o mar do poeta

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domingo, fevereiro 22

CIDADÃO DO MUNDO



KANTCHANANBURI - TAILÂNDIA

WINNIPEG - CANADÁ

AMPAWA - MERCADO FLUTUANTE

PATTAYA - MOSTEIRO DA FÉ

NAKHON PATHON - TAILÂNDIA


BURIRAM - TAILÂNDIA
SUPHAN BURI - TAILÂNDIA


SARA BURI - TAILÂNDIA








TRAT - TAILÂNDIA

MAE FAH LUANG - TAILÂNDIA





CHIANG RAI - TAILÂNDIA




LOP BURI - TAILÂNDIA


SING BURI - TAILÂNDIA

KUALA LUMPUR

SONGKLA - TAILÂNDIA


SINGAPURA
ROI-ET - TAILÂNDIA

RAYONG - TAILÃNDIA


CHINA





CHA-AM - TAILÃNDIA





MALACA - MALÁSIA
LONDRES - INGLATERRA
MONTE DE SANTA HELENA EM PORTLAND - USA
MONTE FUJI - JAPÃO




ILHA DE KO CHAN - TAILÂNDIA

IGREJA DE SANTA CRUZ - BANGKOK
CATARATAS EM PAC CHONG - TAILÃNDIA
TAVIRA - PORTUGAL
ILHA DE KO SAMUI - TAILÃNDIA

AYUTHAYA - TAILÂNDIA
BAÍA DE LUANDA


ALGURES NA MALÁSIAA BOR DO DO NAVIO INDIA
NUM MOSTEIRO EM SUPHAN BURI - TAILÃNDIA
TRIANGULO DOURADO - MEA SAI - TAILÃNDIA
KRABI - TAILÂNDIA
POMPEIA - ITÁLIA
NUM MOSTEIRO EM LAMPHUN

CHANTANBURI - TAILÂNDIA
FUNCHAL - MADEIRA
LAS VEGAS - USA

ALBUFEIRA - PORTUGAL
LAMPANG - TAILÂNDIA

CASAMENTO TAILÃNDES














O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher, é algo que, como na vida real, deve ser bem pensado e estudado.

O casamento é digno de honra entre todos e a relação matrimonial seja sem mácula, é através do casamento que se origina e se fundamenta a família.

O casamento monogómico, surge da união entre um homem e uma mulher. E os dois se tornam um. O
casamento é uma união total, os conjugues se tornam numa só carne. Isto inclui todos os aspectos da vida do homem e da mulher, na unidade fisíca, sexual, económica, afectiva e espiritual.

Os seres humanos são constituídos de três partes: corpo, alma e espírito. Um
casamento é uma união entre estas três partes de duas pessoas do sexo oposto.
Paulo escrevendo ao Corintos disse reconhecer a necessidade física do marido assim como o da esposa. Deus proveio essa necessidade.

A solução divina para o problema do desejo físico não é a abstinência ou controle, mas
casamento, por isso Paulo institui a cada homem a ter sua própria esposa e cada mulher o seu próprio marido.

Deus vendo Adão sózinho arranjou-lhe a Eva como companheira para o servir, esta foi a primeira junção ou
casamento realizada com a benção divina, a partir daí esta cerimónia jamais se deixou de realizar.

Cada povo com os seus rituais os realiza, o objectivo principal é o da procriação de dois seres de sexo difrente que se amam.

Tempos houve que o
casamento também foi instituído para beneficios sociais.
Cada terra com seu uso cada roca com seu fuso lá diz o ditado e o
casamento tailandês é disso um exemplo.

Hoje em dias realizam-se casamentos das mais bizarras formas, tais como lançarem-se de paraquedas ou contrairem matrimónio debaixo de água, este último muito em voga na cidade de Trang na Tailândia.

O
casamento tradicional tailandês sofreu em si várias influências principalmente por parte dos milhares de imigrantes chineses que se fixaram na Tailândia.
Primeiro os interessses sociais estavam a cima de tudo e muitas famílias para poderem enfrentar a vida vendiam suas filhas, hoje essa prática ainda existe mas em menor escala.

Na generalidade o namoro termina sempre em
casamento . Na Tailândia os preparativos começam com a negociação entre os pais dos noivos, os da noiva exigem determinada quantia em dinheiro, ouro ou terrenos.

Tive essa experiência porque os chineses também assim procedem e eu casei com uma senhora chinesa e seus familiares também entraram em negociações comigo.
Por sorte tive a oportunidade de assistir a dois enlaces matrimóniais, o primeiro em 2003 de uma prima de minha companheira e em 2004 o de um primo, por sinal irmãos. Este último foi realizado com com mais simplecidade mas dentro dos rituais.

