o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, dezembro 5

LONG LIVE TO THE KING OF THAILAND

Bhumibol Adulyadej

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bhumibol Adulyadej (Cambridge, Estados Unidos, 5 de dezembro de 1927) é o atual rei e chefe de Estado da Tailândia.

Seu nome ภูมิพลอดุลยเดช pronuncia-se Phumiphon Adunyadet e significa Força do Incomparável Poder da Terra. É chamado publicamente de o Grande (em tailandês มหาราช, ou marajá), sendo conhecido também como Rama IX. É também o monarca que reina há mais tempo e o chefe de Estado mais antigo ainda em serviço de todo o mundo, tendo ascendido ao trono tailandês em 1946.

Embora seja um monarca constitucional, Bhumibol Adulyadej já realizou diversas intervenções na política do país quando houve derramamentos de sangue ou tumultos. Ele facilitou a transição da Tailândia à democracia na década de 1990, apesar de ter apoiado alguns regimes militares, como o de Sarit Dhanarajata e, mais recentemente, o Conselho de Segurança Nacional. O rei também tem utilizado sua considerável influência para acabar com golpes de Estado, incluindo as tentativas de 1981 e 1985.

Bhumibol Adulyadej é, alegadamente, um dos monarcas mais ricos do mundo, com um patrimônio pessoal estimado em 35 bilhões de dólares. Imensamente popular na Tailândia e reverenciado como um semi-deus pelo povo, em parte devido à crença budista, o rei utiliza parte de sua fortuna para financiar cerca de 3 mil projetos de desenvolvimento, em especial nas áreas rurais do país.

Biografia

Primeiros anos

Bhumibol nasceu no Hospital Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts. Ele é o segundo filho do príncipe Mahidol Adulyadej (1892-1929) e de sua esposa, Sangwan (1900-1995). À época de seu nascimento, ele era chamado na Tailândia de Phra Worawongse Ther Phra Ong Chao Bhumibol Adulyadej (พระวรวงศ์เธอ พระองค์เจ้าภูมิพลอดุลยเดช), refletindo o fato de sua mãe vir da plebe.

Entretanto, seu tio, o rei Prajadhipok, aprovou então uma lei que permitia que filhos de um príncipe e uma plebéia pudessem ser chamados de Phra Ong Chao (um príncipe de menor status do que um Chao Fa).

Família Real Tailandesa
Emblem of the House of Chakri.svg
SM o Rei
SM a Rainha

  • SAR a Princesa Soamsavali

  • Thanpuying Dhasanawalaya Sornsongkram
Bhumibol foi à Tailândia em 1928, quando seu pai obteve um certificado em um programa de saúde pública da Universidade de Harvard. Ele brevemente estudou em uma escola de Bangkok, mas sua mãe, já viúva, levou seus filhos para a Suíça em 1933, matriculando-os em uma instituição privada de Lausana.

Em 1935, seu irmão mais velho, Phra Ong Chao Ananda Mahidol, tornou-se o rei da Tailândia, elevando Bhumibol e sua irmã Galyani Vadhana, à posição de Chao Fa. Ele compareceu à coroação do irmão em 1938, mas logo retornou à Suíça, onde, depois de estudar literatura francesa, latim e grego, recebeu seu baccalauréat de lettres. Por volta de 1945, já terminada a Segunda Guerra Mundial, ele tornou-se estudante da Universidade de Lausana.

Casamento e filhos

Foi em Paris que Bhimibol conheceu sua futura esposa (e prima distante) Sirikit Kitiyakara, filha do embaixador tailandês na França. Ele tinha vinte e um anos e ela, quinze. As visitas à residência do embaixador tornaram-se mais freqüentes.

Em outubro de 1948, ele sofreu uma acidente em uma estrada na Suíça, enquanto dirigia seu Fiat Topolino, que lhe custou a perda do olho direito (substituído por um olho protético). Sirikit fez-lhe várias visitas no hospital em Lausana e, ao conhecer a mãe dele, foi aconselhada a continuar seus estudos em uma escola próxima, para que Bhumibol pudesse conhecê-la melhor. Um noivado discreto na Suíça ocorreu em 19 de julho de 1949, e eles se casaram no dia 28 de abril de 1950, apenas uma semana antes de sua coroação.
Tiveram quatro filhos:

 


