o mar do poeta

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domingo, julho 4

AVENIDA DR. SUN YAT-SEN


PLACA DA AVENIDA DR. SUN YAT-SEN, na cidade de Macau.

Em chinês a placa indica SUN YAT-SEN TAI MÁ LOU, que traduzido para português é Avenida Sun Yat-Sen, sem Dr. , este é mais um dos casos, errados, com que a Toponímia de Macau se debate.
É curioso que os novos nomes das artérias de Macau, na parte cimeira da placa vem em chinês, ao contrário de antigamente nas quais o nome figurava primeiro em português.
Mas não só, o departamento encarregado de colocar o nome nas artérias do Território, deverá rever a sua postura e corrigir o que está mal, e, igualmente, não fazer repetições dos nomes das artérias.
A Avenida Dr. Sun Yat-Sen, começa perto da Torre de Macau e acaba, penso eu, junto da Avenida da Amizade, em Macau., visto não haverem placas indicativas nem no seu começo nem no fim da mesma.


A mesma placa, mas na ilha da Taipa, onde se pode ler em chinês SUN YAT-SENG POK SI TAI MA LOU, que em português, neste caso a tradução está correcta.
A grande maioria dos nomes das artérias do território de Macau, a sua indicação em português, não conrresponde à versão chinesa.
Senão vejamos estes dois exemplos, já para não me referir a centenas deles: PÁTIO DA AMEAÇA, que em chinês é IP KA VAI, que traduzido significa local de Ip Ka, ou seja, o local onde viveu a família Ip.
Avenida Almirante Sérgio, em chinês, Hó Pin San Kai, Nova Rua à Beira Rio.

RUA DE FERNÃO MENDES PINTO

UMA DAS PLACAS DA RUA DE FERNÃO MENDES PINTO, NA CIDADE DE MACAU.

Segundo descreve o P. Manuel Teixeira, no volume II Toponímia de Macau, na parte "Figuras da História e da Literatura", na página 252, descreve que a Rua Fernão Mendes Pinto, começa na Estrada de Coelho do Amaral, entre os prédios nos. 74 e 76 e em frente da Rua Tomé Pires, e termina na Rua do Almirante Costa Cabral, ao lado do prédio no. 54.
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Existe ainda um Pátio e um Beco com o mesmo nome, que ficam situados junto à Rua com o seu nome.
Em Macau o nome das artérias é bilingue, como se pode ver na placa acima inserida, e nem sempre o nome da via em português, corresponde ao nome posto em chinês, neste caso concreto da Rua Fernão Mendes Pinto, em chinês é FEI NANG PIN TOU KAI, tradução fonética de Fernão Pinto, KAI significa rua.
O Beco Fernão Mendes Pinto, em chinês é FEI NANG PIN TOU LEI, tradução fonética de Fernão Pinto, LEI significa Beco.
O Pátio Fernão Mendes Pinto, em chinês é FEI NANG PIN TOU VAI, tradução fonética de Fernão Pinto, VAI significa Pátio.
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Segundo descreve o Monsehor Manuel Teixeira, Mendes Pinto nasceu aí por 1510-14 em Montemor-o-Velho e morreu a 3-VII-1583 no Pargal, perto de Almada. É o maior aventureiro português de todos os tempos: durante 21 anos, foi "treze vezes cativo e dezassete vendido, nas partes da Índia, Etiópia, Arábia, China, Tartária, Macáçar, Samatra e outras muitas províncias daquele oriental império dos confis da Ásia".
Da China diz ele na sua célebre Peregrinação: "Destas grandezas que se acham em cidades particulares deste império da China se poderá bem coligir qual será a grandeza dele todo junto... E a este modo são todas as mais cousas de que a natureza a dotou, assim na salubridade e temperamento dos ares como na polícia, na riqueza, no estado, nos aparatos, e nas grandezas das suas cousas, e, para dar lustro a tudo isto, há também nela uma tamanha obervância da justiça, e um governo tão igual e excelente, que a todas as outras terras pode fazer inveja: e a terra a que faltar esta parte, todas as outras que tiver, por mais alevantadas e grandiosas que sejam, ficam escuras e sem lustro." (cap.99)
PLACA DA RUA DE FERNÃO MENDES PINTO, NA ILHA DA TAIPA.

