Em Macau no Dia Mundial do Turismo, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, preside à cerimónia de abertura do Centro de Actividades Turísticas e Culturais, que providenciará serviços multiusos aos residentes e visitantes. No mesmo dia, o Secretário participa num jantar comemorativo do Dia Mundial do Turismo.
Por decisão tomada na 3a assembleia-geral da Organização Mundial do Turismo, decorrida em 1979 em Espanha, a partir de 1980 passou a assinalar-se o Dia Mundial do Turismo a 27 de Setembro.
O principal objectivo do estabelecimento do Dia Mundial do Turismo é aumentar o reconhecimento da importância da indústria turística. O Dia Mundial do Turismo é assinalado há 32 anos, e este ano decorre sob o tema Turismo – Ligando as Culturas, numa celebração do papel do turismo na ligação das culturas do mundo.
Durante a manhã, o director da Direcçnao dos Serviços de Turismo, João Manuel Costa Antunes, acompanhado dos subdirectores da DST, Maria Helena de Senna Fernandes e Manuel Pires, deslocam-se ao Terminal Marítimo do Porto Exterior para surpreender visitantes com a oferta de recordações.
A tradicional Corrida de Bandejas terá lugar à tarde, com partida das Ruínas de S. Paulo e final no Largo do Senado. A corrida, dividida em prova masculina e feminina, é disputada por trabalhadores de hotéis e restaurantes da cidade.
Japan's first Boeing 787 Dreamliner is finally about to be delivered - three years late.
ANA should have taken delivery of the high-tech aircraft in May 2008, before a series of technical problems led to repeated delays.
But this is not the first time the Dreamliner has touched down in Japan.
Back in July, it landed amid much fanfare at Tokyo's Haneda airport during a week-long test run. It was greeted by reporters, fans and All Nippon Airways staff carrying a “Welcome to Japan” banner. A ripple of applause even broke out as the pilots stepped off the plane, emblazoned with the ANA’s blue and white logo.
So what's all the fuss?
The biggest impact from the Boeing 787 should come from its range. The first mid-size, long range airplane, it will allow airlines to open up routes where they don’t have the passengers numbers to justify a larger plane like a Boeing 747 or an Airbus A380.
“An A380 is only viable with 400-500 people,” says Myles Goeller of aviation consulting group Seabury. “The Dreamliner is fantastic in that it offers very good seat economics in very small aircraft.”
Goeller says in theory that means airlines will be able to provide more flexibility, either by bypassing hubs to offer more direct flights, or adding flights to provide more schedule options. ANA has said the first route will be Haneda-Okayama or Haneda-Hiroshima, though it plans to deploy the plane “across its route network.”
Changes are in store for passenger comfort. Boeing says passengers will feel more refreshed thanks to the higher humidity and higher cabin pressure on-board the aircraft, helping reduce common frequent flier complaints like dry eyes and headaches. There is no way to verify those claims until the first round of travelers come off long-haul flights.
The plane also has bigger windows that can be automatically tinted and bigger overhead compartments. ANA is even installing a bidet-equipped toilet, ever popular in Japan.
For a glimpse at ANA’s recently unveiled plans for the interiors, check out their 787 website.
O Boeing 787 Dreamliner é o mais recente avião comercial da construtora aeronáutica Boeing. Foi apresentado à imprensa, em Everett, WA, em 8 de julho de 2007, doze anos depois do 777. O primeiro será entregue a ANA - All Nippon Airways, que comprou 50 unidades. No dia de seu lançamento, mais de 670 unidades já haviam sido encomendadas por 48 companhias aéreas internacionais, fazendo dele o maior sucesso comercial da indústria aeronáutica mundial em todos os tempos. Será capaz de transportar de 200 a 350 passageiros, dependendo do modelo e da configuração do interior da aeronave.
Será o primeiro avião comercial a ser fabricado primariamente com material composto e fibra de carbono. Substituirá o Boeing 767 e o Boeing 757. Planejado para ser uma aeronave de longo alcance, poderá fazer voos nonstop entre cidades muito distantes, que nunca tiveram ligação direta. Prevê-se que o alcance médio do Boeing 787 seja de 6,5 mil quilômetros (modelo -3, de maior capacidade de passageiros) até 15 mil quilômetros (modelos -8 e -9).