De manhã cedo o noivo acompanhado de seus amigos seguem em cortejo até a casa da noiva, vão acompanhados de uma pequena banda e vão lançando panchões para afastar os maus agoiros e para alertar da sua chegada.

O noivo vai vestido a rigor, neste caso não foi, com os trages tradicionais, ao chegar à porta da casa essa encontra-se fechada e guardada pelas amigas da noiva que só a abrem depois de receberem do noivo uma determinada quantia em dinheiro.

Ultrapassado o primeiro obstáculo o noivo segue para o quarto onde a noiva se encontra, a porta deste está igualmente fechada que só é aberta depois do noivo pagar outra soma em dinheiro.

Por essa altura já vários bonzos, no salão principal da casa fazem as suas orações, os noivos a eles se dirigem pedindo-lhes que os abenço-em.

O salão encontra-se ricamente engalanado com disticos alusivos à cerimónia com o nomes dos nublentes.

Pelas 11.00 horas é servido o almoço ao bonzos após o que tornam a abençar os noivos desta vez é lhes feito um sinal na testa com pó de talco misturado com água que consiste em três dedadas simbolizando assim que os nublentes estão benzificados pelo Buda.

Por esta altura muitos dos convidados, sem cerimónia, já se encontram enchendo a barriga com muitas das iguarias que no dia anterior foram confecionadas em casa pelos familiares.

Depois sim segue-se a cerimónia em si, os noivos ajoelham-se e os convidados munidos de um bonito recipiente vão abençoar os noivos vertendo um pouco de água sobre as mãos.

A seguir a esta cerimónia os noivos vão para a parte central da casa e aí é colocado pelo pais do noivos uma bandeja ornamenta com pétalas de flores e forrada com um pano de seda e com notas do maior valor, esse dinheiro representa a quantia exigida pelos pais da noiva. É por essa altura que é feito um peditório ao qual alguns convidados oferecem mais alguns dinheiro.

Depois esse dinheiro é retirado conjuntamente com com o revistemento em seda e colocado numa barrica de madeira que é devidamente tapado e entregue à mãe da noiva pela mãe do noivo.

O ritual seguinte é entrega simbólica, aos noivos, por parte do pai do noivo, uma barra em ouro, como que abençoando o
casamento dando assim como concretizado o enlace matrimonial.

Depois os pais dos noivos, em primeiro lugar abençoam os noivos colocando nos pulsos de cada um fio de linho depois seguem-se os pais da noiva e os avós e os familiares mais idosos, os convidados não tomam parte nesta cerimónia.

Findas estas cerimónias é a vez dos convidados de irem dar os parabéns aos noivos e entregando-lhe as prendas, sendo deste também recebedores de uma pequena oferta e depois de uma recordação do enlace que consiste de ojectos alusivos ao
casamento.

Dá-se assim por findo o ritual na presença dos convidados, os noivos depois são levados pelos pais até ao quarto que lhes é destinado, pois segundo a tradição tailândesa os filhos continuam a viver na companhia dos pais do noivo, tradição esta de origina camponesa, aproveitando-se assim mais um braço para ajuda nos trabalhos agricolas, isso já não acontecem nas grandes cidades, mas presiste nos meios rurais.

O resto da manhã e tarde é passada com os convidados a saborearem os belos pratos de comida apresentada.

Quem tem mais posses realiza um jantar à chinesa com dezenas de mesas, de doze pessoas cada, e convidam alguns cantores para animarem a festa. Outros realizam este evento em luxuosos hoteis, mas a tradicão mantêm-se.

No dia seguinte os noivos acompanhados de seus pais dirigem-se até à repartição do estado onde oficializam o
casamento, as testemunhas são os próprios pais e não são necessários padrinhos, pois padrinho esse para eles só existe um, o seu sagrado Buda.

LuiZacarias disse...

Muito bonito vosso ritual de serimónia de um enlace de dois seres humanos em sua religião...Me deixou com saudade o dia o meu casamento...Embora nossa religião seja um pouco diferente dessa sua...Mas fica sempre uma partilha de acontecimentos...Lindo...O que é junto por Deus só por Deus pode ser tirar!...
Um carinho muito, muito especial para si Amigo e suas companheiras de amor...

PAGODE CHINÊS EM BANGKOK

Segunda-feira, 7 de Julho de 2008



PAGODE É O NOME CORRECTO QUE INDICA TEMPLO, NELE SE PRESTA O CULTO AO BUDISMO, MAS BEM DIFERENTE DO BUDISMO TAILANDÊS.
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CONVITE DE CASAMENTO


Ontem dia 21 de Fevereiro de 2009, mesmo sem sair da Tailândia, fui jantar ao Restaurante Versalle Palácio, o motivo foi o enlace matrimonial entre dois amigos meus tailandeses de origem chinesa.