Long live the king of Thailand! โดย สาวฝรั่งผู้หลงรักชื่นชมในหลวง

Ever since I saw the face of this man,
The king of Thailand, the king of Siam,
I fell in love with the soul of this land.
It’s in his eyes. It’s in his heart. It’s in his hands.
He is a husband, a father and a king,
a great photographer, musician, so many things.
The way he lives his life is something to behold;
his grace, his wisdom, an example to the world.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
In the time when the rains came flooding down,
he saved the city with the building of the dam.
In times of conflict, he has always been there
to stop the fighting just like a father who really cares.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
I watch in wonder at the things he understands,
his love for the people, his love for this land,
his work in agriculture. He is one of a kind,
his vision for the future, way ahead of their time.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.
Long live the king of Thailand.
Long live the king of Siam.

 

 

 

Joy as His Majesty is 84 today

- King to appear at Chakri Throne Hall at 10.30am - Hundreds of thousands of well-wishers to line streets - Kingdom unites for seven days of celebrations

  • Published: 5/12/2011 at 12:00 AM
  • Newspaper section: News  - Bangkok Post
After two months of an enduring flood disaster which affected almost 5 million people, all Thais will rejoice today and celebrate His Majesty the King's 84th birthday.

Alight in the darkness
A large boat adorned with His Majesty the King’s portrait, giant lotus lanterns and lighting decorations is lit up in the middle of the Chao Phraya River in Pathum Thani province. Launched by the local administration as part of the King’s birthday celebrations, the boat also serves as a stage forkhon performances and visitors are allowed on board to take pictures. PONGPATWONGYALA

Hundreds of thousands of well-wishers are expected to converge at Siriraj Hospital, Sanam Luang and the Grand Palace to show their love and respect for the King. Today His Majesty will travel from Siriraj Hospital to the Grand Palace and appear at the balcony of Chakri Throne Hall at 10.30am to greet his subjects.

This year, Dec 5 is even more auspicious as it also marks the seventh-cycle anniversary of His Majesty.
The monarch has rarely made public appearances following his admission to Siriraj Hospital due to fever, fatigue and lost of appetite on Sept 19, 2009.

Despite his ailments, the King has never stopped working over the past two years. He granted audiences to state officials to give advice on many issues, especially water management.

When the flood disaster struck the central provinces two months ago, His Majesty closely monitored the situation every day.

Earlier last month, the King suffered a stomach bleed which doctors suspect was caused by the stress of continuously following the flood news.

On Nov 19, royal physicians reported that His Majesty was diagnosed with inflammation of the diverticulum of the large intestine, a common condition among the elderly.

The King's birthday appearance today will not only provide a healing force for his subjects in these hard times of flooding, but also ease the people's concern over his health.



Many streets in the capital as lit up, particularly in the Rattanakosin Island and Ratchadamnoen (above) areas.

The government is organising a week-long celebration for this auspicious occasion running until Friday.
Prime Minister Yingluck Shinawatra said yesterday that she would refrain from talking politics during this period as the nation celebrates.

The red and yellow camps will also suspend their usual political activities and join the nationwide celebration. Over 1,000 red shirts, led by United Front for Democracy against Dictatorship leader Kwanchai Praipana, will travel from Udon Thani to join the celebrations at Sanam Luang today, while the anti-government People's Alliance for Democracy will replace their political talkshow on the ASTV channel with documentaries to promote royal projects.

Celebrations for His Majesty the King's birthday, which also marks Father's Day, begins with a private holy water ceremony at 7am at the Grand Palace.

At 10am, the King will depart from Siriraj Hospital to the historic Chakri Throne Hall.

Although His Majesty's journey will be broadcast live, hundreds of thousands of well-wishers are expected to turn out to greet the King along the way, on roads that have been decorated with national and royal flags.

Large screens will be installed at many places along the route from the hospital to Wiset Chaisi Gate near Sanam Luang to allow people to better observe their beloved monarch.

Around 8,000 honorary guests of the state as well as 10,000 members of the public and 480 royal guards will wait in front of the Chakri Throne Hall for the King's appearance on the balcony.

At 7.19pm, Ms Yingluck will preside over a candle-lit ceremony at Sanam Luang to pray for His Majesty's longevity and happiness.

Private and public sector offices will also joined forces to organise a wide variety of projects and activities throughout the Kingdom to express their gratitude for His Majesty's tireless dedication to improving people's living conditions throughout his reign.