O Boeing 787 é produzido com 50% de matérias compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777 possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
Possui três motorizações - RR/GE - o alcance varia de 4.650 km (787-3) até 15.750 km (787-8), o primeiro foi desenvolvido para o mercado japonês substituindo os A300-600R, 767-200/-300 e até os 777-200 em algumas rotas.
Seu custo por milha é 12% inferior que aviões do mesmo porte e graças à sua estrutura de materiais compostos, ele pesa apenas 130 toneladas, contra 180 dos A330, que é considerado um concorrente direto. Além disso, o consumo de combustível do 787 é 20% menor que seus mais modernos concorrentes, o que tem alterado drasticamente o interesse de possíveis compradores de aviões da Airbus, em prol deste moderno lançamento da Boeing. Um Boeing 787 necessita fazer uma revisão completa a cada doze anos (um Boeing 767 precisa fazer uma revisão completa a cada seis anos).
Os bagageiros internos tem capacidade 30% maior que os atuais modelos, e ele não tem cortinas nas janelas, e sim um sistema que permite que o vidro fique escuro. Também é um avião paperless, eliminando a papelada tanto no projeto quanto no voo, utilizando o Eletronic Flight Bag da Jeppesen.
Foi o primeiro avião desenvolvido pós-11 de setembro, daí sua necessidade de redução de custos, ecologicamente limpo e versátil. Um Boeing 787 vai levar cerca de 3 dias para ser produzido. Essa experiência de montar os aviões tão rapidamente foi testado pela Boeing primeiramente nos modelos 767 e foi adaptado do sistema japonês de montagem de carros.
O dia 21 de maio de 2009, precisamente às 9:30 am (PDT), foi marcado pela primeira partida de motor totalmente elétrica de uma aeronave comercial de grande porte. A força elétrica usada na partida dos motores RR Trent 1000 foi alimentada pelo APU (Auxiliary Power Unit) da Hamilton Sundstrand e não por meio de uma de usina. Durante a partida foram feitos vários testes em várias condições de potências para avaliar o funcionamento dos sistemas.
O vôo inaugural do Boeing 787 Dreamliner, que estava previsto para Setembro de 2007, teve lugar apenas no dia 15 de Dezembro de 2009, tendo uma duração de 3 horas (3 horas menos que o planejado devido ao mau tempo). A decolagem e aterragem foram ambas realizadas no Boeing Field em Seattle, nos Estados Unidos da América.
Tuk-tuk (tailandês: ตุ๊กตุ๊ก or ตุ๊กๆ, IPA: /ˈðʊkˈðʊk/) é um triciclo com cabine para transporte de dois, três ou seis passageiros muito utilizado em grandes cidades da Tailândia, Índia e do sudeste asiático, nas quais o trânsito é muito congestionado.
Recentemente, alguns países europeus adoptaram também este meio de transporte.
Em Portugal, a primeira cidade a acolher o Tuk Tuk foi Coimbra e, é utilizado para fazer passeios turísticos pela alta e baixa da cidade e, Santa Clara, passando por vinte e quatro pontos de interesse turístico, cultural, desportivo e religioso.
A iniciativa levada a cabo pela empresa OdaBarca - Animação Turística do Mondego, S.A., teve como mentor deste projecto o seu director comercial, Renato Ladeiro, que descobriu as potencialidades deste meio de transporte numa viagem à Tailândia.
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Os simpáticos táxis de três rodas, comuns na Tailândia, ganharam uma versão europeia mais moderna e ecológica. Uma empresa holandesa anunciou o lançamento de tuk tuks elétricos para transporte público.
A Tuk Tuk Factory decidiu apostar na fabricação local de tuk tuks elétricos por causa das rígidas leis europeias para a homologação de veículos importados. Seria mais trabalhoso para a empresa adequar os tuk tuks importados às regras de segurança e de controle de emissão de poluentes do que fabricar um do zero.
Assim, a partir do desenvolvimento de uma bateria de 400 kg, a Tuk Tuk Factory elaborou o projeto do veículo elétrico ao redor dela. De acordo com a empresa, a bateria de solução ácida de 15 kWh, quando totalmente carregada, oferece autonomia de 70 a 80 km, dependendo das condições de uso. O veículo usa um motor de 72V. O tempo de recarga da bateria é de 10 a 12 horas.