O convite de casamento seguiu a tradição chinesa, envelope vermelho, este tinha a particularidade de se poder ler o convite, levando o noivo ao encontro da noiva, mais um exótimos bem oriental.

A comida essa foi tipicamente chinesa, embora fraca, mas o enlace esse sem muita fanfarra marcou uma data histórica para este jovem casal.

sábado, fevereiro 21

IGREJA DE SANTA CRUZ - PARTE I

Sábado, 12 de Julho de 2008




Conhecendo Bangkok ou Banquecoque, sempre tive interesse em conhecer os locais por onde os nossos antepassados andaram.


Tendo tido conhecimento da existência da Igreja de Santa Cruz quis ir conhecer o local, para tal me informei sobre a sua história e sua localização, tendo informado a minha companheira do qual ela tomou nota e memorizou como sendo Nontaburi, quando eu a tinha lhe tinha tido o nome de Thon Buri, entendeu mal e como tal iria nos dar alguns contratempos.


No dia 12 de Julho de 2008, bem cedo saimos de casa, eu a minha companheira e as duas filhas mais novas, seguimos na nossa viatura, e rumámos para a avenida Rattana Tibet com a finalidade de estacionarmos a viatura no centro comercial Carrefour e depois dali apanharmos um táxi que nos levaria até à Igreja de Santa Cruz, visto a minha companheira desconhecer aquela imensa zona.

Ali e após termos estacionado a viatura, indagamos a vários motoristas de táxi mas só um disse saber onde se localizava a igreja e para lá nos conduziu. Fartamos-nos de percorrer avenida e vielas, cruzamos por várias vezes o imenso rio ChaoPaya, andavamos um pouco perdido e o táxista indagou junto de alguns habitantes da zona sobre a igreja de Santa Cruz mas ningém soube informar, mas dizeram haver uma igreja católica ali por perto e para lá seguimos.

Esta a igreja de Nossa Senhora do Socorro, onde o táxista nos levou, ao lado ficava uma moderna e enorme escola católica com o mesmo nome, mas, como não era esta igreja o nosso objectivo a visitar, pedimos ao táxista que nos levasse para o supermercado Carrefour, mas ao passar-mos por Ban Bua Tong, em Nonthaburi por onde andamos erradamente, avistámos um mosteiro lindíssimo, meio chinês meio tailândes, inaugurado recentemente, e ali desembarcamos e o indo visitar, a primeira corrida de táxi ficou em 140 baths ou sejam 2.8 euros, caro não foi mas perdemos foi imenso tempo.

IGREJA DE SANTA CRUZ

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008


IGREJA DE SANTA CRUZ – a Herança Portuguesa em Bangkok

A igreja de Santa Cruz em Bangkok , a Igreja da Cruz Sagrada, foi construída no ano de 1770 durante o reinado do rei Taksing (1867-1782).

Abraçando as margens do rio Chao Phraya, esta antiga igreja Católica é a Herança das relações dos portugueses com o povo tailândes, que vem desde o século XVI.

Descendentes dos primeiros comerciantes portugueses, ergueram a primeira Igreja de Santa no ano de 1770, depois da queda Cruzdo reino de Ayuatthaya.

Os portugueses foram os primeiros europeus na Tailândia, chegando a Ayutthaya pouco depois de terem tomada Malaca em 1511.

No ano de 1516, Portugal assinou um tratado com a Tailândia, onde se comprometia fornecer armamento e munições, tendo por seu lado o rei do Sião concedido direitos de comércio e residência aos portugueses bem como a livre prática da sua religião católica. Tendo sido erguida a primeira igreja católica no ano de 1567 em Ayutthaya.

Depois da destruição de Ayuttaya, pelas tropas birmanesas, em 1767, os portugueses continuaram a dar suporte militar ao Rei Taksing, no sentido de expulsarem os birmaneses da Tailândia.

O fornecimento de canhões e de espingardas contribuiram significativamente para as victórias conquistadas pelas tropa do rei Taksing. Em reconhecido pelos serviços prestados pelos portugueses, o Rei Taksing ofereceu um terreno onde foi erguida uma igreja em madeira, na zona chamada Kudi. Desta forma era a igreja por vezes chamada de Wat Kudi Jeen.

Volvidos 65 anos a igreja de madeira em Kudi Jee apresentava-se muito degradada.

No ano de 1835 o Cardeal Pallegoix a mandou reconstruir e a rebaptizou passando a chamar-se Igreja da Sagrada Cruz. A presente Igreja de Santa Cruz foi de novo reconstruída em 1913, durante o reinado do Rei Rama VI ( 1910-1925). Dois arquitectos italianos famosos, Annibale Rigotti e MarioTamagno tomaram conta da obra e o resultado dessa magnífica obra está bem patente nos dias de hoje