On Saturday, the Office of the Royal Household and the government launched a 3D panoramic multimedia presentation called the Illusion Live Wall on a 200m stretch of the Grand Palace's wall on Na Phra Lan Road.

The 20-minute show is about the peace and prosperity of the Kingdom under His Majesty's reign. Traditional khon dancing involving over 150 performers will also be held live on stage at Sanam Luang for 90 minutes every day throughout the week-long celebrations, said Rattanawut Watcharothai, director of public relations and promotions at the Office of the Royal Household.

As part of the celebrations, people will also be allowed for the first time to enjoy the majesty of the Grand Palace at night.

Visitors will be able enter the inner area of the palace and take photos from today until Friday from 7pm to midnight.

World honours our King

Many of the world's prominent figures and royals have sent their best wishes to His Majesty the King on his 84th birthday today.

In a birthday message, Her Majesty Queen Elizabeth II of the United Kingdom wrote: "It gives me great pleasure to offer my warmest congratulations to Your Majesty as you celebrate the auspicious occasion of your 84th birthday."

The 85-year-old Queen Elizabeth, who has been on the throne for 59 years, revealed that she had been following the reports of the floods in Thailand with concern and would like to offer condolences to His Majesty and to the Thai people in this time of tragedy.

Her Majesty Queen Beatrix of the Netherlands also sent a birthday message to the King, wishing for the well-being of His Majesty and of the Thai people. Pope Benedict XVI extended cordial greetings to His Majesty, the royal family and to the Thai people on the occasion of His Majesty's birthday.

"Aware of the tragic floods that have affected your country, I assure Your Majesty of my solidarity and that of the Catholic Church," the Pope said in the message.

Chinese President Hu Jintao conveyed his sincere congratulations and best wishes to the King and to all Thai people on the auspicious occasion of His Majesty's birthday.

"As a deeply loved and esteemed King, Your Majesty has made remarkable contributions to economic and social growth of Thailand as well as your people's well-being for a long time," President Hu said in his message. "I wish Your Majesty longevity, your country prosperity and your people happiness."

US President Barack Obama said he hoped this joyous occasion would promote healing and a resolve among Thais to rebuild as the country recovers from the floods.


The birthday celebrations for the monarch include this fabulous display of light at Wat Phra Kaew (The Grand Palace) near the river

Life back to normal in 11 more districts

The Nation December 5, 2011 1:00 am


Another 11 inundated Bangkok districts have returned to normal and the capital will be floodfree by year's end, Bangkok Governor Sukhumbhand Paribatra said yesterday.

He was still worried, however, about two major housing estates in the north and west of Bangkok - the Annex community in Sai Mai and the Setthakij estate in Bang Khae - where water levels remained high.

More water pumps were installed to drain water from within and around the Annex community, and temporary asphalt barrier had been built surrounding it. It was possible that the complex would be dry within five to seven days, the governor said. Similar methods were adopted at the Setthakij estate, but it may take longer to drain flood water there, possibly 15 to 20 days, Sukhumbhand told residents during an inspection visits to the sites yesterday.

The 11 districts deemed to have returned to normal are Chatuchak, Lat Phrao, Lak Si, Bueng Kum, Bangkok Yai, Bangkok Noi, Bang Phlat, Phasi Charoen, Bang Khunthien, Bang Bon and Chom Thong. The criteria for "normal" status are much lower flood water levels and most residents having returned to their homes. Don Muang, Sai Mai, Bang Khae and Klong Sam Wa districts remained mostly or partly inundated as of yesterday.

domingo, dezembro 4

MACAU TEM TRADIÇÕES NATALICIAS




O articulista este ano passa o Natal em Macau, com o coração cheio de amor e carinho.








Por toda a cidade de Macau e Ilhas o Natal já se sente e de que maneira, tudo bem iluminado e lindamente ornamentado.




O presépio não podia faltar






Embora a população de Macau seja maioritáriamente budista, a quadra natalícia é sempre muito bem festejada.


FELIZ NATAL A TODOS OS LEITORES E AMIGOS DESTE PARCO BLOG

TAP - AIR PORTUGAL






 
A TAP foi eleita a melhor companhia área da Europa, entre outras 30 companhias de renome internacional, pela revista norte-americana de turismo "Global Traveler", divulgou hoje a empresa em comunicado.