A versão do tuk tuk elétrico para três ocupantes e a para carga atingem 50 km/h de velocidade máxima. Por outro lado, a limotuck — versão para seis pessoas — não passa dos 35 km/h.
Segundo informações da fabricante, em breve três novos modelos chegarão ao mercado europeu com a opção de baterias de íons de lítio, mais rápidas para recarregar. Os tuk tuks elétricos custam entre US$ 15.110 e US$19.231, de acordo com a versão escolhida.
Fonte - O táxi em destaque
Os tuk tuks na tailândia utilizam o gás como combustível, são incriveis, andam muito rápido e fazem um barulho bem característico, fazem as curvas a alta velocidade o que deixa alguns dos passageiros com os cabelos em pé.
O preço de cada corrida varia da distância, porém não fazem longas viagens.
Este meio de transporte é utilizado para o transporte de pessoas e de materiais.
Shiqi é um distrito da parte central da cidade de Zhongshan (Chung Shan) na provícnia de Guangdong (Cantão) na República Popular da China. Ocupa uma área total de 26 quilômetros quadrados.
Palavras Shiqi descrever uma pessoa com expressões preguiçoso "para comer dormir profundamente defecar sentar. Cantonês "cabeça primeiro", então Shiqi chamado "próximo primeiro" ("som apertado" pensar "as palavras incorretamente em primeiro lugar."
No ano de 1921, este vistoso edifício servia de hotel, um dos mais luxuosos em Sek Kei, na época.
Zhongshan, em tempos antigos era conhecida por Xiangshan (Ricas Flores Divinas). O Xiangshan antigo era uma ilha no Mar Lingding além da foz do rio pêra, ou seja, da chamada Montanha Wuguishan, Montanha Fenghuangshan (actualmente a cidade de Zhuhai ) e as colinas e planaltos, ou seja, as terras desde Shiqi a Macau.
Foi ao distrito de Sek Kei, que o articulista classifica como uma enorme e vistosa cidade, encontrando-se pervervada a sua história, que no dia de ontem, uma vez mais foi visitar.
A viagem de autocarro leva cerca de 1 hora e 30 minutos, o bilhete de ida e volta ficou em 35 Yuans, ou seja cerca de 3 Euros.
A primeira vez que o articulista visitou Sek Kei, foi no dia 1 de Abril de 1984, deste então e até aos dias de hoje, o progresso é uma constante. As bicicletas foram dando lugar a motos, mas nos dias de hoje, a motos estão dando lugares ao automóveis.
Duas coisas giras que o articulista pode verificar, uma, os triciclos já deixaram de funcionar com tração humana, são electricos, silenciosos, nada poluentes e andam bem rápido.
A outra, são as motoretas, na sua grande maioria, igualmente eléctricas, não poluentes e muito silenciosas.
Tinha passado seis dias na aldeia de BAN MEA LONG, aldeia esta que dista 32 quilómetros da cidade de Lampang, assistindo às cerimónias e rituais fúnebres do avô de minha companheira, após a cremação realizada no dia 5 de Julho de 2007, e aproveitando a estarmos no norte, pensámos em passar uns dias mais a norte e indo visitar a cidade de TACHILEK, situada na antiga Birmânia, actualmente chamada de UNIÃO MYAMMAR, localizada na outra margem do rio Mae Sai, defronte da cidade de MAE SAI, a cidade tailândesa mais a norte do país.
Embora assiduamente andemos por aquelas paragens, sempre encontramos algo de novo e novos locais a visitar, se assim o pensámos assim o fizémos.
No dia 6 pelas 09.horas o meu amigo Ah Suite nos foi levar até à cidade de Lampang e ali apanhámos o autocarro até à cidade de Chiang Mai, que dista de Lampang 102 quilómetros.
Dali prosseguimos a viagem até Chiang Rai, para o efeito tinhamos alugado uma viatura com condutor,foram mais 150 quilometros circulando pelas montanhas, as beiras da estrada apresentavam-se cheias de belas e floridas arvores de flores amarelas, a paisagem era lindissima, as montanhas essas que se estendiam até se perderem de vista, perto e junto da beira da estrada se extendiam imensos arrozais.
