1 de Julho de 2007, num vôo de Bangkok para Lampang, devido à morte do avô de sua esposa.
Da segunda vez, foi no dia 9 de Dezembro de 2007, entre a cidade de Roi-Et e Bangkok.
Esta companhia que prestava uns óptimos serviços, foi fundada em 1990 tenho encerrado definitivamente no ano de 2009.




MANDARIN AIRLINES - BOEING 747-SP



A única vez que viajei na companhia aérea Mandarin Airlines, foi de Bangkok para Hong-Kong, anos 80s,tinha feito o chek-in, normalmente, e ninguém informou que seria a Mandarim Airlines a efectuar o vôo, em vcz da China Airlines.
O articulista como se pode ver, através do boarding pass, comprou o bilhete para viajar ãtravés da China Airlines, mas teve que regressar a Hong-Kong num Boeing 747SP, que é um dos primeiros modelos dos 747, avião já com muitos anos de uso, felizmente tudo decorreu pelo melhor.





Boeing 747 SP, utilizado pela primeira vez no ano de 1975.


SABENA - BOEING 707


Após 10 anos em Macau sem ter ido a Portugal, no mês de Abril de 1974, se aventurou a viajar de avião, a companhia escolhida, e isto por aconselhamento de técnico de vendas, amigo do signatáriom foi a Sabena, porém, essa compnahia não voava para Hong-Kong, e necessário foi, ter que usar a Thai Airways, para a viagem entre Hong-Kong e Bangkok, onde o articulista e sua família ficou por alguns dias.
Naqueles idos anos, os aviões não tinham a autonomia que os presentes aviões possuem, e como tal, as paragens eram frequentes.
O Boeing 707 da Sabena, saiu do aeroporto de Bangkok, como 4 horas de atraso, com destino a Bruxelas, mas com paragens em Bombaim e Atenas.
Foi uma longa viagem, mas decorreu maravilhosamente, o tratamento a bordo foi óptimo.
Esta companhia nos porporcionou, a estada no hotel, tanto em Bangkok como em Bruxelas, com os transferes incluidos.
Não mais voltei a usar os serviços da Sabena.
De Bruxelas para Lisboa foi a TAP, num velho avião Caravelle que nos levou até Lisboa





TWA - BOEING 707


A única vez que o articulista utilizou os serviços da compamnhia aérea TWA, foi no ano de 1974, num vôo para esquecer, entre Bangkok e Hong-Kong.
Por essa altura as tropas americanas combatiam no Vietname e o avião vinha cheios de militares.
As hospedeiras essas, mais pareciam cowboys, com um atendimento péssimo.
O piloto esse fazia manobras de arrepiar, mas felizmente aterramos no aeroporto de Kai Tak, sem incidentes, o vôo prosseguiu para Tóquio seguindo depois para S. Francisco, mas nessa rota, se despenhou, tendo falecidos todos os seus ocupantes.
A partir de 2001, e devido a problemas financeiros a TWA foi adquirida pela American Airlines.

sábado, agosto 14

ÉVORA - PALMA DE MAIORCA 1998



A viagem entre Évora e Palma de maiorca foi uma vaigem inesperada e recambolesca.


Tinha chegado a Lisboa no doa 30 de Março de 1998, vindo do Funchal, na companhia de minha esposa, quando nessa noite, já em Évora, o senhor Branquinho, agente de uma companhia de viagens, lhe foi bater à porta.

Uns professores de uma escola de Évora, através da sua agência, tinha preparado uma excursão a Palma de Maiorca, mas por motivos inadiáveis, houve deles que não podiam efectuar essa excursão, então o senhor Braquinho lembrou-se de nós.


Ainda não estávamos recompostos da viagem e dos dias passados na Ilha da Madeira, mas o senhor Branquinho lá no convenceu, a ir-mos nessa excursão, ele resolveria tudo, depois pagavamos quando regressamos e assim foi.


Mesmo sem pesetas e com poucos escudos que possuiamos, o senhor Braquinho, às 5 da manhã lá estava ele para nos buscar e levar até ao autocarro que faria a viagem entre Évora e Sevilha.


Como devem calcular, foi um cansaço, mas para ser-mos prestáveis ao senhor Braquiinho lá aguentamos toda a viagem, embora cansados e aborrecidos.


Chegados a Sevilha, fomos directamente para o aeroporto, ele, Braquinho tratou dos Chek-Ins, e nos deu os bording passa, como podem ver, não contém o meu nome, mas sim um de um João Marques.


Dali seguimos num avião Boeing 737-400 com destino a Barcelona.


Em barcelona desembarcamos e no aeroporto ficamos a fazer tempo para seguirmos noutro avião para a Ilha de Palma de Maiorca.


O aeroporto de Barcelona funciona de uma forma muito especial, os carrinhos para se transportarem as bagagens, para os utilizar necessário era, colocar um moeda de 100 pesetas, pesetas essas, que após utilização do carrinho, não nos era devolvida, mas enfim!...


Lá chegou o avião, um Jetstream ATP, da companhia aérea Canarias Regional Air e lá seguimos para Palma de Maiorca.
Lá ficámos bem hospedados no Hotel Meliá, mesmo junto à beira-mar, para atenuar as coisas e podessemos fazer algumas compras, uma senhora que ia na excrursão nos emprestou umas 10 mil pesetas, e foi desta forma, que conseguimos dar uns giros pela cidade, e fazer algumas compras.



No regresso se passou o mesmo, mas passamos 5 maravilhosos dias em Palma de Maiorca.