O prémio foi atribuído em Beverly Hills, nos Estados Unidos, na oitava gala anual da "Global Traveler" e resulta da sondagem designada "GT Tested Reader Survey" da revista realizada a mais de 36.000 passageiros frequentes e passageiros executivos, que fazem em média 16 viagens internacionais e 16 viagens domésticas por ano.

No comunicado, a TAP lembra que esta sondagem é considerada no sector como os "óscares de viagens" e explica que os passageiros frequentes e executivos são convidados a nomear "os Melhores" em várias categorias na área de viagens e turismo.

Estes passageiros têm um rendimento médio anual de 340 mil dólares e passam uma média de 80 noites em viagens ao estrangeiro e 40 noites em viagens domésticas, sendo que 78% viajam em primeira classe ou classe executiva.

Inquérito aos leitores

"O concurso está desde logo vedado à participação dos trabalhadores da 'Global Traveler' ou dos membros da indústria de viagens e turismo, que por conseguinte não podem concorrer ao mesmo", sublinha a transportadora aérea portuguesa.

O inquérito foi feito aos leitores da revista, entre 01 de janeiro e 31 de agosto de 2011.

A TAP recebeu ainda na mesma noite o prémio de "Melhor vinho tinto servido em Classe Executiva Internacional" pela mesma revista no âmbito do concurso '2011 GT Wines on the Wing'.


A TAP Portugal MH IH (antigamente TAP Air Portugal) é a companhia aérea de bandeira portuguesa e a maior companhia de linha aérea de Portugal. Foi fundada em 14 de Março de 1945. É membro integrante da Star Alliance. Realiza voos para a Europa, América do Norte, América Latina e África, além dos voos domésticos. Em 2007, a TAP adquiriu a companhia aérea Portugália, considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa. A sigla TAP significa Transportes Aéreos Portugueses, denominação original da empresa.

História

Os Transportes Aéreos Portugueses foram fundados a 14 de Março de 1945 e no ano seguinte foram comprados os primeiros aviões, DC-3 Dakota.



A 19 de Setembro de 1946 foi aberta a primeira linha comercial, de Lisboa para Madrid. A 31 de Dezembro desse mesmo ano foi aberta a Linha Aérea Imperial, entre Lisboa e Luanda na colónia de Angola e Lourenço Marques (actual Maputo) na colónia de Moçambique, e tinha doze escalas.


A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, foi aberta em 1947, no ano em que foram adquiridos aparelhos C-54 Skymaster.

Entretanto, a TAP começou a efectuar voos para Londres (Reino Unido), Paris (França) e Sevilha (Espanha) e, já na década de 1950, para o Reino de Marrocos.


Em 1953 a TAP passou a ser uma empresa privada e dois anos mais tarde foram adquiridos dois Super-Constellation, que permitiram a redução da duração da viagem entre Lisboa e Lourenço Marques.


Em 1962 entrou ao serviço da TAP o primeiro avião a jacto, um Caravelle, que fez a ligação Lisboa-Madrid. No ano seguinte os jactos passaram também a servir as rotas para África.

Em 1966 foi inaugurada a linha para o Rio de Janeiro. O dia escolhido foi 17 de Junho, o mesmo que, em 1922, ficou marcado pela chegada a Guanabara do hidroavião Santa Cruz, de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, na primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Ainda nesse ano foi aberta a linha para Nova Iorque.

A partir de 1967 a TAP passou a ser a primeira companhia aérea europeia a operar exclusivamente com aviões a jacto.

Dois anos depois foram criados os Transportes Aéreos Continentais (TAC), uma subsidiária da TAP destinada ao serviço de táxi aéreo.

Em 1970 a TAP recebeu a Medalha de Mérito Turístico, pelos serviços prestados ao turismo português. Dois anos mais tarde, a TAP foi de novo premiada, desta vez com o troféu Publituris, que distinguia a melhor companhia de aviação. A transportadora repetiu o feito em 1973 e 1974.

Em 1975 a companhia aérea foi nacionalizada, passando a ser uma Empresa Pública.

Quatro anos mais tarde foi adoptada uma nova imagem e a companhia passou a chamar-se TAP - Air Portugal. Nesse sentido foi criado um novo logótipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes. Ainda nesse ano a transportadora recebeu o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Já na década de 1980, a TAP destacou-se na reparação de aparelhos de outras companhias internacionais, sendo uma das mais conceituadas do mundo nessa matéria.