A Toponímia do território de Macau é bem complicado de ser compreendida, visto que existem na ilha da Taipa, igualmente artérias como mesmo nome, a Rua de Fernão Mendes Pinto é uma delas, tal como é a Avenida Dr. Sun Yat-Sen.
É tempo de se reverem os nomes das artérias do território e se publique um livro, actualizado, com os nomes de todas as artérias do Território, Macau e ilhas da Taipa e Coloane.

sábado, julho 3

QUAL DELES VAI PARA CASA? ALEMANHA 4 - ARGENTINA 0

Como previ lá se foi o Maradona com 4 ao peito.
SERÁ QUE O MARADONA SE ESTÁ A PREPARAR PARA A MARATONA, AFRICA DO SUL - ARGENTINA?





Qual a selecção que se segue, rumando a casa?


AS BELDADES CHINESAS COM MUNDIAL


Coitada desta beldade que não conseguiu conter as lágrimas, devido ao afastamento da Selecção Brasileira do mundial.



































Fonte - Fotos recolhidas do Jornal Tribuna de Macau







domingo, junho 27

A BICICLETA FOI PATENTEADA A 26 DE JUNHO DE 1819

A bicicleta (também chamada de bike ou "magrela", no Brasil) é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais. Foi inventada no século XIX na Europa. Com cerca de um bilhão de unidades em todo o mundo , a bicicleta é usada tanto como meio de transporte no ciclismo utilitário, como objeto de lazer no cicloturismo e para competições desportivas de ciclismo.

A bicicleta afetou consideravelmente a História tanto no campo industrial como no cultural. No início, a bicicleta inspirou-se em tecnologias pré-existentes. Hoje, no entanto, tem contribuído para outras áreas. Além de lazer e transporte, as bicicletas estão sendo adaptadas para outras utilizações, na área militar e em esportes.


A bicicleta também é bastante utilizada como meio de transporte no dia-a-dia, por ser um transporte barato, ecológico e saudável.





Etimologia


fr. bicyclette (1880) palavra formada de bi- 'dois' + cycle 'roda' (<>


História


Falar a respeito da matéria da história da bicicleta é um tanto complexo, pois há vários estudos, muitas cópias e poucas definições razoáveis que podem ser aproveitadas. Entre os diversos que se relacionam com o assunto pode-se citar um estudo interessante que explica a sua de forma clara e resumida.


Segundo alguns historiadores e o que nos mostram alguns ensaios fotográficos, há um estudo muito bem feito, idealizado por Leonardo da Vinci e registrado em um código guardado no museu de Madrid, resultante de pesquisas feitas pelo professor Piccus, da Universidade de Massachusetts, nos EUA, que nos mostra, através de esboços, um sistema de transmissão por corrente, mecanismo físico principal que aciona as atuais e modernas bicicletas idealizado por Da Vinci. Apesar de que tais desenhos na realidade mostrem um sistema de transmissão bem básico, muitos historiadores consideram-nos o primórdio da indústria da bicicleta no mundo.


No período compreendido entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas acionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos os quais por vezes traziam problemas ao seu usuário, pois frequentemente levavam a tombos sérios ou mesmo causando danos às roupas. Tais dispositivos eram cômicos, outros não seguiam os princípios básicos da física e a grande maioria deles era na realidade uma imitação um tanto extravagante de um mecanismo já existente, com raríssimas exceções.


Entretanto, a bicicleta teve seu nome inserido na história por volta do início de 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o celerífer, posteriormente denominado de celerífero, que era um veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma de solavancos. Curiosamente, apesar do incômodo e desconforto esse tipo de transporte era útil na época, para pequenas distâncias.


Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn adaptou uma direção ao celerífero que passou a ser denominada de guidão. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas. Apesar desse novo equipamento, ainda assim era bastante incômodo e desconfortável manusear a draisiana.