A cidade de Chiang Rai, situa-se no norte da Tailândia é uma das áreas remanescentes onde a arte tradicional e a cultura tailandesa floresce. A cerca de cinco quilometros s sul da cidade de Chiang Rai, localiza-se o belo Templo Branco, Wat Rong Khun, templo este representando o céu e o inferno, obra do pintor Chalermchai Kositpipat.
O Wat Rong Khun, é já um marco nacional sendo um dos mais famosos em toda a Tailândia, atraíndo em cada ano maior número de visitantes.
Esta minha primeira visita ao Templo Branco me impressionou imenso, devido à cor e brilho do mesmo, algo de impressionante, que choca com nossos sentimentos.
O Wat Rong Khun é original, totalmente diferente de outros templos, na medida em que foi construído totalmente de cor branca, radiante, provocando reflexões a partir de mosaicos de vidro espelhado embutido no gesso branco.
O Wat Rong Khun (tailandês: วัด ร่อง ขุ่น) é um contemporâneo templo budista e hindu, situa-se na cidade de Chiang Rai, Tailândia. Ele foi projetado por Don Chalermchai Kositpipat e a sua construção começou em 1997.
O Wat Rong Khun é diferente de qualquer templo na Tailândia por ter um "Ubosot" (Pali: uposatha, um tipo de sala de reunião) A sala de reuniões do templo foi decorado com a cor branca e cristais. Branco significa pureza do budismo, o vidro representa a sabedoria de Buda como a "luz que brilha no mundo e do universo."
Para entrar no templo temos que atravessar uma pequena que atravessa o canal que conduz ao altar mor.
Os aldeões aqui acreditam que Buda atravessou esta ponte para pregar o dogma, pela primeira vez. O semicírculo pequeno na frente da ponte representa os seres humanos no mundo.
O grande círculo é a boca de Rahu, um anjo que tinha o corpo negro agora é o símbolo da noite de quarta.
Todos os desenhos que estão dentro do altar mor foram decoradas com ouro.
Em um dos outros quartos, o piso tem quatro tipos de animais que representam o mundo, vento, água e fogo. O elefante representa o mundo, a água Naga, o cisne vento leão e fogo.
História e construção de 1997, Don Chalermchai Kositpipat se ofereceu para fazer projetos e desenhos da sala de reuniões do templo porque ele acredita que suas obras podem criar interesse. Atualmente, Rong Khun templo está em construção. De acordo com o plano de construção terá nove edifícios.
A abordagem da entrada principal da capela-mor, eu assumo deve significar uma espécie de passagem para a iluminação, porque é assim que eu sinto se aproximando do templo.
A passagem é ladeada por dois enormes homem como gigantes que de alguma forma me assustam até que eu tenha a menor dos meus olhos. Mas isso não me ajuda em tudo, como aquelas mãos agarrando perto do chão mexe com meus nervos novamente. As mãos estão em ordem variada, estendidas e parecem ser articulado. Eu percebo que esta obra de arte deve simbolizar o inferno e como as pessoas no inferno sofrerão seu karma ruim.
Ao subir a ponte para o salão principal, percebo que estou rodeado por um lago enorme com peixes brancos e fontes que bico de vez em quando. A lagoa, para mim, talvez signifique o rio - Si Tarndon - que divide o mundo mundano do céu. Como eu chegar mais perto do edifício principal eu acho que isso deve ser uma representação do céu.
Antes da capela-mor e no final da ponte existem várias esculturas de Buda meditando sentado em um lótus circulou por espíritos do mundo. A decoração externa do salão do templo é toda cor branca representa a pureza ea sabedoria de Buda, no entanto, um contraste dramático de cores é encontrado ao chegar no interior do salão principal. Eu sinto uma sensação de serenidade ao olhar para uma vários altares de Buda, situada no interior chama dourada.
O que me surpreende mais é a forma como as paredes são pintadas com um maior colorido do que história de vida relacionadas com o ensino budista e num estilo muito moderno e contemporâneo. O artista utiliza ícones da cultura moderna e através de naves espaciais, ele narra a história do Lord Buda nesta exibição muito original.