Em 1984 constituiu a empresa operadora turística Air Portugal Tours e em 1985 inaugurou o Museu TAP. Neste ano criou a Air Atlantis, empresa subsidiária para operações charter, e a LAR (Linhas Aéreas Regionais), que substituiu os TAC.

Em 1991 a TAP foi transformada em Sociedade Anónima de capitais maioritariamente públicos. No entanto, enfrentou problemas financeiros e em 1994 foi lançado o Plano Estratégico e de Saneamento Económico-Financeiro para recuperação da Empresa.

Cinco anos mais tarde foi lançado o conjunto de Orientações Estratégicas para a TAP do futuro designado “Modernização e Recuperação da TAP”.

No ano seguinte, em 2000, foi fundada a YES, transportadora de voos charter, com 51 por cento do capital a pertencer à TAP.

Em 2001 a TAP Air Portugal passa a ser a companhia aérea europeia com a presença mais marcante no mercado brasileiro. Hoje com voos diários para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Recife, Salvador, Natal, Porto Alegre e Fortaleza.

Em 2005, ano da comemoração do 60 anos da companhia, é alterada a imagem, é criado um novo logotipo e a empresa passa a denominar-se TAP Portugal, passando também a fazer parte da Star Alliance.

A YES devido à má imagem que tinha no mercado é convertida na White, pertencente também ao grupo TAP.


Em 2006, são adquiridos os primeiros Airbus A330 . É vendida a White ao grupo Omni - Aviação e Tecnologia.

Em 2007, a TAP adquiriu ao Banco Espírito Santo a companhia aérea Portugália Airlines. Esta, que foi considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa, viu mantido o seu nome e logótipo comercial. Contudo, a PGA passou a fazer parte do Grupo TAP. A companhia aérea de bandeira portuguesa comprometeu-se entretanto a renovar a frota de aviões da PGA, embora ainda sem calendarização. O Programa de Cliente Frequente foi transferido para o Programa Victoria da empresa mãe.

A frota de longo curso da Tap Portugal foi recentemente renovada. Os antigos Airbus A310 foram totalmente substituídos por novos Airbus A330-200.

Desde os anos 90 que a TAP tem uma "contrato de exclusividade" com a Airbus, "contrato" este que foi reafirmado nos finais de Novembro de 2007 com a compra de 12 novos A350 XWB e 8 A320 à fabricante europeia, aviões esses, todos novos de fábrica, que entrarão ao serviço da TAP a partir de 2013 e que serão utilizados em novas rotas transatlânticas.



Códigos internacionais

IATA Código: TP

ICAO Código: TAP

Designação: TAP Portugal



 Companhias subsidárias

Portugália (100%) PGA Express



                                                               BEECH 1900D




EMBRAER 145 EP



                                                                       FOKKER 100

A TAP Cargo é uma área de actividade da TAP que tem por missão principal a rentabilização do espaço que sobra dos porões depois do acondicionamento da bagagem dos passageiros.

Os wide-bodies são os aparelhos mais rentáveis para transporte de carga e correio:

Capacidades quando cheios de passageiros:

A340 - cerca de 15.000 kg - 76 m³

A330 - cerca de 10.000 kg - 40 m³

Os A330's têm um compartimento no lower deck para descanso da tripulação que retira à carga 10 m³.

Os narrow-bodies:

A321 - cerca de 3.200 kg - 12 m³

A320 - cerca de 2.400 kg - 9 m³

A319 - cerca de 800 kg - 3 m³

De realçar:

- Por cada passageiro a menos a bordo a capacidade para carga aumenta 110 kg (peso médio do passageiro mais bagagem);

- Os narrow-bodies reduzem substancialmente a sua capacidade para carga quando utilizados em destinos mais distantes e/ou com índices de bagagem por passageiro mais elevadas, como por exemplo: Bissau, Dakar, Sal ou Praia;

- A capacidade para carga também reduz por motivos operacionais quando os narrow-bodies acima referidos operam em pistas mais curtas (Horta ou Pico).

A rota mais rentável da TAP Cargo é Lisboa-Luanda, que regista invariavelmente uma ocupação de 100% e com as tarifas mais altas de toda a rede.