Em abril de 1818, o próprio Barão Drais apresenta seu invento no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajeto Beaune - Dijon, na França. Esse invento é mais parecido com a atual bicicleta, porém de forma dinâmica bem diferente e de material mais pesado, pois era feita com uma liga de antimônio, metal bem pesado.


Em 1840, o escocês Kirkpatrick Macmillan adapta ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado.


No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim velocidade + pé ou velocidade movida a pé. Alguns consideram-no a primeira bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo posteriormente.


A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes, rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando sustos e ferimentos aos condutores. No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou criando a primeira bicicleta propriamente dita depois que mudou-se para Paris em 1863.


Primeira fábrica


No ano de 1862, Ernest Michaux consegue fabricar 143 unidades em doze meses, sendo considerado o primeiro fabricante oficial de bicicletas ou biciclos. Essa denominação de biciclos caiu em desuso, pois um brinquedo chamado triciclo acabava deixando o usuário confuso quanto aos nomes de tais produtos.


Resultante da ideia de Michaux, em 1875 nasce a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Companhia Michaux, esta começou a fabricar bicicletas em série. As bicicletas sem assento foram essencialmente criadas para freiras e outras pessoas do meio.


Evolução






Evolução no tempo.

Em 1877 Rousseau apresenta um dispositivo que, por meio de duas correntes, multiplicava o giro da roda dianteira, dando maior velocidade e flexibilidade à bicicleta.


Como medida de aperfeiçoamento e evolução, em 1880 Vicent constrói a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira e, no mesmo ano, na Inglaterra, Thomas Humber inventa o quadro de quatro tubos. Com esses dispositivos o conjunto obtém maior estabilidade, principalmente nas descidas e curvas.


Pneus


Inventado em 1887, na Irlanda por John Boyd Dunlop, sua ideia deu tão certo que originou-se umas das mais famosas marcas de pneus do mundo, a Dunlop Tires.


Em 1891, o francês André Michelin lança o pneu desmontável e o mesmo francês funda a indústria de pneus Michelin, tão conhecida nos dias atuais na Fórmula 1, um dos grandes concorrentes da Dunlop e Goodyear.


A bicicleta no desporto


A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de Maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, Paris. A corrida foi vencida pelo inglês expatriado Dr. James Moore que correu em uma bicicleta com pneus maciços de borracha.


A primeira corrida cobrindo a distância entre duas cidades foi Paris-Rouen e também foi vencida por James Moore, que percorreu os 123 quilômetros que separam as cidades em 10 horas e 40 minutos.


A bicicleta no Brasil


Entrada no país


Em 1898, a bicicleta chega ao Brasil vinda da Europa. A partir desta data com sucessivas modificações técnicas e um processo variado de aperfeiçoamento em relação aos materiais empregados e aos vários tipos relacionados esta evoluiu para a atual bicicleta.


Em 1945 devido a dificuldades na importação por causa da II Guerra Mundial a Caloi passou a fabricar peças para bicicleta na cidade de São Paulo. Somente em 1948 as bicicletas começaram a ser fabricadas no Brasil, por essa mesma empresa, e tornaram-se populares. Neste mesmo ano foi fundada a Monark, que também passaria a fabricar bicicletas.


Situação actual


Atualmente, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil é o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo, com 5,5 milhões de unidades produzidas em 2007, atrás a penas da China e da Índia, países que concentram 76% da produção mundial. Além disso, o Brasil foi em 2007 o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, e possuía nesse mesmo ano uma frota de 65 milhões de bicicletas nas ruas.

terça-feira, junho 22

CHUVAS TORRENCIAIS NO NORDESTE DO BRASIL


Cheias no Brasil já fizeram 38 vítimas mortais


A chuva continua a deixar um rasto de morte e destruição em dois estados brasileiros. Durante 3 dias não parou de chover e já morreram cerca de 38 pessoas e há mais de 1000 desaparecidos. Um cenário descrito pela jornalista Raquel Morão Lopes.