Representação das almas no inferno
O templo é a idéia do Sr. Chalermchai Kositpipat, um dos mais renomados artistas da Tailândia, que queria construir um templo todo em branco para representar a pureza do Lord Buda. O artista continua a colocar a sua crença religiosa e o desejo de enriquecer o budismo na Tailândia em seus projetos de arte contemporânea.
A construção do Templo Branco é um trabalho do mestre Khun Chalemchai, um dos mais reputado artista da Tailândia, dedicando a sua crença religiosa e o desejo de enriquecer o budismo em seu país, referindo-se que o projectou e completou fazendo dele oferta ao Lord Buda e seu amado país.
Chalermchai Kositpipat (tailandês: เฉลิม ชัย โฆษิต พิพัฒน์), nasceu a 15 de fevereiro de 1955 na província de Chiang Rai, Tailândia, é um artista tailandês. Principalmente um pintor, suas obras foram exibidas em todo o mundo, e ele é conhecido por seu uso de imagens budistas em sua arte.
Chalermchai Kositpipat nasceu de uma família sino-tailandesa. Estudou artes visuais na Universidade Silpakorn, uma das mais reputadas universidades na Tailândia, tenho adquirido o bacharelado em 1977, em artes plásticas de arte tailandesa.
A sua carreira artista começou pintando anúncios de filmes. Seus murais mista precoce tailandesa tradicional arte budista templo, com imagens contemporâneas, que foi controversa. No entanto, ele foi contratado para pintar murais 1988 para Wat Buddhapadipa em Londres. Os murais levou quatro anos para serem concluídos e foram controversos por causa de seu estilo contemporâneo. "Recebi reclamações de todos - do governo [tailandês], de monges e de outros artistas, dizendo que o que eu estava fazendo não era arte tailandesa", ele foi citado como tendo dito em 1998.
Entre suas obras é Wat Rong Khun, um branco ornado templo budista a ser construído em sua terra natal, Província de Chiang Rai. Trabalho no templo foi iniciado em 1998, e ainda continua.
"Só a morte pode parar o meu sonho, mas não pode parar o meu projeto", Chalermchai foi citado como tendo dito a respeito do templo, acrescentando que acredita que o trabalho lhe dará "vida imortal". Ele foi o primeiro homenageado artes visuais para a Prêmio Silpathorn inaugural, criado em 2004 para homenagear artistas contemporâneos vivos tailandesa em meio de carreira.
Do lado esquerdo do composto do templo é uma casa de banho pintada a tinta de ouro que Chalermchai parece também usar para transferir alguma mensagem oculta para os visitantes. É como se ele se refere, "Eu quero esse vaso sanitário de ouro seja um símbolo da resposta humana à imagem." Eu sou um dos muitos que fez uma pausa para considerar o que pode ser a mensagem do artista. Talvez a mensagem também é que há beleza em todas as coisas, assim como esse vaso sanitário de ouro que impressiona as pessoas por sua beleza e não o fato de que ele é apenas um vaso sanitário.
Chalermchai construíu o Wat Rong Khun para se tornar um centro de aprendizagem e meditação para todos os fiéis de dharma e ganhar o benefício a partir dos ensinamentos de Buda.
Quando visitei o Wat Rong Khun ain da continuavam as obras em vários locais, obras essas que, segundo o artista não terão fim, pois tenciona ocupar todo aquele vasto espaço. Prevê-se composto por nove edifícios, incluindo o Ubosot (capela), pagode, eremitério, crematório, hall mosteiro, salão de pregação, museu, pavilhão, e instalações de sala de descanso, que será construído numa área de 7 de rai (cerca de 3 hectares).
No próximo ano, lá para os finais do mês de Março ou meados de Abril, tenciona o articulista ir passar o ano novo tailandês em casa de sua sogra, na aldeia de Ban Mea Long, e dali ir até Chiang Rai, de novo visitar este impressionante mosteiro.
Tenho a honra de apresentar este belo Samba cujo poema e música foi intrepertada pelo meu Estimado Irmão, José Silveira, sendo a vóz de outro grande amigo Frederico Salvo.