Há 4 rotas na Europa dedicadas exclusivamente ao transporte de carga criadas especialmente para alimentar de carga os voos para o Brasil:

Porto - Londres Heathrow, Inglaterra, operado pela European Air Transport; Boeing 757

Lisbon - Frankfurt, Alemanha, operado pela MNG Airlines; Airbus A300

Lisboa - Colónia, Alemanha, operado pela MNG Airlines; Airbus A300

Lisboa - Bruxelas, Bélgica, operado pela Royal Jordanian Cargo; Airbus A310-300

A TAP Cargo opera ainda voos cargueiros Lisboa-Luanda e Porto-Luanda em regime de leasing ACMI(Aircraft, Crew, Maintenance, Insurance) sempre que a procura excede a oferta. Estes voos são normalmente operados com um Boeing 747-200F, fretados a outras companhias aéreas. A mais usada tem sido a americana Atlas Air.

Frota

A TAP Portugal é considerada uma companhia "all-Airbus". Todos os seus 53 aparelhos são do consórcio europeu Airbus. Duas famílias de aviões Airbus fazem parte da frota TAP: A320 e A330/340.

Com a aquisição da Portugália, a frota da TAP Portugal aumentou para 69 aeronaves. Desta forma, a frota é constituída por:




                                           Airbus A319-100    -     19 unidades



                                                   Airbus A320-200  - 17 unidades



                                              CS-TNP, com a pintura alusiva à Star Alliance

A TAP tem uma das frotas mais novas da Europa com uma idade média de 8 anos



                                                     Airbus A321-200 - 3 unidades



                                                       Airbus A330-200  - 12 unidades



                                                Airbus A340-300 - 4 unidades


Renovação da frota

A TAP é detentora de uma das mais modernas e jovens frotas aéreas da Europa, com a idade de 8 anos. Contudo, a renovação é uma constante na companhia. Desde meados da década de 1990 que a TAP se tem empenhado numa total renovação da sua frota.

A companhia deixou de voar com a Boeing depois de 1998.

Em 1989 é recebido o primeiro Airbus A310, seguindo-se, durante toda a década de 1990, os primeiros Airbus A320, A340 e, em 1997, os A319.

Hoje, a renovação da frota aérea centra-se no longo curso. De momento, a TAP encontra-se a substituir os A310 pelos mais recentes e tecnologicamente avançados Airbus A330. Um acordo de compra com a Airbus prevê a substituição integral da frota A330 e Airbus A340 pelos futuros Airbus A350 a partir de 2013.

Contudo, a Airbus, fruto de problemas internos, onde se incluí os atrasos nas entregas do super-jumbo A380, alterou os planos de construção do A350. Um novo avião, o A350 XWB (Xtra Wide-Body) foi apresentado mas apresentando mais custos no preço final. Os 10 A350 da TAP estão agora a ser renegociados. Como as datas de entrega também foram alteradas, a TAP encontra-se com enormes dificuldades em expandir a sua oferta de lugares e novos destinos.

Mas, nos finais de Novembro de 2007, o CEO da TAP assinou em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades, e também uma carta de intenções para mais oito aviões da família A320. Este pedido foi cancelado no ano seguinte devido às dificuldades económico-financeiras da empresa, e à crise mundial, de onde se destaca o forte aumento do preço do petróleo. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12.

Recorde-se que a proposta entre a TAP e a Airbus envolve a compra de 12 A350.

OS AVIÕES DA TAP UTILIZADOS PELO ARTICULISTA


SUD SE-210 CARAVELLE

3 DE ABRIL DE 1974 - BRUXELAS - LISBOA
Utilizado uma única vez



Boeing 727

Agosto de 1974 - Lisboa - Amesterdão - Compenhague
Utilizado uma única vez



BOEING 737
Utilizado várias vezes entre Lisboa-Funchal (atraso de 4 horas)
Lisboa-Paris
Geneve - Lisboa
Lisboa- Frankfurt (atraso de 3 horas)



Airbus A-310
Utilizado uma única vez, entre Newark - Lisboa
(Atraso de 6 horas)



Airbus A-340-300
Utilizado por duas vezes entre Macau-Bruxelas-Lisboa (ida e volta)
Macau-Bangkok-Lisboa (ida e volta)
Macau-Bangkok (ida e volta)
Tinha bilhete para a viagem entre Macau-Bangkok, e a Tap sem aviso prévio deixou de voar para Macau.


A opinião do articulista sobre a companhia aéra portuguesa TAP não é das melhores, devido às más experiências passadas.