Fonte Antena 1 - Portugal


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Às familias das vitimas desta imensa tragédia as minhas pesorosas condolências.





quarta-feira, junho 16

TCHUNG ou ZONGZI - BOLINHOS DE ARROZ GLUTINOSO






Zongzi (Ou zong) (em chinês simplificado: 粽子; tradicional chinesa: ; pinyin: Zong Zi) É uma Comida chinesa tradicional, Feito de arroz glutinoso recheado com recheios diferentes e envolto em bambu ou cana folhas. Eles são cozidos em água ou vapor. Eles são conhecidos no Japão como Chimaki. Laocianos, Thais, e os cambojanos (conhecido como Nom Asom) Também têm similar pratos tradicionais influenciadas por zongzi[carece de fontes?]. No mundo ocidental, Eles são também conhecidos como bolinhos de arroz ou Chinês tamales. Entre o povo filipino, chinês, nas Filipinas, zongzi é mais popularmente conhecido como Machang (POJ: Bah-chang) no dialeto Lan-nang.

Origens


Zongzi é tradicionalmente consumido durante a Dragon Boat Festival (Mandarim: Duanwu; cantonês: Tuen Ng) que cai no quinto dia do quinto mês do calendário chinês (Maio de aproximadamente a meados de Junho), comemorando a morte de Qu Yuan, Um famoso poeta chinês do reino de Chu que viveu durante o Período dos Estados Combatentes. Conhecido por seu patriotismo, Qu Yuan tentou, sem sucesso, avisar o seu rei e contra os compatriotas expansionismo das suas Qin vizinhos. Quando o Dinastia Qin geral Qi Bai levou Yingdu, A capital Chu, em 278 aC, o sofrimento Qu Yuan era tão intenso que ele se afogou-se no rio Miluo após escrever o Lamento por Ying. Segundo a lenda, os pacotes de arroz foram jogados no rio para evitar peixe de comer o corpo do poeta Outra versão afirma que zongzi foram dadas para aplacar um dragão que viviam no rio.



Descrição



A forma de intervalos zongzi de ser relativamente tetraédricos no sul da China cilíndrico no norte da China. Envolvendo uma zongzi ordenadamente é uma habilidade que é transmitida através de famílias, Como são as receitas. Como TamaleA tomada de decisão México e PamonhaA tomada de decisão Brasil, Zongzi fazer era um evento familiar, com todos ajudando.



Enquanto tradicionais zongzi chineses estão envolvidos em bambu folhas, as folhas de lótus, milho, banana, canna, gengibre shell ou pandan folhas são por vezes utilizados como substitutos de outros países. Cada tipo de folha dá o seu cheiro próprio e sabor ao arroz.



Os recheios utilizados para zongzi variam de região para região, mas a arroz utilizada é sempre arroz glutinoso (Também chamado de arroz pegajoso e doce). Dependendo da região, o arroz pode ser levemente cozinhados por agitar-fritar ou embebido em água antes de usar.



Recheios



feijão Mung, Divididos e sem casca



Zongzi precisam ser cozido no vapor ou fervido por várias horas, dependendo da forma como o arroz é feito antes de adicionar o recheio. Depois de cozido, o zongzi pode ser facilmente congelado para consumo posterior. zongzi Frozen estão disponíveis para venda em vários mercados chineses.



Variações





  • Jia zong ( ): Em vez de arroz glutinoso, mochi-Como bolas de farinha de arroz glutinoso (por isso não os grãos individuais de arroz são discerníveis) são usados para "conter" o preenchimento dos Zong. Estes são tipicamente zong menor do que a maioria zongzi e muito pegajosa.


  • Jianshui zong (碱水 ): Significado "zong água alcalina", estes são normalmente consumidos como sobremesa e não como uma refeição principal. O arroz glutinoso é tratada com lixívia água (solução aquosa carbonato de sódio), Dando-lhes a sua cor distintivo amarelo. Jianshui zong tipicamente contêm ou não preenchimento ou são preenchidos com uma mistura de doce (por exemplo, pasta de feijão doce). Elas são muitas vezes consumidos com açúcar ou luz xarope.


  • Nyonya zong (娘惹 ): A especialidade da cozinha Peranakan. Estes zong são feitas em estilo parecido com recheios como similar do Sul zong. No entanto, a embalagem utilizada é pandan folhas