Incidentes e acidentes

2 de Abril de 2009: Aeroporto de Luanda, Angola. Um Airbus A340 da TAP,de matricula CS-TOA, aterrou de emergência, depois de um dos quatro reactores ter sido atingido por aves, logo após a descolagem. O avião seguia para Lisboa. Nenhum ferido a registar.

21 de Fevereiro de 2006: Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, Brasil. Um A340 da TAP aterrou num taxiway, convencido de que era uma das pistas de serviço, sem que os passageiros tivessem notado qualquer anomalia

1 de Dezembro de 2001: Aeroporto de Zurique, Suíça. O Saab 2000 da companhia Suíça Crossair, já se encontrava em fase de descolagem quando se atravessou no caminho, cruzando a pista, um Airbus A319 da TAP. O desastre foi evitado por muito pouco.

21 de Agosto de 2001: Aeroporto das Lajes, Açores. Um A310 da TAP foi obrigado a efectuar uma manobra brusca para evitar a colisão com uma pequena aeronave. Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, sem gravidade.

6 de Maio de 1980: Aeroporto de Madrid, Espanha. Um pirata aéreo, com apenas 16 anos, durante o voo Lisboa - Faro, entra no cockpit e exige ser levado até Madrid, acabando por se render horas depois do avião ter aterrado

22 de Outubro de 1978: Aeroporto Internacional da Madeira, Funchal. Um pirata aéreo exigiu ser levado até Marrocos, num voo entre Lisboa e Funchal, tendo acabado por ser detido.

19 de Novembro de 1977: Aeroporto Internacional da Madeira, Funchal. Voo 425 da TAP Portugal, um Boeing 727 despenha-se na aterragem com 164 pessoas a bordo, 131 das quais morreram.

10 de Novembro de 1961: Aeroporto da Portela, Lisboa. Um avião proveniente de Tânger é desviado por 6 opositores ao regime e forçado a voar em círculos em Lisboa para lançar panfletos.

27 de Janeiro de 1948: Avião despenhou-se no Monte da Caparica, num vôo de treino. Faleceram os três ocupantes





Airbus A-340-312 no aeroporto de Macau, cujas rotas começaram no dia 2 de Abril  ano de 1996 e terminaram no dia 31 de Outubro ano de 1988.
Era á única companhia aérea a sair de Macau com destino à Europa.



Último vôo da Tap a partir de Macau, 31 de Outubro de 1998.

O articulista tinha um bilhete para a viagem Macau-Bangkok, mas teve que o trocar por um da Air Macau, a TAP sem aviso prévio asssim procedeu e não deixa saudades.





SANTA EURO CRISIS






By Manny Francisco, Manila, The Phillippines - 12/3/2011 12:00:00 AM

sábado, dezembro 3

Mundo - Uma Portuguesa foi detida em Macau por tráfico de droga - RTP Noticias, Vídeo

Mundo - Uma Portuguesa foi detida em Macau por tráfico de droga - RTP Noticias, Vídeo

Era uma antiga agente da Polícia Marítima e Fiscal e, se for considerada culpada, pode passar até 15 anos na cadeia.

Esta senhora agente  de 2a. classe da PMF, aposentada, trabalhou sobre as minhas ordens durante vários anos e sempre se portou com dignidade era uma óptima profissional.

Não sei quando se aposentou, pois faz anos que a não a via e fiquei espantado pelo facto de ela assim proceder, pois sempre teve uma postura inrrepreensivel.

Algo de errado se passou com ela, o jogo é a perdição de muitos ou então estava sendo controlada pelas seitas, mas o que soube a respeito dela, era que se encontrava bastante doente.

Seu pai era um português, agente da PSP aposentado que vendia bilhetes do totobola e da lotaria portuguesa, um dia, as coisas lhe correram mal e se suicidou dando um tiro na cabeça.


FAZ FRIO EM MACAU



2011-12-03


Tempo frio.

Céu pouco nublado.Vento bonançoso a moderado de Norte a Nordeste.Visibilidade moderada. Mar de pequena vaga.



2011-12-04

O índice de temperatura é Amarelo (Frio).

Tempo seco. Céu pouco nublado tornando-se muito nublado. Vento bonançoso a moderado de Norte a Nordeste. Mar encrespado a de pequena vaga.

Temp. entre 11 °C a 19 °C.

Humidade relativa entre 40% a 75%.

O índice UV máximo prevista é de 5, classificado de Moderado.

Actualizado às 17:11 hora local, 2011-12-03